Criança 44

Criança 44 Tom Rob Smith

Resenhas - Criança 44

Ptah 25/08/2010

Onde pensar era perigoso
Adorei o livro, não só por ser um ótimo romance policial, mas porque a descrição do periodo stalinista é simplemente genial! Li muitos livros sobre o assunto e fiquei realmente impressionada como o autor consegue passar a sensação de medo, não do assassino, mas da máquina stalinista.

Falar mais seria contar spoilers. Indicarei sempre este livro e espero ler a continuação.

Paula 23/08/2010

Sério, nunca li um livro tão bom! Suspense, trama, história! Não é monótono, não consegui parar de ler nem por um instante. Você se sente como se estivesse no livro. Muitas vezes tive que fechar o livro para me recuperar de uma revelação chocante hsuahsuahus
Me apaixonei pelo jeito de Tom Rob Smith escreve
Recomendo a todos, não vão se arrepender !

Que venha o filme ;D

Ruth106 21/08/2010

Para um primeiro trabalho, Tom Rob Smith foi d+. Narrativa interessante do começo ao fim sem deixar nada solto. Real e cheio de suspense. Criança 44 é um daqueles livros que se passam durante um período difício da humanidade que no geral sempre tornam as pessoas capazes de fazer qualquer coisa para sobreviver, desde um simples roubo até assassinato. Esse foi o primeiro "livro-romance" que li sobre a Rússia de Stalin (da Rússia no geral!!)e foi bastante esclarecedor. teve vilões possíveis e nada muito difícil de acontecer. De cara gostei do Liev e ja desconfiava do final, porque se não o fizesse não estaria lendo direito, afinal existe todo um mistério que até um leitor mediano de suspense tenta desvendar. Agora o que tornou tudo ainda maior na obra foi o final, o motivo de tudo e esse sim foi inusitado!!
excelente trama!
=D

Rose 10/08/2010

Perfeito
Smith conseguiu prender minha atenção do inicio ao fim do livro, pois juntou a época do gulag na Russia, o comportamento da policia russa, o poder do Estado, os mecanismos usados pela MGB, pobreza, a falta de comida, assassinato e muito suspense... com um final surpreendente... pois não imaginava o assassino, muito... muito bom! Recomendo à todos!!!

Evy 13/09/2010minha estante
Eu adorei esse livro. Você já leu a continuação: O Discurso Secreto? Também é ótimo!
Bjos

Su 04/08/2010

Sensacional, envolvente, surpreendente !!
Um livro que te envolve e prende do começo ao fim, leitura fácil, sem exageros, sem muitas divagações ou alusões.
Personagens complexos e instigantes, que fazem com que a todo momento você se coloque no lugar deles e se pergunte: "E se fosse comigo? E se fosse eu".
O livro tem como plano de fundo a Rússia Stalinista, relatando todo a dificuldade, horror e humilhação ao qual o povo foi infringido.
Um período onde para sobreviver era preciso submissão e devoção total ao governo e suas causas, onde nada e nem ninguém são o que parecem ser.
Impossível não torcer por Liev e Raíssa, se emocionar, surpreende-se, prender a respiração em muitos momentos, pedir desesperadamente para que tal plano dê certo.
Enfim,mais que recomendo este livro.

Paula 03/08/2010

Criança 44, é um suspense de tirar o folêgo !
Ao contrario dos demais livros de suspense, este o assassino tem um objetivo, tem um motivo para matar... Mesmo que seja bárbaro, impensável, incalculável e incrédulo.
Cada capítulo do livro é extremamente importante, cada detalhe por menor que seja faz toda a diferença no final surpreendente do livro.
Liev, é um agente da MGB cego pelo governo stalianista, mas que começa a ter uma outra visão quando uma série de acontecimentos e assassinados começam a ocorrer á sua volta.

Vale muito a pena a leitura... Suspense e romance num livro só !

Paulinho 01/08/2010

Crítica Sobre Criança 44

Criança 44 de Tom Rob Smith, da editora Record, traduzido por Beatriz Horta Correa, 428 páginas é um romance inesquecível e arrebatador, com primeiro cápito inebriante, envolvente e com um suspense tácito, Smith abre sua história de forma memorável e capítulo após capítulo a jornada de Liev que decide fazer justiça contra um psicopata/sociopata sem ajuda ou melhor ainda com a perseguição do Estado ele vai até as últimas conquesequências para parar esse monstro, se torna grandiosa, épica e emocionate.

Criança 44 nos leva a refletir sobre alienação, justiça, liberdade e acima de tudo a força transformadora do indivíduo.

5 ESTRELAS.

Parabéns Tom Rob Smith.

Lisania.Faria 26/07/2010

Em princípio comparei-o ao 1984, devido à opressão do regime russo. O livro inteiro te faz sentir numa prisão e torcendo para o casal protagonista o tempo todo. Muitíssimo bem elaborado, a reviravolta da história te enche de expectativa, enfim, não parei de ler um minuto sequer.

11/07/2010

Fascinante!
O autor é simplesmente incrível.......
A história envolve da primeira pagina à última!
É impressionante como o personagem principal (Liev) sofre ao tentar fazer justiça, que para o sistema da época, era subversivo...
Vale cada página...
Recomendadíssimo. Pretendo seguir a série do autor. Fantástico.

Italo 10/07/2010

Fascinante!
É um livro que chega ao final do capitulo e já se sabe que irá ter alguma reviravolta,para acontecer o melhor ou para acontecer o pior.é realmente sublime como as mortes vão aparecendo como vão se enlaçando e chegando ao seu ápice.

No começo do livro eu já estava com o coração partido.Como pode pessoas viverem em um mundo tâo Cruel? O Autor mostra tantos fatos e tantos detalhes sangrentos que eu cheguei ao final do livro pensando como era e como é bom viver.

E a bela historia de Raissa e Liev,um amor completamente feito de medo e desilusâo que ao final acaba sendo um amor avassalador,envolvente e fascinante.Não é um amor platonico e doentio mas sim um amor que acaba sendo sincero e que muda a vida de Liev.

E falar sobre o belo vilão é como se falar de uma criança doentia e possessa sobre um brinquedo,um vilão que me fascinou a cada página.

Recomendo

Fabricio~Raito 26/07/2010minha estante
Ler sua resenha só me deu mais vontade de ler. Mas não acho num preço bom para comprar T____T

Schädell 09/07/2010

Este livro veio parar nas minhas mãos através de uma - hoje - ex namorada, infelizmente! Porque o livro é MUITO bom.

Uma história inovadora, de investigação (bem melhor que a aberração do CSI) que me prendeu na leitura e foi sendo construída aos poucos. Quando vi já tava lendo a contra-capa do livro.

A forma com qual Smith passa a história e descreve os acontecimentos, faz o leitor dormir pensando nas possíveis soluções ou indivíduos envolvidos.

A estrutura política bem retratada e bem detalhada faz toda a diferença para a inserção de alguém que nunca viveu sobre o regime Comunista. Faz com o que o leitor tenha noção sobre os acontecimentos, as sanções e toda a mudança que pode ocorrer em uma sociedade sem os parâmetros do capitalismo.

Marct 17/07/2011minha estante
Livro mentiroso e canalha.

mari vidotti 08/07/2010

Li o livro há mais de um ano. Não me lembro muito bem de muitos fatos e nome de personagens. No entanto, lembro que é uma história muito envolvente. Se não me engano li em dois dias. Detalhe, houve um dia em que minha mãe mandou eu apagar a luz do quarto e continuei lendo com a luzinha do celular, hehe.
Liev, um agente da polícia fica intrigado ao saber de um assassinato e ver que o governo quer encobrir o caso, como se fosse um incidente. Ele então percebe outros assassinatos semelhantes a este, o que o choca ainda mais e o impulsiona a seguir pistas e ir atrás do assassino a qualquer custo, mesmo que para isso, ele tenha que virar inimigo do estado e se tornar procurado em toda a Rússia.
O começo é bem interessante e assustador. O cenário é de uma Rússia Stalinista com um governo extremamente rigoroso.
Um suspense policial sombrio e apavorante, onde você não vai querer largar o livro enquanto não souber do desfecho. Vale a pena a leitura.

rayana beckman! 07/07/2010

Estava fuçando livros no skoob e me deparei com a sinopse de Criança 44, adicionei como 'vou ler', cheguei a livraria e me deparei com ele e acabei comprando só pra saber se a historia era realmente boa ou seria igual a todos os livros q eu comprava e sempre me arrempedia depois. Comecei a ler e achei o 'prólogo' além de interessanto muito impolgante, mas logo depois q realmente começou a hst do livre me desestimulei, nao sei pq. Comecei a ler outro livro, depois que terminei, retornei a Criança 44, e me deparei com uma hst completamente diferente da que eu estava fazendo na minha cabeça, fiquei completamente a apaixonada por Liev Stepanovic Deminov (acho q é assim), pela sua personalidade e como o livro descrevia a Rússia Stalinista, mostrando a realidade do povo russo e todas as dificuldades enfrentadas, não só nas familias comuuns que vivem em um mundo em que nao existe justiça e que a unica coisa que importa é contribuir com o governo acima de tudo. Descrevia tambem os gulags (cadeias ou campo de concentraçao de prisioneiros politicos)e todas as formas de tortura e tipos de castigos que eram impostos a eles. Os tipos de execuçao q eram feitas na época para quem ousasse ajudar um fugitivo politico.

Enfim, é uma hhistoria de tirar o folego nao só pra quem gosta de Histora do séc. XX, mas também a incansável busca de um assassio de mais de 40 crianças e jovens que tinham seus estomagos retirados e seus corpos deixados completamentes nus e com sujeira na boca que até entao ninguem consegue saber o pq dessa combinção. O livro também mostrará conflitos psicológicos e fraternais entre Liev e sua mulher Raissa uma mulher forte, inteligente e muito bonita para os padroes de beleza da´época que vai despertar o interesse de gente muita poderosa q poderá querer acabar mais ainda com a vida de Liev.

Me apaixonei pela narrativa de Tom Rob Smith. Mal posso esperar para ler o segundo livro - Discurso secreto. :)

Lorran 28/06/2010

Criança 44
Eu tenho minhas manias. Quem acompanha o blog já deve conhecer algumas delas. Mas uma que eu não consigo e não quero abandonar de forma alguma é a de nunca ler romances policias fora da sequencia cronológica. Não adianta me dizer que o terceiro é o melhor livro, vou ler tudo, desde o começo. Uma hora eu chego no terceiro. Algumas tramas até podem ser lidas fora da ordem, sem alterar o contexto, mas certamente quem lê assim perde alguma coisa. Ou muita coisa em alguns casos.

É exatamente o que acontece no livro O Discurso Secreto, de Tom Rob Smith, lançamento da Editora Record. Isso porque é extremamente recomendado que se leia o primeiro livro do autor, Criança 44, antes de lê-lo. Por isso essa resenha acaba sendo dos dois livros, pois não conseguiria falar do segundo sem citar – muitas vezes – o primeiro.

Passadas as explicações, vamos aos livros. Descritos em uma palavra, eu diria apenas: extraordinários.

Tom Rob Smith usa como pano de fundo de Criança 44 a Rússia stalinista, regida sob mãos de ferro e uma brutalidade extrema. Já em O Discurso Secreto, encontramos a União Soviética sob domínio de Nikita Khrushchov, sucessor de Stálin e autor do discurso referido no título do livro, pronunciado no 20º Congresso do Partido Comunista Soviético, em 1956. Só por isso já deveria valer a pena ler estes livros. São uma aula de história.

Os livros abordam visões antagônicas. No primeiro, TRS explora os excessos cometidos pelo MGB, a polícia secreta do Estado – futura KGB. Mostra as injustiças cometidas em nome da revolução soviética, tendo a tortura e a prisão de inocentes como foco maior. No Discurso Secreto, é a vez de explorar as ações contra-revolucionárias, tendo os Vory – tão cruéis quanto a MGB – como principal gangue terrorista em ação.

Ambos os livros são protagonizados pelo agente – posteriormente ex-agente – da MGB, Liev Stepanovitch Demidov, um homem cegado pela doutrina do Estado, que só percebe tarde demais que defendia as premissas erradas. Liev é uma metamorfose ambulante, uma ingênua engrenagem do Estado, odiado pelos crimes que cometeu até mesmo pela própria mulher. A Rússia explorada no romance é um lugar onde reina a fome, a injustiça, a submissão e, principalmente, o medo – força impulsora do poder do governo socialista. É diante desse quadro catastrófico que Liev vai buscar, a qualquer custo, a sua redenção.

Uma pequena observação: a crueldade explorada nos livros é daquelas de deixar tonto, enjoado pela perspectiva de que algum ser humano possa ser capaz de cometer atrocidades do tipo contra um semelhante. Seja movidos pela sobrevivência ou pela vontade de poder, a violência é feroz. Meus joelhos chegaram a doer somente com a descrição de uma das torturas impostas à Liev.

Talvez por isso mesmo eu tenha gostado tanto. Gostado é pouco, fiquei simplesmente extasiado com esses livros. São narrativas sufocantes, que correm num ritmo alucinado, de prender o fôlego. Você lê meia dúzia de páginas e já está perturbado pela história. São tantas reviravoltas que você não consegue de forma alguma prever como terminará a história. São livros que eu gostaria de esquecer, somente para poder ler novamente, sentindo com ineditismo as emoções dessa surpreeendente leitura.

Ah, quase ia me esquecendo. Criança 44 já teve os direitos de adaptação para o cinema comprados por ninguém menos que o diretor Ridley Scott (Blade Runner e Gladiador).
rayana beckman! 08/07/2010minha estante
UM DOS MELHORES LIVROS QUE LI NOS ULTIMOS TEMPOS, SIMPLESMENTE ADOREI A FORMA COMO TRS NARRA A ÉPOCA E OS FATOS OCORRIDOS. ME APAIXONEI POR LIEV E MAL POSSO ESPERAR PARA LER O DISCURSO SECRETO :)

Esdras 13/05/2015minha estante
Esse livro é maravilhoso. :D

karlasampaio 30/05/2010

Bota Suspense nesse Livro!!!
Depois de ler Criança 44 virei fã assídua do genero. É como sentir as emoções de quem esta na história. Não conseguia largar o livro ate saber o que iria acontecer a Liev e Raissa. Um livro que conta historia de rendenção, insanidade, lealdade e muito muito suspense. Muito inteligente o enredo...Nota 10!! O Final é surpreendente.
Cissa 24/08/2010minha estante
Karla, realmente esse livro é excelente e você definiu bem a ansiedade que ele causa.