Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Cacá 06/03/2011

Janie era uma garota comum, estudava, trabalhava para juntar dinheiro para a faculdade. Vivia com a mãe alcoólatra que não fazia nada além de esvaziar garrafas de bebidas e as deixar espalhadas pela casa. Mas o maior problema de Janie era a hora de dormir. Não a hora em que ela dormia, mas se alguém dormisse no mesmo cômodo que ela. Janie era sugada para dentro do sonho das pessoas e ficava presa neles, na maioria das vezes paralisada, enquanto o sonho durasse. Alguns sonhos eram íntimos demais, embaraçosos, aterrorizantes. E ela não podia fazer nada além de assistir e esperar a pessoa acordar. E como era difícil encarar as pessoas após assistir aos seus medos, desejos e fantasias mais profundas. Alguns pesadelos eram tão apavorantes que a deixavam impressionada. Mas apavorante mesmo foi o momento em que as pessoas começaram a enxergá-la durante os sonhos e a lhe pedir ajuda, e de mera expectadora, ela descobriu que podia ser participante...

Fiquei agoniada com a Janie cada vez que ela era sugada para um sonho e não podia fazer nada, em que as pessoas lhe pediam ajuda e ela não sabia como ajudar, em que o sonho era tão apavorante que ela ficava paralisada. E, claro, não consegui evitar desenvolver uma quedinha pelo Cabel. O solitário, misterioso e surpreendentemente atencioso Cabel. Tive tanta vontade de colocar ele no colo... E no final das contas, o segredo dele era algo que eu não imaginava.

Resenha completa no blog:

Thaís 27/08/2010

Diferente
ake muda definitivamente o protótipo de escrita dos livros. Nele você não encontrará longas cenas descritivas, analises emocionais ou explicações sobre diversas coisas. O livro é curto e direto. Sem enrolação a cada página somos apresentados a algo novo, o ritmo dele é alucinante, parece que em momento nenhum a história para.

O livro não tem uma crise, ou algo de muito ruim que acontece. É uma espécie de caminhada de Janie pela descoberta de seus poderes. Outro ponto para o livro é o fato de que o livro é centrado em Janie, a paranormal. Eu realmente me identifiquei com ela. Ela é tão sofredora e luta tanto para realizar suas metas que não tem como não admira-la. A anormal do livro é Janie e o tema tão utilizado no momento no genero "do garoto esquisito, perfeito, obscuro e que é lindo de morrer" não é usado aqui. Mas é lógico que tem um menino na história (sempre os meninos... vivemos sem eles?). O deste livro é Cabel, um garoto da escola de Janie que se transforma de um ano para outro, mas que também guarda alguns segredos. Eu levantei as mãos para o céu de não ter que ler outro livro (por enquanto), onde o amor por uma criatura sobre natural predomina.

Felizmente ou infelizmente o romance não é muito explorado no livro, nem o romance e nenhum outro sentimento. Isso talvez seja um ponto negativo para a história, já que a autora acabou por abrir mão de muitas explicações sobre os personagens e suas vidas. Eu senti falta de explicações sobre o relacionamento de Janie com sua mãe e com Cabel. Felizmente eu ainda amo livros enormes e com diversas descrições. O livro é curtinho (para mim 200 paginas com letras grandes é um livro pequeno) e quando você menos espera a história já acabou.

Veja um post completo no meu blog http://obsessaoliteraria.blogspot.com/2010/08/wake-de-lisa-mcmann.html

Ayslanna 27/05/2024

Livro conforto, pra ler em uma viagem ou algo do tipo. A narrativa é tranquila, sem enrolação. Porém, o fato do livro tentar ser um suspense não deu muito certo, tornando certos momentos, até mesmo, vergonhosos.

Mih Del Debbio 20/07/2010

Apanhadora de Sonhos
Li esse livro em um dia. Ele é curto, com letras grandes e bastante espaço entre elas... super rapido de ler.

Confesso que achei o livro bem confuso e demorei para entender tudo que estava acontecendo e qual era o real objetivo do livro, que alias você só descobre depois da metade.

Eu achei a historia mais ou menos. A ideia é otima, mas algumas coisas não fizeram juz a ideia principal: o fato da garota entrar nos sonhos das pessoas. Na minha opinião o "rolo" do mocinho não se encaixa direito com o problema da mocinha. Como este livro é o primeiro de uma serie espero que a historia geral melhore.

Gil 14/12/2011

A história começa quando Janie tem 8 anos, foi quando seu dom apareceu pela primeira vez, mas é com 17 anos que a história realmente começa. Ela mora na parte pobre da cidade e por não ter muito dinheiro, até para comprar comida e roupas novas, ela é humilhada por algumas garotas e por isso não tem muitas amigas, até que a nova vizinha Carrie, torna-se sua amiga. Na escola, Janie aproxima-se de Cabel, um garoto cuja reputação não é muito boa e algumas coisas que ele faz não é certo, mas nem tudo que parece realmente é. A mãe de Janie permanece bêbada durante todos os dias e Janie não se preocupa mais com isso, apenas tenta levar sua vida e os estudos, pois quer ir para a faculdade, por isso começa a trabalhar.

Janie fica vulnerável e fraca, toda vez que sai de um sonho, pois ela é sugada, literalmente, para um sonho alheio e toda vez que alguém dorme perto dela, ela desmaia participando integralmente do sonho ou pesadelo desta pessoa, sentindo as mesmas emoções em questão e mesmo querendo não consegue escapar, pelo menos até que aprenda a controlar, se isso for possível. O enrendo não fica só nisso, em Janie vivenciar os sonhos das pessoas e no romance que surge, há uma trama policial, na tentativa de desvendar quem comanda o tráfico de drogas.

A narrativa é em terceira pessoa e os personagens são ótimos, Janie é forte, decidida e mesmo gostando de Cabel, ela toma as rédeas da sua vida e não fica dependente dele, como algumas personagens (eh garota!). Já Cabel, ele é um fofo, parece um bady boy sensível e com sentimentos, adorei ele, e mesmo quando está afastado de Janie, ele cuida dela sem ela saber. O tempo é contado como em um diário, data e hora e não em capítulos como vemos. Os fatos ocorrem no momento certo e não tudo de uma vez no fim e até quando ela está nos sonhos das pessoas, tudo é bem descrito e não deixa pontas. O mistério é resolvido, assim não ficamos ávidos pela continuação, mas acontece um fato novo na vida de Janie, o que nos faz querer saber como será a vida dela dai por diante. Super recomendo esse livro, o enredo é inovador, e os personagens cativantes. O livro é fino e a leitura flui muito bem. Acho que a capa tem tudo a ver com a história. Ele entrou para meus favoritos.

Piva 14/08/2011

A sinopse me deixou muito curioso e com altas expectativas por se tratar de sonhos, já que são raros livros YA (Young Adult) com essa temática. Outra grande característica é que o livro é em terceira pessoa e contado em forma de relatório, dando o local, dia, e a hora da ação que está ocorrendo. Isso no início pode parecer bem estranho, mas a autora soube utilizar essa narrativa criativa.
Janie é uma personagem diferente de tudo que já li, sua vida é marcada por dificuldades, como a mãe alcoólatra que passa o dia no quarto e não dá a mínima para ninguém, e o pai que Janie nem sabe quem é. Por essas dificuldades Janie tornou-se responsável muito cedo, teve de trabalhar para não viver na rua. Mas dentro de essa dificuldade tem algo maior, aos 9 anos Janie descobre que pode entrar no sonho das pessoas, mas isso é involuntário, pois quando alguém dorme perto dela Janie é sugada para este sonho. Essa habilidade é mais um maldição para ela pois quando é sugada Janie perde o controle do corpo e só consegue sair do sonho quando a pessoa acorda, fato que atrapalha seus estudos, pois na escola muitos dormem e ela tem de pagar o preço. A maior ironia é mesmo com essa habilidade Janie não consegue sonhar.
Janie não sabe controlar essa habilidade, mas quando ela menos espera ela encontra alguém que é como ela e que a começar ensinar como ser uma Dream Catcher. Janie começa a aprender a usar essa maldição como uma benção.
No meio desta história é inserido Cabe, um adolescente tido como problemático e que ninguém dá valor, assim como Janie. Os dois começam a se conhecer por diferentes motivos e ambos se completam, pois seus problemas são parecidos, mas Janie quer ser tida como aberração por Cabe e não revela a ele sua habilidade, e Cabe também esconde segredos. Mas o relacionamento deles é tão real e tão lindo, pois é um relacionamento de superação, de descobertas.
Alguns consideram o livro ruim pela forma como é escrito, eu discordo, eu acho a escrita maravilhosa, crua e direta, diferente de tudo que já li. Os personagens cativam pela força de vontade e suas atrapalhadas, a forma como a autora brinca com os sonhos é interessante, retratando nossos mais profundos desejos, pois no sonhos nada fica escondido, não há segredos.
Um ótimo livro para quem deseja uma temática e uma escrita diferentes. Já li toda a trilogia e logo postarei a resenha dos últimos livros.

Railee 18/12/2010

achei o tema super inovador,mais foi pouco explorado nesse livro,o livro é narrado por Janie uma garota que consegue é sugada para o sonho de outras pessoas, ela tem esse 'dom' mais não conta a ninguem,ela é meio sozinha sua mãe é alcoolatra e não da atenção a ela, contando apenas com sua amiga Carrie, ambas moram em uma cidadezinha pobre que é ignorada por todos da sua escola.
No decorrer da escola ela passa a conhecer melhor Cabel umgaroto misterioso da escola.Janie tenta junta dinheiro para pagar a faculdade trabalhando em um asilo.
O que eu achei bem legal no livro é o fato de ser separado por dia e hora, o livro tem uma leitura muito rapida, passa bem depressa os fatos.Os personagens secundarios eu achei que poderia ser mais bem descritos fisicamente e a autora pudia da mais atenção a eles, a Janie ela é tão corajosa e desidida diferente das outras pesonagens que eu tenho lido :)
Enfim se você não tiver um livro para ler, leia Wake é facil de ler e legal apesar de ter dexado um pouco a desejar

Camila 15/07/2010

Wake - Despertar
Já faz tempo que eu não me animo tanto com uma história! Com uma narrativa rápido e às vezes desconexa (rs...), a história de Janie me conquistou e li o livro em apenas algumas horas! Não consegui parar!!
Não vejo a hora de ler o próximo livro!!

www.leitoracompulsiva.com.br

Rafaela 27/06/2011

Uma nova proposta literária.
Janie Hannagan adentra os sonhos alheios quando pessoas dormem no mesmo ambiente em que ela se encontra. E Wake nada mais retrata do que a pertubação da protagonista com relação a este dom que lhe fora concedido, e como ela deverá agir para que possua controle sobre ele. Mesmo com pouco dinamismo, a autora nos retem através do doce sentimento que cria para a personagem por Cabel Strumhelle. Tornando-se irresistível nao querer saber o que nos conta o livro até a sua ultima página.

Como havia dito em meu histórico de leitura, Wake, inicialmente, não traz tanto anseio literário. Justamente por essa mistura de primeira e terceira pessoa, e a frágil definição de seus personagens. Lisa McMann, no entanto, teve a audácia de fugir dos paradigmas sobrenaturais (vampiros, imortais, anjos...), e ainda sim, nao foi infeliz em sua venda de exemplares, sendo Bestseller do THE NEW YORK TIMES, dentre alguns prêmios em 2008 e 2009. Isto apenas afirma que a geração atual de leitores está cada vez mais flexível a outros gêneros, permitindo-lhes conhecer outros mundos desmistificados, que não o que estamos acostumados como a era Crepúsculo, etc.

Leitura acessível a todos, diferente, nao menos instigante que tantas outras de sucesso. Vale a pena conferir, até porque palavras nunca fazem mal em excesso (rs).

Luiza3302 31/07/2010

Um estilo diferente...
Ganhei WAKE de presente, ele não estava na minha lista de prioridades.
Devorei-o rapidamente!
É um livro contado em terceira pessoa, com uma abordagem sem rodeios. No começo achei o estilo da autora estranho, mas com o decorrer do livro me acostumei.
Os medos e emoções dos personagens são palpáveis. O romance existente no livro não tem aquele sentimentalismo meloso, forçado!
O misto da abordagem de assuntos como sexo, homossexualidade, drogas, aceitação na sociedade, alcoolismo, problemas familiares... Com o fato de a protagonista ter um poder sobrenatural é um diferencial de WAKE!
Inclui propaganda do MC Donalds, da Pizza Hut , do filme O naufrago do tom hanks, etc.
Possui alguns erros de edição, mas como essa foi a primeira... Temos que dar um desconto!
Outro detalhe interessante do livro é que no final temos 2 brindes:
Primeiro: Uma pequena parte da historia contada sob a perspectiva do Cabel...
Qualquer semelhança com "Midnight Sun" (uma versão de Crepúsculo, só que contada do ponto de vista de Edward Cullen) é mera coincidência!
Segundo: Uma palhinha do segundo livro (FADE)...
Essa pequena parte já responde uma pergunta que fica em aberto no final do livro e deixa um gostinho de quero mais! Convenhamos que essa é uma estratégia extremamente inteligente (mais uma semelhança com a saga Crepúsculo).

Recomendo!

Tati 25/07/2010

FALTA ALGUMA COISA
Bom vejamos, o enredo dessa serie é beem bacana (uma apanhadora de sonhos), mas a meu ver o dema não foi muito desenvolvido pela a autora, vc chega no final do livro e pensa "é só isso", ela da um desfecho muito rápido a estória fica um pouco sem sentido as coisas meio que não se ligam o romance de Janie não convence muito, e o livro tem uns problemas de pontuação que atrapalham um pouco a leitura. Mesmo com todos os problemas acho que é um livro que merece se lido pq o enredo é muito bom e como se trata de uma serie sempre fica a esperança que os proximos sejam melhores e que a estória seja melhor desenvolvida.

Vanessa 10/08/2010

A Decepção Não Poderia Ser Maior
Resolvi ler este livro porque se tratava de uma história nova, confesso que eu ainda não havia lido nada do gênero. Uma adolescente que pode entrar nos sonhos das pessoas, algo absolutamente sem controle para ela, tendo que viver os mais íntimos sonhos e os piores pesadelos das pessoas. As críticas que li a respeito de Wake (Despertar)foram muito positivas, e por isso me convenci a lê-lo. Porém, minha decepção não poderia ser maior, pra ser sincera não abandonei o livro porque sou extremamente persistente e curiosa, e no fundo tinha esperanças que o mesmo se mostrasse mais interessante. A narrativa é muito ruim, mas não falo isso porque está em terceira pessoa, simplesmente porque há momentos em que não fica claro se é a personagem quem está falando ou se é o narrador quem fala, narrativa em terceira pessoa é ótima, desde que seja bem feira. No mínimo confuso, a história é desenrolada de forma muito objetiva, o que não é ruim, desde que seja bem escrito, o que não acontece aqui. Assim perde-se detalhes e o livro fica realmente "pobre". Talvez tenha ficado muito decepcionada por esperar demais da história em si, mas na verdade acredito que faltou mesmo paixão na escrita, a autora não me convenceu, as explicações não me convenceram, os acontecimentos não me convenceram. Duvido muito que lerei os outros dois da trilogia. Agradeço por ter adquirido o livro através de uma promoção. Assim não lamento ter gasto dinheiro demais num enredo tão fraco.
Não recomendo.

Nessa 27/08/2010

Fique de olhos bem abertos
Sabe aqueles livros que você começa a ler por pura falta de opção, mas que no final das contas, você acaba se envolvendo com a história de tal maneira que não para mais? Foi assim com Wake.

depois do fracasso de abandonar "Sussurro" (Não consegui terminar de ler aquele livro chato), comecei a ler Wake por pura falta de vontade, com medo que fosse mais um livro chato! Mas não. O livro é bem dinâmico e mexe com uma coisa que poucas pessoas conseguem escrever bem: Sonhos.

Imagina você ser sugado para o sonho das pessoas e achar que isso é uma maldição? Acontece isso com a Janie. Uma garota de 17 anos que é "Apanhadora de Sonhos", como uma amiga resolveu chamá-la.

Janie precisa primeiro, saber de todo seu poder, que pode ajudar as pessoas em seus sonhos! E ela só se dá conta disso quando entra no sonhos (ou melhor pesadelos) de Cabel, um garoto solitário como ela. Eles acabam descobrindo que são perfeitos juntos, Cabel, já nutria uma paixãozinha por ela, só não sabia como fazer para demonstrar isso.

Depois disso, Janie, confusa em relação ao que sentia por Cabel, precisa encontrar forças para entrar nos sonhos das pessoas e fazer algo produtivo para isso.

Em meio a tudo isso, ela trabalha dois turmos para juntar dinheiro para ir para a faculdade! Ela tem uma mãe alcoolatra e não quer ficar tão distante assim dela!...

É uma história lírica, româtica e boa de se ler! Sem personagens chatos e irritantes!

Eu aconselho