As Agentes Secretas de Paris

As Agentes Secretas de Paris Pam Jenoff

Resenhas - As agentes secretas de Paris

Ioná 05/12/2021

Mulheres fortes
Curti a leitura desde o comecinho, quando vi que a trama era narrada inteiramente por mulheres.
Os capítulos são narrados de maneira intercalada entre as três protagonistas. Mulheres fortes, com personalidades diferentes, mas igualmente determinadas.
Que grata surpresa esta leitura!!
Recomendo muito.

hugo.resi 19/03/2021

? As Agentes Secretas de Paris ?
Durante algumas semanas desfrutei desse envolvente romance ambientado em uma das épocas mais difusas da história moderna. Embora a temática da Segunda Guerra Mundial seja recorrente em muitas obras, os detalhes realçados por cada autor, que se propõe a abordar o assunto, levam o leitor a uma verdadeira imersão.

Em ?As Agentes Secretas de Paris?, a escritora norte-americana Pam Jenoff entrega ao seu público uma obra tocante e impactante. Com narrativa não-linear, o desenrolar da trama ocorre por dois eixos que seguem em confluência ao desfecho surpreendente; tal recurso confere certa expectativa e mantém o leitor com interesse.

A proposta de Jenoff, em homenagear a ação de corajosas mulheres, evidencia um lado pouco explorado na literatura bélica. Sem dúvidas, a robustez dos detalhes e a pesquisa bem-feita da autora colocam a obra no rol das melhores sobre o assunto.

Em termos de linguagem, o texto do livro está na modalidade padrão: poucos são os jargões de guerra e a extensão dos capítulos não está em demasia. Ao leitor iniciante não haverá qualquer tipo de dificuldade no percurso.

As personagens da trama são, de fato, o carro-chefe da obra. Com acurada construção do perfil, elas se tornam próximas dos leitores com grande facilidade. Os muitos desafios que enfrentam ampliam a reflexão sobre quantas mais, salvadas as proporções, vivenciaram tais questões em seu cotidiano.

Outro aspecto que merece destaque é o enfoque dado ao poder da fotografia e da comunicação sigilosa. Sem dúvidas, dois elementos vigorosos e muito presentes no decurso histórico.

Portanto, aqueles que apreciam uma boa trama de espionagem e gostam de refletir sobre os temas inerentes à guerra certamente encontrarão na obra de Jenoff uma boa companhia.

Resenha: por Hugo Resi.

#Livros #DicaDeLivro #Literatura #Book #Libro #LeiaMais #LerFazBem #Bookstagram #Ler #Resenha #AsAgentesSecretasDeParis #TheLostGirlsofParis #PamJenoff #HarperCollins

Serviço
As Agentes Secretas de Paris (The Lost Girls of Paris)
Pam Jenoff
Ficcão histórica; 384 páginas; 2020.
Harper Collins Brasil.

Vivi 28/03/2021

Um mistério envolvente e uma heroína cativante
Um romance interessante para quem gosta de histórias da segunda guerra. Envolvente devido a um certo mistério e a uma heroína cativante.

Marília 24/06/2020

Que livro é esse?
Muito bom. Conta uma história de superação, honra e coragem.

Sofia 09/01/2022

Nessa ficção histórica emocionante vamos acompanhar a história de 3 mulheres, Eleanor, Grace e Marie, que tem suas vidas entrelaçadas de uma forma única.

Eleanor trabalha em Londres para o exército. Certo dia ela sugere enviar mulheres para a guerra como espiãs no intuito de evitar tantas mortes e capturas. Sua ideia é aceita e então ela começa a comandar e treinar essas mulheres.

Marie é uma dessas recrutas. Nunca imaginou ir pra guerra mas deu tudo de si pra proporcionar uma vida melhor para sua filha Tess.

E Grace é uma mulher que se depara com a vida dessas agentes por um acaso e resolve ir em busca da verdade sobre todas elas.

Esse livro é uma ficção histórica de tirar o fôlego! Como foi emocionante e intrigante acompanhar a vida dessas mulheres. Foi uma experiência incrível finalmente ver um lado feminino da guerra, de mulheres que foram a campo e lutaram até o final pelo fim e pela sua sobrevivência. Mas que infelizmente nunca foram reconhecidas e na verdade foram esquecidas mesmo quando deram sua vida pelo seu país.

Murilo Xavier 07/07/2020

"As Três Mosqueteiras" em uma reviravolta sufocante.
Se você aprecia uma leitura com um pé na realidade, e outro em mistérios e desconfianças, esse é um livro que vai gostar de ter na estante.

Esta obra carrega um misto de injustiças, eventos obscuros de um período bem conhecido na comunidade, além de um toque sincero no que diz respeito à forma como a imagem feminina é vista nos anos 40/50.

É um livro de leitura prazerosa que oscila entre tempos e personagens, trazendo pouco a pouco peças de um quebra-cabeça sufocante, além de um misto sentimental até mesmo nos piores momentos. Excelente obra da autora.

Nayara Sevciuc 24/07/2020

Eu simplesmente adoro livros que tem um contexto de guerra.
Gostei muito de conhecer nossas protagonistas, mas confesso que queria saber mais sobre as atividades de Marie, achei que tivemos poucas cenas dela.
Sobre a traição, eu imagina que poderia ser tal pessoa, mas não achei o motivo muito convincente.
Vale a leitura.

Amani.Cruz 29/07/2020

Pam Jenoff trás pra nós a importância que a mulher pode exercer na segunda guerra mundial contra os alemães. A autora faz um tremendo resgate histórico, mas nos deixa conscientes de que se trata de uma ficção. É um romance em que a mulher não chega ao fim com seu par romântico e mesmo assim é feliz e realizada.

Raphaelly.Cardoso 14/09/2020

Livro muito bom
No início ele é um pouco cansativo, mas no decorrer da obra ele vai ficando mais interessante, causando muitas vezes aflição sobre as coisas que acontecem com os personagens. Esperava mais do final.

babi__lonia 26/09/2020

As agentes secretas de Paris
Uma história incrível! Achei fantástico como a autora abordou a relevância do papel das mulheres durante a guerra, um tema que deveria aparecer mais nos livros de história.
Esse é aquele tipo de livro que você vai se envolvendo e se apaixonando pela trama, e quando você vê está viciada para saber o que vai acontecer. A escrita é muito fluída, amei a contrução das personagens (a Grace é TUDO).

Márcia 26/09/2020

Ótima leitura.
Obra de ficção baseada em fatos reais, que narra a participação das mulheres na Segunda Guerra.
Verdadeiras heroínas, muitas delas excluídas da história, mas que tiveram um papel importante na vitória dos aliados.

Pati.Bitencourt 29/09/2020

Em 1943 Eleanor Trigg, mulher, polonesa, secretária, conselheira e indigna do cargo que ocupa segundo os homens, reunida na sede da SOE (Executiva de Operações Especiais) apresenta a ideia de treinar e enviar agentes mulheres para ajudar na resistência francesa.

A SOE era uma organização francesa para sabotar e ou destruir tudo que pudesse de alguma forma "ajudar" os alemães. Portanto, esse setor feminino seria responsável pelo envio de mensagens pelo rádio e outras tarefas. Tudo a fim de favorecer a invasão dos Aliados, quando chegasse a hora.

Eleanor Trigg seria responsável por todo essa setor, desde o treinamento das garotas até o envio delas para as missões. Uma dessas mulheres era a corajosa Marie Roux. Ela fora recrutada, treinada e enviada para uma missão, inicialmente de transmissão, em Paris. Porém, logo descobriu que nem todo o treinamento lhe prepararia para o que estava por vir.

Em 1946, um ano após o término da segunda guerra, Grace Healey atrasada pra o trabalho e obrigada a desviar o caminho habitual por conta de um atropelamento, encontra uma mala aparentemente esquecida na estação Grand Central, em Nova York. A mala continha uma única palavra escrita: Trigg. Tomada pela curiosidade, Grace abriu a valise e se deparou com roupas e alguns acessórios cuidadosamente organizados e um envelope cujo conteúdo eram fotos de mulheres. Mulheres que serviram a SOE e que cairiam no esquecimento se Grace não procurasse saber quem eram e o que fizeram para ajudar o seu país.

O livro é dividido em 3 narrações. As narrativas de Grace, acontecem no presente, digo em 1946, e referem-se a sua busca pela história da SOE identidade daquelas mulheres. Já as de Eleanor e Marie acontecem no passado e contam como aconteceram os treinamentos. Eleanor com as angústias de mandar as agentes para campo, talvez sem preparo suficiente e indo diretamente para a morte. Marie indo para a missão e tentando se manter viva para poder voltar para casa.

Adoro o jeito que a Pam Jenoff escreve. Porém, achei que alguns pontos deste livro ficaram em aberto.

Lucas.Santos 10/03/2021

Uma trama muito bem escrita, que nos envolve na história e nos faz mergulhar e sofrer junto com as personagens a cada desenrolar

Thaila 24/03/2021

Um livro que eu não sabia que precisava ler. Amei descobrir mais sobre essas mulheres que deram suas vidas por uma causa tão nobre. E como sempre descobrindo que governos e essas coisas não prestam em época nenhuma. Creio eu que o ser humano nunca vai aprender.