Psicologia, uma (nova) introdução

Psicologia, uma (nova) introdução Luís Claudio Mendonça de Figueiredo...

Resenhas - Psicologia, uma (nova) introdução

Ray 30/04/2024

Importante.
Primeiro livro da faculdade de psicologia, e realmente achei uma ótima introdução para quem está iniciando. Dinâmico e de fácil compreensão.

Lyamel 13/04/2024

Faculdade
Tive que entregar um resumo desse livro e foi muito de boas de ler. Rápido e fácil.

..............

vic 09/04/2024

Metodologia impecável, o livro traz uma base muito grande sobre a história e os projetos da psicologia independente e explica com clareza cada um deles. Ótima base para o início do curso

Manurr 28/03/2024

?A perda de referências coletivas como a religião, a ?raça?, o ?povo?, a família ou uma lei confiável obriga o homem a construir referências internas.?

Logo no início essa síntese é apresentada e ao longo do livro ela é bem esmiuçada, unindo as filosofias e contexto histórico que fundamentam o desenvolvimento da subjetividade privatizada na sociedade padrão eurocêntrico, majoritariamente. Aliado a isso, seu desenvolvimento com traços de um dogmatismo ? aparentemente ? abandonado na Idade Média serve para estruturar sua eventual crise quando, no campo ideológico, críticas começaram a surgir e, no campo histórico-material, o Regime Disciplinar impactou profundamente a transição para a Idade Moderna.

No final do livro, as abordagens psicológicas muito resumidas passaram despercebidas por mim. Achei elas desconexas.

No geral, gostei da leitura e recomendo para os calouros quem tiver aulas introdutórias de História da Psicologia e Saúde e Sociedade.

Dianne.VitAria 12/03/2024

Leitura para a faculdade
Primeiro livro para a faculdade de psicologia, uma leitura bem densa e complicada. Espero conseguir mais experiência ao decorrer do curso.

Lorenadexx 13/02/2024

Ele tem uma linguagem um pouco mais complicada que a usual, apesar de não ser tão técnica, é uma boa introdução a alguns dos principais aspectos da fundamentação da psicologia científica

Betania.ps 09/12/2023

Uma introdução à psicologia
O livro é curtinho, mas constitui um excelente material de estudo. Utiliza referências bastante interessantes para explicar a psicologia. Recomendo.

Ariane335 20/09/2023

Usei esse livro para a aula de matrizes psicológicas e é extremamente detalhado, apesar de possuir uma linguagem mais técnica. Aconselho para alunos de psicólogia.

Avyla 09/09/2023

Obra excelente.
Sintetiza o surgimento do conceitos de subjetividade e como esse conceito foi mudando ao longo do tempo.
Além disso, mostra as principais teorias psicológicas e como cada uma delas tenta se enquadrar ou, em uma método científico das ciências naturais ou, na análise aprofundada das experiências imediatas do sujeito,levando em conta as questões culturais.
Bren 09/09/2023minha estante
Tive que ele uma parte dele pra faculdade e amei a introdução que os autores fazem, valeu a pena!

Avyla 09/09/2023minha estante
Também li essa obra por causa da faculdade. É realmente um livro excelente.

Ana.Bahia 30/05/2023

Interessante
Eu gosto da escrita dos autores, já li um outro texto de um deles e senti o mesmo conforto de estar obtendo.

Jaciel4 27/04/2023

Uma boa introdução a psicologia
Livro obrigatório da facul que me ajudou bastante nesse início de primeiro semestre, explicação de fácil compreensão, recomendo!

Vivi.ana 15/02/2023

Interessante

Lore 06/05/2022

Livro muito interessante que consegue explicar bem sobre o surgimento da psicologia científica e seu desenvolvimento de forma resumida.

Nica 18/04/2022

Introdução
Li como uma leitura obrigatória da faculdade, mas foi uma leitura muito gostosa e simples de se ler. Desenvolve bem os retornos da história e deixa bastante claro no termo introdução.
Um ótimo começo a psicologia.

Anderson673 30/01/2022

Excelente porta de entrada para o assunto
Recentemente terminei de ler esse livro sobre psicologia, e agora acredito ser o melhor livro para aqueles que nunca entraram em contato com o estudo da psicologia.

Ele serve muito bem para preparar o terreno daqueles que futuramente pretendem se aprofundar nessa ciência. Assim como, para despertar o interesse naqueles que não veem relevância nesse campo de estudo. Apesar do texto ser antigo (publicado em 1991) ele possui uma linguagem muito simples, mesmo quando aborda diretamente o assunto de forma ciêntifica, e é relativamente curto, possui só 104 páginas.

O livro em si aborda a psicologia de uma perspectiva histórica, ele vai citando todas as transformações da sociedade a partir do século XIX do ponto de vista político, social e filosófico que culminaram nas primeiras escolas da qual se discutia a psicologia. A psicologia até então era tratada só como uma sub-área da fisiologia e extremamente dependente de outras ciências como a sociologia e filosofia por exemplo. Até o momento em que houve uma virada de chave na forma de que os pesquisadores tratavam a psicologia. O livro chega a abordar as primeiras escolas ou correntes de psicologia, como a psicologia Gestalt e a behavorista de Skinner, que apesar de atualmente não ter tanta relevância, foi fundamental para estabelecer a psicologia como ciência.