Origens da Fundação

Origens da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Crônicas da Fundação

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Café 05/06/2020

O segundo que na verdade é o último
Apesar de ser o último livro lançado da série, na ordem cronológica este é o livro 2/7. Ler na ordem cronológica estragaria várias supresa presente nos livros lançados depois da primeira trilogia.
Este livro fecha a série dando uma explicação geral do que viria acontecer na trilogia Fundação e posteriormente. É muito legal acompanhar a vida do Seldon e o desenvolvimento da psicohistoria, mas senti que esse livro foi um pouco ?apressado?. Um pouco desta impressão pode ser por finalmente (ou não) estar terminando essa série que eu particularmente virei fã, ou, o livro é realmente apressado em ser finalizado. Ao me ver o livro amarra todas as pontas soltas levantadas ao longo da série, menos uma. Resta saber e discutir se isso foi proposital e tem algum motivo ou foi meramente acaso.
Viviane @litenatura 06/06/2020minha estante
Olha o tamanho dessa resenha!!!!!!!

Viviane @litenatura 06/06/2020minha estante
Pode ir trabalhar em uma editora!!! Começar a fazer criticas e resenhas!!!!

Café 08/06/2020minha estante
Uai podia ein. To precisando de emprego mesmo hahahaha

Matheus1028 30/09/2023

Jornada memorável
E então acabou...
Essa foi uma grande jornada, memorável com certeza!

Esse livro teve um ar de melancolia para mim, por ser o último e principalmente pela questão de alguns personagens que "se foram"...

É incrível ver como tudo culminou para chegarmos ao surgimento das Fundações. Hari Seldon será sempre lembrado, assim como Isaac Asimov, um gênio criando outro.

Até mais Fundação...
Rafaela.Moura 30/09/2023minha estante
Estou lendo Eu, Robô e já sinto que terei que comprar mais livros do Asimov ?

Matheus1028 30/09/2023minha estante
Sim! Pretendo ler tudo dele também ?

edisik 12/01/2023

Só posso dizer que a série Fundação é uma das melhores séries de ficção científica que eu já li.
Agora só falta começar a ver a série de TV.
Lucs 12/01/2023minha estante
O início do seriado mostrou ideias que me instigaram a ler o livro. Com isso abandonei a série pra priorizar o livro, e não voltei. Pachinko da Apple mudou completamente a cronologia do livro apelando para flashbacks constantes. Acabei abandonando a série.

edisik 12/01/2023minha estante
É bom saber. Os livros foram ótimos. No total da série dos Robôs e Fundação deu uns 16 livros.

Pedro M Schmitt 24/05/2012

Livro bacana, um dos últimos lançados, com várias referências à outras obras do autor.
Percebe-se uma projeção do próprio autor, que estava envelhecendo, no personagem principal.

Não foi uma obra que me "prendeu" tanto como a trilogia da Fundação e Fundação II, mas vale a leitura do mesmo modo!

INFORMAÇÃO ÚTIL

A série Fundação é composta dos seguintes livros (em ordem de lançamento):

Fundação
Fundação e Império
Segunda Fundação
Fundação II
A Fundação e a Terra
Prelúdio da Fundação
Crônicas da Fundação

A ordem DE LEITURA, (segundo sugestão do próprio Asimov de como ler a série, que ele escreveu no livro Prelúdio da Fundação), ficaria assim:

Prelúdio da Fundação
Fundação
Fundação e Império
Segunda Fundação
Fundação II
A Fundação e a Terra
Xsavier 14/02/2014minha estante
Nao acho q essa ultima ordem de leitura seja a ideal, até porque se voce começa com "fundaçao" acaba tomando maior gosto pela serie. E pela resenha , preludio e crônicas são abaixo da media de notas das duas primeiras trilogias.

Nícolas 13/07/2020

E termina a saga...
Este livro é o último da série Fundação (segundo na ordem cronológica). Nele vemos a psico-história ganhar vida e possibilitar as primeira previsões.
O livro conta com saltos temporais e acompanhamos Hari Seldon envelhecer e a medida que se despede também de pessoas queridas. De fato, o tema envelhecimento é abordado de várias formas, livro este escrito por Asimov já velho.
Não é o melhor livro, mas a ligação com a trilogia original é ótima. Dá para terminar este e iniciar Fundação novamente (confesso que me até me senti tentado a reler a série agora mesmo e não tenho dúvidas de que está merece ser relida).
Adeus, Hari! Sua psico-história e suas fundações serão uma revolucionarão história galática.
Agnaldo Alexandre 13/07/2020minha estante
Olá, tudo bem?

Cara essa obra é demais uso vários acontecimentos em minhas aulas. Li em ordem diferente da sua, começando pela trilogia, e depois os dois primeiros (prelúdio e origens) e agora vou para os dois últimos (limites e fundação e terra) li isso tudo lá Jos anos 90, com uma edição muito ruim, mas está sendo como ler novamente. Não sou de esquecer o que li, mas está sendo como a primeira leitura.

Jeferson 24/11/2022minha estante
A origem dos poderes mentais é explicada no livro Nemesis, ele foi lançado 1 ano depois de Prelúdio à Fundação e 3 a nos antes de Origens da Fundação.

BrunoLagoela 06/08/2013

Crônicas da Fundação
O tema do envelhecimento está muito presente e me parece ser até o tema central da obra, já que se sabe que na época o próprio Asimov estava tendo problemas com sua idade e sua saúde. A degradação física que ocorre gradativamente com o personagem, conhecido como um alter-ego de Asimov, seguem a tendencia do próprio Império Galáctico e de
Trantor e soam como um desabafo do próprio autor, que morreu pouco tempo depois de finalizar o livro.

Resenha completa no link abaixo:

site: http://livrismos.wordpress.com/2013/07/11/cronicas-da-fundacao-isaac-asimov/

romulo mafra 05/03/2014

O último!
Ainda atordoado com o último livro escrito pra série da Fundação (porém, segundo livro da cronologia, ao qual estou seguindo)!!! Não tenho palavras para descrever a vida de Hari Seldon! E tenho certeza que vou sentir falta dele, pois, pelo que soube, ele não aparece mais no resto da série, apenas é citado, é claro. Enfim, um dos últimos livros de Isaac Asimov antes de morrer, e, tenho certeza, fechou com chave de ouro a carreira dele -- e como o mesmo disse, Hari Seldon acabou se tornando seu alter-ego enquanto escrevia estes dois últimos livros!
Apaixonante!

evaniobauer 17/12/2014

Instigante
Como não sabia nada da "Fundação", esse livro só fez aumentar minha vontade de ler logo a trilogia. Gostei muito da forma leve de apresentar a ficção científica. O futuro apresentado parece muito coerente e "natural".

Alvaro 16/04/2015

Asimov asimoveando
O livro 2 da odisséia "Fundação" conta a continuação da história de Hari Seldon, criador da psico-historia e do plano para remediar, de maneira mais rápida, a destruição iminente do império galático e os seus vinte e cinco milhões de planetas, fazendo com que a humanidade sobreviva ao período de trevas.

Dá detalhes do período em que Seldon e sua família (Dors, Raych e Wanda) viveram em Trantor, capital do império. Tem como ponto alto, os dois primeiros capítulos (Eto Demerzel e Dors Venabili - que tem a cena mais triste do livro). É um livro para dar base a maior trilogia da história - explicado no prefácio do livro. O quinto livro que eu comprei e o segundo de sete.

A genialidade de Asimov é vista pelo fato de conseguir colocar a história da humanidade (a queda do império romano, entre outros fatos), e modificar para o espaço, fazendo com que o imaginário, os locais e as possibilidades seja inúmeras.

beca 02/05/2024

Brilhante!
Esse livro conseguiu me tirar de vez da minha ressaca literária, me fez lembrar do quanto eu sou fã de Isaac Asimov, me fez lembrar do porquê a trilogia da fundação ser a minha favorita e me lembrou do desejo antigo de ler tudo que esse homem já produziu.

Esse livro é muito bem escrito, segue o padrão de qualidade de todos os outros. A leitura é fluída e dependendo da sua empolgação pode ser rápida. A estrutura da história é muito bem montada. Tudo nesse livro é bom.

A história é basicamente como uma biografia da vida de Hari Seldon focando em momentos cruciais de sua trajetória. Acho genial a existência desses livros (que antecedem a trilogia principal) porque Hari, apesar de ser citado constantemente por sua importância, é um personagem que só aparece no primeiro capítulo de fundação. E isso é pouco se comparada à importância que ele tem. Então esses livros vêm em boa hora e são um complemento incrível ao universo de Fundação.

Eu adorei conhecer esses personagens, adorei conhecer a evolução da psico-historia, apesar dela em si, infelizmente, não ser o foco. Eu gostei de como as coisas se desenrolaram e de como Seldon se portava diante de cada crise, provando o motivo de sua mente ter sido capaz de criar algo como a psico-historia.

Enfim, é uma ótima leitura, é uma história excelente e extremamente empolgante. Senti vontade de devorar as páginas e assim o fiz.

etsilvio 08/09/2016

O fim, o começo.
Não foi o melhor livros dos 7, mas certamente deu uma ideia dos amores e dessabores pelos quais Seldon teve que passar para que a Fundação tivesse início. Todo o sacrifício feito, todas as pessoas que passaram por sua vida, o amor pelo Império: tudo isso foi o que motivou um Seldon já idoso e cansado a continuar e perseverar. Uma saga literária digna do Mestre Asimov, que encerro com tristeza e já saudades de todos os fantásticos personagens criados.

IGuittis 04/03/2020

Acompanhamos o desenvolvimento da psico-história. Ela deixa de ser uma ciência tão incerta quanto em "Prelúdio à Fundação" e começa a tomar forma, e a prever coisas não tão boas para o Império.
Temos mais pulos na história, então vemos o Seldon ali da juventude até sua velhice.
Perdemos personagens queridos e vemos a formação do que encontramos no primeiro livro da trilogia clássica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5