O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

daniela! 08/05/2024

Apanhador no campo de centeio
1: A história eh bem legal, eu achei os ambientes bem interessantes e toda a ambientação de nova york também. 2: O personagem principal eh CHATO PRA KCT, mas algumas partes da história dele são bem legais, mesmo ele sendo um baita babaquinha desnecessário. 3: o plot final foi BEM BOM, eu real não esperava, e inclusive demorei pra entender que aquilo era o plot mesmo por pura lerdeza minha, mas mto mto bom

Rocha110 07/05/2024

Adolescente na década de 40
Não existe nada que resuma ?O Apanhador no Campo de Centeio? mais do que esse título.
Tem momentos que você fica puto com os personagens e outros você pensa meu Deus que fofo, mas no fundo sinto que tudo faz parte da evolução do querido.

Giovana Schettini 07/05/2024

O apanhador no campo de centeio ??
Que bomba!
Tinha tudo pra ser um livro bem legal e, não vou mentir, no início eu tava realmente achando a história interessante. Acontece que com o decorrer do livro, a história foi ficando difícil porque o protagonista é muito descritivo. Tanto que a história inteira se passa em menos de uma semana. Só terminei porque foi uma leitura obrigatória. Fiquei chateada porque poderia ser um livro muito bom (realmente achei que fosse), mas quando cheguei no último capítulo e vi escrito "FIM!", eu quase chorei de emoção por ter finalmente terminado de ler. Provavelmente entrarei em ressaca literário depois disso, mas valeu a experiência ?

Sabis 07/05/2024

O apanhador no campo de centeio
Eu li esse livro pra realizar a olimpiada de leitura, mas eu nn gostei muito, ele so fala ?filha da p###? ?xuxu? e ?diabo?. Tmb achei o cara muito chato. Enfim, nn gostei

Elizabeth 07/05/2024

É bom?
Pra quem está na fase da adolescência, eu li como se o narrador tivesse falando alto o tempo todo. Tudo pra ele é chato e tem muito que aprender. Já passei dessa época.

clara3584 07/05/2024

Decepcionante
Eu realmente adoraria entender porque um adolescente burguês, metido a besta, chato e deprimido seria tão "identificável" para alguns jovens de 16 e até adultos de 30 se duvidar. O protagonista me dá ânsia de tão chato e reclamão que é, até a história tenta ao máximo fazer com que ele realmente seja um coitado bonzinho em algumas cenas - como na cena do roubo da prostituta, nas suas conversas e pensamentos sobre Phoebe sua irmã e na conversa com as freiras - nos fazendo até ter empatia na tentativa de gostar do personagem, mas ele consegue estragar toda essa tentativa de um desenvolvimento bom continuando reclamando de tudo e todos, como se ele fosse um pobre penosso. Sei bem que a história se baseia somente nele, entretanto qual é o sentindo de ter personagens pra equilibrar o livro sendo que ele são o puro estereótipo e rasos? E os personagens nos quais poderiam ser de ótimo uso como: Ackley, Stradlater e Jane gallagher depois de um certo tempo no livro foram praticamente esquecidos. No final é só mais um menino burguês besta, deprimido, chato e metido á adulto reclamando de tudo em Nova York
alyss1233 07/05/2024minha estante
sim mana todo o objetivo do holden reclamar de tudo e todos é o fato de ele ser "rebelde", não entendi o por que de ser decepcionante se ele é literalmente um adolescente agindo como um adolescente normal. vai me dizer que você, sendo adolescente, ama tudo e todos e fica de boa com tudo e nunca sentiu ódio de nada? ou se você já foi adolescente vc só aceitava tudo de boa?

clara3584 07/05/2024minha estante
Admito que tem algumas partes que eu acho ele engraçado e se pá interessante, porém isso acaba com as falas dele de odiar uma pessoa pq não tem uma mala do mesmo material que a dele e sla mais oque. E posso dizer que só chamo de decepcionante porque mesmo que saiba que haja adolescentes assim como ele, tirando do contexto as pessoas reais e só falando do Holden, eu só acho ele um personagem reclamador nato, ele basicamente reclama demais e sabe falar como ninguém que aquilo e aquilo outro o "deprime demais". Á questão não é sobre ele precisar ser um prota pura positividade ou mais tranquilo, mas sim por ele ser muito zangado, zangado com seu chapéu, zangado por conta disso e aquilo outro, somente em minha opinião eu achei chato ficar lendo um cara reclamar tanto assim. Mas admito que pequei em falar que num todo ele é um prota ruim (se é que falei isso), porque relendo eu vejo que a morte do seu irmão afetou bastante ele e acredito que talvez, bem talvez, ele tenha ficado meio ranzinza demais pela morte do Allie

alyss1233 09/05/2024minha estante
sim, realmente foi chato essa parte da mala, vc ta certa nisso. na MINHA interpretaçao a raiva dele nao vinha da questao de a pessoa ter uma mala barata, mas sim de ela nao PODER comprar uma mala melhor, por causa de outros momentos que ele ficou triste por coisas "pequenas", como por exemplo quando ele ia no cemiterio ver o Allie ele ficava com raiva por saber que todas as pessoas poderiam ir pra coisa ou comer em um restaurante e o Allie nao, e quando ele ficou deprimido pensando da loja onde a prostituta comprou seu vestido. como eu disse, eh so minha interpretaçao (dscp pelo "eh", to no pc ai nn sei como coloca acentokkk) mas eu acredito que essa raiva vinha da injustiça e nao das pessoas em si. me desculpa por ter sido tao defensiva na ultima resposta, eu tava meio estressada kkkk, mas vc tem razao, a parte de ele ter odio de TUDO eh meio insuportavel mesmo

alyss1233 09/05/2024minha estante
pra casa*

Kayron.Kaic 05/05/2024

Eu tenho que pegar todo mundo se eles forem cair do penhasco
Eu participei de um clube do livro sobre este livro sem ter terminado a leitura e grande parte dos presentes detestou o protagonista, eu, por outro lado, super me identifiquei.

Eu acho que ele estava super perdido, o que é normal para um adolescente, mas apesar dele ser bem mala em alguns momentos e adorar reclamar de tudo e todos, há nele um coração bom.

Os momentos que ele divide com a irmã mais nova, para mim, são os mais lindos e sublimes. Uma menininha de nove anos com a maturidade que falta nele, aos 16.

Adorei a leitura!!!

Bruninho_ 05/05/2024

Livro que inventou o conceito de adolescente ou de jovem adulto.
É um livro pesado, não tanto pelo conteúdo, mas pela sua levada, é arrastado, o personagem principal é um antipático, mas não tem como não se ver nele, principalmente se você se lembrar de como era quando adolescente e das ideias que você tinha e que hoje parecem tão sem sentido e estúpidas.

O que o livro nos faz pensar é que o mundo do qual se fazia parte antes, a infância, ele deixa de existir e um novo mundo aparece, do nada e você tem que enfrentar ele e vai enfrentar seja da forma correta ou não.

É um livro importantíssimo, mesmo que não muito saboroso de se ler.

b1bis 04/05/2024

MEU DEUS?!
Li o livro por conta da Olimpíada de Literatura que vou participar e de início eu não estava entendendo nada nem o objetivo do livro. Conforme fui lendo, não gostava de algumas coisas mas amava outras (e me identifiquei demais com o Holden!!). Como li tudo em quase um dia (único dia livre que tenho antes da olimpíada), foi bem pesado, mas se você for lendo com calma ele é bem levinho.
Recomendo DEMAIS, principalmente para jovens na adolescência ou perto dessa faixa de idade.
OBS: PHOEBE MARAVILHOSAAAA, OK? LINDA, AMEI, DIVÔNICA, BABILÔNICA, DIVA, BAFONICA, MEDITERRÂNEA!!

Amanda 04/05/2024

É até difícil explicar tudo que eu penso sobre esse livro, mas vamos lá:
Pode ser meio preocupante, mas é incrível como eu me identifiquei com o Holden durante grande parte do livro. Óbvio que tem alguns capítulos que ele é um babaca, mas em minha defesa, sendo uma adolescente, foi inevitável não se identificar com outro adolescente.
Achei perfeito o modo como o autor abordou todas as nuances de uma fase tão conturbada quanto a adolescência. Muita gente invalida de alguma forma tudo que o Holden sente durante o livro por ele ser de uma família rica, mas esquecem que ele continua sendo um adolescente cheio de hormônios que não se encaixa e está descobrindo gradualmente que o mundo não é legal. É incrível como o Holden se irrita com pequenas coisas, mas se sente brilhante com coisas mais simples ainda. Uma das passagens mais bonitas do livro é no final, quando ele se sente radiante vendo a Phoebe brincar.
Para mim, a principal ideia que o livro discute é a crise existencial da adolescência, de quando aquele mundinho da infância se apaga por completo e o que toma conta é a constante sensação de que tem algo errado. Sinto em dizer isso, mas eu e todo adulto já passou por isso.
Mas nem tudo é tão cinza, porque o autor simplesmente faz a Phoebe (irmãzinha do Holden) ser a melhor personagem da obra. Acredito que isso aconteça porque o leitor fica tão absorto naquela crise do Holden que de certa forma a vive junto com ele. No entanto, quando o Holden consegue conversar com a irmã que ele tanto gosta, ela vira uma espécie de luz no fim do túnel tanto pra ele quanto pra nós que estamos lendo.
Poderia ficar horas e horas falando sobre esse livro e em algumas sacadas geniais que o autor fez, mas vou finalizar dizendo que esse é um clássico que eu nunca esperaria ler (e que eu não sabia que precisava ler)?.

"Bom mesmo é o livro que, quando a gente acaba de ler, fica querendo ser um grande amigo do autor"??

Ana Júlia 02/05/2024

"Se alguém apanha alguém que vem pelo campo de centeio"
Li o livro por conta da escola,meu professor de português pediu para que a sala lesse em algumas semanas,então eu li.
Comecei a verdadeiramente me interessar pelo livro depois do capítulo 8/9.
O livro parece que é uma conversa,o tempo todo parece que o protagonista, Holden,está sentado em um bar nós contando sua história. Muita gente não gosta do Holden,porque acham ele dramático, eu pessoalmente acredito que seus traumas não devem ser invalidados por sua classe social. Holden é um menino de classe alta,que estudava em um colégio partícular, ele é uma pessoa boa mas depois da morte do irmão ele começa a perder a fé na humanidade porquê ele começa a ver que até as pessoas que ele gostava tinham feito coisas ruim,isso faz com que ele se decepcione com a humanidade em si.
De certa maneira o livro me lembrou muito "Declínio de um homem" de Osamu Dazai, pois os dois livros contam a história de duas pessoas que não se encaixam na sociedade,a diferença maior entre o Yozo de "Declínio de um homem" e do Holden, é que o Holden é uma pessoa boa que foi se decepcionando com a humanidade,ja o Yozo é uma pessoa verdadeiramente má que perdeu sua própria humanidade, o Holden desistiu de acreditar na humanidade,ele é uma pessoa boa que passou por coisas ruins somente.

"Entre outras coisas,você vai descobrir que não é a primeira pessoa da história a ficar confusa e assustada até sentir repulsa pelo comportamento humano,você não está de modo algum sozinho nessa posição,vai ficar empolgado e estimulado ao descobrir. Muitos mais muitos homens tem problemas morais e espirituais tão grandes quanto os que você tem agora. Para nossa felicidade,alguns deles registaram seus problemas. Você vai aprender com eles -se quiser. Exatamente como algum dia,se você tiver algo a oferecer,alguém ira aprender com você"
-O apanhador no campo de centeio,J.D Salinger.

belaacard 01/05/2024

Holden é só um adolescente (um pouquinho caótico)
No começo eu achei meio confuso, mas acho que foi porque nosso amigo Holden também está confuso, e isso torna o livro muito bom. Tem vários momentos que você não consegue entender o que está acontecendo, e isso acontece justamente quando nem Holden sabe o que tá rolando.

A história em geral é bem caótica, mas o autor soube expressar muito bem os sentimentos de um adolescente, acho que todo mundo já se sentiu da mesma maneira que ele, e foi fácil de se indentificar, principalmente na parte de odiar alguém do nada (faço a mesma coisa e depois volto atrás).

A Phobe é um amor de gente, uma fofa, e muito importante pra história, todos precisamos de alguém como ela pra nos lembrar da importância que nós temos.

Esse livro me cativou de verdade, parecia que estava vivendo no livro, mesmo o Holden xingando todo mundo e só reclamando, me fez amar a história dele, e é verdade quando a gente conta pra alguém, começamos a ficar com saudades.

Ana 30/04/2024

O Apanhador no campo de centeio
Não estendi muito o hype, talvez eu pesquise uma explicação do porquê o livro é tão aclamado. Só li até o final, pois o personagem principal fala que nem um dos meus melhores amigos, passei o livro inteiro lembrando dele.

camys_lua 28/04/2024

Sou muito básica pra entender esse final.
O ponto é que esse livro foi uma montanha russa de emoções, no início eu estava entediada, na metade eu queria só bater no protagonista, no meio eu me sentia com pena dele, perto do fim eu estava com esperanças por ele e eu simplesmente não entendi nada do final. Sério mesmo, alguém me explica.

danimyls 27/04/2024

É uma narrativa de fluxo de pensamento bem fluída e bem coerente com o personagem, e mesmo q não hajam grandes eventos no decorrer da história, as pequenas coisas causam grandes impactos emocionais nele. Eu gosto muito de como o Holden é espontâneo, espirituoso e franco em suas opiniões, e ainda mais quando a gente percebe as coisas que realmente importam pra ele e o deixam feliz.
Por fim, acho q a grande coisa desse livro é mostrar como as coisas podem ser confusas e impactantes numa fase da vida em que a gente tá começando a "sacar" o mundo, e como tudo isso pode ser insuportavelmente doloroso pra alguém que precisa lidar com o luto e a depressão.