Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

chris 13/06/2012

perdição por amoor
o livro amor de perdição é um romance impossivel Simão Botelho e Teresa de Albuquerque pertecem a família que vivem em conflitos Conta a história de dois jovens apaixonados, que seus pais não aceitavam o namoro. Os dois mantiveram o romance, até os pais de Tereza desconfiar. Os pais de Tereza colocaram ela para um convento. Simão foi morar na casa de um ferreiro devedor de serviço do seu pai. Lá ele conhece Mariana, ela se apaixona por ele. Simão e Tereza mantém o romance por cartas, tentando reatar o relacionamento. Na tentativa de resgatar sua amada, ele acaba matando o primo de Tereza, o Baltazar. Após alguns dias Tereza morre de tuberculose, e Simão depois de nove dias morre também. Quando Simão é jogado no mar, Mariana se joga também.Eu achei o livro interessante porque conta a história de um triangulo amoroso, e que o final da história não é felizias distintas, que se odeiam e todo mundo acaba morrendo de amor

Amanda 16/06/2012

'' Amor de perdição ''
O livro é um exemplo de uma contradição romanista e romântica. O livro amor de perdição me lembra do Romance de Romeu & Julieta, em todo o drama vivido pelos personagens , no livro mostra um pouco de sofrimento em amores proibidos, mais com toda a fealdade e amor que um grande sentimento possui.
O amor pela primeira vista entre Teresa Albuquerque Simão Botelho, seus familiares se odiavam e não queriam ver eles vivendo este amor intenso. Por esse motivo fazem de tudo para separa-los em compensação há Mariana, filha de um ferreiro que um dia se torna grande amigo de Simão, e que o ama incondicionalmente, mais é apenas um amor platônico.
Este livro é muito emocionante, vale a pena ler. Duas palavras a se resumirem o livro para mim seria Amor e Lealdade, Leia o livro entenda o motivo.

Thalita 02/06/2012

Simão e Teresa
A vida amorosa de Camilo Castelo Branco foi um tanto conturbada, se apaixonou por uma mulher casada (Ana Plácido) e sofreu por ser um amor proibido. Em cima de seu drama escreveu “Amor de Perdição” um livro que representa perfeitamente a literatura romântica.

Simão e Teresa viviam uma paixão proibida pela familia de ambos (que tem uma certa inimizade). Após ínumeras tentativas de Tadeu de Albuquerque (pai de Teresa), fazê-la cazar-se com Baltasar Coutinho (primo da mesma) sem sucesso ele a manda para um convento.
Expulso de casa Simão foi morar com o ferrador João da Cruz que tinha uma eterna divida de gratidão com Domingos Botelho (pai de Simão). João tinha uma filha chamada Mariana a qual admirava e gostava muito de Simão.
Teresa e Simão davam sempre um jeito de trocar cartas, dizendo-lhes o quanto eles estavam sofrendo por estar longe um do outro, até que certa vez Simão, sabendo que a amada seria transferida para outro convento escrevera que pretendia fugir com Teresa, e já tinha até um plano para isso. Tadeu e Baltasar foram acompanhar Teresa em sua tranferência, Simão aparece discute com eles e dispara um tiro em Baltasar Coutinho, matando-o imediatamente. Surpreendentemente Simão não foge e se entrega a polícia. Enquanto esteve preso Mariana cuidava de Simão, ajudando-o em tudo em que fosse necessário, estando sempre ao seu lado. Com ajuda de terceiros Teresa e Simão continuavam a trocar cartas, eram bem melancólicos e tristes falavam em morte, se não houvesse solução para eles ficarem juntos. Com isso Teresa adoeceu. João da Cruz morre sem mais nem menos. Simão foi mandado para a India, em uma cidade onde se viviam em condições precárias, Mariana o acompanhou. Durante a viajem de barco Teresa consegue ver Simão do convento e se desespera ao saber que eles não teram mais oportunidade de ser ver, ela morre. Um dia depois de sua morte, Simão é avizado do acontecido, sofre muito, desencadeia uma terrivel febre e também morre. E pra terminar Mariana se suicida no mar por ter perdido seu grande amor Simão Botelho.
Creio que por se tratar de uma literatura romântica de Portugal do século XIX, a linguagem em que o texto foi transmitido foi de dificil compreensão, pelo menos pra mim. Também não entendi o porque da morte de João da Cruz sem mais nem menos. Mas enfim , gostei muito do livro, achei bem interessante em vários pontos : o amor incondicional de Simão e Teresa, o amor de Mariana por Simão mesmo amando-o , a atitude respeitosa em relação ao amor dos protagonistas, a critíca que Camilo faz a burguesia, a sociedade, a religião…
Pra mim “Amor de Perdição” é a maior prova de que para ser um incrível livro não precisa de finais felizes, totalmente recomendado.

Aninha 14/06/2012

O Amor Proibido na Perdição
Amor de Perdição do autor Camilo Castelo Branco, um importante escritor português da época da escola literária do Romantismo em Portugal, que teve uma vida marcada de acontecimentos tão dramáticos quanto os narrados em suas obras, entre elas umas das mais importantes, a novela pastoril Amor de Perdição, escrita em 15 dias quando o autor estava na prisão.
A história relata é sobre um romance conturbado, que envolve o amor proibido entre Simão Antônio Botelho, um jovem estudante de Coimbra, mas que antes de ir estudar, morava com a família em Viseu, onde se apaixonou pela vizinha Teresa Albuquerque, que observa pela janela, sendo a jovem menina de uma família rival, onde Simão é filho de D. Rita Preciosa e do corregedor Domingos Botelho, que após um ato judiciário contrário a família Albuquerque se tornaram famílias inimigas.
A história acontece em Portugal no século XIX, precisamente nas cidades de Viseu, Coimbra e Porto, onde em Viseu vivia a família Botelho e a família Albuquerque de Teresa, mas Simão se encontra em Coimbra, mas por estarem apaixonados e longe um do outro, se comunicam através de cartas, até que pai de Teresa descobre e pretende casa-la com o seu primo Baltasar Coutinho, mas ela não quer, pois não o ama, sendo uma época de casamentos por encomenda e não pela felicidade e se não casar, vai ser mandada para um convento, onde possa se esquecer desse amor por Simão, o qual volta escondido a Viseu para tentar salvá-la e se esconde na casa do ferreiro João da Cruz que junto de sua filha Mariana o acolhe, ajudando ele daí em diante. Teresa já tendo sido mandada ao um convento, mas será levada para outro, Simão sabendo vai até lá e em uma discussão com Baltasar acaba o matando, sendo um fato marcante da história, Simão confessando o crime e levado à prisão e Teresa muda para outro convento.
Teresa e Simão passam a viverem em lugares fechados, Simão na prisão da cidade do Porto a e Tereza no Convento de Monchique, tendo assim a falta de liberdade, ele preso e ela por ficar enclausurada no convento. Mas continuam se correspondendo por cartas, na prisão Mariana e João ajudam a Simão, pois sua família o desprezou por conta de seus atos, mentiras e por se querer envolver com família rival. Mariana nesse tempo cuidando de Simão cria um amor por ele, formando assim um triângulo amoroso. João cruz vem a morrer e Mariana fica assim sozinha, o que leva acompanhar Simão, que é condenado ao exílio para Índia e Tereza ficando, se ver na impossibilidade de concretizar seu grande amor, deixa-se morrer, o que leva Simão à morte na viagem, que causa assim que Mariana se suicide junto.
Por tanto, vemos que o Amor de Perdição é uma dramática e trágica história do amor impossível e idealizado, que causa a morte dos assim apaixonados do triângulo amoroso de Simão, Teresa e Mariana, porém nesse caso a morte se mostra libertadora, sendo forma de escapismo, se libertando da realidade pela morte, assim Amou, perdeu-se, e morreu amando.

Luci 14/06/2012

amor de perdição.
Amor de Perdição, uma novela passional de Camilo Castelo Branco romancista português foi um livro de grande prestigio literário, por ser um romance marcado por um amor muito forte, muito sofrimento e acabado em muitas mortes, assim foi comparado com Romeu e Julieta de shakespeare que também teve um fim trágico. Simão um jovem que se metia em muitas confusões, foi preso por um tempo, depois que voltou para sua cidade conheceu Teresa por quem se apaixonou
Porém as famílias de Teresa e Simão são rivais, por isso nunca aceitaram o romance entre ambos, e Teresa logo iria se casar com seu primo Baltsar, mas foi obrigada a ir para um convento muito longe de Simão pois seu pai havia descoberto seu romance com simão.
Nesse período,Simão é mais uma vez Simão foi preso por matar o pretendente a casamento de sua amada a unica forma de Teresa e Simão se comunicarem era por cartas, que Mariana entregava para acada qual.No convento Teresa morre, Simão sabendo de sua morte se mata e Mariana também, é assim o desfecho trágico desse romance.
Um livro de conteúdo muito precioso que nos leva ao passado Português, de um homem que faz de tudo por amor, até se perder nele.

Dayane 10/06/2012

Amor de perdição
O amor perigoso entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque parece não ter limites, nem barreiras de espaço ou de tempo. O livro amor de perdição nos conta a história de dois jovens que, apaixonados, lutam por seu amor impossível.
Aos 18 anos, Simão Botelho, estudava em Coimbra, mas ao saber que sua amada, Teresa de Albuquerque, estava prometida a outro homem, voltou á Viseu, sua cidade natal para resgatá-la. Os dois marcaram um encontro no quintal da casa de Teresa, no dia de seu aniversário, mas tudo deu errado, pois o amor entre os dois jovens era proibido por suas famílias, e Simão foi visto pelo primo de Teresa (Baltasar Coutinho, que era seu prometido). Ao perceber que tinha sido visto, Simão e seus companheiros saíram de pressa da casa de Teresa, sendo perseguidos pelos comparsas de Baltasar a tiros. Duas mortes acontecerem naquela noite e Simão saiu ferido.
Ninguém da cidade, nem mesmo seus pais, sabiam da volta de Simão a Viseu; ele ficava escondido na casa de João da Cruz, um antigo amigo da família, e era auxiliado por sua filha, Mariana.
Simão conversava com Teresa através de cartas, a vontade de se ver aumentava e o amor dos jovens crescia mais a cada dia.
Teresa recusou-se a casar com o primo, preferiu ir para um convento que casar por obrigação, mas isso trouxe várias conseqüências para ela e para Simão: era praticamente impossível os dois se encontrarem e a entrega das cartas ficava cada vez mais difícil.
Com o passar do tempo Teresa teve que se mudar para um convento muito mais rigoroso, e ao saber da notícia, Simão Botelho foi ao seu encontro no dia da mudança, mas não conseguiu ficar escondido quando viu Teresa tão próxima de Baltasar; ele saltou detrás das árvores e os dois começaram a discutir, Baltasar pegou no pescoço de Simão, mas ele foi mais rápido e puxando o gatilho de sua arma acertou em cheio a cabeça de Baltasar que caiu aos pés de Teresa.
Depois da morte de Baltasar, a história de amor fica complicada: se antes o amor dos dois era muito difícil, agora estava impossível. Simão se entregou a polícia e foi preso, o medo de Teresa era que ele fosse condenado á forca, e a notícia rapidamente chegou aos ouvidos do pai de Simão, que, praticamente, renunciou o filho, pois acreditava que ele tinha desonrado a família.
Na cadeia, era Mariana quem ajudava Simão, lhe fazia companhia e muitas vezes levava suas cartas á Teresa; Mariana amava Simão, mas nunca fez nada para atrapalhar seu romance, pelo contrário, ela ajudava o casal e torcia para um final feliz.
Os dois apaixonados estavam presos: Simão na cadeia e Teresa no convento, mas acima de tudo presos um ao outro; o amor dos dois não os permitia viver e era por causa disso que estavam nessa situação.
Meses se passaram e a morte parecia a única solução para ambos os jovens, só ela acabaria com toda a dor e o sofrimento.
Teresa sabia que seu fim estava próximo, a fraqueza tinha lhe consumido a alma, e Simão, pobre Simão, seria exilado em algumas semanas. Mariana havia perdido o pai, que era seu único motivo de permanência em Viseu, e resolveu então, que acompanharia Simão.
No dia da partida de Simão, Teresa pediu ás freiras que a deixassem ver o porto, e de longe, com muita dificuldade, pode ver seu amado pela última vez; logo após caiu morta nos braços de uma freira. Simão e Mariana acompanharam do porto e perceberam que a moça havia falecido, mas já era hora de ir. A bordo do navio enquanto Mariana chorava, Simão estava desesperado: não comia e nem dormia, acabou pegando uma febre muito perigosa, e, entre seus momentos de delírio e lucidez pediu a Mariana, que, quando morresse fosse jogado ao mar com suas cartas; passaram se alguns
dias e a vontade de Simão foi realizada, mas Mariana que havia ficado sozinha no mundo, por amor lançou- se ao mar com o cadáver de Simão.
A trágica história de amor de perdição nos impressiona, decepciona e faz chorar, pois os dois jovens que tinham um amor incondicional um pelo outro não tem o final feliz que torcemos.
O livro apesar de ser triste é muito bonito, ele nos mostra um amor que praticamente não existe atualmente, onde o amado luta fielmente pela amada sem medir esforços; nenhum dos jovens em momento algum pensa em desistir do amor, em parar de lutar, ou em procurar um caminho mais fácil; e é por isso que nós leitores temos tendência a achar que o autor foi egoísta e injusto com o desfecho dos personagens.
Simão e Teresa foram tão bons que para nós eles ficariam juntos na certa; Mariana também é uma personagem importante na história, e que, apesar de amar Simão, em nenhum momento tenta atrapalhar seu romance. Infelizmente nossas expectativas não são alcançadas e os três jovens perdem a vida tentando amar.
A leitura do livro exige muita concentração, pois ele é composto por palavras e expressões antigas (afinal, ele foi escrito há muito tempo), por isso ele com certeza é sempre lido com um dicionário do lado, o que, apesar de ser um pouco cansativo, é bom, pois enriquece nosso vocabulário; ao lermos um livro com uma linguagem antiga é como se nos transportássemos para aquela determinada época, o que sem dúvida, nos faz sentir mais próximos dos personagens.
Camilo Castelo Branco foi um escritor da segunda geração do Romantismo em Portugal, o ultra-romantismo, onde as características Românticas eram extremamente exaltadas. Em “amor de Perdição” o sentimento é colocado acima da vida e da razão. Entre as principais características Românticas presentes no livro podem ser citadas: Idealização da mulher, pois Mariana é vista por Simão como um anjo; Sentimentalismo, que nas cartas trocadas entre o casal é bastante evidente; Egocentrismo, já que Simão e Teresa não escutam conselhos de ninguém, o que importa é a vontade deles; e escapismo, pois o desejo de morte é muito citado nas cartas dos jovens.
Camilo publicou seu livro na mesma época em que foi descoberto seu romance com uma mulher casada, o que nos mostra de onde o autor tirou inspiração; perdeu a visão e suicidou-se em 1890.
“Amor de Perdição”, com certeza imortalizou Camilo Castelo Branco,
(assim como “Romeu e Julieta” imortalizou Shakespeare, ou como “Os sofrimentos do jovem Werther” imortalizou Goethe) e não poderia ser diferente; falar de amor é falar com qualquer pessoa, de qualquer época ou lugar, o amor cativa as pessoas, pois muitas delas passam a vida em busca dele, o amor é um tema muito abordado, mas que, na verdade, quase nada se sobre ele, muitos acreditam que ele é indefinível, inexplicável, incompreensível; e quando alguém resolve falar de um amor raro, puro, verdadeiro, que, está praticamente instinto, é sucesso na certa; o livro virou uma novela e caiu no gosto popular; o livro foi escrito no século XIX e até hoje faz sucesso, pois no fundo todo mundo consegue se identificar, todo mundo tem paixões impossíveis; Amor de perdição é um livro que nos faz sonhar e que nos questiona sobre até onde nos perderíamos para sermos capazes de amar.

Math 16/06/2012

Amor de Perdição
Uma obra do Romantismo português que pela genialidade de seu criador e do momento, nos instiga, envolve e apaixona.
Além de ser um livro que claramente nos mostra uma linda história de amor também é critico as pessoas, a vida de mentiras, regras desonestas que eram impostas e presentes na época. Desde o inicio do livro Camilo Castelo Branco deixa evidente seu ponto de vista da sociedade portuguesa, da religião, da vida boêmia, da vida burguesa. Dizem histórias que Camilo Castelo Branco tinha uma vida amorosa muito agitada e que sempre esteve envolvido em casos amorosos com pessoas casadas da alta sociedade e um desses casos (o mais duradouro) com uma recém-casada chamada Ana Plácido foi a inspiração do autor para a criação dessa grande obra. Não se pode falar das obras camilianas sem antes falar da vida, sem antes envolver o grande autor que foi Camilo Castelo Branco.
“Amor de Perdição” conta a historia de amor de Simão e Teresa, suas famílias se odiavam por rixas pessoais fazendo de tudo para que eles se separassem. O enredo inicial é destinado para a formação da família dos “Botelho” contando a origem do amor de seus representantes (D. Rita e Domingos Botelho, mãe e pai) e com isso já se mostra o “feio” da sociedade pois D. Rita é libertina e todos os homens tem olhos para ela, e ela não se aflige, pelo contrário, até gosta. Domingos Botelho um homem descrito como feio não tem nenhum atrativo a não ser seus estudos, é corregedor formado tem um patrimônio econômico e uma estrutura social boa. Ao longo da história Domingos e D. Rita têm filhos. O que mais se destaca por sua personalidade é Simão, um menino durão e que anda com más companhias que tem como passatempo se meter em confusões, ninguém se atrevia a desafiá-lo pois sabiam que ele sempre andava armado e não tinha boas condições psicológicas quando era contrariado. D. Rita querendo uma moradia melhor convence seu marido a se mudar para Viseu, e é lá onde acontece o grande marco da historia.
Vizinhos da família Botelho temos a família Albuquerque, rival dos Botelho que tinha como a principal figura Teresa, uma menina doce, pura e meiga mas que lutava sempre pelos seus ideais. Simão então comete um crime na trama e vai para Coimbra, lá também não se da bem com os seus “colegas” estudantes e volta à Viseu onde era sua morada. Num belo dia Teresa e Simão se veem pela janela de seus respectivos quartos e se apaixonam como um amor a primeira vista e continuam a se ver nas ruas de Viseu. Com isso Simão agora não é mais o de antes, mudara completamente seu estilo de valentão e brigão, pois agora amava. Como Tadeu de Albuquerque (pai de Tereza) sempre a observava, viu Simão com Teresa e ameaçou sua filha a coloca-la num convento. Simão vai a Coimbra para se esforçar e estudar para oferecer um bom futuro a Tereza e continua a se comunicar com Teresa através de cartas, todos os episódios de seus vidas eles expressam nas cartas.
Teresa é prometida a se casar com seu primo, Baltasar, apaixonada por Simão o nega, despertando a ira de seu pai que odeia a família Botelho. Simão vai a Viseu e fica na casa do ferrador João da Cruz onde se revela um dos personagens mais ilustres e originais desta obra: Mariana, uma menina bonita, simples e jovem que vive com seu pai no campo e que sempre foi apaixonada por Simão, mas sofre calada, ama calada, e respeita os sentimentos do filho do corregedor, e em minha opinião a grande personagem, a melhor se tratando de amor e respeito, um personagem realmente original que não extrapola seus sentimentos pelo respeito, pela originalidade de seu caráter.
Então Teresa e Simão tentam várias vezes se ver, mas tudo em vão, sempre há um empecilho, alguma coisa ou alguém que atrapalhe, destacando Baltasar que em uma dessas perseguições contra Simão para deixar o caminho livre para seu casamento com Teresa, envia dois de seus criados para matar ou raptar Simão, mas são eles quem morrem.
Lembrando que Teresa estava sofrendo no convento onde seu pai a colocara, e por essa passagem pelo convento de Viseu, Tereza acaba percebendo um clima não muito bom entre as freiras daquele convento, e acaba dizendo em várias passagens que dificilmente conseguia realizar orações, de tão horrendo que eram os sentimentos daquelas personalidades. Camilo faz criticas ao clero, ”disfarçando” sempre, pois a sociedade ainda tinha “medo” (mais como respeito) do clero, mas a sociedade não estava submissa a esse absolutismo religioso, e nessas criticas ele toma essa opinião de que a igreja não era totalmente boa e que boa parte desse sentimento bondoso das freiras, de padres era ruim, era pesado e que estava longe de ser o que a humanidade sempre pensou um lugar para buscar a paz interior.
Agora na trama acontece o que para mim foi a transitoriedade da obra, de um caráter mais esperançoso e amoroso, para um caráter de morte, dor e sofrimento: a morte de Baltasar. Tadeu de Albuquerque decide colocar a filha em outro convento, mas não esperava pela figura de Simão, que já sabia de tudo e aparecera diante de todos. Depois de uma longa discussão, Baltasar vai agredir Simão, mas mal sabia que seu rival tinha uma arma, então quando se livrou das mãos de Baltasar, Simão dispara um tiro e mata o prometido de sua amada. O que nos surpreende neste momento, é a atitude de Simão, ele sem nenhum remorso, medo de ser preso, se entrega e assume o que fez, o típico caráter de um herói romântico.
A história depois de tal acontecimento, vira completamente um sentimento de morte. Nas cartas de Teresa e Simão a partir daí, passam a ser tristes, tentando buscar até o último vestígio de esperança.
Simão primeiramente é condenado a forca e em seguida, seu pai consegue a diminuição da pena, o degredo para a Índia. Neste meio tempo Maria fica louca (com a condenação da forca) mas depois volta ao normal quando sabe que sua pena foi mudada. Então, na cadeia do Porto, continua recebendo cartas de sua amada e sofrendo com ela a todo o momento.
No final, Teresa vê seu amado sendo transportado para a Índia e morre de fraqueza pois a esperança rompeu o seu último laço naquele momento. Simão sabendo disso, adoece e morre de uma febre mortal e Mariana cumpriu seu propósito, fez o que Simão pediu, jogando as cartas no mar e agarrada ao cadáver de Simão se lançou ao mar e morreu afogada.
Personagens bem trabalhados, Mariana me parece o personagem mais original, sofre sem nem ter recebido nenhuma esperança, nenhum “Eu te Amo” e ainda assim não atrapalhar, pelo contrário, até ajudar o romance. Camilo nos dá com essa personagem, um exemplo de amor, de pessoa e de atitude, Mariana é a heroína desta obra, sempre a espreita vista como uma pessoa que só atrapalha e que não devia nem existir só tem intenções nobres, simples sem nenhum tipo de egoísmo, este personagem impressiona não só pela beleza descrita, mas sim pela sua personalidade.
A linguagem é difícil, estranhamos um pouco quando o lemos, pois, além de ser escrito em português de Portugal havia ainda vestígios da linguagem da época, não era uma linguagem totalmente voltada para todo o tipo de público, a sociedade vivia uma euforia enorme, anos de libertação, deslocação da literatura, todos liam neste momento, ler não era mais para os cultos e ricos, mas sim para quem quisesse, como uma forma de entretenimento, então ainda estava tendo esse deslocamento de uma linguagem “culta” para uma linguagem mais popular. Existem termos difíceis mas nada que incomode ou deixe de mostrar a essência do romance
Uma sociedade suja e preconceituosa é marcada neste período, além da história a obra nos mostra isso. Casamentos interesseiros, obrigações forçadas por pessoas de sua própria família, o povo vivia sempre com medo dele mesmo, qualquer ato por menor que seja podia deixar sua família “na lama”, por isso as “precauções” tomadas. Mas porque precauções tão tolas? Camilo deixa sua revolta mas bem escondida. Alguns o retratam como autor que dá aí alguns ideais realistas pela sua critica, mas sem dúvidas foi um autor ultrarromântico não só pela sua obra, pelo seu acervo, mas pela sua vida agitada sempre envolvida pelo amor.
Mas sem dúvidas que o tema central do poema é o amor idealizado, um amor puro, verdadeiro e eterno, que consegue ser levado além dos laços da morte. Um sentimento que nos leva a uma paz, a um lugar distinto que ninguém conhece, isso é o amor, sem explicação, sem definição, o amor no seu lado mais íntimo, espiritualizado, isso é a obra “Amor de Perdição” que além de ter um final triste e surpreendente nos mostra tudo o que alguém é capaz a fazer por amor.
Camilo não restringe a obra só ao amor, ele consegue nos envolver em suas criticas e seu enredo empolgante. Ele consegue fazer com que nós vivamos esta obra, o enredo é muito bem encaixado, alternando momentos tristes a momentos alegres em todo o momento. Mortes, confusões, criticas, suspense, amor carnal e espiritual, realmente é surpreendente como Camilo Castelo Branco abrangeu tanto esta obra sendo merecidamente lembrado como queria, como o grande autor que foi.
Este é um clássico da língua portuguesa, mas não é monótono e nos mostra várias atitudes dos seres humanos em sua essência, o feio e o bonito, o amor e o ódio, o interesse e o verdadeiro. O livro tem a força de nos deslocar além das décadas, dos séculos e nos fazer viver toda a história vibrando a cada momento e acontecimento, derrubando o mito de que clássicos são histórias chatas e velhas, muito pelo contrário, pois este romance não se destacou e eternizou ao longo de dois séculos por nada não acha? Retrata muito bem o desenvolvimento da sociedade que temos hoje. Então leia, se divirta e talvez até se emocione com “Amor de Perdição”.

Yussif 17/05/2012

Uma obra que, pela violência emotiva e pela dignidade das paixões retratadas, se coloca no primeiro plano do romance passional.

Yussif 17/05/2012

Simão Botelho e Teresa de Albuquerque pertecem a famílias distintas, que se odeiam. Moradores de casas vizinhas, em Viseu, acabam por se apaixonar e manter um namoro silencioso através das janelas próximas. Ambas as famílias, desconfiadas, fazem de tudo para combater a união amorosa. Tadeu de Albuquerque (o pai de Teresa), após recorrentes tentativas de casar sua filha a um primo acaba por interná-la num convento.

Após luta travada com os criados do primo de Teresa, Simão Botelho permanece na casa de um ferreiro devedor de favores ao seu pai. A filha do ferreiro, Mariana, acaba também por se apaixonar por Simão, constituindo um triângulo amoroso. Teresa e Simão mantêm contato por cartas. Este, numa tentativa de resgatar Teresa do convento, acaba por balear o primo de Teresa, Baltasar, e é condenado à forca. Mais tarde, as influências de seu pai, antigo corregedor, irão mudar a pena para dez anos de degredo na Índia. Ao embarcar, vê Teresa, que morre tuberculosa. Nove dias depois, doente, Simão acaba por morrer também, e no momento em que vão lançar o corpo ao mar, Mariana, filha do ferreiro, lança-se ao mar.

Guih 12/06/2012

Amou, perdeu- se e morreu amando
O livro basicamente se resumi na frase "Amou, perde- se e morreu amando".

O livro é praticamente igual a historia de amor de "Romeu e Julieta (Willian Shakespeare)". Fala do amor proibido de dois jovens que acabam morrendo.
É possível encontrar vários tipos e gêneros neste livro, tem romance, ação, drama etc.
Simão tinha ajuda de João da Cruz e de sua filha Mariana. Simão tem uma paixão gigantesca por Tereza Albuquerque. Mas não podia se casar com ela por uma rixa familiar. Um juiz da família botelha deu uma sentença que causou discórdia entre as família (Albuquerque e Botelha).
No livro conta que Simão mata Baltazar para defender sua honra. Este livro foi uma novela passional da época ultra-romântica em Portugal. É narrado na 3 pessoa.
O final da historia é muito triste. Simão morre, Tereza morre e Mariana também morre.Eu torci muito para que Mariana ficasse com Simão. Mas a única coisa que aconteceu foi a morte dos dois juntos.

karlota 04/06/2012

Morrer por amor
Onde se encontra tal amor que supera até a morte?Que trás a pureza e a superação de todas as dificuldades?
Bem,eis aí a história que apresenta características assim.
Camilo Castelo Branco,fez nessa obra.
Seus personagens,Simão botelho,Teresa Albuquerque e Mariana,vivem num ''Triângulo amoroso''.
A história é meio que uma adaptação de Romeu e Julieta.
As famílias Botelho e Albuquerque se odeiam por um motivo antigo,e esse motivo impede que os jovens,Teresa e Simão,se amem.
Começa na janela o namoro dos jovens,bem,esse namoro que também pode ser denominado de ''paixão jovem'' dura três meses,pois o pai de Simão descobre.
Decorrente disso,o pai de Teresa a coloca em um convento pois ela rejeita se casar com seu primo e diz amar Simão Botelho.
Pra resumir,isso gera tragédias por causa de um amor impossível.
Nesse contexto,entra Mariana.A singela garota que ama Simão sem ser correspondida e ajuda seu amado á qualquer preço.
A história é toda tramada muito bem,não demora para que os acontecimentos se desenrolem.Tudo flui.
É meio que impossível não pegar um grande apreço por Mariana,o personagem do amor ideal.A menina que consola Simão e vive se ele viver,sorri se seu amado sorrir e o ama,mesmo que ele não a corresponda.
Confesso que odiei um pouco Simão Botelho.Mas no final tive pena de seu final no amor.
O clímax do texto se inicia quando ocorre a morte do primo de Teresa,Baltasar.
Daí por diante,o lado de Simão esfacela.E Mariana está perto para ajudá-lo.
É visto no livro também muitas críticas à Sociedade.São infinitas,uma delas é aos conventos.Camilo se refere a eles como um antro de sujeira.
Desamor materno,paterno,ética,virtudes,conceitos,paixão,são itens que Camilo soube muito bem balancear na obra.
Eis que chega-se ao final.
Uma decepção para aqueles leitores assíduos que esperavam algo resultante bom no final.
Não quero estragar leitura nenhuma,mas não é à toa que o livro se chama Amor de Perdição.
Morrer por amor é o tema desse livro,a emoção supera a razão,e o seu fim se dá na morte...
Aproveitem a leitura!
Recomendo!

Renan S. Ramos 02/06/2012

vish... muito bom... cavalos e castelos... um amor visto como loucura, e de fato o sendo talvez...
acho incrível, e realista a transformação... um jovem outrora vulgar e aventureiro, se torna, ainda que nao escreva, poeta...

e casava com Mariana -.- rs.. se João da Cruz, claro, me concedesse a honra...

texto magnificamente trágico...

Carolina 03/06/2012