Ponto Cardeal

Ponto Cardeal Léonor de Récondo

Resenhas - Ponto Cardeal

Fran Ferreira 05/10/2023

Meu resumo, resumidamente resumido sobre Ponto Cardeal:
- Senti dor, raiva, compaixão, tristeza, nó na garganta.
No começo estava entrando na vibe, conhecendo o personagem, sua história, mas com o passar da leitura, os sentimentos deixaram de ser confusos e fui sentido cada capítulo. Todos os sentimentos eu senti por todos os personagens, foi bem estranho.
Foi uma leitura meio difícil pra mim e pesada de fazer. Não deve ser nada fácil passar pelo que o/A personagem passou, a forma como tudo veio a tona e as suas consequências.
A dor e não dor do relacionamento e família e tals, mas não sei se foi a época que eu li ou foi a escrita que me deu a entender que o que mais importa é o EGO, que se danem as pessoas, que minhas vontades e ações podem passar por cima de tudo e todos sem que eu me importe com as consequência, porque simplesmente essas consequências não vale de nada, somente o "meu eu, meu ego valioso".
Não gosto de livros, filmes e etc que coloquem o Eu pessoal, seu ego como primordial/essencial, é arrogante e prepotente, e isso não tem nada haver com alto estima ou amor próprio, tem haver com evolução e maturidade.
Demorou uns meses pra eu ter algo concreto sobre a leitura e até baixar a nota, enfim, não rolou pra mim.

Luan 02/09/2023

Um livro sobre aceitação, sobre transformação. Uma história interessante, bem escrita e rápida, mas pra mim faltou um pouco mais de realidade, de drama, não acredito que a vida de uma mulher trans seja assim tão "fácil". Sabemos que a nossa sociedade não é evoluída a esse ponto, mas ao mesmo tempo, a solidão do Laurent durante tanto tempo é drama suficiente para ele. No final é um bom livro e que ajuda a refletir sobre as pessoas!

Thuany.Klososki 29/08/2023

Leitura rápida! Adorei!
Os capítulos são curtinhos e a história se desenrola sem delongas. Não consegui largar o livro desde o primeiro momento!

Nicoly.Medeiros 20/08/2023

?quantos anos, décadas, para estar em conformidade? conformidade de corpo, conformidade de sonhos, conformidade de pensamentos, com aquilo que somos profundamente, esta matéria bruta da qual sobram uns poucos restos antes que ela seja forjada, alisada, remendada pela sociedade, pelos outros e seus olhares, nossas ilusões e nossas feridas.?

Flávio 13/08/2023

Um livro extremamente estereotipado.
Faz algum tempo que eu estava com vontade de comprar e ler esse livro, mas a decepção foi visceral. Não há profundidade na percepção da personagem ao se reconhecer como uma pessoa trans, além disso é muito confuso saber quem está narrando a estória, se é a própria personagem ou os personagens secundários. A autora abordar a transexualidade com muitos estereótipos, é uma sexualidade complexa e uma vivência singular de cada indivíduo. Saciei minha vontade de ter lido o livro pelo menos...

CaaaamiCamiiii 11/07/2023

Ponto cardeal
Bom livro, mas que em alguns momentos a história parece corrida, sendo contada de uma forma rápida que não traz quase aprofundamento emocional e psicológico dos personagens, tornando tudo meio supérfluo.

ToniBooks 06/07/2023

Artigo definido
Em "Ponto cardeal", a escritora e violoncelista francesa Léonor de Récondo descreve a tragetória da família Duthillac. O protagonista - Laurent, marido de Solange e pai dos adolescentes Thomas e Claire - vê-se diante de um dilema que permeia toda a história e que nos faz refletir sobre o quanto condicionamos o amor aos padrões traçados pela sociedade. Parece um assunto clichê, mas a escrita sóbria e verossímia de Léonor vai nos levando pela mão enquanto descortina habilmente o véu que encobre os nossos preconceitos. Certamente um dos melhores que já li nesse ano.

Eduarda 10/05/2023

Ponto Cardeal
?Achei o livro bem cativante, intrigante é bem escrito. Só não dei mais estrelas pra ele, porque achei que a narrativa vincula a ?legitimidade? de uma pessoa trans à cirurgias e hormônios, o que eu não concordo. Enfim, ele tem alguns problemas mas é um bom livro

lunatiqe 31/03/2023

Uma iniciativa boa, mas na visão errada.
Já tinha lido algumas resenhas falando sobre a polêmica da autora, que é uma mulher cis, mas depois de um tempo entendi realmente o grande problema.
nunca tinha lido um livro que tem grande representação de pessoas trans, principalmente sendo protagonistas da narrativa, então tive muita esperança.
os capítulos são curtinhos, o que é bom, mais é muito raso, e o desenrolar é muito corrido.
megerabovary 27/12/2023minha estante
Passei da metade com a mesma impressão?

lunatiqe 27/12/2023minha estante
sim!
tem momentos bons, mas sinto que muitas das escolhas (principalmente da ex-mulher) não tiveram um motivo bom, o que de certa forma me incomoda.

megerabovary 28/12/2023minha estante
Concordo! Terminei ontem e resenhei agora. Também dei três estrelas. Meta de 2024: buscar mais livros protagonizados (e escritos!) por pessoas trans

Kaue Garcia 24/03/2023

Que livro forte!
Nunca tinha lido nada sobre o processo de transição de gênero da forma como li neste livro, conseguir entrar na cabeça de Laurent e entender todo o processo que se passa ali e toda a percepção de sua família em meio ao que ele vive foi surpreendente! Um livro forte mais ao mesmo tempo sensível e extremamente necessário

João 07/03/2023

Um bom livro. Senti que faltou profundidade: por vezes a narrativa foi muito simples e óbvia. Acho que a história retratada precisaria de mais páginas.
Gostaria de saber mais da origem de Mathilda e acho que a forma como ela progrediu foi rala, sem muita substância. Gostaria também de saber mais sobre Cynthia e o início da amizade entre as duas.

Hugo430 06/03/2023

Chance de ser feliz
Uma busca pessoal e o encontro consigo mesmo, em meio ao caos inteiros. A luta de uma pessoa para assumir a totalidade de sua expressão de como ser e ter a chance de ser feliz.