Ponto Cardeal

Ponto Cardeal Léonor de Récondo

Resenhas - Ponto Cardeal

Sara Marinho 01/05/2024

É bom, mas é raso
A leitura é rápida e te prende desde o início.
Porém, do meio pro final achei que foi ficando meio superficial/raso e rápido demais. Quem dera que fosse fácil assim para as pessoas trans iniciarem o uso de hormônios e que o trabalho aceitasse assim de boa a transição.
O filho da Lauren é um idiota, garotinho mimado que não consegue se por no lugar de outra pessoa nem por um minuto. Mas já a filha é maravilhosa.

Porcuxa 20/04/2024

Que livro especial.

Essa história me conquistou desde o início, li tão rápido que até me surpreendi.
É emocionante acompanhar Laurent se transformar em Lauren, se reencontrar com quem sempre foi. Um caminho do qual precisou de muita força e coragem para permitir ser, interna e externamente, a mulher que existia dentro de si.

Ignorâncias, dores, preconceito, tantas facadas no peito, principalmente de quem vindo de quem ama, o encaravam e machucaram, provocando-o a voltar atrás, a ceder a imagem que era aceita por todos, mas Laurent seguiu fiel com o que a verdade em seu coração.

Ler Ponto Cardeal foi experiência única.

Maih Lima 08/04/2024

Achei que o livro tem poucas páginas e por se tratar de um assunto tão complexo ( transexualidade) deveria ter mais . A história ficou corrida e sem se aprofundar em todas as nuances desse tema.

Idayane.Ferreira 01/04/2024

Ponto Cardeal?
Fui assinante da TAG e recebi este livro em 2020, mas só agora li, em março de 2024.

De modo geral, achei que é um bom livro e com temática interessante, entretanto, não sei dizer bem se pela dinâmica de escrita ou se por qualquer outra coisa, o livro me pareceu rápido demais, sem se aprofundar em cenas e personagens e em suas angústias? Quando me dou conta já se passou um ano do início da transição de Lauren e o livro acaba.

Jean 06/03/2024

Ótima leitura. No entanto, um pouco superficial.
O livro traz uma temática de extrema importância, que muitas vezes é invisibilizada pela sociedade, e apresenta a narrativa de forma muito interessante e que te faz querer saber como vai ser esse processo de transformação do protagonista.

No entanto, a análise desse período da vida dele é um pouco superficial. Não me entenda mal, a leitura valeu muito a pena e foi ótima, por isso dei 4 estrelas, mas fiquei com um sentimento de que queria um aprofundamento maior da autora nas questões.

Mas mesmo assim foi uma experiência ótima e de muito amadurecimento e compaixão com as pessoas que passam por esse processo que muitas vezes machuca, esmaga e destrói.

davidionisio 25/02/2024

Se tratando de uma narrativa sobre a vivência de uma personagem trans, achei uma leitura bem introdutória a respeito do assunto. Em diversos momentos senti a história muito rasa e previsível.
No entanto, ainda assim é possível se comover com a personagem principal e sua história de superação, que atravessa as etapas genéricas de uma transição de gênero.

Diliane1 23/01/2024

É bastante superficial, mas de forma geral eu gostei bastante da história. Um livro introdutório, sutil.

Anna 10/01/2024

Deixa a mana ser mana
O livro é uma história de liberdade, mas não me senti no mesmo fluxo que a personagem, me perdi nos sentidos a partir do momento q ela resolve se assumir.
O casal me lembrou um pouco da história da Sophia Burset e a Crystal de OITNB.
O final é bem gostosinho, você vive o início do sonho junto com ela, só queria que tivesse um desfecho maior pra saber de sua adaptação.

Isabela1322 08/01/2024

Só minha experiência...
Foi uma leitura rápida e fluida, ao menos para mim, e eu gosto de ler as coisas mais diversas possíveis, de conhecer as histórias mais diferentes possíveis, foi o meu principal incentivo para ler esse livro: conhecer o processo de uma pessoa transexual. Porém eu também tenho o costume de saber sobre o autor antes de ler o livro e quando eu vi que se tratava de uma mulher cis eu estranhei mas dei uma chance mesmo assim. Portanto, eu acredito que o livro possa não ser um retrato fiel à realidade de pessoas trans (principalmente no Brasil, pois a história se passa na Europa), mas houveram coisas que eu gostei no livro, por exemplo o processo de entendimento dos personagens, a reação positiva e negativa das pessoas. Então vai servir de incentivo para eu buscar outros livros com a temática que eu procuro, que no caso seria sobre a perspectiva dessas pessoas.

megerabovary 28/12/2023

Eu estava bem animada com a premissa porque nunca tinha lido um romance protagonizado por uma mulher trans, mas, ao longo da história, fiquei me perguntando se a autora mesmo já leu muitos ? Explico:

O estilo de escrita é bem fluído e encantador, isso é fato, mas a narrativa em si é rasa e parece apressada. Fiquei com a desagradável sensação de que a autora foge da protagonista, sentindo-se mais à vontade para descrever os sentimentos de todo mundo enquanto refugia os de Lauren em imagens muito abstratas e lugares-comuns pouco saudáveis.

E não digo isso por conta dos pontos de vista intercalados, que, pra mim, são um ponto forte no que se refere à FORMA. É no CONTEÚDO que falta, basicamente, materialidade à protagonista. Não sei que tipo de pesquisa foi feita, mas ficou parecendo que a autora utiliza seu inegável domínio da escrita para estabelecer relações e reações que, na verdade, não compreende nem conhece. Parece que todos os personagens são mais ?reais? do que Lauren, que segue como um conceito ao longo de toda a história.

Dito isso, achei importante por tratar do tema e interessante por não terminar em tragédia, mas, ao mesmo tempo, decepcionante por reforçar certos esteriótipos. Gostaria muito de saber a opinião de pessoas trans sobre o livro, e uma das minhas metas de ano novo com certeza vai ser consumir mais literatura escrita e protagonizada por elas. Três estrelas ??????

leobalarin 21/12/2023

Ponto Cardeal
O livro contará a história do processo de entendimento e transição de Lauren (Laurent), que vivia com o rótulo pai de família com seus dois filhos e sua esposa.?Isso é mostrado de uma forma leve, mas ao mesmo tempo muito íntima, entender que uma pessoa pode se descobrir já com uma bagagem vivida causará estranheza e Lauren precisará lidar com isso, a história mostrará que não é fácil, desde tentar uma ?cura? através de um psicólogo e sua esposa descobrir seu segredo, e o momento em que contará aos seus filhos que seu pai é uma mulher (particularmente acho uma das partes mais fortes do livro). ?
Diferente de outros livros que trás a temática trans no enredo, esse mostra um lado familiar mais ligado a família de ?sangue? muito forte e isso deixa a história interessante.?
Não é o livro mais profundo e que exala militância em cada linha, mas ainda assim é uma leitura gostosa e que deixa muitos pontos pra refletir.

Dango Yoshio 17/10/2023

Começou maneiro, mas...sei lá
Quando li a sinopse fiquei muito animado pra ler. É um livro até legal, mas não sei...achei que foi tudo muito simples demais. Não que eu quisesse desastres na vida da protagonista, mas o desenrolar da história acontece sem muita desenvoltura das coisas.

E toda a questão de completude apenas através do órgão genital é muito estereotipado. Sim, há pessoas que querem fazer a redesignação sexual (não mudança de sexo), mas dizer que só assim a pessoa será completa e aceita é um erro enorme.

Lado positivo: tem mensagens bonitas sobre aceitação, sobre família, sobre a felicidade de ser quem você realmente é, e teve final feliz.

Talvez como uma leitura introdutória funcione, mas sei lá. Pelo menos é curtinho.

Fran Ferreira 05/10/2023

Meu resumo, resumidamente resumido sobre Ponto Cardeal:
- Senti dor, raiva, compaixão, tristeza, nó na garganta.
No começo estava entrando na vibe, conhecendo o personagem, sua história, mas com o passar da leitura, os sentimentos deixaram de ser confusos e fui sentido cada capítulo. Todos os sentimentos eu senti por todos os personagens, foi bem estranho.
Foi uma leitura meio difícil pra mim e pesada de fazer. Não deve ser nada fácil passar pelo que o/A personagem passou, a forma como tudo veio a tona e as suas consequências.
A dor e não dor do relacionamento e família e tals, mas não sei se foi a época que eu li ou foi a escrita que me deu a entender que o que mais importa é o EGO, que se danem as pessoas, que minhas vontades e ações podem passar por cima de tudo e todos sem que eu me importe com as consequência, porque simplesmente essas consequências não vale de nada, somente o "meu eu, meu ego valioso".
Não gosto de livros, filmes e etc que coloquem o Eu pessoal, seu ego como primordial/essencial, é arrogante e prepotente, e isso não tem nada haver com alto estima ou amor próprio, tem haver com evolução e maturidade.
Demorou uns meses pra eu ter algo concreto sobre a leitura e até baixar a nota, enfim, não rolou pra mim.