Germinal

Germinal Emile Zola

Resenhas - Germinal

Wilton 23/03/2013

Germinal passa-se no Século XIX. O título compara aqueles seres que viviam sob a terra a sementes que gerariam uma nova sociedade onde não haveria a exploração do homem pelo homem. Podemos dizer que a personagem principal do livro é a mina Voreux de Montsou: os seus "humores" comandam as reações de todos, tanto dos burgueses como dos operários, suas famílias e do comércio e indústria do entorno.
É um livro profundamente socialista e relata com dramacidade admirável a vida sacrificada dos mineiros franceses no século da Revolução Industrial.

Bruno Matos 20/05/2013

Uma parte da epopeia realista francesa
Uma história magnifica, onde a ideologia de uma classe rege um povo para a luta, e os guia para lutar contra o novo inimigo, a burguesia. Diferentemente do que muitos pensam , a Revolução Francesa, não foi o inicio da igualdade de todos, mas sim apenas uma inversão da classe dominante, onde a nobreza cai e a burguesia ascendia.

Numa forma de mostrar o início da ideia comunista na França, Zola traz a greve de mineiros do norte francês, em que entram em greve e sobrevivem por dois meses em fome e miséria, mas permanecendo de pé sobre sua causa, condições melhores de trabalho.

O livro também, traz romance entre os personagem, onde diferentemente do romantismo, o romance é tratado de forma bem real, e o idealismo não aparece. Carrega também a importância do mártir e o quanto essa figura pode mudar e guiar um movimento de classes em busca de um objetivo, a igualdade.

Recomendo.

Gabi 14/11/2014

Excelente livro, de um realismo que comove. Descreve com precisão a realidade vivida pelos mineiros franceses do século XIX em plena crise econômica e política.
Recomendo.
thiago.castro.1612 20/12/2014minha estante
Eh um livro sobre o ser humano, acima de tudo. Retrata personagens pobres e iguinorantes, que levam suas vidas miseraveis, trabalhando como mulas. Tem uma serie de historias historias intressantes, cotidianas e banais, mesmo assim interessantes. Mostra o comportamento em massa que pode ser muito diferente do cotiano. Uma historia muito bem contada, por um dos grandes mestres do realismo, com uma serie de revezes e um desfecho bizarro e ao mesmo tempo, plausivel.

Dri 11/04/2018

Obra direta e chocante
Émile Zola apresenta em sua obra fatos reais e chocantes. A obra possui como nome “Germinal” e este nome retrata o primeiro mês da primavera no calendário da Revolução Francesa. Foi escrita em 1885 e narra a germinação das transformações sociais.

Zola traça um retrato verídico do sofrimento dos mineiros de carvão na França, então todos os acontecimentos são reais e tristes. Todos os mineiros e suas famílias vivem em estado de miséria, todo mundo tem que trabalhar nas minas para levar dinheiro para casa, inclusive idosos, mulheres e crianças. Quando alguém morria ou se casava e ia embora de casa as pessoas se revoltavam, não pela separação, mas pelo fato de não trazerem mais as moedas para casa.

A obra é um marco do naturalismo francês e mostra a realidade nua e crua. Para retratar tão fielmente os acontecimentos, o autor passou dois meses trabalhando como mineiro e vivendo nas mesmas condições que eles. Enfim, é uma obra extremamente forte e que possui um diálogo verdadeiro, transformando a obra em atemporal, pois é como se estivéssemos lendo sobre as misérias atuais.

Recomendo muitíssimo!!

site: https://www.instagram.com/p/BhZmlIZnoqK/?taken-by=iadrineadr

Michelle.Danielle 25/04/2018

Duro
O germinal ? Emile Zola
Um livro naturalista (neste mesmo estilo temos o Cortiço). Sendo assim o autor descreve claramente, e sem firulas, um cenário caótico e deprimente da França no Sec XIX.
Etiene é um forasteiro que chega a Montsou em busca de emprego, de pão para comer, de algo para se aquecer. Etiene se depara com uma exploração cruel dos mineiros. Ali muitos dão a vida dentro das minas e mal conseguem alimentar sua família. Crianças morrem trabalhando na mina, e outras morrem de fome em casa.
A maior perda quando alguém morre é a falta do dinheiro que ela traz para casa. Todos vivem juntos e misturados. Não tem muita higiene porque a situação não permite. Vivem como animais, e são considerados como animais.
Vivem em um casebre, uma vide de miséria, Dividem as migalhas do pão.
Não possuem assistência médica, não possuem dignidade.
Do outro lado nós temos os exploradores, famílias ricas vivendo do sangue alheio.
Etiene chega e com o tempo cria a esperança de um mundo melhor para todos, onde eles viveriam dignamente. A idéia não é má, mas como o poder pode corromper o homem, o orgulho e a vaidade. Bom as coisas saíram errado, e uma multidão faminta em fúria pode ser capaz de atrocidades.
A greve estoura, barbaridades são realizadas por ambas as partes. Mortes. Vingança ou justiça!!
Livro sensacional. Forte, cenas muitos pesadas e uma realidade cruel. Uma realidade que ainda existe hoje em algum lugar.

Bruno Venâncio 10/09/2018

Uma grande crítica social.
Para aqueles que já leram "A Besta Humana" de Zola ou pretendem ler, saibam que Germinal é dissonante em aspecto de uma história cheia de suspense e dúvidas, é uma história mais descritiva que tem suas reviravoltas, decerto, mas que não prende o autor no que vai acontecer em seguida, mas sim na condição humano daquele agora, daquela página. A obra que aborda a vida dos mineiros franceses na França pós 1789, contou com um estudo de campo de Zola das minas francesas, bem como de um conhecimento das teorias socialistas que emergiam no período, é uma obra crítica que leva a uma reflexão dupla, a primeira e relação ao operário e sua vida sem perspectiva, baseada em trabalhar, se embriagar e fazer filhos para seguirem o mesmo ciclo de vida, a segunda em relação a burguesia e como (em alguns casos) o dinheiro não compra a felicidade. É uma crítica ao sistema capitalista e seus problemas estruturais que até hoje danificam a sociedade, ao mesmo tempo que é uma crítica a sua alternativa, ao sistema socialista, que além da utopia, é permeado por falhas estruturais da natureza humana e sua sede de poder, de se destacar, de estar acima do outro.

Lilian 11/03/2019

Recomendo muito!
Baseado em parte, nas greves de mineiros de 1869 e 1884, Germinal (mês da Primavera no calendário revolucionário francês) é um romance naturalista de 1885 de Émile Zola (1840-1902) que trata da luta entre classes. Este foi um livro marcante para mim, um pouco por ser de um gênero que eu não costumo ler, mas principalmente por ser bastante desolador. A narrativa conta a vida de uma comunidade de mineradores através da visão de um forasteiro que se junta a eles, Étienne. E diante da pobreza e das condições abomináveis de trabalho na mina, Étienne acaba por liderar uma greve que é reprimida violentamente. Para completar a tristeza, ao longo da história Étienne se apaixona por uma jovem que também trabalha na mina e esse amor é correspondido, mas ela já é comprometida e a miséria que os cerca não ajuda em nada. É uma leitura rápida, mas não leve e que eu recomendo bastante.

site: https://www.instagram.com/ebookcontumelia/

Cristina.Castellani 24/11/2020

Mais uma grande história para levar comigo
As vezes alguns livros que leio me deixam sem palavras, esse livro indicado pelo meu mestre Jedi @paulo.barbosa.31 é um destes, este ano que li várias distopias me choca um livro extremamente real, o enredo fala sobre os trabalhadores nas minas de Carvão Francesas do séc XIX e uma grande greve a seguir, a história fala sobre como viviam, comiam, a qualidade de vida e de trabalho, como se organizavam e sobre a fome as doença a esperança e principalmente a falta dela, mostra como eles lutavam por uma vida melhor até desistirem de viver, lutaram e se organizaram e os sindicatos poderiam lutar por eles, como os burgueses se comportavam em relação às necessidades dos trabalhadores nas minas.
Esse livro é necessário!
Obrigado pela indicação pai, essa experiência literária será inesquecível.

karinna adad 27/11/2020

Enquanto estudava e lia sobre a Escola de Frankfurt e todo o pessimismo característico dos seus integrantes comecei a ler Germinal por recomendação do meu professor.

Não foi uma coincidência, na verdade, a lembrança de Germinal veio no momento em que discutíamos o fato de que Horkheimer afirmava que a revolução não viria do proletariado.

Foi a hora errada para ler essa obra de Zola, mas a verdade é que para quem tem o coração idealista e acredita ainda na revolução nunca é a hora certa para se lê-la. Ainda mais se estiver sob o efeito
da Escola de Frankfurt. Não recomendo!

Apesar de todo o banho de água fria, da tentativa de tomada do poder por parte do proletariado que não dá certo, e que pior, descamba para a violência e consequências arrasadoras, Germinal me trouxe reflexões que vão germinar frutos a longo prazo.

Carla.Zuqueti 26/12/2020

Perfeito
Que porrada!

Germinal é um romance que se passa nas minas de carvão da França, com foco nas diferenças entre a vida dos mineradores e dos donos das minas.

Conta a história de Ethiene, um rapaz desempregado que aparece na mina Voreaux e consegue um emprego de controlador de vagonete. A medida que Ethiene convive com os mineiros, percebe a situação em que vivem: salário baixo, fome, famílias grandes amontoadas em casebres, doenças e promiscuidade.

Inconformado com medidas que prejudicam ainda mais os mineradores, decide que precisam se unir para lutarem por seus direitos.

Primeiro: Zola fez uma extensa pesquisa de campo para escrever esse livro. Ele desceu às minas, conviveu com os mineiros, entendeu quais as maiores aflições e dificuldades.

Segundo: faz perceber a importância das leis trabalhistas atuais e que tudo foi decorrência de muita luta de alguém. Alguém lutou por esses direitos e isso não pode ser menosprezado hoje. E isso faz refletir muito sobre a escolha dos nossos governantes. Porque quando você vê como era no passado e tudo que temos hoje, não dá para desvalorizar as conquistas e retroceder ao que era.

É uma crítica social incrível; muito atua. Em um momento onde os direitos trabalhistas são questionados em prol do livre mercado, é importante saber como era antes e o que podemos perder.

Fantástico!

?Sob os raios chamejantes do astro rei, naquela manhã de juventude, era daquele rumor que o campo estava cheio. Homens brotavam, um exército negro, vingador, que germinava lentamente nos sulcos da terra, crescendo para as colheitas do século futuro, cuja germinação não tardaria em fazer rebentar a terra.?

Gael 08/03/2021

A forma com que Germinal faz germinar- com o perdão da redundância- as imagens de marginalização às quais ele retrata é perfeita. O livro ilustra de forma preciosa a rotina dos mineiros franceses em situação de insalubridade e traz questionamentos muito fortes pra as relações de classe nele retratadas. A relação de antagonismo entre o burguês e o proletário é um dos temperos da história. Além do desenvolver de tais conflitos de classe em paralelo aos próprios conflitos humanos, potencializados pela insalubridade do cenário. Mas o grande ponto do livro foi ter descoberto que o próprio autor se submeteu à rotina extenuante dos mineiros para poder ilustrar seu romance, adentrando nas minas e pubs que os mineiros frequentavam. Enfim, Germinal é GENIAL! Leiam!!!

eliazevedo 11/03/2021

Germinal
As discrepâncias da vida de trabalhadores em minas de carvão e dos dirigentes. De um lado, famílias inteiras trabalhando desde criança mal conseguindo comprar o pão. De outro lado famílias vivendo na riqueza e superficialidade. E as consequências qdo os trabalhadores resolvem lutar por mais reconhecimento e um pagamento digno

Matheus 07/07/2021

Muito forte, realista (kkkkkkk), Mesmo sendo massante às vezes, adorei a escrita de Zola. Muito legais os textos extra da minja edição, explicando as Internacionais e o contexto. Só a união dos trabalhadores muda alguma coisa ne.