Ponto Cardeal

Ponto Cardeal Léonor de Récondo

Resenhas - Ponto Cardeal

Adonai 29/04/2020

Acertou, porém, errou.
Temos nesse breve livro a história de uma mulher trans, a qual após anos sobrevivendo em um padrão de vida baseado em uma sociedade machista, inicia seu período de transição para enfim ter o corpo que deseja e que a constitui. Além das consequências pessoais, Lauren se depara com as (re)ações das pessoas que a cercam, inclusive seus dois filhos e a esposa.

É muito bom poder ler um livro com uma personagem que escapa de algumas normas, principalmente pensando que foi enviado por um clube de assinatura de livros, onde muitos que talvez nunca leriam um texto com essa temática tiveram acesso. No entanto, a narrativa vai se mostrando fraca, com uma personagem que representa uma parcela mínima de pessoas da comunidade T, já que Lauren parece ser decidida o suficiente da noite para o dia, parece também não se abalar com os ataques e muito menos se deixar afetar pelas atitudes da família.

O que torna menos palpável a história é a falta de sensibilidade do texto em relação a uma personagem trans que passa por inúmeras questões e que, no livro, isso pouco é abordado, ou então é feito de maneira complicada, quase desleixada, como reforçar alguns estereótipos de que uma mulher trans quer ter um “corpo feminino”, que o processo médico-hormonal é realizado aparentemente de maneira simples e quem não aceita sua condição deve ser facilmente ignorado, como Lauren tratou a reação transfóbica de seu filho.

Por ter sido escrito por uma mulher cisgênero (é aquela pessoa que se identifica com o sexo o qual lhe foi designado ao nascer), talvez essas questões levantadas poderiam ser executadas de maneira diferente por uma pessoa que vive tudo isso. O livro não é tão ruim para quem nunca teve contato com histórias de pessoas assim, o ideal poderia ter sido a mudança do ângulo, como por exemplo, toda essa situação vista a partir do olhar da esposa de Lauren, mas se a ideia é ler sobre especificamente a transição de gênero, o melhor a se fazer é ler um livro sobre a vida de uma personagem trans escrita por uma pessoa trans.
Gorette 17/06/2020minha estante
Eu gostei da leitura, mas a achei egoísta. Entendo que ela é uma mulher que cumpriu uma papel que não era ela , mas era... Foi o tempo dela, mas as outras pessoas não tiveram seu tempo. Foi tudo muito rápido.

Gorette 17/06/2020minha estante
Talvez nunca haja um tempo certo.. Mas, fiquei triste por aquela Família.

Nency0 20/06/2020minha estante
Concordo. A temática é maravilhosa, mas achei tudo muito raso e cheio de clichês.

Margô 05/08/2020minha estante
Adonai, gostei demais, de tudo que você tão bem relatou... Veja bem, eu acabei de ler a obra, e senti uma facilidade enorme no processo vivido pela personagem T, porém, por uma total ausência de informação ou vivência com situações afins, comentei como a autora pela conseguiu simplificar uma atitude sofrida e complexa, como a de Laurent, como se fosse uma corrida de obstáculos.

Aí vem você, e disse tudo que eu intuía, mas não tinha convicção pra dizer...
Agradecida.

Linda 03/12/2020minha estante
Concordo com você, Adonai. O livro é bem superficial ao abordar a problemática da descoberta da transexualidade. Não deve ser tão fácil para um marido e pai de dois adolescentes descobrir-se mulher trans. Me fiei na curadoria do Contardo Calligaris aos leitores da TAG Curadoria e dei um voto de confiança, atribuindo nota 4,0 para o livro, em nome da necessidade de tratar desse tema tão atual e relevante. Penso que a violinista e escritora poderia ter aprofundado a pesquisa e a escrita. Mas ela deve ter tido suas razões para manter-se na superficialidade, como o público jovem (leve e livre de preconceitos) para o qual destinou o livro e também para não chocar muito àqueles que não estão habituados ao tema.

Bruno 10/11/2021minha estante
Cara, vc colocou em palavras os meus pensamentos agora q acabei esse livro

lunatiqe 31/03/2023

Uma iniciativa boa, mas na visão errada.
Já tinha lido algumas resenhas falando sobre a polêmica da autora, que é uma mulher cis, mas depois de um tempo entendi realmente o grande problema.
nunca tinha lido um livro que tem grande representação de pessoas trans, principalmente sendo protagonistas da narrativa, então tive muita esperança.
os capítulos são curtinhos, o que é bom, mais é muito raso, e o desenrolar é muito corrido.
megerabovary 27/12/2023minha estante
Passei da metade com a mesma impressão?

lunatiqe 27/12/2023minha estante
sim!
tem momentos bons, mas sinto que muitas das escolhas (principalmente da ex-mulher) não tiveram um motivo bom, o que de certa forma me incomoda.

megerabovary 28/12/2023minha estante
Concordo! Terminei ontem e resenhei agora. Também dei três estrelas. Meta de 2024: buscar mais livros protagonizados (e escritos!) por pessoas trans

Lua 02/07/2020

Este livro tem uns dos temas menos falado dentro da literatura (fonte: minha cabeça) que é pessoas trans. É o primeiro livro que li sobre esse tema, mas não é o primeiro contato que tenho.
Ele tem um problema central e diria que o mais grave: não é escrito por uma pessoa trans. Então ele é cheio de esteriótipos, que podem confundir os menos estudiosos do assunto, além de propagar certos sensos comuns preconceituosos. Vejamos assim: é possível uma pessoa branca escrever sobre racismo perante a vivência de uma pessoa preta? Imaginação e pesquisa existem e podem fazer milagres, mas será que ela 'deve' escrever?
Após essa necessária reflexão, eu indicaria esse livro a pessoas que conhecem pouco ou nada sobre transexualidade. Um primeiro contato, uma ajuda para que lembrem que transexuais são pessoas, com sentimentos, conflitos, necessidades, felicidades, como qualquer um. Mas sempre com o lembrete que aquela história não foi escrita e vivenciada realmente por uma mulher trans e aquela é apenas uma pequena parcela das milhares de realidades que realmente existe.
Ponto bacana: a breve mas presente diferenciação entre gênero e sexualidade, e de gênero para dragqueen.
A Filha de Lauren é um personagem que dá quentinho no coração e queria ter visto mais da Cynthia.
Por fim, essa breve história é quase um conto e que tirando pequenos momentos notáveis, é uma história que já vimos ser contata diversas vezes e que infelizmente, está longe das realidades.
Sader 03/07/2020minha estante
Esperava mais do livro. A temática é urgente e gostei da autora ter trazido à discussão, mas achei que tratou o assunto de forma um tanto leviana. Criei mais expectativas pelo nome do curador. Sou fã do Caligares, um dos maiores nomes da Psicanálise no Brasil.

Lua 03/07/2020minha estante
Sim, de fato. Existe uma urgência para literaturas que aprofundam essa temática. Nem todo livro precisa ser 'cabeça' mas essa superficialidade com temas como a transexualidade já perderam a validade. Queremos mais. Infelizmente não conheço nenhum livro que trás essa profundidade e complexidade ao tema.

Carolina 03/05/2020

Um livro necessário
Nesse romance, a autora trata da transexualidade e os dilemas pessoais e familiares envolvidos no desconforto do personagem que sente que nasceu no corpo errado. Um livro que precisa ser lido, pensado e discutido amplamente. A literatura é um importante mecanismo gerador de empatia e esse livro contribui nesse sentido.
Dayeni 03/05/2020minha estante
Nossa, eu livro que meche com a gente. Me coloquei no lugar de todos os personagens, muito doloroso ??

Bru 03/05/2020minha estante
Quero ler ???

Vanessa Moreira 27/04/2020

Escrita extremamente fluída
Não conhecia a autora e estou encantada com a escrita dela, é daqueles livros que você vai lendo sem perceber que já está chegando ao fim, e quando chega ao fim você quer mais. A autora nos envolve na história com sua escrita, conseguimos sentir a agonia de todos os personagens e também as pequenas felicidades. O tema do livro é algo que é escasso ainda na literatura, nos falta histórias envolvendo transexuais, assim como ainda é um tema escasso em diversos outros tipos de artes, espero que seja lançado logo aqui no Brasil além da edição da TAG, para que mais pessoas consigam ter acesso a ele, pois é uma leitura incrível e necessária.
Estêvão 27/04/2020minha estante
Oi, Vanessa. Também gostei do livro. Alguns leitores da TAG estavam querendo que o livro fosse mais fundo no problema, principalmente no que tange trama pessoal/familiar. Creio também que a estória teria espaço para se aprofundar mais. Contudo, o fato de apresentar o problema para discussão já valeu a pena. Esse é um tema tabu na nossa sociedade. Realmente, o senso comum compreende este conflito pessoal que o livro traz é do ramo da saúde apenas. Da medicina "medicamentosa".

E a autora tem de fato uma escrita bem fluida.

Vanessa Moreira 27/04/2020minha estante
Olá! Sim! Realmente foi algo que ela poderia ter se estendido bastante, e por esse motivo que não dei cinco estrelas, tinham várias questões que poderiam ter sido mais exploradas, porém acho que ela pode ter feito isso de propósito, talvez não teria sido uma leitura fácil se ela tivesse se estendido. Mas o achei de fácil leitura para pessoas que nunca tiveram acesso a esse conteúdo, acho que já é um pezinho para buscarmos mais materiais desse tipo, que foge da realidade de muitos e que muitos se negam a enxergar e respeitar.

Quanto a autora estou instigada a ler os outros livros dela!

Carla 03/10/2020

A proposta do livro é ótima, mas fiquei desapontada com a forma que a história foi contada. A narrativa deixou transparecer uma ideia de que se assumir trans é simples, basta querer e ponto. A história se tornou superficial, no meu ponto de vista.
Nanda 03/10/2020minha estante
Concordo contigo, Carla! O tema é interessante e muito importante, mas a forma como foi conduzido desaponta.

Carla 03/10/2020minha estante
Exato Nanda... ??

Tamara 08/05/2020

Laurent, Mathilda e Lauren
O livro te prende fácil do início ao fim, a narrativa é fluida e tem poucos personagens. O foco é um pai de família atormentado pelo seu verdadeiro 'eu interior' e os dramas familiares que envolvem sua vida quando ele resolve assumir sua verdadeira identidade.
Tamara 08/05/2020minha estante
Quero acrescentar que eu senti falta de mais emoção durante toda a história. Pareceu um pouco egoísta e pouco tocante a maneira como a autora expõe uma mudança tão drástica no ambiente familiar.

Xico 25/12/2020

Transexualidade para iniciantes
O livro é uma excelente porta de entrada para quem deseja conhecer um pouco melhor sobre o universo trans. Um relato sensível e honesto sobre a trajetória de uma mulher buscando libertar-se das amarras performáticas de gênero. Uma leitura absolutamente fácil e envolvente!
Tiago 07/01/2021minha estante
E qual seria uma leitura para quem já é iniciado no assunto?

Camila 04/08/2020

fraaaco
Falta de densidade na elaboração dos personagens e de seus conflitos. Tive a impressão de estar lendo um rascunho, um esboço.
Livro vira-folha, historinha fácil. Uma pena a falta de aprofundamento no debate atual e necessário sobre a transexualidade. Temas ricos tratados com clichês e superficialidade: identidade, sexualidade, aceitação da própria imagem, aceitação do outro. Pode ser um livro juvenil para iniciar abordagens pedagógicas sobre transexualidade, transição e redesignação sexual.
um livro provavelmente feito para se tornar um filme, desde que melhor elaboradas as problemáticas tratadas.
Sonia.Dantas 30/09/2020minha estante
Tive a mesma impressão.

Rodrigo | @muitacoisaescrita 23/04/2020

Convidativo e extremamente necessário!
Ler este livro foi como levar um soco na cara. E isso pode ser interpretado em dois sentidos: primeiro, os fatos aconteceram muito rápido (isso pode ser bom e ruim), similar à rapidez de um soco; em segundo, a intensidade deste soco, em mim, não foi fraca.
Em “Ponto Cardeal” temos a vida de Laurent, sua esposa Solange, seu filho Thomas e sua filha Claire. Laurent, ao decorrer do romance, descobre-se Lauren. Laurent conheceu sua esposa ainda quando eram jovens e, desde então, meio que sabiam que seriam “felizes para sempre”. A questão da transsexualidade é o foco principal da narrativa: como se abrir para sua família, já construída, estruturada, etc, e dizer que, na verdade, você é uma mulher?
Não desejo fazer um resumo do livro, pois acredito que, apesar das minhas críticas, ele merece ser lido por todas, todes e todos. Ao que diz respeito à minha primeira interpretação e que ela tem um lado positivo e outro negativo, acredito que, em parte, foi devido aos capítulos pequenos. A intenção da autora, creio eu, não foi fazer uma análise psicológica das personagens, tampouco entregar um livro “exaustivo”, mas, penso eu, trazer um romance “introdutório” para quem não sabe nada ou quase nada sobre a transsexualidade. Os livros têm uma capacidade de atuar sobre nossa alteridade e, desta forma, nos faz pensar sobre o outro; até porque nós, enquanto pessoas cisgênero, raramente questionamos as normas cisheterossexistas de nossa sociedade. Por outro lado, o romance pode parecer “raso”, por conta da falta de mais detalhes, mais descrições, etc. Ora, vejamos isso com um convite! Um convite para pesquisar mais, ler mais, se informar mais... A literatura e cultura trans é vasta, mesmo que invisibilizada. Na própria revistinha da TAG que acompanha o livro do mês de Abril temos algumas indicações – e já comprei algumas, rs.
Sobre a intensidade do soco, mesmo tendo capítulos curtos, me peguei fissurado na história. De fato é um livro que se lê rapidamente e, por isso, você deseja lê-lo mais e mais para saber o que vai acontecer no próximo capítulo. Em um desses capítulos, mais especificamente quando Laurent usa o dinheiro guardado por seus pais e que era designado aos estudos de seus filhos (guardado, inclusive, sem sua esposa nem ninguém saber) para realizar sua transição, peguei-me chorando. “Quer símbolo mais bonito do que usar a herança de meus pais para nascer de novo?”. Nascer de novo – essa é a questão. Os últimos capítulos são emocionantes, especialmente a atitude de Claire – não vou dar spoiler, leiam!

site: www.instagram.com/muitacoisaescrita
Aleska Lemos 14/05/2020minha estante
Olha eu adorei sua resenha. Vi muita gente dizendo que era raso, mas também acredito que era um livro introdutório, para chamar atenção para o tema, e sendo a autora cis, acho que ela fez como um convite para outras pessoas cis exercitarem a empatia, pois como foi mostrado em cenas do próprio livro, a incompreensão é tão grande que quem é trans acaba bombardeado de perguntas ofensivas. Achei muito bonita a atitude da Claire também, que apesar de ser afetada pela decisão do pai, digeriu bem melhor a novidade.

juhpancini 05/06/2020

Apesar do tema, levíssimo!
Devorei o livro em dois dias e meio. Mas isso não significa que achei maravilhoso. Era só o que precisava: um livro despretensioso, leve, que te prende e rápido.

Mas acho que justamente ser leve abordando esse tema, acabou sendo o ponto negativo. É tudo muito superficial, você não consegue imaginar nada sendo daquela forma... Eu sou a leitora mais chorona do mundo e não chorei. Não sei, talvez por ser uma escritora cis... Ela não tenha a profundidade necessária. Realmente nao sei, nao achei o livro ruim, mas senti que faltou sentimento, emoção.
Lisi 29/07/2020minha estante
Ju, eu estou bem no finalzinho e tô achando a mesma coisa.

-Lá- 12/04/2020

"É uma rede discreta e sólida de pessoas que compreendem, não cedem nem ao pânico nem aos preconceitos no caminho tortuoso da troca de sexo".

"Quanto tempo é preciso para a gente ser a gente mesmo?".
Aleska Lemos 14/05/2020minha estante
Essa segunda citação me marcou bastante também. E não serve apena para esse contexto, às vezes a gente não se aceita por motivos bem menos sérios.

Bruna.Cruz 10/05/2020minha estante
Também senti que faltou um aprofundamento.

Litchas 19/04/2020

O início parecia bem sem graça... apesar do tema, parecia não haver muita novidade. Mas o final me surpreendeu, achei interessante!
Suelen.Philomeno 19/11/2020minha estante
Estou quase acabando!

Gattinho 19/04/2020

Lindo!!!
Esse livro é lindo, nos leva a outro patamar de entendimento e aceitação, com os outros e acima de tudo com nós mesmo.
Moara.Souza 10/03/2021minha estante
Acabei de terminar a leitura dele. Estou encantada e emocionada.