O Mistério da Casa Verde

O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

manu13s 11/04/2022

O Mistério da Casa Verde
Apesar de ter sido obrigada a ler esse livro pela a minha escola, eu realmente queria ter gostado dele. Mas, apesar da história ser até legalzinha, eu simplesmente não consegui.

O livro é uma "leitura" de O Alienista, de Machado de Assis, onde Artuzinho e seus amigos, a procura de um lugar para servir de clube, decidem entrar na Casa Verde, local que já serviu de hospício e inspiração para um dos clássicos brasileiros. O começo me deixou curiosa, mas o desenvolvimento da história é bem fraquinho e sem graça.

A maioria dos persongens me irritou bastante, e o único que eu realmente gostei foi o Leo, e gostaria que a participação dele tivesse sido maior. No geral, é um livro curto e rápido de se ler, e bom, mas não é algo que eu leria fora da escola.
gbs 11/04/2022minha estante
O final eles ficando juntosKJGKHKJGKVKK DO NADA aiai, não consegui gostar tb

manu13s 12/04/2022minha estante
SIM KKKKKK desenvolvimento de milhões

clara3136 24/03/2022

Li por conta da escola, mas acabei gostando bastante? é uma leitura muito tranquila e amei o leo!!!

Malu 17/03/2022

Ganhei esse livro de brinde por uma compra na Amazon. Dentro dele veio até um suplemento de leitura, uma mini prova sobre o texto, o que indica que foi um livro feito pra ser material escolar.
Dentro dessa proposta, é um livrinho bom até. Leitura fluida, fácil de entender, tem como pano de fundo a obra "O Alienista", do Machado de Assis, e visa estimular o aluno a desenvolver hábitos de leitura. Acho que é um bom começo pra crianças que não tem o hábito de ler, é um livro bem tranquilo de acompanhar, é de assimilação fácil e rápida.
Ao meu ponto de vista, dentro do que estou acostumada a ler, foi um livro bem morno, personagens bem superficiais e que não vai ficar na minha cabeça, mas visivelmente não é um livro construído para leitores com o meu perfil. Como eu disse, é um material escolar. Se desse essa história pro meu eu de 10, 12 anos de idade, acho que seria uma experiência mais proveitosa e com certeza iria me deixar interessada para embarcar mais no mundo das histórias clássicas e dos contos de Machado de Assis.
Pra quem tem filhos e quer fazê-los ler mais, é uma boa recomendação.

Naara.Rosenberg 12/03/2022

O mistério da casa verde
Tentando achar um lugar pro clube, Arturzinho entra na conhecida cada assombrada Casa Verde! Lá dentro, ele e seus amigos fazem uma viagem no tempo dentro do livro O Alienista de Machado de Assis.

Gostei muito do livro mesmo curto. Foi o primeiro livro que a escola manda e eu gosto!

Infelizmente o final deixou a desejar... Foi muito rápido e sem sentido! Mesmo assim recomendo.

O palavreado é mais informal mas é fácil de entender.

Você fica preso na leitura pra saber o que acontece depois, e a cada capítulo você fica mais com aquele pensamento: quê?!

anaacls 28/02/2022

Um livro muito bom, a leitura foi bem rápida por ser livro curto e que prende muito na história eu li ele em uma tarde e recomendo demais!

hermi 24/02/2022

um reconto de um clássico
eu gostei bastante do livro pq traz uma abordagem mais leve sobre a obra clássica de machado de assis ?o alienista?. o plot é bem óbvio, mas apesar de tudo, achei bem rapidinho e gostosinho de ler!!! e o mais importante, é que fez eu me interessar sobre o clássico de machado de assis.
lovergio 03/05/2022minha estante
eu achei esse livro tão ruim, hermione vc é mto inteligente

hermi 19/06/2022minha estante
KAKAKAKSJAKAJKAKSKA

Nathi 19/02/2022

Por ser um livro que foi obrigatório da escola me surpreendi. O livro é super fluído e prende a atenção do começo ao fim.
Colocaria como uma leitura rápida, por ser bem escrito, ainda sendo de mistério, não há muita enrolação.

pérola 17/02/2022

Procuro amigos para ir à Casa Verde comigo.
Eu li esse livro há uns 3 anos quando eu tinha acabado de ler O Alienista, e estava deslumbrada.
É uma leitura leve, mas [talvez] não tão fácil de desenvolver, já que no início eu fiquei muito intrigada com tudo e nem achei tão interessante assim.

Não me arrependo de ter dado uma chance, a leitura foi proveitosa, sabe? Eu adorei descobrir novas perspectivas sobre a Casa Verde, acompanhar as aventuras dos personagens e todas essas ideias que o autor quis trazer na obra.

Maju 12/02/2022

Eu li esse livro para a escola, achei que seria ruim por ser exatamente da escola, ter páginas brancas e até porque nunca escutei alguém falar sobre ele, porém me impressionei.
Esse livro é maravilhoso li em 1 hora, achei a escrita muito fácil de ler e me tirou completamente da ressaca literária.

Analu 09/02/2022

Desleixado
A história do "alienista" é boa, mas achei que os personagens são muito estereotipados e a linguagem muito infantil para a complexidade do assunto tratado. Afinal, querendo ou não, é um livro que fala sobre os "cuidados"(entre muitas aspas) psicológicos do século 19 que eram totalmente imorais e cruéis.
Além de ter achado as falas meio bobas, talvez?
Acho que a forma que o escritor usou, deixou a escrita meio banal e desleixada.
Mas não posso negar que amei o plot do cara da casa e seu desenvolvimento com a família : )

Malylyi 31/01/2022

Um livro razoável tendo uma inspiração no clássico de Machado de Assis "O Alienista", a história é boa, mas lendo outro livro da mesma coleção vemos um final semelhante, o casal fica junto, mesmo sem um pingo de desenvolvimento, não sabemos os sentimentos da Lúcia pelo Arthurzinho, o Pedro Bola não teve algo que me mostrasse o porquê ele fizesse parte do grupinho e o André não me mostrou uma amadurecimento mesmo após sua briga com o Arthur.
Porém é uma leitura super rápida e não é entediante, acho uma boa ideia para fazer as pessoas darem mais atenção aos clássicos da literatura brasileira.
Eu não esperava que o homem fosse quem ele era (não vou comentar para não dar spoiler), mas fiquei feliz pois é algo muito mais coerente para a história que não retrata "fantasia" ou quebra no tempo.
Acho que daria um quatro se não fosse aqueles detalhes ditos anteriormente, porém me deixou entretida e foi uma ótima leitura para começar a finalizar as leituras de janeiro.

Anna 17/01/2022

Apenas não
Esse é o típico livro que você precisa ler por conta da escola. O que foi muito decepcionante porém motivador, porque se não fosse obrigatório, não tenho certeza que chegaria até o final do livro. O livro deixa muito a se esperar, ele não chama atenção do leitor, um livro tranquilo em que não acontece um momento de tensão que o gênero pede. Mas o que mais me decepcionou é que no meio do livro fiquei bem interessada, estava sentindo o clima de mistério que gosto de sentir quando leio esse tipo de livro, mas todo o desenvolvimento que ele criou nessa parte ele resolveu um um único capítulo de cinco páginas, o último, e fim. Não recomendo por esses motivos.