Germinal

Germinal Emile Zola

Resenhas - Germinal

Sarah587 06/09/2020

INCRÍVEL!!! Zola retrata de forma crua e profunda a vida desgraçada de uma comunidade de mineiros na França do século XIX. Comunidade esta que morria de fome dia após dia enquanto era devorada pelo trabalho desumano da mina, que enriquecia cada vez mais a burguesia e assombrava ainda mais os operários fadados a uma vida de miséria até o dia de suas mortes, passando o fardo a sua prole, num ciclo sem fim.

Nicholas Sana 10/02/2023

Trabalhador só se ferra!!
Um francês dono da empresa em que trabalhei nesse período de leitura, ao ver o que lia pegou e afirmou ?vc vai se matar depois? o que de pronto respondi ?nunca, estou sempre ao lado do trabalhador, vou me revoltar mais ainda? e
Não podia estar mais preciso na afirmação?.tenho a raiva e a tristeza depois dessa leitura?.

Ana Claudia 28/11/2020

Incrível! Livro forte, potente. Trata de tantos assuntos ao mesmo tempo. Faz sentir.
Reccanello 04/06/2021minha estante
Tenho que reler.

Eliane406 10/01/2024

O romance experimental
?Amplamente considerada a obra máxima de Émile Zola, Germinal (1885) elevou a estética e a descrição naturalistas a um novo patamar de realismo e crueza. O romance é minucioso ao descrever as condições de vida subumanas de uma comunidade de trabalhadores de uma mina de carvão na França. Após ter contato com idéias socialistas que circulavam pela classe operária européia, os mineradores retratados na obra revoltam-se contra a opressão e organizam uma greve geral, exigindo melhores condições de vida e de trabalho. A manifestação é reprimida e neutralizada, entretanto permanece viva a esperança de luta e conquista.

?Para compor Germinal, o autor passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas para se familiarizar com o meio. Sentiu na carne o trabalho sacrificado, a dificuldade em empurrar um vagonete cheio de carvão, o problema do calor e a umidade dentro da mina, o trabalho insano que era necessário para escavar o carvão, a promiscuidade das moradias, o baixo salário e a fome. Além do mais, acompanhou de perto a greve dos mineiros.

Graci 17/01/2021

Luta de classes
Um livro sobre luta de classes, muito impressionante e marcante.

Fernanda Sleiman 07/02/2021

Um soco no estômago
A humanidade deveria ler, reler, digerir esse livro. Que pesado, que real. Um tapa na cara

Anienne 26/02/2021

GERMINAL
Livro de ficção de Émile Zola que traz a representação do sistema capitalista e o funcionamento das relações de trabalho entre proletariado e burguesia.

Li com um grupo de estudos e leituras políticas e foi, realmente, uma experiência riquíssima, já que as reflexões são compartilhadas gerando discussões importantes.

É, sem dúvida uma leitura muito ácida e impactante que pinta em cores berrantes a tragédia que é a exploração do homem pelo homem e as consequências drásticas que advém daí.

Apesar da forma drástica que tudo é exposto, não deixa de ser a mais pura verdade.

É doloroso e faz sangrar...

Daqueles livros necessários, sabe?

Claudia.Lopes 07/01/2024

Sufocante
Fiquei curiosa desde que vi o comentário deste livro
Germinal, um livro que desde o começo nos faz se sentir escuros(sujos), ofegantes e ao mesmo tempo com respiração curta, por vários momentos me fez sentir calor extremo por conta da profundidade
A história de mineradores, famílias inteiras, trabalhando em condições sub humanos, ganhando pouco, se alimentando de menos ainda,
A história de Etienne e Catherine, ele um rapaz que com desejo de igualdade, justiça, desperta nos trabalhadores o sentimento de busca por melhores condições, sindicalista
Catherine a frágil e pobre moça que a meu ponto de vista só nos fez sofrer por toda sua existência
A luta sufocante por dias melhores, a luta sufocante por enxergar o dia, a luta sufocante por sair das profundezas de uma mina de carvão
Vale a pena
Leia Germinal, triste mas necessário

Gabriel Brandenburg 28/09/2021

Estive no meio deles
Ao ler o livro, eu me senti no meio da desgraça que os mineiros enfrentam, senti fome, medo de morrer esmagado, a escuridão,...
O livro faz entender de maneira muito clara a situação deles e o seu contexto socio-histórico.
Recomendo fortemente.

Miguel 29/10/2022

Cada trunfo em que aparece na história você acaba conjecturando em algo cada vez mais desafiador, esse livro contém perspectivas sobre a vida em seus extremos, contudo, o atrai de maneira constante mesmo que o sofrimento seja algo necessário.

Dos Anjos 18/01/2009

Um livro realmente muito bom, pois trata, além de questões socias, da zoomorfização, que viria influenciar diretamente Aluísio de Azevedo em O Cortço.Eu recomendo, também, Tereza Raquin e Do Romance.Neste, o autor faz uma critica a alguns romances escritos em sua época e mostra alguns dados importantes sobre o processo de criação de Gustave Flaubert. Naquele, trabalha o romance de tese e o terrorismo psicológico.

rosangela 07/07/2010

GERMINAL - ZOLA, ÉMILE - tradução de Francisco Bitttencourt – São Paulo: abril cultural, 1981.

Germinal = mês de março. Tema: povo

Narrativa complexa e detalhista de toda uma família – Vicente Maheu, conhecido como boa morte, - trabalhou 45 anos no fundo da mina de Montsou e há 5 anos estava na Voreux e seu avô com 15 anos já trabalhava na primeira mina da Companhia – personaliza o povo na época da Revolução Francesa no apogeu da exploração de minas de carvão.

Detalhadamente vivenciamos a vida dos burgueses, dos chefes e empregados das minas de carvão. A riqueza dessa obra são as descrições minuciosas que nos transportam para dentro das minas, para dentro dos lares pobres dos mineiros e suas famílias raquíticas, grosseiramente transformados em animais de extração de minério, tais quais os cavalos levados para o interior das minas - esses nunca mais viam a luz do sol – a não ser para acabarem de morrer. Há passagens que marcam pela precisão dos detalhes.

O povo naquela província é descrito de forma perfeita. As pessoas, as moradias, os costumes, o lares, o alcoolismo, a fornicação, o desespero, as doenças e a greve que leva o povo ao pior patamar de sua existência. A exploração e a vida dos burgueses em segundo plano enfatizam mais ao povo das minas transformando a narrativa num drama jamais visto por aqueles criados bem longe desse período e dessa atividade.

Realça também a vida do moço nômade que chega e quer ser um sindicalista intelectual – Etienne Lantier, 21 anos, mineiro da Voreux – Companhia mineradora – e que acaba por morrer soterrado após tanta luta inútil, tantos sonhos perdidos, tantas lutas sem sucessos. Um rapaz sensível e ao mesmo tempo preocupado com seus discursos e conhecimentos soltos, imprecisos, desconexos, autodidatas que se confundem com a realidade totalmente adversa da teoria. Um sonhador que se perde em meio ao caos criado por seu sonho de greve e conquista de melhores condições de vida para os mineiros. O que consegue são mortes, desatinos, agressões, desespero, atos animalescos e total descontrole da situação.

Alguns trechos da narrativa me lembraram O Cortiço de Aluísio de Azevedo, quando os personagens representativos do povo estão em seus barracos ou fornicando pelos arredores ou bebendo em tão escassos momentos em que não estão na mina.

O lugar, o tempo, a neve, a noite, os dias, a mina, a fome, a morte, as brigas, os esconderijos, o povoado, os personagens marcantes, as situações de cartase, a armadilha, a preparação para a destruição total da mina, o soterramento dos mineiros tudo descrito de uma forma inesquecível!

Bruno Matos 20/05/2013

Uma parte da epopeia realista francesa
Uma história magnifica, onde a ideologia de uma classe rege um povo para a luta, e os guia para lutar contra o novo inimigo, a burguesia. Diferentemente do que muitos pensam , a Revolução Francesa, não foi o inicio da igualdade de todos, mas sim apenas uma inversão da classe dominante, onde a nobreza cai e a burguesia ascendia.

Numa forma de mostrar o início da ideia comunista na França, Zola traz a greve de mineiros do norte francês, em que entram em greve e sobrevivem por dois meses em fome e miséria, mas permanecendo de pé sobre sua causa, condições melhores de trabalho.

O livro também, traz romance entre os personagem, onde diferentemente do romantismo, o romance é tratado de forma bem real, e o idealismo não aparece. Carrega também a importância do mártir e o quanto essa figura pode mudar e guiar um movimento de classes em busca de um objetivo, a igualdade.

Recomendo.

Gael 08/03/2021

A forma com que Germinal faz germinar- com o perdão da redundância- as imagens de marginalização às quais ele retrata é perfeita. O livro ilustra de forma preciosa a rotina dos mineiros franceses em situação de insalubridade e traz questionamentos muito fortes pra as relações de classe nele retratadas. A relação de antagonismo entre o burguês e o proletário é um dos temperos da história. Além do desenvolver de tais conflitos de classe em paralelo aos próprios conflitos humanos, potencializados pela insalubridade do cenário. Mas o grande ponto do livro foi ter descoberto que o próprio autor se submeteu à rotina extenuante dos mineiros para poder ilustrar seu romance, adentrando nas minas e pubs que os mineiros frequentavam. Enfim, Germinal é GENIAL! Leiam!!!

eliazevedo 11/03/2021

Germinal
As discrepâncias da vida de trabalhadores em minas de carvão e dos dirigentes. De um lado, famílias inteiras trabalhando desde criança mal conseguindo comprar o pão. De outro lado famílias vivendo na riqueza e superficialidade. E as consequências qdo os trabalhadores resolvem lutar por mais reconhecimento e um pagamento digno