Ponto Cardeal

Ponto Cardeal Léonor de Récondo

Resenhas - Ponto Cardeal

Maíra 29/12/2020

Livro extremamente superficial, nao me acrescentou muita coisa.

Miguel.Angelo 29/12/2020

Dos bons achados
Ganhei esse livro por acaso e foi uma baita leitura. A história flui muito bem e mostra um pouco dos desafios que cercam as pessoas transexuais. Ao longo do texto, encontramos suspense, momentos de muita tensão, boas risadas e bastante esperança. Vale MUITO a pena a leitura!

Xico 25/12/2020

Transexualidade para iniciantes
O livro é uma excelente porta de entrada para quem deseja conhecer um pouco melhor sobre o universo trans. Um relato sensível e honesto sobre a trajetória de uma mulher buscando libertar-se das amarras performáticas de gênero. Uma leitura absolutamente fácil e envolvente!
Tiago 07/01/2021minha estante
E qual seria uma leitura para quem já é iniciado no assunto?

Margallyne 10/12/2020

O tema é rico e é interessante a forma rápida e corrida como é contada a história

Junia 01/12/2020

Podia ser um mergulho... mas estava raso
Louvo o esforço da autora, Léonor de Récondo, em tratar deste tema necessário para uma ampliação do olhar para o outro, diferente de nós, detentor de anseios, sonhos e uma percepção de si próprio insubstituível. A história de transformação de Laurent em Lauren é uma dentre tantas que existem e precisam ser contadas. Uma obra que me parecia necessária ao receber, mas que, na leitura deixa tantas lacunas que superficializam a narrativa. Evidente que a autora não poderia contemplar toda a diversidade de situações e caminhos que podem ser seguidos por pessoas trans, mas, a autora opta por estereótipos e não se aprofunda nem mesmo nas emoções da personagem, quiça de outros que poderiam render muitos aspectos e são ignorados reduzidos a fatos para composição da história. De fato não gostei do livro, mas entendo que ele possa ocupar um espaço que ainda carece de muitas narrativas.

_Fer 14/11/2020

Traz uma escrita importante e reflexiva sobre a identidade de gênero. Porém aborda por um aspecto um tanto superficial, acredito que poderia ter ido mais afundo principalmente no que diz respeito ao personagem central da história que é uma mulher trans, ao seus sentimentos e dramas psicológicos, principalmente quando a sociedade impõe um padrão a ser seguido e você está no processo de quebra e aceitação da sua verdadeira identidade.

Se.mi.na.re | IG Literário 09/11/2020

Resenha "Ponto Cardeal" - Se.mi.na.re | IG Literário
"Ponto Cardeal" (2017) da escritora francesa Léonor de Récondo, nos apresenta a trajetória e o universo de descoberta de Laurent, em seu processo de transição de gênero. Pai de uma família com dois filhos, a personagem começa a narrativa já vivenciando a experiência da transição, no entanto ainda muito incerta sobre ser e viver Mathilda.

A história ganha impulso quando ela descobre que aquela vivência momentânea, algumas vezes por semana escondida da família, já não era suficiente para lidar com a sua existência. Assim, de forma conflituosa, Mathilda passa por questionamentos internos, com ajuda de outras amigas trans, até tratar do assunto abertamente com a família e depois aos poucos em outros espaços, como no trabalho.

Assim, o texto nos permite acompanhar, mesmo que distante, alguns dos desafios do processo de transição. No entanto, também é preciso falar sobre a necessidade de buscar livros que também sejam escritos por pessoas trans. Récondo faz um bom trabalho ao introduzir a temática em sua obra, no entanto sentimos falta do aprofundamento em questões mais complexas que o discurso de experiência própria poderia sanar.

Entretanto, a obra fica como sugestão para aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre a temática. Em Ponto Cardeal são discutidas questões como: descobertas, aceitação, tolerância, saúde LGBTQIA+, transformação e diversidade. Sabemos que não existe apenas uma forma de viver as mudanças, na verdade, são múltiplas perspectivas a partir de cada sujeito. Assim, Mathilda é uma representante dentro das diversas vivências enfrentadas por pessoas trans.

Edição da obra na foto: 2020 (Versão @taglivros)
Editora: @dublinense
Tradução: Amilcar Bettega
Título Original: Point Cardial

Resenha por: @longouvea

site: https://www.instagram.com/p/CHBM5sgjFQd/

Marília 09/11/2020

Você está feliz com quem é hoje?
Um dos livros mais simples que li, linguagem tranquila. Mas acho que faltou riqueza de detalhes de um tabu da nossa sociedade. Nota 4, eu queria mais, bem mais, um livro com 500 páginas tava bom rs

Rapha 05/11/2020

Meusa migos, que ressaca literária. Mais uma, né. Novidade nenhuma. Pra vocês terem uma noção, eu estou/estava lendo 5 livros ao mesmo tempo (ou tentando pelo menos, já que só agora cheguei ao fim de um deles). Acho que vou conseguir voltar a ler com mais frequência, rezemos.

"Ponto Cardeal" foi o primeiro livro enviado pela TAG no contexto da quarentena, e para não prejudicar os leitores-assinantes eles decidiram fazer um audiobook dos primeiros capítulos do livro, e eu, que nunca tinha experimentado essa modalidade antes, resolvi escutar e ver qual é a dela. Fiquei honestamente surpreendido pela qualidade e por quão gostoso foi escutar aquela voz de veludo falando sobre o dilemas de um pai que estava se descobrindo uma mulher transsexual e toda a pressão de assumir a sua verdadeira identidade perante sua família e seus colegas de trabalho. No aplicativo da TAG houve uma discussão muito grande sobre "o que é ser mulher" pois grande parte do livro o que faz Lauren se sentir mulher é justamente se "vestir como uma mulher" e ter um "corpo de mulher", quase de uma forma estereotipada. Eu super concordo que ser mulher é muito mais do que isso, mas precisamos entender que esses são aspectos que na sociedade atual são vistos como femininos e é responsável por grande parte do reconhecimento de alguém como mulher. Inclusive uma das partes mais importantes do livro - e para Lauren - é quando alguém a trata no feminino com naturalidade quando a vê depois de tudo que passou. Fazendo a referência clássica, Simone de Beauvoir diz em seu livro "O Segundo Sexo" que não se nasce mulher - torna-se, e é exatamente por esse processo que Lauren atravessa durante todas as etapas do livro. .

Eu particularmente gostei de como o tema é abordado, pois mostra a luta de uma mulher trans em se mostrar ao mundo como é e como ainda existe dentro da psicologia preconceitos com pessoas trans, mesmo a transexualidade não sendo mais considerada como doença pela ONU há anos. Existe também o aspecto da não-aceitação de pessoas próximas e como isso precisa ser lidado, além do processo de entendimento delas da nova realidade. Tendo dito isso, fica a recomendação.

João | @joaovictorcomc 21/10/2020

Você está feliz com quem é hoje?

Laurent não está, e é a partir desta questão norteadora que sua história será desenvolvida ao longo dessas rápidas 176 páginas. "Ponto Cardeal", quinto romance da francesa Leónor de Récondo e o primeiro a ser traduzido para o português brasileiro, traz a história de um pai e marido que, aos sábados, transforma-se em Mathilda, uma personagem feminina que o acompanha há anos a fim de tentar frear uma inquietação dentro de si. Mas, haverá um momento em que isso não será mais suficiente. E esse momento chegou.
Ousar. Dar o primeiro passo. Enfrentar tudo e todos.

Eu nunca havia lido uma trama onde a transexualidade fosse abordada e, apesar de eu não ter a mínima noção do que é não se identificar com o gênero que se é designado ao nascer, a leitura me trouxe a oportunidade de sentir um pouco dessa turbulência interna pela qual uma pessoa trans passa, afinal "a ficção é a via régia de acesso à diversidade dos outros" (Contardo Calligaris, psiquiatra/ psicanalista).

A autora consegue transmitir de forma muito intensa todas essas angústias e dores pelas quais Lauren precisa passar até ser de fato quem ela é. E além da perspectiva da protagonista, Récondo também nos oferece um pouquinho do ponto de vista de todos os outros membros de sua família, permitindo-nos ver como toda essa transição afetará, de formas diferentes, cada um deles. É quando fica clara a força e determinação dessa personagem. Impossível não se emocionar! 🥺

"Ponto Cardeal" é um livro simples, servindo como um ótimo ponto de partida para começar a entender a realidade de pessoas trans. Não aprofunda muito na maioria das questões que se propõe, mas isso não o torna ruim. É um livro que cumpre seu papel com muita sinceridade e que traz uma personagem que deseja apenas romper a superfície que a aprisionou por tanto tempo e viver, assim, sua verdade.
Lauren em plena luz!

site: https://www.instagram.com/joaovictorcomc/

Livrismo_ | Por Natacha Agata 19/10/2020

Não conseguia parar de ler
Um livro que trata um assunto extremamente necessa?rio (e pouco visto) na literatura brasileira de maneira surpreendentemente envolvente. A narrativa de Laurent/Lauren/Mathilda na?o se propo?e a esgotar a discussa?o sobre a transexualidade, mas e? um bom ponto de entrada para quem quer conhecer um pouco melhor os aspectos sociais e debates internos que as pessoas trans vivenciam durante seu processo de transic?a?o.?
Na?o pretendo me estender muito sobre o assunto, porque na?o tenho nenhum lugar de fala e sinceramente na?o me aprofundei muito nos estudos do tema a ponto de conseguir tecer comenta?rios pertinentes sobre essa questa?o. Em vez disso, vou me ater a minha experie?ncia enquanto leitora. ?
Eu fiquei realmente viciada na histo?ria, na?o conseguia parar de ler, fiquei o tempo todo pensando no que aconteceria em seguida, de tal forma que comecei a ler o livro na noite do dia 14/04 e terminei na manha? do dia 15/04, (li em menos de 24hs). Comento isso para mostrar que realmente respirei o livro. Sinto que aprendi bastante com a obra e meu interesse em histo?rias que tratam sobre transexualidade aumentou. ?
Para mais conteúdos como este, me siga no meu Instagram literário @livrismo_ ?

Livrismo_ | Por Natacha Agata 19/10/2020

Não conseguia parar de ler
Finalizo essa resenha com o convite a lerem as opinio?es de duas mulheres trans que comentam sobre a obra. Fica o aviso de spoilers, mas acho extremamente va?lido ouvir o que elas tem a dizer sobre um livro que se propo?e a representa?-las. Engrandec?o a @taglivros pela sensibilidade de convida?-las e fica meu muito obrigada por essa curadoria incri?vel. ?

Para mais conteúdos como este, me siga no meu Instagram literário @livrismo_ ?

Caroline Redlich 11/10/2020

Simples
Pra mim pareceu história superficial do que uma pessoa trans passa

Carla 03/10/2020

A proposta do livro é ótima, mas fiquei desapontada com a forma que a história foi contada. A narrativa deixou transparecer uma ideia de que se assumir trans é simples, basta querer e ponto. A história se tornou superficial, no meu ponto de vista.
Nanda 03/10/2020minha estante
Concordo contigo, Carla! O tema é interessante e muito importante, mas a forma como foi conduzido desaponta.

Carla 03/10/2020minha estante
Exato Nanda... ??