Tubarão

Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Raquel Rodrigues 21/04/2024

A ideia de ter um tubarão como protagonista em um livro foi genial e me deixou super curiosa! A escrita é muito fluida e a história se desenvolve de maneira frenética. A parte em que entramos na mente do tubarão é meio perturbadora, mas dá uma perspectiva interessante sobre esses predadores. Houveram algumas falas problemáticas e cenas que poderiam ter sido cortadas, mas é importante levar em consideração o contexto da época em que o livro foi escrito.

Confesso que esperava mais do final, mas no geral foi uma leitura muito boa. Deu para entender por que se tornou um grande clássico.
(agora estou em busca do filme)

Beto Bavutti 10/01/2019

Melhor que o filme
Passeando no centro de Londrina na última segunda-feira entrei num sebo e encontrei esse livro. Eu já o tinha lido há mais de 30 anos atrás e resolvi que era hora de revisitá-lo.
Foi muito legal rever a história toda, bem mais completa que o filme, com várias subtramas que eu já não me lembrava mais. É um ótimo passatempo, leitura fácil e rápida, pra quem está retomando a leitura como eu.

graybaird 31/05/2024

A premissa do livro é diferente e muito corajosa, podendo ler essa história consigo entender o porquê da obra ter feito tanto sucesso em seu lançamento.

Tubarão já começa muito bem, com uma cena que já nos deixa com coração palpitando e a partir disso consegue conduzir a narrativa de maneira muito interessante e aflitiva, dando abertura para que o mistério envolto na trama possa transcorrer ao longo de toda a história.

o livro é sobre o tubarão e o efeito que ele causou na vida das pessoas da cidade de amity island, porém me pareceu que em alguns momentos o tubarão era apenas um coadjuvante. algumas subtramas apesar de boas acabaram tirando um pouco o foco do fator principal e no final ainda foram mal resolvidas ou deixadas em aberto, isso provavelmente foi o ponto negativo que mais me incomodou.
tem uma cena também que é absurdamente problemática, fiquei puto lendo aquilo? a gente tenta justificar por ter sido um livro escrito há mais de 50 anos, mas não dá pra engolir como qualquer coisa, e pior que era assim que os homens imaginavam as mulheres (alguns ainda pensam assim kk), imagino que uma mulher jamais escreveria uma personagem feminina desse tipo
(a propósito essa esposa do brody é uma grande de uma cachorra, e o brody um otário 🤬 #$%!& manso!!)

é isso, o livro apesar de alguns problemas não deixa de ser muito bom, enredo bom, personagens instigantes e narrativa fluida. as ultimas páginas me deixaram em completa aflição e revoltado por ter acabado ali daquela maneira.

Gabriel 29/11/2019

Fastastico
Um dos melhores livros que já li em minha vida . Emoção até o final

Fran 27/02/2020

Resenha de "Tubarão"
Olá, pessoal! A resenha de hoje é sobre o livro "Tubarão" de Peter Benchley, obra original de 1974, foi publicada, pela primeira vez, no Brasil, pela @darksidebooks, em 2015. Considerada best-seller internacional, foi adaptada para o cinema, por Steven Spielberg, no mesmo ano. Contém 280 páginas.
Trata-se da história de quando um corpo de uma turista com mordidas de um tubarão-branco aparece na praia e o chefe de polícia Martin Brody toma a infeliz decisão de esconder o ocorrido devido a pressão e preocupação do prefeito Larry Vaughan, com o prejuízo financeiro que esse acidente causaria na cidade praiana. Logo, novos acidentes ocorrem e, com a repercussão, o biólogo marinho Matt Hooper aparece, intervindo nas investigações, para, junto com o policial, tentar descobrir como solucionar esse conflito.
Sobre o que eu achei: essa história me surpreendeu. Saber da presença do tubarão, sem ninguém conseguir vê-lo, causa pavor tanto nos personagens do livro quanto no leitor. O risco de morte eminente, descrito a todo instante, provoca uma reação em quem lê, e não tem como não tomar partido em defesa das vítimas. O autor foi o precursor ao contar a história de um tubarão como máquina assassina mas seu ineditismo provêem devido a preocupação de elaborar a reação que uma comunidade praiana teria ao ter notícia desse tubarão: se autoridades e turistas se preveniriam ou acobertariam, até promoveriam, a situação de risco como monetização, essa é a discussão do texto. Sobre o personagem principal, Brody, ele está longe de ser herói ou mocinho, na verdade, as vezes, é detestável e polêmico, mas é um ser atingível, e entendemos sua motivação, o ódio pelo animal, e a desconfiança sobre tudo e todos que o cercam. Já sobre Hooper, a princípio, parece ser um personagem benevolente, sedutor, com boas intenções, mas logo descobrimos que suas atitudes são egoístas e prejudicam mais do que ajudam na busca pelo tubarão.
Recomendo este livro para quem se interessar em conhecer a literatura que foi pioneira em retratar suspense, com animais, aquáticos, e que inspirou, não só o primeiro blockbuster de Spielberg, mas uma série de filmes baseado nesse estilo.

littleedolla 06/03/2020

Um Pouco Decepcionante.
Tinha uma idéia melhor do livro antes de lê-lo. Fiquei meio decepcionada com a leitura e o rumo da história. Poderia ter sido bem melhor e bem mais aproveitado o "tubarão" opinião minha.
Aquela novelinha me irritou também,achei desnecessário aquele drama pessoal do casal "problemas no casamento" acho que focou muito nisso e fora que me senti em um pedaço do livro dentro de um outro livro só que "erótico".
Achei desnecessário apenas.
Mas,apesar disso tudo, é um livro razoável e gostei do final.
Só não foi o que eu esperava.

Paullinha 14/07/2020

Tubarão
Eu sou mega fã desses filmes de tubarão, esse aqui para mim é um clássico dos cinemas, então eu gostei bastante desse livro, recomendo com certeza.
Le Storrer 03/07/2021minha estante
Também amo esses filmes de tubarão e estou muito encantada com o livro!

Eduar 17/07/2020

O livro é o filme são quase que obras distintas. Tendo em comum os personagem e o tubarão. As histórias porém totalmente diferentes. Mas os dois são excelentes. Os finais tem, ambos, seus valores. O do filme, da aquela sensação de ponto final. O do livro, deixa um gosto de revanche muito bom.

Karinny 30/11/2020

Achei um livro tosco, cheio de diálogos bobos e subtramas que não evoluem durante a narrativa, servindo apenas para preencher algumas páginas. Tenho muita dificuldade em abandonar livros, mesmo quando os acho ruins, e esse foi o único motivo para eu ter conseguido concluir a leitura.

Carla 24/06/2021

Um clássico.
Um clássico bem gostoso de ler com o qual podemos fazer uma boa comparação com a realidade atual.

Me prendeu bastante, tanto quanto o filme.

juuh.carol.3 05/02/2022

Em uma cidade pequena de Nova York, o chefe da polícia, Brody, recebe um chamado sobre uma moça desaparecida e os policiais acabam por encontrá-la, ou melhor, os pedaços que sobraram dela, próximo à praia. Tudo indicava que fosse um ataque de tubarão e Brody exigiu do Prefeito o fechamento das praias, porém ele negou, ordenando que não informasse a mídia para não causar pânico e lembrando que seus contatos com os mais poderosos da cidade eram o suficiente para tirar seu cargo de chefe da polícia.
O motivo era que por ser uma cidade pequena, sua economia dependia diretamente do turismo do verão, ou seja, de turistas que alugassem casas de veraneio para desfrutar a praia e consumir na cidade. Assim, podiam passar bem o restante do ano.Porém, o pânico de um tubarão a solta (ainda mais por ser um TUBARÃO BRANCO) afastaria os turistas e o sustento da cidade.
Então, optaram por esconder o caso. Quando o tubarão ataca de novo, não há nenhuma forma de abafar, é terrível, chocante e inesquecível!! O chefe da polícia decide, então, por caçá-lo, levando um oceanógrafo e um pescador experiente. Além disso, há partes que contam sobre Brody, sua mulher e o jovem e bonito oceanógrafo, como uma história secundária nos momentos em que o tubarão fica sem aparecer. Mas, não é cansativo nem incoveniente, o livro todo prendeu minha atenção, principalmente as cenas de ataque do tubarão, minuciosamente detalhadas, ensanguentadas e apavorantes (principalmente quando uma das vítimas é uma criança).
FINAL COM SPOILER:
A esposa traiu ele com o oceanógrafo e deu pra ele loucamente kkkkk
Porém, o tubarão acaba comendo ele no final e o pescador também morre! Brody sobrevive.

site: https://www.instagram.com/p/BjSLrCsBWNs/

Rafa 16/04/2022

Em águas mais profundas
O livro "Tubarão" conta a história de um chefe de polícia da cidade de Amity nos EUA que tem de enfrentar a presença e ameaça de um tubarão gigantesco e assassino nas praias da cidade. O livro foi adaptado para o cinema em 1975, tornando-se o primeiro grande clássico de Steven Spielberg.

Eu amo o filme "Tubarão", não é à toa que tenho tatuado na perna a partitura minimalista da trilha do filme (o clássico "tam dam, tam dam"). O que eu gosto no filme é justamente a simplicidade do roteiro e todo o foco no suspense do aparecimento e enfrentamento do animal, com algumas críticas ao comportamento dos políticos alienados. Mas o livro conta um pouco mais do que isso, dando mais personalidade e profundidade aos personagens, alguns dos quais muito pouco comparecem ao filme.

Não se trata apenas do tubarão, mas também do porquê as praias continuaram abertas depois dos primeiros ataques, o que leva o prefeito e os conselheiros a agirem assim - uma questão econômica, mas também de esquemas irregulares. Além da trama pessoal do protagonista, o chefe Brody, que vê sua vida pessoal perturbada não só pelo grande peixe, mas também por um estudioso de ictiolologia que chega à cidade para colaborar na busca e entendimento do animal.

Pensando assim, o livro traz mais corpo a história que o filme levou ao mundo e inclui algumas diferenças nos eventos. A trama nos prende da mesma maneira que no filme e nos envolve nesses pequenos eventos do quotidiano de Amity.

Apenas alguns trechos ou passagens, parecem ser meramente ilustrativos e ficaram soltos na história, mas sem grandes perturbações.

Muitas coisas mudaram ao longo da história e foram descobertas pela ciência, inúmeras descobertas zoológicas, oceanográficas e ecológicas que vão contrariar o que é expresso no livro. Mas o próprio autor, Peter Benchley, menciona esses fatores em sua introdução e conta como aprendeu muito à respeito de tubarões depois do lançamento do livro e do filme e como é, desde os anos 90, um árduo defensor destes animais. Vale muito a leitura.

lelelirio 09/05/2022

O marasmo quase me matou
Leitura cansativa e enfadonha. Passei o livro todo esperando algo acontecer para tornar a história mais interessante. Nada aconteceu.