Ponto Cardeal

Ponto Cardeal Léonor de Récondo

Resenhas - Ponto Cardeal

Tarsila.Helena 11/10/2021

Ameno
Achei um livro ok, mas que não me marcou. A temática é boa, mas é pouco profundo e não me despertou nada de mais.

Duda 05/10/2021

Reflexivo
É uma obra que causa muitas reflexões.
Acho que pelo fato de ser um tema pouco abordado na literatura (de uma forma mais geral), nós temos a oportunidade de analisar e julgar as ações dos personagens (polêmicas, às vezes) acerca de tal acontecimento.
É um livro que merece uma análise extensa, principalmente quando nos deparamos com situações emblemáticas.
Com toda certeza, é uma leitura necessária para todos!

Rafa 16/09/2021

Árdua batalha de transformação em quem realmente somos
Léonor de Récondo escreveu Ponto Cardel de modo objetivo e direto, possibilitando uma leitura rápida onde o leitor consegue se comover diante da personagem principal.

Um dilema: Laurent quer ser quem no fundo sempre foi, mas ocultara essa persona, por receio. Como mudar agora? Ele é casado e pai de dois filhos! O que será do emprego?
Com muita sensibilidade, percebemos o quanto Laurent se revigora à cada evolução, à cada passo dado em direção ao seu sonho de ser tornar mulher.
A sua evolução para Lauren é linda.
Interessante a dinâmica com sua mulher e parceira Solange, na qual imediatamente se revolta e aos poucos, gradativamente, começa à compreender de certa forma os anseios de Lauren. A amizade e cumplicidade do casal se sobressai.
Com os filhos, Lauren acaba tendo um inevitável conflito com Thomas, seu filho mais velho.
Claire, sua filha mais nova, acaba emitindo pouca opinião, mas no final compra a causa e se engaja com a causa do pai, para auxiliar na conscientização de gênero em sua escola.

O livro cumpre bem no que se propõe: aborda um tema delicado e ainda polêmico em nossa sociedade, predominantemente preconceituosa. A leitura nos faz refletir sobre a dificuldade enfrentada sobre as pessoas trans, onde batalham constantemente em seu interior e contra os ambientes em que convivem.
Sem firulas de escrita ou palavras rebuscadas, temos um livro no tom adequado e que consegue passar uma mensagem válida para nosso contexto atual.

Debora 29/08/2021

Funciona como breve introdução
O livro é mais interessante em proposta do que execução. Capítulos muito curtos que se mantém na superfície dos fatos, com alguns poucos momentos bem desenvolvidos e memoráveis.

Em geral sinto que falta profundidade, falta desenvolvimento de personagens e nuances narrativas. É como se fossem flashes da história de Lauren, que sempre deixam uma ponta solta que poderia ter sido explorada. Além disso, é como se tudo passasse por uma certa romantização de quem escreve sem sentir na pele aquela realidade.

Ao mesmo tempo, justamente por esse desejo de saber mais é que se consegue uma leitura bem dinâmica, de imersão e que poderia ser completada em uma tarde. Poderia ser bom, mas falta. Termino sentindo que a personagem merecia muito mais.

Ana.Lomba 17/08/2021

A estória é boa, mas falta desenvolver
Devo admitir que ao começar a ler pensei que iria encontrar algum problema maior pela autora ser uma mulher cis, não foi bem o caso. Realmente, não sei até que ponto dá pra se colocar no papel de alguém passando por esse tipo de mudança a ponto de descreveê-la de forma verossímil, mas o livro peça muitas vezes pela falta de detalhes nos sentimentos das personagens que muitas vezes soam passivas, apesar dessa sensação não condizer com suas ações.
No geral, a estória em si é bem boa é preenche o espaço ainda vago que é da ficção com protagonismo trans, fazendo um uso interessante da mudança gradual dos pronomes durante a transição da personagem. Uma questão que pode incomodar alguns leitores, é que trata a transição hormonal e cirúrgica como algo muito fácil de se conseguir além de ser uma ponto chave para se tornar a mulher que se deseja (entendo que essa é a visão de Lauren e que não necessariamente representa todas as mulhers).

Carla.Cerqueira 08/08/2021

Delicadeza para um tema profundo
Este livro entrou na lista dos meus favoritos. A autora consegue de maneira leve contar uma história sobre mudança de identidade carregada de preconceitos e traumas. Fiquei com vontade de ler outras obras da autora.
Leitura obrigatória para os preconceituosos de plantão

Robert125 04/07/2021

raso como um pires
sem alma. plano. superficial. leviano. oco. fraco. frívolo. sem personalidade. rápido e dispensável.

Nayara 05/03/2022minha estante
Raso demais.

Nayara 05/03/2022minha estante
Raso demais.

L Soares 25/05/2021

O livro conta a história de Laurent, marido e pai de dois filhos. Um homem que tentou viver a vida que esperavam dele, se realizar como pai e marido.

Mas, que em determinado ponto de sua vida, não consegue prosseguir com aquilo. E a vida dupla que passa a adotar começa a sufoca-lo. Ser Mathilda em algumas noite com as amigas não supre mais as suas necessidades.

E mesmo amando a sua mulher, decide se comprometer consigo e revelar-se ao mundo e começar a transição para se tornar em definitivo a mulher que sempre se sentiu.

O livro fala muito dos medos e dúvidas. Sobre o ponto do qual há a virada na vida sob o qual não existe mais volta. A dificuldade de ser aceito pelas pessoas que ama e que lhe são mais próximas. As pequenas felicidades vivenciadas em buscar quem realmente é.

Apesar do tema delicado, e de tratar de preconceito, a leitura não é pesada, não sei se poderia dizer que entendo melhor quem toma essa decisão tanto quanto poderia dizer que entendo qualquer outra pessoa, mas é uma leitura que nos faz refletir sobre aceitar as escolhas dos outros, em especial por que nós não temos nada com a vida delas e todo mundo no fundo só quer ser feliz.

Quando assinei a TAG pretendia fazer leituras fora da minha zona de conforto e ler coisas diferentes, esperando que fossem leituras interessantes, cancelei por não estar tendo tempo pra ler e não saber o que me esperavam nas edições que se acumulavam. Foram 4 anos de assinatura, o primeiro ano incrível. Quanto aos demais, ainda é cedo pra julgar, mas essa leitura foi bem bacana.

Carol 28/04/2021

Impressões da Carol
Livro: Ponto Cardeal {2017}
Autora: Léonor de Récondo {França, 1976-}
Tradução: Amilcar Bettega
Editora: Dublinense
176p.

"Ponto Cardeal" é a história de Laurent que, por volta dos seus 40 anos, com a família constituída e uma vida financeiramente estável, reflete sobre quem ele é, de fato, sobre sua identidade sexual e decide transicionar. É a história dessa transição e de suas consequências.

A leitura é bem fluida, os capítulos são curtinhos e a abordagem do tema é leve, na medida do possível, em se tratando do tema da transexualidade.

No entanto, tenho algumas ressalvas.

A fluidez, em alguns momentos, confunde-se com a falta de aprofundamento na narrativa. Entendo que Laurent é de uma classe social privilegiada, num país da Europa, ainda assim, sua transição é contada quase como um conto de fadas e os percalços que aparecem, não são bem desenvolvidos.

Principalmente os que concerne à relação de Laurent com Solange, sua esposa, e os filhos. Os conflitos são citados, mas as soluções são corridas, quando não simplistas. Gostaria de ler mais sobre Solange, mas aí não seria um livro sobre Laurent.

Discordo das críticas que apontam que Léonor de Récondo, por ser uma mulher cis, não poderia escrever uma protagonista trans. Sinceramente, isso é interdição e um entendimento deturpado do conceito do lugar de fala. Não há espaço pra esse tipo de veto nas artes. Literatura não é só espelho, é sobretudo uma janela para fora de nós.

Que mais autores e autoras cis criem narrativas diversas, atentando-se, porém, em pesquisar e conversar com as pessoas que desejam retratar, para não incorrerem em erros evitáveis como, por exemplo, personagens estereotipados e planificados.

Enfim, por esse exercício de alteridade - de identificação e, por vezes, de estranhamento ao lermos sobre experiências de vida diversas da nossa - creio que "Ponto Cardeal" é uma leitura muito bem-vinda, que amplia e enriquece nossa visão de mundo.

Uma escolha supimpa para clubes de leituras compartilhadas, desses livros que crescem depois do debate.

"Mathilda tem fome, desce até a cozinha, apanha uma pizza na geladeira e a põe para aquecer no micro-ondas. A massa fica quente e mole. Não importa. Ela come de pé, empoleirada em seus saltos altos, se perguntando se o seu olhar é diferente do Laurent. Não, não é. Eles são uma. Uma só e mesma pessoa, um mesmo passado, apenas um corpo que não é o bom corpo." p. 41
TatianaTati 29/05/2021minha estante
"Literatura não é só espelho, é sobretudo uma janela para fora de nós."

Vim comentar nessa resenha porque me identifiquei em tudo que você pontuou, e essa frase que destaquei me arrebatou! Gostei da história, foi incrível imergir na reflexão e na dor de Laurent, mas fiquei incomodada com a falta de aprofundamento dos personagens.

Paulo 28/04/2021

Tema importante, tratamento problemático
Eis um dos poucos livros que encontrei que trablham frontalmente com a transsexualidade em toda sua transição, focando no momento de autoentendimento e das ações necessárias para que a mudança de sexo ocorra de fato. Esse é o aspecto positivo do livro. É uma leitura gostosa, com capítulos curtos e um tratamento leve sobre o tema. O porém está na falta de conflito. Cada problema que surge é rapidamente resolvido, com soluções banais. Para mim, dá a entender que a narrativa não quer encarar o problema social que existe. E isso impede uma reflexão maior sobre o tema. Não peço tragédia, peço realidade. A transição de gênero aqui é tratada como um conto de fadas. A vida não é bem assim...

Ana Terra 27/04/2021

Ok, mas não amei
Achei a temática do livro muito forte e importante! Dito isso, achei que o livro poderia ter sido mais trabalhado em alguns aspectos, mas a história é boa.

Sayd 09/04/2021

Apenas bom. Bem mediano.
Não é um livro que te fará perder o fôlego, mas é uma curta história da descoberta e aceitação de uma pessoa trans, a leitura por ser bem rápida, não é tão detalhada e, em muitos momentos, é colocada situações tão irreais hoje em dia, como a aceitação rápida de muitas pessoas ao seu redor e o processo da transição. Porém, é uma boa história, promove certa visibilidade.

Lucas 08/04/2021

Prometeu muito, mas desapontou.
Comecei este livro com altíssimas expectativas. Imaginei que ele me permitiria enxergar um pouquinho que fosse pelos olhos de alguém em processo de mudança de sexo. Não foi o caso.
O livro narra o momento vivido pelo personagem Laurent, em sua busca por se assumir mulher e as consequências desta decisão em diferentes instâncias da sua vida, como relacionamentos, estrutura familiar e trabalho.
O problema é que o livro é muito curto e se propõe à fazer mais do que consegue entregar. O livro se mostra superficial demais, não aborda nenhum dos desafios de Laurent com profundidade tocante. Em certo ponto do livro, comecei a me questionar se Laurent realmente estava sofrendo, porque o livro falha em transmitir a angústia esperada em alguém na situação dele.
O livro tem um estilo interessante, leitura fluida, diálogos e narração se fundem na mesma estrutura. Eu gostei.
É uma leitura interessante e rápida, mas não é uma referência na abordagem deste assunto tão delicado e definitivamente eu não encorajaria desembolsar dinheiro na compra deste livro, a experiência não se paga.