Outra volta do parafuso

Outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - Outra Volta do Parafuso

chorumela 14/09/2022

lady barb
pequeno conto, foi diminuindo sua grandeza ao passar dos capítulos. mas o que se pode fazer? essa gente é mesmo desse tamanho ("dê-lhes grandeza e um pouco de coragem"!). Um paralelo com gatsby é natural e aqui ninguem está numa brisa a beira-mar. A inteligência grita, todos os personagens querem algo, a escrita de henry é afiada mas o tema nobreza vs. burguesia nao é exatamente raro. Comprei-o pelo segundo título, mas lady barb vale a leitura pela análise do "ingles" e do "estadunidense", matéria importante e interessante.

a outra volta do parafuso
em pouca modéstia, henry avisa pela voz de seus personagens que sabe contar uma historia e que esta é a pior historia de fantasmas conhecida. não é bem assim, mas a decepção so vem no ultimo parágrafo. Mas como solucionar uma tensão de maneria satisfatória? pra outras perguntas, henry dá respostas. abre pelo menos umas 3 possibilidades de explicações para os mistérios da narrativa e com isso deixa o leitor em sua mao. resolve os problemas quando quer, ou ainda, agrava-os, complica-os. A propria mocinha tem suas teorias, torcemos para que esteja certa. desvela as informações de maneira progressiva e extremamente difícil, as vezes abindo até subproblemas, tira sua respiração e tudo o que queremos é completar o quebra-cabeça (ou fofoca, contada sempre pela sra. grose). os microcapítulos tambem ajudam. tem claro em sua mente a estética ideal, tal qual hitchcock.

Talvez necessita uma segunda leitura para refazer todos os passos, agora que ja sabemos todo o mistério para ver melhor quem eram cada um dos personagens, o que eles sabem, mas não entregam. Muito da obra está no tom das palavras, atraves do uso da letra italica. Não é o romance de desenvolvimento psicologico que eu venho buscando mas essa combinação de técnica + sucessão de acontecimentos. Não suporto terror mas algo que os ajudaria seria aprender com henry que estimular a afeiçao às "presas" é fundamental para "torcer" no duelo, o cinema as colocam apenas como carne avulsa a ser atingida pelo ser maligno.

E assim os dias seguem: algo acontece, a protagonista tenta desenrolar com a colega (por que ela aceita tudo?) e mais algumas páginas de descobertas. Mas como disse, tudo avacalha no final. Talvez o importante seja a viagem e nao o destino rs

Diego.Rates 10/11/2021

Um terror clássico
Apesar de conter alguns temas um pouco ultrapassados, a história de Henry James entrega momentos assustadores, que me provocaram diversos arrepios. A quantidade diminuta de personagens conta como ponto a favor da obra, assim como o cenário e a construção narrativa, onde o autor se mostrou experimental ao iniciar o livro do ponto de vista de personagens ao redor de uma fogueira.

Pelas inovações que o livro trouxe para a literatura, pode ser considerado uma leitura obrigatória, apesar que eu deva confessar que fiquei um pouco estacado em algumas partes e que não gostei tanto assim do livro. Mas pelo que pesquisei, é comum não gostarmos na primeira leitura, portanto esse será um dos livros que irei reler

Gi Gutierrez 22/03/2022

A outra volta do parafuso
Diferente da série, "A maldição da Mansão Bly", baseada no livro Henry James, "A outra volta do parafuso" traz uma história bem mais dúbia. Sem grandes sustos, ao final ficou a grande dúvida: eram fantasmas ou apenas as alucinações de uma jovem facilmente sugestionável que acometeram a Mansão Bly? Nunca saberemos...

Bruna Laura 28/04/2024

Uma história bem simples.
A ambientação da história é muito boa, mas parece que tudo fica subentendido, a única certeza que eu tive é que a governanta é maluca kk

Peter.Molina 13/01/2023

Perturbador
Esse livro me impressionou em 2 aspectos. O primeiro relativo à atmosfera sombria, que não chega a meter medo mas torna a leitura muito instigante. O segundo foi em relação ao final, cuja interpretação fica a cargo de cada um e no meu caso foi muito traumática. Nessa edição da Penguin tem um texto ao final muito esclarecedor que corroborou a minha ideia sobre possíveis abusos. Merece a leitura por ser um clássico e porque fica na nossa mente martelando.

Cripta Da Leitura 23/05/2013

A partir de agora eu só leio livros que foram escritos do século 19 pra trás quando forem indicados por alguém realmente de confiança. Pois vira e mexe a gente encontra por aí esse povo que quer ser culto e que ficam nos indicando livros e filmes só pelo fato de serem considerados “clássicos” e eu já estou cansada disso. Quando eu comecei a ler “A Outra Volta do Parafuso” eu estava com ótimas expectativas, pois eu já tinha ouvido falar muito bem dele em blogs de leitura quando eu procurava por bons livros de terror para ler. E o começo do livro realmente nos faz pensar que vai ser bem empolgante e assustador. Mas aí quando se inicia a narração feita pela personagem principal... Você percebe que a empolgação só ficou no começo, e os sustos mesmo, em lugar nenhum! O livro tinha de tudo para ser bom, mas em minha opinião tem muita enrolação para pouca ação. Não é querendo criticar a obra, nem o autor, nem nada, pois a maioria dos livros escritos nessa época são assim mesmo. Mas aí que tá, talvez se este livro fosse escrito hoje em dia, e o autor tivesse deixado um pouco a “bela” linguagem de lado e se preocupado mais em colocar ação, sustos e surpresas ao decorrer do livro, teria sido bem melhor, mas enfim, não foi o que aconteceu...

Luana Lavareda 03/07/2020

Louquinho
É assim que eu defino esse livro kkkk Não me prendeu como eu imaginei antes da leitura, mas confesso que fiquei instigada o bastante pra depois ler explicações... e li teorias que eu nem imaginei
Luana Lavareda 06/11/2020minha estante
Quem puder assista A Maldição da Mansão Bly na Netflix!!! É uma série apenas inspirada nesse livro, portanto não é o mesmo enredo, mas INCRÍVEL

Léa Diógenes 24/07/2020

A outra volta do parafuso, começa com um grupo contando histórias de assombrações na véspera do Natal. Douglas ao perceber que as histórias não eram tão assustadoras assim, resolveu contar uma história que realmente aconteceu, após o clima de suspense preencher o ambiente, rapidamente a história muda de narrador, agora que conta o assombro episódio de duas crianças e dois fantasmas é uma jovem governanta de 20 anos, que enfrenta seu primeiro trabalho. A jovem que não menciona o seu nome, estava em busca de emprego, quando ver um anúncio em um jornal, um homem milionário sem nenhum paciência para crianças procurava alguém para cuidar dos seus sobrinhos órfãos. A governanta aceita o trabalho, sabendo que após chegar em Bly a residência onde morava os pequenos, ela não poderia mais incomodar o tio, ele não queria saber nada do que acontecia, e todas as decisões cabiam a ela.
Assim que a governanta chegou se encontrou com Bly a casa era linda assim como os jardim, porém tudo mudou quando ela viu um fantasma, porém como ela tinha se apegado às crianças a governanta começa a investigar o motivo dos fantasmas estarem assombrando a casa.
Minha opinião 👻👻👻
Essa é a segunda vez que leio esse livro, e assim como na primeira vez terminei rapidamente, apesar de ser uma história muito interessante, o autor deixa algumas questões em aberto. Tipo: eu senti que o autor começou interessado e depois se desanimou com o enredo e quis finalizar logo e com a ansiedade em terminar deixou vários pontos soltos, questões sem respostas como:
✓ Que fixação(objetivo) era essa que os espíritos tinham com os garotos?
✓ Que relação os fantasmas tinham quando estavam vivos? Eram namorados?
✓ Qual era o plano dos fantasmas?
A história brinca com o leitor, ela brincou comigo, em alguns momentos pensei que o relacionamento da governanta com o garotinho não era saudável, enfim, existe no livro muitas situações deliberadamente ambíguas e complexas, sinto que cada leitor terá uma experiência diferente.

site: https://www.instagram.com/p/B_fXvHDD9zB/

LaAs183 23/10/2021

Não me senti envolvida na história em momento nenhum. Faltou profundidade, além de não não trazer uma atmosfera assustadora, que penso eu, era a intenção. O ponto positivo fica para a forma de escrita do autor.
"Só podia prosseguir encarando as coisas com naturalidade, considerando a minha provação como um empurrão numa direção incomum e, certamente, desagradável, mas que exigia apenas, afinal de contas, para que eu vencesse numa luta leal, uma outra volta do parafuso da virtude humana."

Pedro Nunes 06/08/2010

Precursor de Stephen King
A Outra Volta do Parafuso é um livro curioso, composto por alguns elementos narrativos que não se explicam, deixando o leitor, ao fim, com a obrigação de determinar, por conta e risco, o que ocorreu na história que ele acabou de ler. Desde questões maiores - a preceptora enlouqueceu ou as visões eram reais, se é que "real" tem algum significado numa história dessa natureza? - até dúvidas menores, que podem ser facilmente ignoradas - quem eram aquelas pessoas na reunião no começo do livro, e têm realmente peso e relevância a ponto de ocuparem o momento inicial da história?

Infelizmente não tive ainda contato com outras obras de Henry James, de modo a identificar se essa maneira sutil de conduzir e encerrar uma história - deixando ao leitor parte da responsabilidade em classificar os fatos narrados como reais ou imaginários, em determinar, por conta própria, se as impressões do narrador eram confiáveis ou equivocadas - faz parte de seu estilo ou se foi um feito particular a este livro.

Devido a essa natureza, o livro pode - aos olhos de algumas pessoas - perder boa parte de seu encanto. Existem leitores que não querem caminhar, discutir e repensar a narrativa: querem apenas que alguém os pegue pela mão e, de forma didática e determinista, aponte cada ranhura da história, cada detalhe, cada pormenor, dizendo o que é e onde se encaixa, deixando muito pouco para a imaginação. Esses certamente vão torcer o nariz para A Outra Volta do Parafuso.

Quem, entretanto, não se incomodar em, ao fim da história, se ver obrigado a definir, por conta própria, o que aconteceu no livro que acaba de ler, certamente aproveitará a história e considerará esse estilo subjetivo bastante divertido e desafiador.

Pandora 19/09/2014

Fazia muito tempo que eu não lia um livro numa noite só. AMO ler, mas trabalho o dia todo e a minha leitura noturna não costuma durar muito tempo porque o sono me vence. Mas além da história ser curta, conseguiu me prender de tal forma que eu quase comia as páginas na avidez de saber o que iria acontecer a seguir. Henry James nos presenteia com uma brilhante narrativa! Ele tem o poder de manter um clima de mistério o tempo todo! Pode parecer clichê dizer que o livro não é para todos, mas que livro o é? Existe uma química entre uma história e um leitor que nunca é a mesma, porque nenhuma pessoa é igual a outra e nenhuma história terá o mesmo significado para um que tem para outro. Mas este livro, particularmente, já decepciona aqueles que querem um final redondo, perfeito, fechado e racional. Aliás, se você partir da premissa de que existem fantasmas neste livro, isto já não é lá muito racional, é? Eu confesso que estava num afã tão louco, que quando cheguei ao fim me perguntei: "Hã?". Voltei o capítulo e o reli, me perguntando: "Será que perdi alguma coisa?" Foi confuso, confesso, e até mesmo um bocado decepcionante... mas no dia seguinte, ao refletir sobre a leitura, concluí que o que mais me atrai nos livros é que eles me façam pensar e este me fez! E mais não tenho a acrescentar ao que já postou Ana Luisa em 22/03/14. Concordo plenamente.

Anderson 08/03/2013

Os Outros
Quem já assistiu ao filme Os Outros, com Nicole Kidman no papel principal, poderá, inevitavelmente, estabelecer uma conexão com esta novela de Henry James.
Em ambos os casos, a atmosfera sombria e as coisas inexplicáveis e não ditas nos causam uma sufocante sensação de curiosidade pela revelação final.
O terror psicológico das duas obras remetem ainda ao conto Os Salgueiros, de Algernon Blackwood. Embora este seja menos sobrenatural.
Recomendo todos. Não são para filosofar, mas para sentir (medo, angústia, ânsia) e "divertir-se", num sentido um pouco mórbido do termo, talvez.

Anselmo 19/04/2013

Um livro interessante, mas não espere muito.
Confesso que me decepcionei um pouco o "Outra Volta do Parafuso".
Antes de começar a minha leitura procurei uma série de resenhas e em quase todas vi comentários do tipo "A linguagem do livro agrada até hoje" e similares. Porém, o grande problema do livro é que o tempo passou e a estética da época em que ele foi escrito soa muito estranha em livro de horror.

Não estou dizendo que o livro seja ruim, longe disso, porém o leitor deve estar ciente que trata-se de uma obra muito importante para a evolução do gênero, mas que hoje já não causa mais medo e chega ao ponto de ser enfadonha.

O autor usa uma linguagem extremamente estética e hiperbólica, onde pequenos acontecimentos tomam proporções gigantescas.

O mistério da trama é interessante e te prende até o final, porém a conclusão é muito precipitada, sendo tudo elucidado de forma atropelada nas ultimas 10 páginas.

Acho que, sem dúvida, vale a leitura. Desde que o leitor consiga situar o livro em sua época.
Cripta Da Leitura 23/05/2013minha estante
Bom, na minha opinião a leitura só vale se você não tiver nada melhor para ler. Mas fora isso eu concordo com a sua resenha.