Ponto Cardeal

Ponto Cardeal Léonor de Récondo

Resenhas - Ponto Cardeal

moonystars 19/06/2022

Bom, mas poderia ser melhor
Ponto Cardeal é uma história necessária para o mundo, mas fraca.

Quando eu comecei a ler, me peguei imaginando que morreria desidratada, amaria os personagens, me encantaria pela história. Mas, no fim, não senti a emoção que esperava.

É uma história linda, sem sombra de dúvidas, mas poderia ser muito melhor.

Ao meu ver, Ponto Cardeal não tem vilões ou mocinhos, todos erram e reagem como esperado. Mas falta emoção nessas reações.

Gigio 10/05/2022

Teria potencial para mais
Uma narrativa bonitinha de aceitação e transformação de de Laurent em Lauren. Um texto simples para um assunto complexo e cheio de nuances. A leitura é prazerosa e os personagens cativantes. Muito bom para quem nunca teve contato com essa realidade começar a conhecer um pouco as dificuldades e o preconceito envolvidos no processo. Gera empatia.
Pouco drama e descolado da realidade da maior parte dos transexuais que passam por esse processo.
Finalizado com várias pontas soltas e temas que deveriam ser mais explorados.

Karenok 04/05/2022

Necessário, porém fraco!
Adorei a leitura de um tema tão necessário e impactante de maneira tão leve em uma narrativa gostosa. Porém acho que o erro foi exatamente esse.. faltou aprofundar em dores e lutas muito maiores e mais complexas do que foi abordado.

Aegla.Benevides 03/05/2022

Esse é um dos livros que eu estava mais ansiosa pra ler em 2022, porque a premissa dele prometia demais: Laurent, um homem casado e pai de dois filhos, não consegue mais fingir que pertence a um corpo e a um nome masculino. Uma vez por semana, ele é Mathilda, com seu vestido, sua peruca e seus sapatos de salto.

Quando sua esposa descobre que ele é uma pessoa trans, Laurent decide assumir para seus filhos e colegas de trabalho sua verdadeira identidade, aquela pela qual sente-se confortável em ser reconhecido. Assim floresce Lauren, uma mulher corajosa e decidida, entre várias pessoas que tentam humilhá-la, mas também entre pessoas que a acolhem.

Parece tudo bem até aí, e a escrita de Récondo é de um primor enorme, daquelas que não precisa de firulas pra manter a atenção do leitor. No entanto, ao fim da leitura, vemos o quanto a história de Lauren como uma mulher trans é rasa, superficial e estereotipada - e isso não sou só eu que digo, são pessoas trans que foram entrevistadas pela Tag no lançamento do livro pelo clube.

Como li Ponto cardeal enquanto lia O parque das irmãs magníficas (uma obra prima que se tornou um dos meus favoritos da vida, história sobre pessoas T e escrita por uma mulher T), foi cristalina a diferença entre o modo como a transexualidade é retratada a depender da autoria da história. Recomendo o livro para quem nunca leu algo nessa temática e acho incrível que Léonor tenha abordado esse tema em um de seus romances, mas pra quem quer ver algo mais profundo e coerente com a realidade além das alegorias, essa pode ser uma grande decepção.

Carol 25/04/2022

Ponto Cardeal 🎇
Adorei! É um livro sensível, que mostra a transexualidade de forma delicada e respeitosa, amei conhecer o Laurent e em como ele foi se transformando em Lauren, amei o apoio da filha adolescente e de alguns amigos e o desenrolar da situação com a esposa dele. É uma leitura MUITO válida no meu ponto de vista.

Gabriela 03/04/2022

É sobre família
Comecei a ler no susto, apenas para me distrair de outras leituras e logo vim aqui ver sobre o que se tratava. Então vi que a nota não era tão boa e comentários ruins, isso me fez retornar ao livro sem muitas perspectivas.
E eu gostei.
É sobre a família, sobre como o querer ser o que se é influência na vida dos demais. Sobre os desafios de todos e a caminhada de cada um para aceitar quem se ama, tentando se livrar das expectativas dos papéis que são construídos socialmente, do pai que os filhos idealizam, do marido, do homem profissional.
É um livro leve.
Não tem o objetivo de dar respostas nem informar sobre o assunto, apenas mostrar como o movimento de uma pessoa afeta as demais, obrigando a todos a perceber preconceitos, e a se reinventar para seguir.

Maria8209 09/03/2022

Razoável
É importante e válida a tentativa de representatividade no livro, entretanto acredito que se fosse visto por outra perspectiva, talvez funcionasse melhor.

Beatriz2371 18/02/2022

Assinatura TAG
Uma leitura rápida, diferente de tudo que eu já vivi na minha vida literária. E muito necessária.

Embora em alguns momentos achei falta de algumas informações, em como o que houve com a filha e o filho ao final. E como ficou seu casamento ou se deu certo a cirurgia.

Mas achei uma mensagem muito importante a ser repassada, e nos fazer pensar na difícil e coragem ao se assumir e se aceitar realmente da forma que se é, sem se importar com os outros.

Entender o processo da transexualidade é algo que exige conhecimento, mas, mais que tudo, empatia.

... " ... Você é livre, só precisa que se decida por esta Liberdade." ...

Lucas 27/01/2022

Excelente Experiência
Um livro que retrata a mudança de gênero com muita desenvoltura. A linguagem é leve, musical e poética. Os sentimentos são muito bem expostos. As reações e sensações das personagens muito se assemelham a realidade!
Para compreender o que ocorre com uma pessoa nesta situação tão central da vida, este livro é uma boa porta de entrada. Críticas a vários pontos podem ser feitas, mas creio que as qualidades as superam.
Laurent é uma personagem impactante.

Livia.Gabriela 24/01/2022

Tinha tudo para ser um livro 5 estrelas, haja vista a temática fantástica e necessária. Todavia, o livro encerra deixando muitas lacunas, muita coisa precisando de resposta.

Júlia 08/01/2022

Ideal para leigos
Nessa obra, acompanhamos Laurent em sua descoberta como mulher trans. Na verdade, utilizar “descoberta” não seria o termo mais correto nessa situação, pois nossa protagonista sempre soube quem era. A questão do livro é sobre a trajetória de revelar ao mundo, a si mesma e principalmente à família, sobre quem ela de verdade é. Atentem-se que não utilizarei seu verdadeiro nome, pois darei spoiler, mas sim o deadname e pronomes femininos.

O livro é composto por capítulos curtos, que alternam entre personagem em foco. Isso é um ponto que gosto muito, pois não temos apenas a visão do que acontece com Laurent, mas também das reações e emoções de seus filhos e esposa. é importante frisar que a família aqui é muito importante. A partir de cada um dos três familiares podemos ver diferentes reações à transição do Pai da família. Temos uma esposa, Solange, que precisa conhecer novamente sua companheira, dessa vez como mulher, e que passa por altos e baixos nesse caminho. A filha mais nova, Claire, que está entrando na puberdade e se mostra mais aberta a essa questão, procurando sempre buscar respostas para o que está acontecendo na internet (como vários adolescentes fazem hoje). E temos, por último, o filho mais velho, Thomas, que nos seus 15 anos extravasa sua raiva de adolescente e rompe relações com o pai.

O livro também nos mostra de forma rápida, as relações no trabalho e pessoas desconhecidas da vida cotidiana. A autora do livro é cisgênero (ou seja, identifica-se com o gênero lhe conferido ao nascer), dessa forma, é evidente que o livro não trata de forma profunda várias questões. Eu não vejo isso como um defeito, pelo contrário, por estar na comunidade LGBTQ conheço um pouco do assunto, e posso dizer que essa é uma ótima leitura introdutória do assunto para pessoas que não sabem **nada** sobre. Senti muita falta de apontamentos sociopolíticos na obra. Não vemos em nenhum momento a sigla LGBTQIA+ sendo citada, e falta muito o uso de palavas como transexual, queer, cis, etc. Porém, deixo isso em aberto, pois talvez tenha sido o intuito da autora, visto que estamos falando de um livro de introdução.

Em relação a escrita, me apaixonei. A autora tem o dom das palavras, o livro parece uma poesia do início ao fim. O autoconhecimento dos personagens, em principal nossa Laurent, é poético e romântico. Particularmente, esse tipo de escrita me agrada muito. Porém, percebi que não haviam plots grandes ou tão intrigantes do jeito que a maioria dos leitores gostam. A leitura é continuada pelo fato de que queremos saber como a situação da personagem e sua família ficará no final. De uma forma resumida, o livro é raso, rápido e poético. Tudo ao mesmo tempo, rs.

Se uma pessoa leiga me pedisse indicação de um livro para entender a transexualidade, eu indicaria este, pois sei que encontraria uma leitura fácil, sem complicações e que trata principalmente da família (algo de muito interesse a algumas pessoas). No geral, gostei muito do livro e pretendo ler mais obras da autora, pois gostei de sua escrita.

site: instagram.com/leituraserelacoes

Dani 17/10/2021

Gostei muito da experiência de algo distante de mim.
A temática é incrível mas não tão crível.
Sinto que tudo se desenrolou com poucos conflitos e acredito q pra maioria das pessoa trans não seja assim.
Mas é uma ótima leitura de entrada ao tema.

Tarsila.Helena 11/10/2021

Ameno
Achei um livro ok, mas que não me marcou. A temática é boa, mas é pouco profundo e não me despertou nada de mais.