Origens da Fundação

Origens da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Crônicas da Fundação

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

gabi. 31/12/2021

O segundo em ordem cronológica esse livro é, talvez, o meu preferido da série Fundação. O desenvolvimento das personagens é incrível. Não conseguia parar de ler. A forma como Asimov mostrou a criação da psico-história e as bases para as fundações foi muito bem amarrada com a trilogia original. Realmente um clássico da ficção científica.

Cello 05/02/2021

Acabou...
E eis que termina a grandiosa saga da Fundação, e quem diria, nada melhor que encerrar contando suas origens!
E tudo o que tenho a comentar é: Quero mais Asimov!
Felizmente sua obra é gigante e por enquanto não passarei "fome".

Absmiliard 29/08/2020

Fim
Livro muito bom e não deixa nada a desejar. Senti muita nostalgia dos outros livros da fundação e robôs

IGuittis 04/03/2020

Acompanhamos o desenvolvimento da psico-história. Ela deixa de ser uma ciência tão incerta quanto em "Prelúdio à Fundação" e começa a tomar forma, e a prever coisas não tão boas para o Império.
Temos mais pulos na história, então vemos o Seldon ali da juventude até sua velhice.
Perdemos personagens queridos e vemos a formação do que encontramos no primeiro livro da trilogia clássica.

Pedro 29/05/2024

Não tenho palavras pra descrever meu amor pela obra de Isaac Asimov, e com esse aqui não poderia ser diferente

etsilvio 08/09/2016

O fim, o começo.
Não foi o melhor livros dos 7, mas certamente deu uma ideia dos amores e dessabores pelos quais Seldon teve que passar para que a Fundação tivesse início. Todo o sacrifício feito, todas as pessoas que passaram por sua vida, o amor pelo Império: tudo isso foi o que motivou um Seldon já idoso e cansado a continuar e perseverar. Uma saga literária digna do Mestre Asimov, que encerro com tristeza e já saudades de todos os fantásticos personagens criados.

Wally 16/04/2015

Nossa esse livro fecha muito bem toda a série da Fundação, depois que você acaba de ler ele, até dá uma ponta dá um misto de alegria e tristeza por ter acompanhado toda a série, e finalmente ter chegado ao fim, mas sem sombra de dúvidas essa série é uma das melhores superando até mesmo O Senhor dos Anéis. Todo o universo que Isaac Asimov criou é realmente bom, só de pensar a humanidade como um império galático através de vários mundos, e depois prevendo a sua queda é incrível. Ótimo livro e série em geral.

Alvaro 16/04/2015

Asimov asimoveando
O livro 2 da odisséia "Fundação" conta a continuação da história de Hari Seldon, criador da psico-historia e do plano para remediar, de maneira mais rápida, a destruição iminente do império galático e os seus vinte e cinco milhões de planetas, fazendo com que a humanidade sobreviva ao período de trevas.

Dá detalhes do período em que Seldon e sua família (Dors, Raych e Wanda) viveram em Trantor, capital do império. Tem como ponto alto, os dois primeiros capítulos (Eto Demerzel e Dors Venabili - que tem a cena mais triste do livro). É um livro para dar base a maior trilogia da história - explicado no prefácio do livro. O quinto livro que eu comprei e o segundo de sete.

A genialidade de Asimov é vista pelo fato de conseguir colocar a história da humanidade (a queda do império romano, entre outros fatos), e modificar para o espaço, fazendo com que o imaginário, os locais e as possibilidades seja inúmeras.

evaniobauer 17/12/2014

Instigante
Como não sabia nada da "Fundação", esse livro só fez aumentar minha vontade de ler logo a trilogia. Gostei muito da forma leve de apresentar a ficção científica. O futuro apresentado parece muito coerente e "natural".

romulo mafra 05/03/2014

O último!
Ainda atordoado com o último livro escrito pra série da Fundação (porém, segundo livro da cronologia, ao qual estou seguindo)!!! Não tenho palavras para descrever a vida de Hari Seldon! E tenho certeza que vou sentir falta dele, pois, pelo que soube, ele não aparece mais no resto da série, apenas é citado, é claro. Enfim, um dos últimos livros de Isaac Asimov antes de morrer, e, tenho certeza, fechou com chave de ouro a carreira dele -- e como o mesmo disse, Hari Seldon acabou se tornando seu alter-ego enquanto escrevia estes dois últimos livros!
Apaixonante!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6