O Mistério da Casa Verde

O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

Malu 02/06/2020

O mistério da casa verde
Que livrinho ótimo! É bem pequeno, perfeito para dias de leituras rápidas, e bem gostoso de ler. O enredo não é super elaborado, como já se pode esperar, mas flui bem e é uma ótima maneira de encaminhar o público infanto juvenil contemporâneo aos clássicos da literatura e incentivar o hábito da leitura. Eu mesma, já tendo lido O Alienista, quis reler! Recomendo!

Eloá Granja 01/06/2020

Surpreendente
"comecei a suspeitar que a loucura não era apenas uma ilha perdida no oceano da razão, era um continente". Machado de Assis

Eu definitivamente n esperava nada desse livro, por ser mais infanto juvenil e ele está a tantos anos aqui em casa parado, mas hj decidi dar uma chance e em 1hr li ele todo. Achei tão gostosinho de ler e n imaginava que iria ficar curiosa p ler Machado de Assis. Nunca me interessei por clássicos mas eu decidi que quero começar a dar uma chance p eles. Graças ao mistério da casa verde.

Daniela 16/05/2020

Já vai pra lista de indicações pros alunos
Muito boa a história, deixando quem lê curioso para (re)ler O alienista.

trdll 22/04/2024

Vale a pena ler
Como acabei de ler O Alienista, queria aproveitar o frescor da memória para começar esse livro aqui. Gostei, me parece um conto infantil daqueles bem trabalhados.

Muito legal também que o livro dialoga bastante com os conceitos da obra de Machado de Assis. Vale a pena ser lido!

bnolasco 25/03/2020

O mistério da Casa Verde
* livro infanto-juvenil baseado em "O alienista", de Machado de Assis.

Um grupo de amigos - Arturzinho líder, André cata-vento, Léo nerd e Pedro Bola - resolvem ter um clube pra eles se encontrarem. Pensam em tudo e decidem que será na antiga lendária Casa Verde, antigo manicômio que, há muito, está trancado. Ao lá chegarem, se deparam com um ser que não sabem nem se é real vivendo lá. A partir daí, se envolvem numa aventura até descobrirem toda a verdade sobre a misteriosa casa.

CRIS 05/03/2020

Muito curioso, da vontade de ler o alienista, livro que é mencionado durante a leitura. Há momentos em que me diverti muito. Vale a pena.

Prof. Edivaldo 17/01/2019

O alienista
Uma escrita muito bem elaborada e gostosa de ler. Moacyr sabe (sabia) prender muito bem a atenção do leitor. "O Mistério da Casa Verde" é um convite à leitura de "O alienista", de Machado de Assis. Muito bom mesmo!

leiturasdamafe 16/01/2019

Li ele na escola
Esperaca mais, pra mim não há aprofundamento nos personagens, eles são todos rasos, sem características próprias. Tinha uma boa proposta que não foi bem utilizada.

Loriel07 08/06/2020

Bem decepcionante
Pra falar a verdade, no começo eu estava gostando muito MAS me decepcionei bastante. Primeira coisa que me incomodou muito foi o jeito que os personagens explicam as coisas, parece que tiraram um texto de um site educativo e colocaram ali, não é algo que alguém falaria. Sem falar do "romance" SUPER FORÇADO que tem entre o protagonista e uma menina, gente, simplesmente não desce aquela tal paixão a primeira vista que eles tiveram, super ultrapassado e sem sal. Também tem personagens sem utilidade nenhuma, que simplesmente estão ali por estar e não fazem absolutamente nada de relevante na história. O final é muito corrido, parece que quem escreveu estava com pressa e terminou de qualquer jeito. Eu acho que tinha bastante potencial e fico chateada com esse livro :P

Erika Alcantara @literandofotos 18/01/2018

Muito bom! Mas todo crédito devido à O Alienista.
?Os loucos sempre entranham o que é normal, o que é sábio.?
?Vossas esquisitas vestimentas, vosso esdrúxulo penteado, as estranhas palavras que usais, tudo isto apregoa aos quatro ventos a vossa insanidade, a vossa alienação?.
?Dei-me conta: o lugar de louco é lá fora. O mundo é um hospício?.
Eu estou apaixonada por esse livro. Ganhei de presente e fiz cara feia por não ser o tipo de leitura que estou habituada, apesar de amar os clássicos, mas resolvi dar uma oportunidade e foi a melhor oportunidade que dei em 2018 rsrsrs. O mistério da casa verde é um reconto do livro o Alienista de Machado de Assis, que claro estou louca para ler. Casa verde é nome dado ao hospício da cidade de Itaguaí- Rj. Objeto de polêmica entre os moradores. Há lendas que a casa é mal assombrada e nesse conto os 4 amigos vão desvendar esse mistério. Uma narrativa simples e encantadora que faz o leitor devorar as páginas em segundos.

adriel.adson 03/01/2018

Excelente leitura. O autor transforma a clássica história de Machado de Assis em uma versão acessível para o público infanto juvenil não familiarizado com a rebuscada linguagem machadiana.Eu recomendo tanto para jovens iniciantes como para os leitores mais experientes que busquem relacionar ambas ao obras (de Machado e de Scilar) e abraçar essa leitura tão satisfatória.

thamirisdondossola 13/07/2017

O mistério da casa verde
O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar é um livro juvenil que faz parte da coleção “Descobrindo os clássicos” e foi inspirado no conto O Alienista, de Machado de Assis. Tal coleção contém uma série de livros juvenis inspirados em clássicos, e eu achei essa proposta incrível, pois é uma forma interessante de motivar os alunos a lerem as obras originais.

Antes de tudo, a Casa Verde é um casarão trancado e abandonado, que antigamente serviu como asilo para pessoas com doenças mentais. Esse casarão inspirou Machado de Assis a escrever o conto O Alienista. Mas vamos para a história de Moacyr Scliar...

"[...] Até o momento em que, pela quantidade de de gente aqui confinada, dei-me conta: o lugar de loucos, como vós, é lá fora. O mundo é um hospício, o vosso hospício." (p. 26)

Arturzinho e sua turma estavam à procura de um lugar para chegar de clube. Eis que o garoto teve a brilhante ideia de abrir um buraco na parede da Casa Verde e transformar pelo menos uma sala daquele lugar, no tão sonhado clube. No entanto, quando Arturzinho e os amigos adentram o ambiente, eles encontram algo que jamais imaginariam: uma pessoa. Ela está vivendo lá dentro! E o lugar está tão limpo! É realmente muito estranho. A princípio, os garotos saem correndo, apavorados. Depois, decidem investigar e descobrir o que, de fato, está acontecendo. Quem é aquele homem? Como ele está vivendo dentro de um lugar abandonado e completamente trancado, com exceção do buraco que abriram? Como aquele ambiente está tão limpo, mesmo depois de tanto tempo fechado?

As respostas para essas perguntas estão no conto O Alienista, de Machado de Assis, e elas são respondidas ao longo do livro, enquanto a turma vai conhecendo o conto com a ajuda de uma professora. O mistério da Casa Verde contém apenas 77 páginas e vai te fazer querer ler tudo de uma vez só. A escrita de Scliar me prendeu de forma admirável, simpatizei bastante com sua narrativa misteriosa e instigante.

O que está por trás desse mistério vai surpreender o leitor. Sempre fico muito feliz quando os escritores conseguem abordar assuntos sérios de forma leve e reflexiva. E é isso, basicamente, o que você irá encontrar em O mistério da Casa Verde, além, é claro, de querer ir correndo ler o conto O Alienista. A propósito, eu já conhecia o conto, que é bastante extenso, por sinal, mas ao ler O mistério da Casa Verde, senti uma vontade enorme de reler. É uma leitura poderosa!

Aventura, mistério, amor e muita reflexão: se você curte essas características em livros juvenis, precisa ler O mistério da Casa Verde.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-misterio-da-casa-verde-moacyr.html

Emile Escatena 28/11/2016

Outro livro da minha infancia que super recomendo!
Aventura o tempo todo, um livro empolgante!

Bruna Moraes 01/10/2016

O Mistério da Casa Verde
A ideia de fazer um clube começou com Artuzinho, que incentivou seus amigos, Leo, André e Pedro Bola, a ajudarem a por o plano em prática, só que eles não imaginavam que o local escolhido tinha sido a Casa Verde. Conhecida como a casa mal-assombrada, foi abandonada e murada por ordens do prefeito devido seu histórico de servir de moradia para os loucos, como conta Machado de Assis no livro O Alienista.
A turma de curiosos decidiram, por meio de votos, que iriam investigar a casa naquela noite. No entanto, o mais surpreendente era que ao entrar no lugar tudo se encontrava limpo e em perfeito estado, os meninos ficaram ainda mais surpresos quando abriram a porta do Diretor, como dizia a placa, e se depararam com um homem vestido com roupas que não pertenciam aquele tempo. O medo foi tão grande que eles saíram correndo apavorados.
Já fora da casa, eles tentando analisar a situação tinham certeza que o que viram não era um fantasma e se tinha alimentos sobre a mesa era por que alguém trazia, o grupo decidiu investigar aquele mistério que assombrava Itaguaí. Só que eles não sabiam em que história estavam se metendo.
O Mistério da Casa Verde escrito por Moacyr Scliar apresenta uma intertextualidade com a obra machadiana O Alienista, no entanto com algumas mudanças na narrativa.
Com uma leitura mais leve, por ser um livro mais juvenil, possuem personagens infantilizados, apesar de terem idades entre 16 anos, e um mistério muito fraco, a capa já é bem reveladora.
Todavia é um livro típico para despertar o interesse entre o público para, futuramente, ler outros estilos mais sérios. Divertidíssimo e rápido apresenta uma boa história com uma grande lição.

regifreitas 27/10/2015

Trata-se de uma intertextualidade com o conto (ou novela) O Alienista, do Machado. Mas fiquei decepcionado! O livro é fraco, o enredo muito bobo e preguiçoso, personagens superficiais e sem carisma. Não é por se tratar se uma obra infantojuvenil que o texto tenha que ser tão raso.