Ponto Cardeal

Ponto Cardeal Léonor de Récondo

Resenhas - Ponto Cardeal

Artemis 28/01/2023

"no seu ponto cardeal,lá onde Mathilda solta um grito"
Além de uma escrita fluída e cativante,a obra é uma ótima experiência para quem está começando a entender a vivência de uma pessoa trans e seus desafios, gostaria que a narrativa fosse mais profunda sobre alguns pontos e certas partes me pareceram muito simplificadas e idealizadas,ainda assim a história e a personagem principal valeram a leitura.

Lucas61 23/01/2023

Experiência TRANSformadora
Além de te apresentar a transexualidade de uma forma muito íntima e pessoal, Ponto Cardeal te faz refletir em quem é você e como uma relação de amor de longa duração pode se transformar ao longo do tempo e que através das imperfeições é possível se encontrar um caminho. Uma leitura muito leve e aconchegante. Me emocionei do início ao fim.

Lírian 21/01/2023

Um livro que aborda com leveza um tema tão sensível. Necessário para aprender sobre respeito e amor ao próximo. Cada um de nós tem um infinito dentro de si...

Luci 10/01/2023

Bem intencionado?
Comecei a leitura desse livro e coloquei na minha cabeça que era um livro de antes do século XXI, nesse sentido fui considerando aceitável certas abordagens que considerei ultrapassadas. Imagine minha surpresa ao descobrir que foi lançado em 2017. Ao ter essa informação, minha percepção sobre ele mudou drasticamente.

Acho que é muito nítido que se trata de uma mulher cis, provavelmente hétero, escrevendo sobre uma experiência que não é sua. E talvez não se tenha dado ao trabalho de fazer uma pesquisa para usar termos mais atualizados, para abordar aspectos mais sensíveis da experiência dessas vidas marginalizadas.

Um aspecto positivo do livro é que o final não termina em tragédia, para variar. Mas achei o tom fetichista em muitos momentos, principalmente no que se refere a relação da protagonista com suas genitais. Alguns termos como mudança de sexo, uma certa obsessão com o aspecto biológico me deixaram incomodada. Também achei que as relações da história se davam em uma dinâmica sexista.

Mas é bonita a mensagem de não ter opção a não ser viver a verdade que há dentro de si. Recomendo a leitura, desde que feita de modo crítico.

Emmilyvaladarescabral 08/01/2023

Transexualidade. Aceitação. Necessário, porém: superficial.
Ponto Cardeal de Léonor de Récondo aborda a transexualidade num espectro familiar, contando, para tanto, a vida de Laurent e de sua esposa, Solange e seus filhos, Thomas e Claire, de como foi descobrir-se, aceitar-se e passar pela transformação de Laurent para Mathilda e de Mathilda para Lauren.

Trata-se de uma temática maravilhosa e muito necessária. Entretanto, o livro possui uma abordagem superficial acerca da descoberta da transexualidade, pois aborda tudo de forma muito rápida, sem maiores aprofundamentos e carregado de clichês.

Mas ainda assim é um livro válido, servindo como uma introdução sobre o tema ou para iniciantes que querem saber mais sobre a temática trans (assim como eu).

Recomendo porque é bem curtinho, leve e descontraído.

? Citações:

"Você é livre, só precisa que se decida por esta liberdade"

"Meus filhos, eu sou uma mulher. (...) Sempre foi assim, desde criança, alguma coisa meio diferente, que não batia com o que eu era. E continua até hoje. Levei tempo para descobrir o que era. Uma espécie de mal-estar, uma defasagem muito grande entre aquele que eu vejo diante do espelho e eu próprio. (...) Se por um lado eu jamais me senti homem, por outro eu sempre me senti pai.?

"A vida nos apressa, nos molda, nos empurra, nos mata."

?Quanto tempo é preciso para a gente ser a gente mesmo? E eu gostaria de perguntar isso a todos os que não precisam trocar de sexo. Quantos anos, décadas, para estar em conformidade? Conformidade de corpo, conformidade de sonhos, conformidade de pensamentos, com aquilo que somos profundamente, esta matéria bruta da qual sobram uns poucos restos antes que ela seja forjada, alisada, remendada pela sociedade, pelos outros e seus olhares, nossas ilusões e nossas feridas.?

?(...) a gente não sabe nunca de onde vêm os golpes, e os piores vêm quase sempre dos mais próximos.?

Adilson 04/01/2023

A busca por si mesmo
Uma história diferente de dificil aceitação e compreensão onde os 4 principais personagens encaram a situação de um modo bem particular. Leitura rápida , história envolvente.

Pedro 03/01/2023

comecei o livro esperando uma narrativa mais densa e melhor desenvolvida, tanto em temática como em personagens. situações irreais e certos acontecimentos que acredito que seriam contados de uma maneira diferente e mais verdadeira se fosse uma pessoa trans contando a história pautada em suas vivências.

Pão 28/11/2022

Okay
Nada novo sob o sol, beira ao desinteressante, mas vale considerar a tentativa de escrever uma história fora da cisgerenidade.

Quem quiser se iniciar nas leituras com personagens trans, pode ser uma boa, pois é uma história simples que beira as vezes o irreal, mas vale a tentativa.

Lis 12/11/2022

Ok, reflexivo...
Bom, o que tenho a falar do ponto Cardeal é o que venho pensando durante esses meses. De como se faço ou não algum comentário. Depois de finalmente entrar no app.

Esse livro me chamou atenção por causa da capa que eu realmente gostei. Logo depois de começar a leitura, notei que a escrita é boa e agradável de fácil entendimento. Acho que não sei muito bem fazer uma crítica ou resenha, seja como chamam.

Então, eu gostei do livro mas acho que deveria existir um jeito melhor de abordar o assunto, houve sim um aprofundamento dos personagens, a principal por exemplo. É triste também ver o sofrimento que ela passa, mas também é até compreensível a maneira das reações com pinta realista, os detalhes também. Enfim, vou dar 3. Porque é realmente como sinto sobre a obra.

Mari 08/11/2022

Apenas uma pequena parte do livro me instigou, achei as relações pouco aprofundadas, alguns tempos muito acelerados e distantes também da realidade de pessoas trans. Concordo com a resenha do leitor Adonai em sua maioria.
Pode ser interessante como um primeiro contato, mas recomendo a leitura de A segunda humanidade da escritora Atena Roveda como referência de compreensão das questões de gênero!

Ana 13/10/2022

Terminei e não sei bem o que pensar...

A discussão ou temática que se apresenta aqui é beeeeeeeeem do comecinho.

Em termos de escrita Leonor consegue escrever cenas muito bonitas, em especial entre Lauren e Solange, mas ao mesmo tempo alguns personagens são muito ?????
Em uma das cenas, uma das personagens protagoniza un ataque transfobico e violento pra poucas páginas depois me dizer que se sentiu traída por Lauren não contar a ela que era trans. E sem sequer se desculpar.

Enfim, acho que se fosse uma história de alguém se assumindo trans e o parceiro acompanhando junto teria sido mais interessante (ou ao menos foi o que fiquei com vontade de ler)

Dâmarys 13/10/2022

Mas gente....
Assino embaixo de todo as resenhas que apontaram como o livro é fraquinho. Os capítulos curtos, a superficialidade da questão, e esse final.... Enfim, com certeza é um livro. Ponto positivo: ser pequeno.

Caroline Vital 27/08/2022

Tão emocionante! E tão curtinho... Me dei conta de ser o primeiro livro que leio sobre um personagem transgênero (o que é um erro, que ainda há tempo para reparar).

Bem legal, realiza o que se propõe.