O Mistério da Casa Verde

O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

GeovAneo 12/08/2022

Leia o "Alienista"
Um livro que me chamou atenção pelo nome ou pela necessidade de ter algo para meus queridos alunos? Ou os dois? Machado é sensacional. Seja pelas suas próprias palavras ou pelos outros. Um livro que a cada leitura desperta a curiosidade de saber o que vai acontecer com a casa, com os meninos, com a cidade. Um livro que nos deixa ideias sobre ser alienado ou alienista, sobre ser ler ou não ler, sobre influenciar ou ser influenciado. Gostei do Artur, mas o Léo me ensinou mais. Ler é importante.

yokojimih 02/08/2022

O mistério da casa verde - Moacyr Scliar
Uma releitura ótima para quem quer conhecer a obra original chamada O Alienista. Comecei lendo por ele para ter uma noção de como que é a obra original e me surpreendi demais!

Ele também contém poucas páginas, ideal para uma leitura corrida ou que não sabe o que ler no momento.

natalia 30/07/2022

(livro da escola)

Em itaguaí, a cidade onde se passa O alienista, existe a misteriosa casa verde, a qual todos moradores temem e não se atrevem nem a passar na frente!

Mas Arthurzinho e sua turma precisam de um lugar para fazerem suas festas já que seus pais os proibiram de tocar sons altos em casa. Mas não há nenhum lugar para realizarem essas festas a não ser a casa verde!

Eles entram na casa e lá encontram algo surpreendente!!!

O mistério da casa verde é uma leitura simples e rápida.

Eu confesso que eu gostei sim do livro, inclusive me deu muita vontade de ler O alienista já que o livro gira em torna do famoso livro de Machado de Assis.

Fabiana 30/07/2022

O mistério da Casa Verde
Leitura rápida e gostosa. Recomendo para quem trabalha com leitura literária ou incentivo a leitura para adolescentes. A leitura desperta a vontade de ler O Alienista. Já li a obra e me senti curiosa para reler e assistir as outras artes inspiradas pelo livro.

melissa 26/07/2022

????
li por causa da escola e não achei tão bom assim. bem bobinho. surge um problema e já é resolvido na página seguinte.

nanda 20/07/2022

sinceramente, no começo a história n tinha me prendido, mas com o passar dos capítulos melhorou, mas achei um final um pouco decepcionante.

Isabela- 08/07/2022

Bom, mas problemático
De longe o primeiro paradidático que eu realmente me interessei para ler, fiquei até de madrugada. O livro é bom, mas a solução para o mistério foi bem nhe. E tem algumas problemáticas também

MAH =P 28/06/2022

4/6
Tive que ler para uma prova,não tenho muito pra comentar, mesmo tendo poucas páginas para mim foi uma leitura complicada, por ter uma linguagem mais complexa.
Acheiofinal bem corrido, mais enfim é isso

Mah 28/06/2022

Livro ótimo
Eu li esse livro e gostei mt. E inspirado no livro O Alienista de Machado de Assis, quero mt ler esse livro.

Letícia 07/06/2022

Não é um livro ruim
Eu li esse livro para fazer uma prova da escola.
Não tenho o costume de ler clássicos, mas eu achei até que legal o mistério e como foi desenvolvido.
Achei a leitura um pouco cansativa e em alguns momentos bem confusa, devido às palavras antigas.

carolknia 05/06/2022

pa
eu so escrevo isso pra contar o desafio do skoob desculpa decepcionar vcs, nn sei escrever aqui, o livro é bom, li pra escola se é isso q vcs querem saber

final ruim

Dai ;) 25/05/2022

Legalzinho
É aquele tipo de livro que você insiste para passar uma ressaca literária, pois, é bem curtinho. Achei bem divertida a proposta e acho que eles alcançaram seu objetivo, que era, basicamente, nos fazer querer ler o livro ?O Alienista?; ou então, ensinar sobre este livro de Machado de Assis. Recomendo!!

- cris ! 23/05/2022

Horrível por pequenos detalhes
O Mistério da Casa Verde é uma releitura do livro ?O Alienista?, de Machado de Assis. Nessa história, nos encontramos com Arturzinho, Leo, André e Pedro, quatro amigos que procuram um lugar para fazer festas sem que se incomodem com outras pessoas. E é claro que eles escolhem a Casa Verde, mansão abandonada e ?mal-assombrada? em sua cidade. É óbvio, por que não, né?
No entanto, parece que a Casa, que deveria estar abandonada e vazia, não está abandonada e nem vazia. Está ocupada por um homem que se intitula o ?alienista?. Mas quem é esse cara?

Esse livro foi uma leitura obrigatória da escola, só por isso não larguei ele no meio (ou antes disso?) da leitura. Tento dar uma chance a livros indicados, mas esse? ai.

Olha, sinceramente: eu odiei esse livro.
O enredo é horrível! É sem graça. Muito sem graça mesmo! É assim: quando o livro parece tomar um rumo interessante, você lê o próximo capítulo. Sério, é ladeira abaixo. Não no sentido de que os personagens se metem em encrenca, é que a história piora mesmo.
Não consegui criar uma conexão com os personagens, nem com Artur (não posso chamá-lo de Arturzinho), nem com os outros personagens que aparecem.

E tem a ?rixa? entre Artur e André.
De repente o livro os apresenta como amigos, depois diz que são inimigos. Isso foi bem? bom, um furo. Também teve outras situações em que as informações antes ditas não eram as mesmas. (Como: a família de Pedro é descrita como mãe, avó e irmã. No capítulo seguinte ele não tem uma irmã, mas sim um irmão.)

?Mas isso é pouca coisa, a nota que você deu foi exagerada?? Até agora, foi mesmo.
Se você acha que isso não é nada, espere. Ainda tenho do que reclamar:

Outra coisa que me irritou muito: erros de digitação. Sério, esse livro está cheio disso!
Chega a doer: acentuação errada, uso indevido da crase, palavras escritas erradas? e as falas dos personagens? São três personagens falando no mesmo parágrafo! Isso é horrível, não tem outra palavra!

Achei a narrativa bastante infantil comparando com a mensagem que o livro deveria passar, tratando o conceito de loucura em meio aos séculos.
Além disso, quando um narrador escolhe um tipo de narrativa, ele deveria manter essa narrativa, não? Por exemplo, se um livro adota uma narrativa simples, leve e informal, ele não deveria ter palavras tão complicadas ou diálogos tão formais. Esse livro é assim mesmo: uma narrativa leve, rápida e informal, mas com essas palavras e diálogos que não se encaixam.

O final até me deixou um pouco contente, mas não chegou a me conquistar.

Definitivamente, não vou voltar a ler. Mas ?O Alienista?, obra de Assis, essa sim me interessou.

maria.cici 23/05/2022

gostei
"O Mistério da Casa Verde" foi outro livro que eu li para a escola, mas esse me chamou bastante atenção, por conta da capa, então acabei lendo esse antes...
Temos 4 personagens principais, sendo eles todos garotos, e tem uma pegada bem legal de adolescentes que desvendam mistérios...
Resumindo um pouco da história, esses 4 jovens resolveram ir atrás da verdade sobre a casa verde; só que a casa não tinha porta, não tinha como entrar, então eles acham uma solução e a partir daí muita coisa acontece ..

Luísa 21/05/2022

O mistério da Casa Verde
Li esse livro pra escola, mas achei a história até que interessante, porém o que dificulta a leitura é o vocabulário usado, pois é uma escrita antiga e por isso certas palavras não são utilizadas atualmente, o que torna difícil de entender. Gostei das referências do livro O alienista de Machado de Assis. Pelo livro ser pequeno não podemos conhecer os personagens direito e nem ver o desenvolvimento de cada um.