Psicologia, uma (nova) introdução

Psicologia, uma (nova) introdução Luís Claudio Mendonça de Figueiredo...




Resenhas - Psicologia, uma (nova) introdução


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


mamá 16/04/2021

Livro muito bem escrito e super esclarecedor, principalmente na parte sobre a subjetividade, seu surgimento e seus paradoxos na psicologia. Alem disso, dá uma visão mais ampla do nascimento da psicologia como ciência e das suas escolas.
comentários(0)comente



Dianne.VitAria 12/03/2024

Leitura para a faculdade
Primeiro livro para a faculdade de psicologia, uma leitura bem densa e complicada. Espero conseguir mais experiência ao decorrer do curso.
comentários(0)comente



Lore 24/02/2021

Me surpreendeu
Quando iniciei meu curso e fui olhar no portal do aluno as atividades e a primeira que tinha era ler esse livro, esperei uma leitura arrastada, chata e demorada. E o inesperado aconteceu, o livro trás uma leitura leve, para um público diversos(leigos, estudantes e atuantes de outras áreas) muito bom, leve, demorei mais porque fui fazendo anotações, porém leria em um dia facilmente.
comentários(0)comente



Jaciel4 27/04/2023

Uma boa introdução a psicologia
Livro obrigatório da facul que me ajudou bastante nesse início de primeiro semestre, explicação de fácil compreensão, recomendo!
comentários(0)comente



Hannah126 16/06/2021

Livro introdutório muito bom
Esse livro é um daqueles de primeiro período e cumpre muito bem a sua função de explicar o contexto social que levou ao surgimento da ciência psicológica. Nele há resumos de algumas das principais escolas psicológicas, todo esse conteúdo numa linguagem bastante fluida, servindo muito bem para pessoas leigas na área da Psicologia.
comentários(0)comente



Professor Kennedy 30/01/2022

Excelente porta de entrada para o assunto
Recentemente terminei de ler esse livro sobre psicologia, e agora acredito ser o melhor livro para aqueles que nunca entraram em contato com o estudo da psicologia.

Ele serve muito bem para preparar o terreno daqueles que futuramente pretendem se aprofundar nessa ciência. Assim como, para despertar o interesse naqueles que não veem relevância nesse campo de estudo. Apesar do texto ser antigo (publicado em 1991) ele possui uma linguagem muito simples, mesmo quando aborda diretamente o assunto de forma ciêntifica, e é relativamente curto, possui só 104 páginas.

O livro em si aborda a psicologia de uma perspectiva histórica, ele vai citando todas as transformações da sociedade a partir do século XIX do ponto de vista político, social e filosófico que culminaram nas primeiras escolas da qual se discutia a psicologia. A psicologia até então era tratada só como uma sub-área da fisiologia e extremamente dependente de outras ciências como a sociologia e filosofia por exemplo. Até o momento em que houve uma virada de chave na forma de que os pesquisadores tratavam a psicologia. O livro chega a abordar as primeiras escolas ou correntes de psicologia, como a psicologia Gestalt e a behavorista de Skinner, que apesar de atualmente não ter tanta relevância, foi fundamental para estabelecer a psicologia como ciência.
comentários(0)comente



Lavínia Hanna 15/08/2021

Livro usado no início do período de Psicologia.
O objetivo do livro é introduzir o estudo da psicologia. Inicialmente, achei o livro com um apanhado geral bastante objetivo com uma linguagem mais simples, norteou bem até apresentar - de fato - o início do método de estudo da psicologia.
Achei que ficou um pouco a desejar no final, foi confuso ser apresentada as principais correntes da psicologia de forma tão curta e breve, no mais, vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Ana.Bahia 30/05/2023

Interessante
Eu gosto da escrita dos autores, já li um outro texto de um deles e senti o mesmo conforto de estar obtendo.
comentários(0)comente



Lorenadexx 13/02/2024

Ele tem uma linguagem um pouco mais complicada que a usual, apesar de não ser tão técnica, é uma boa introdução a alguns dos principais aspectos da fundamentação da psicologia científica
comentários(0)comente



Tiago Bessa 20/03/2020

Breve Trecho
Essa afirmativa não parte de uma postura moral do tipo "não é direito pensarmos em nós como se fôssemos o centro do Universo". O problema é que de fato não somos
comentários(0)comente



Nica 18/04/2022

Introdução
Li como uma leitura obrigatória da faculdade, mas foi uma leitura muito gostosa e simples de se ler. Desenvolve bem os retornos da história e deixa bastante claro no termo introdução.
Um ótimo começo a psicologia.
comentários(0)comente



Lore 06/05/2022

Livro muito interessante que consegue explicar bem sobre o surgimento da psicologia científica e seu desenvolvimento de forma resumida.
comentários(0)comente



Rafaela 30/05/2024

Livro curto e de fácil compreensão. Explica um pouco sobre subjetividade privatizada, romantismo, positivismo.
comentários(0)comente



Avyla 09/09/2023

Obra excelente.
Sintetiza o surgimento do conceitos de subjetividade e como esse conceito foi mudando ao longo do tempo.
Além disso, mostra as principais teorias psicológicas e como cada uma delas tenta se enquadrar ou, em uma método científico das ciências naturais ou, na análise aprofundada das experiências imediatas do sujeito,levando em conta as questões culturais.
Bren 09/09/2023minha estante
Tive que ele uma parte dele pra faculdade e amei a introdução que os autores fazem, valeu a pena!


Avyla 09/09/2023minha estante
Também li essa obra por causa da faculdade. É realmente um livro excelente.




Ariane335 20/09/2023

Usei esse livro para a aula de matrizes psicológicas e é extremamente detalhado, apesar de possuir uma linguagem mais técnica. Aconselho para alunos de psicólogia.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR