Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

triwaca 26/07/2012

LEIA!
Se você questiona as religiões, se tem uma visão histórica de todo o mal que o fanatismo religioso trouxe para a humanidade, esse é o seu livro! Dawkins trata da fé com um rigor científico belíssimo, e usa os textos religiosos contra a própria religião, mostrando as incongruências da fé com a ética. Não é um manual de criação de ateus, mas com certeza irá tirar muitas pessoas da igreja pelo simples movimento de se perguntar: "Porque?"
Jacy 26/07/2012minha estante
Bacana a sua resenha, deu ainda mais vontade de ler o livro!

Hinderson 17/07/2012

Demonstra a fragilidade dos mitos.

Krishna.Nunes 19/08/2012minha estante
Denis, você parece ser um raríssimo exemplar de um cristão não-fundamentalista!
Os cristãos (e creio que também judeus, muçulmanos, etc.) em geral se negam a ler esse livro ou sequer aceitar os argumentos dele, pelo fato de serem contrários à sua crença.

Você não apenas leu, como demonstrou que compreendeu os argumentos e fez juízo deles. Gostei da sua resenha por esse motivo, mas faria apenas uma crítica: você algumas vezes diz que há evidências que sustentem o criacionismo, mas na verdade não há. Muitos religiosos - inclusive cientistas - tecem argumentos em prol do criacionismo, mas todos eles carecem de comprovação científica e nenhum deles é aceito por nenhum ramo da ciência.

Sobre esses argumentos e a resposta a eles, você pode ler outro livro do próprio Dawkins, O Maior Espetáculo da Terra, que a propósito já está nos seus desejados ;-)

LPFaustini 10/09/2012minha estante
Sou cristão e também um exemplo de um "raríssimo cristão não-fundamentalista" (não creio que sejamos tão raros assim). Li o livro, mas não consegui terminá-lo devido ao direcionamento um pouco forçado de Dawkins, como pegar casos únicos e ruins da religião para dar razão à ciência. É como, eu sendo cristão, pegar casos ruins da ciência para promover religião. Na minha opinião não acho que ciência e religião devem andar separadas.

Simone 01/04/2012

Um dos melhores que já li
Para preencher aquele vazio espiritual, recomendo esta leitura. Os maiores males da humanidade são oriundos da religião (seguidos pelo consumismo, mas uma briga de cada vez...), mas parece que ninguém percebe. Tolos...

Matheus 16/03/2012minha estante
Concordo contigo em questionar o que os pais ensinam sobre religião. E com o autor também quando fala que as crianças deveriam ser livres para escolher a religião que quiser ou escolher não ter religião. Outro dia mesmo, uma prima minha de 7 anos ganhou de presente uma bíblia infantil, toda ilustrada, bonita até, mas contando histórias de adão e eva, e claro, ela estava gostando de ler. Quem sabe um dia ela questione tudo isso.

Carlos Scorpion 12/03/2012

Um bom livro, acho que todos que se dizem religiosos deveriam ler.
O autor aborda o assunto muito bem... Eu penso como ele, se eu tivesse capacidade intelectual escreveria mais sobre o assunto. durante a leitura eu me identifiquei muito com suas ideias sobre religião.É como eu penso é como sou, desde os oito anos de idade que penso assim. Sou ateista convicto, sempre achei as religiões, qualquer uma delas um grande mal para humanidade, principalmente contra as mulheres, as maiores vítimas. Por isso não entendo, nunca vou entender serem justamente elas, as mulheres tão religiosas, pelo menos se disem ser. Assim como o autorf não quero nem é minha intenção convencer ninguér a ser ateu, apenas acho que dev eriam ler esse livro. Façam como eu , conheçam os dois lados, não sigam apenas os que seus pais lhe colocaram na cabeça, aprendam a contestar e questionar tudo... é como Penso é Como sou...

Carlos Alberto Scorpion

Diam 26/02/2012

Decepção...
Comprei o livro achando que iria ler algo diferente, intrigante, com capacidade de passar por cima de dogmas religiosos de maneira interessante e atraente.

Mas...achei o livro muito ruim. Leitura fraca para um autor tão conceituado!

Abandonei.
Diego Lops 02/07/2015minha estante

Em 38 palavras, não conseguiu apresentar sequer um argumento que justificasse os adjetivos que usou. Aliás, um deles definiria bem a sua resenha: "fraca". Talvez você é que não tenha sido um bom leitor para o livro.

Daycir 11/01/2012

Que bom ter cérebro pra pensar!!!
Fui de curiosa, mas tenho que admitir....como se negar às idéias de Richard????
Ele é um crânio, um expert na palavra, estudioso, cruel...adoro ler gente que pensa......ele te coloca diabinhos na cabeça, faz com que questionemos as escrituras, as antigas idéias, tudo aquilo que mamãe e a Igreja Católica te ensinaram...rsrsr
Lindo, mas não conseguiu tirar minhas crenças estúpidas...rs
Matheus 16/03/2012minha estante
Realmente e um ótimo livro, faz a cabeça girar. Ele levanta várias questões que sequer imaginei.
Diferente de você, esse livro só reforçou meu ceticismo.
abraços

Daycir 16/03/2012minha estante
é incrível como a religião vai sendo trabalhada dentro da gente....é bem lento....e como é difícil, depois, não só questioná-la, mas se libertar dela!!
rsr....mas adoro pensar a respeito disso!!
Sempre gostei de dizer que" religião e Deus são coisas totalmente diferentes!!!"....a religião é totalmente dos Homens....valeu Matheus!!

Ricardo 10/01/2012

Se não o melhor, um dos melhores livros que já li.
Fala de maneira bem aberta sobre varias formas de se pensar sobre a religião e como ela afeta nossas vidas, direta ou indiretamente.
O bom do livro e a quantidade de conteúdo, a diversificação dele, ele fala sobre sociedade, planeta, universo e etc.
Richard Dawkins, uma das mentes mais brilhantes do seculo XXI.

Matheus 15/12/2011

limbo
O melhor é o papa que aboliu o limbo.
O papa assinou um documento dizendo que as crianças não batizadas não vão mais para o limbo. Mais ou menos assim: "Agora vocês tem que acreditar que as crianças não batizadas não vão para o limbo". me fez rir muito essa parte do livro.
Está claro que a religião adapta suas crenças de acordo com o zeitgeist. Eles concordam em certo ponto até com a evolução de Darwin.

Livro perfeito.
Gininha 25/02/2012minha estante
Comecei a ler, agora, depois do carnaval. Já estou me sentindo leve. Já no início, o livro já está me parecendo um monumento de carinho e respeito àqueles que pensam sem o concurso de bengalas em seres sobrenaturais. Essa do limbo, é hilária. Diz muito bem da mente religiosa. Bom você ter destacado. Parabéns.

Matheus 26/02/2012minha estante
Pois é, foi a parte mais divertida desse livro.
Isso prova o quanto a religião aliena as pessoas. Eles não podem provar que existe e tambem que não existe o limbo, mas acreditavam que as crianças sem o conhecimento de deus iriam pra lá. Mas agora o papa, um ser mortal, um ser humano como qualquer outro disse que o limbo não existe e que todos devem acreditar nisso.
Esse livro só reforçou a minha falta de crença em religião, deuses e essas coisas.

Tatiana (@tatianaentrelivros) 05/10/2011

Com argumentação lógica, inteligente e convincente, o autor Richard Dawkins nos faz reanalisar nossas crenças e convicções e nos ajuda a ver a realidade. Ele não chegou a me converter ao ateísmo, como é o objetivo do livro, mas sem dúvida me deixou muito mais perto disso.

Lucio 23/09/2011

Daqui um tempo eu akbo
agora vou me focar + em filósofos ateístas (o que o Dawkins passa longe de ser).
qndo começei a ler, pensei q ninguém tinha desmascarado as baboseiras deste 'pensador'. Mas vi que isso já foi feito, e muito (qm kiser ver, cf. teismo.net).
Assim, vou deixar essa leitura de xp pra apologistas pra depois. Tenha mais com que me preocupar agora... (Russell,Onfray,Comte-Sponville...)

ÃLINHO 06/06/2011

Livro que li, devagar e com atenção, pois se trata de uma mudança grande no meu conceito de religião. Sempre pensei ser agnóstico, mas confesso que estou muito propenso na idéia do ateísmo. Esta semana, precisei ir a uma igreja católica assistir missa de sétimo dia de um amigo de infância, com o desejo de cumprimentar a familia. Fiquei horrorizado com o ritual da missa, o padre e os fieis.É simplesmente tudo ridículo. Vejo hoje que a religião ilude as pessoas e leva paises a um processo de letargia de desenvolvimento. Precisamos mudar os conceitos, antes que a humanidade se envolva em novas guerras religiosas, agora com o advento das bombas atômicas se destrua totalmente.
filipefreeman 24/11/2010minha estante
Curioso, quando eu li o livro me senti exatamente assim...rs. Quem se julga agnóstico (como eu) está realmente em uma posição socialmente confortável como Dawkins critica (realmente me surpreendi com a visão dele, mas foi bom para eu refletir e passar a considerar o ateísmo com um olhar mais estruturado). Concordo com todo o resto, minha namorada é católica praticante e, por vezes, eu a acompanhei na igreja e é difícil de acreditar como as pessoas se submetem a rituais deste tipo...Abs!

Alice 05/02/2011minha estante
É isso mesmo...

Bonfatti 11/08/2011minha estante
Na verdade, se pode ser agnóstico e ateu ao mesmo tempo, uma coisa não exclui a outra.

"Muitas pessoas usam, erroneamente, a palavra agnosticismo com o sentido de um meio-termo entre teísmo e ateísmo, ou ainda, que se trata de uma pessoa sem posicionamento sobre crenças. Isso é estritamente incorreto, teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam em divindades daqueles que não acreditam em divindades. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.

Alguém que admita ser impossível ter o conhecimento objetivo sobre a questão ? portanto agnóstico ? pode com base nisso não ver motivos para crer em qualquer deus (ateísmo fraco), ou pode, apesar disso, ainda crer em algum deus por fé (fideísmo). Nesse caso pode ser ainda um teísta, caso acredite em conceitos sobrenaturais como propostos por alguma religião ou revelação, ou um deísta, caso acredite na existência de algo consideravelmente mais vago." extraído do link http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo

Thais 15/05/2011

Interessante
Embora o livro tenha me decepcionado um pouco já que não entendo muito sobre as coisas citadas no livro, então tive dificulade para entender alguns assuntos, me tirou um peso enorme dos ombros no que diz respeito a questionar a existência ou não de deus(es).

Não me convenceu 100%, mas a tendência ao não acreditar ficou bem mais forte.

P.S:Gostaria de indicações de livros parecidos com o dele, mas mais puxado para o lado sociológico.

vitorussui 10/08/2011minha estante
Você provavelmente vai gostar de "O mundo assombrado por demônios", de Carl Sagan; ele fala, em suma, sobre ceticismo e senso crítico.