Ponto Cardeal

Ponto Cardeal Léonor de Récondo

Resenhas - Ponto Cardeal

Maria Luiza 27/03/2021

Muito necessário
Um livro muito necessário e aborda um tema muitas vezes silenciado. Achei sensacional!
Traz uma escrita importante e reflexiva sobre a identidade de gênero. Porém aborda por um aspecto um tanto superficial.

Bianca 06/03/2021

Esse livro foi um dos mais enriquecedores que eu li nos últimos tempos. Com uma leitura leve e rápida, de uma escrita simples e envolvente, Léonor de Récondo escreve uma história com uma temática que geralmente é esquecida pelo campo midiático, seja nos livros, no cinema, no teatro: a transexualidade!

O livro conta a história de Laurent, casado há 20 anos e pai de dois filhos adolescentes. Seu casamento é estável, possui boa relação com os filhos, mas, desde criança, sente que ele não se tornou aquilo que sempre quis ser. Sente que existe algo dentro dele, uma voz inaudível, um desejo abafado pelo medo, que só aparece uma vez por semana quando se veste de mulher e sacia, de certa forma, essa vontade ardente. Sempre longe de casa e de sua família.

O livro foca muito nos sentimentos dele e na transformação que ele passa, tanto física quanto emocional. O problema é que, na verdade, Laurent é tudo aquilo que construíram dele. E em determinado momento, quando tudo isso começa a ruir, ele se dispõe a encarar aquilo que sempre foi: uma mulher.
Assume para a família que é dessa forma que ele se viu durante toda vida e é mal interpretado por todos. Tacham-no como louco e, em seu laudo no psicólogo tem o seguinte diagnóstico: neurose obsessiva!
Sem o apoio inicial de sua família, principalmente de seu filho Thomas, Laurent passa a viver dividido entre aquilo que quer e aquilo que agrada a todos, menos a ele.

Esse livro me fez pensar mais nesse tema que, como eu disse antes, tende a ser ignorado pela sociedade. E também, de certa forma, me fez ver o lado de Laurent e entender todo o dilema que se passava em sua cabeça: entre permanecer no mesmo lugar de sempre, onde todos o amavam por ele fingir ser alguém que ele não era, até enfrentar tudo e todos para ir em busca de sua transformação.

É um livro fácil de ser lido, mesmo carregando um tema “pesado”. Indico para todos que, assim como eu, não têm nenhuma referência sobre o tema no cotidiano e pouco sabem sobre o assunto. Acredito que esse livro seja o pontapé inicial!

site: https://www.instagram.com/leitoresmaniacos_/

Camila Alexandrino 22/02/2021

Ótima leitura!
Que livro brilhante e bonito! Sério, fazia tempo que eu não li nada tão poético e fofo.

Um ponto cardeal é necessário para encontrar sua orientação, por isso achei uma escolha tão legal para o título desse livro.

Laurent é um homem de meia idade, casado e pai de dois filhos. Tudo parecia ir bem na sua vida, até que Mathilda aparece.

Ele — ou melhor, ela — tem uma vida secreta. Uma vez por semana pode ser livre para mostrar seu verdadeiro eu, Mathilda. Ela é uma mulher forte, livre, sem problemas para assumir sua personalidade e fazer o que lhe dá vontade.

Agora, como se libertar dessas amarras sociais perante sua família, amigos e sociedade?

Quando ela finalmente mostra ao mundo quem realmente é, muitas coisas acontecem e é isso que mais chama a atenção na história.

As experiências que uma pessoa transexual passa ao finalmente assumir seu verdadeiro eu podem ser muito dolorosas. Tendo em vista a violência e preconceito que enfrentam diariamente, não é difícil se colocar no lugar de Lauren — nome que ela prefere ser chamada. Eu achei simplesmente lindo esse livro, creio que deveria ser uma leitura obrigatória porque é realmente tocante.

A felicidade que sentimos quando finalmente ela se solta das amarras é um pouco libertadora para nós também. Acompanhar o processo que Lauren enfrenta para conseguir tomar os hormônios e realizar a tão sonhada cirurgia é comovente.

Eu recomendo esse livro facilmente para qualquer pessoa que eu conheço, principalmente aquelas que querem saber como uma pessoa transexual se sente ao ter que encarar todo o preconceito. Jé é difiícil se abrir, mas encontrar pessoas que não te apoiam torna tudo pior.

Que essa leitura sirva de aprendizado e nos faça pessoas mais empáticas e melhores.

site: https://www.instagram.com/p/CMDTeU1jxPF/?utm_source=ig_web_copy_link

andyelivros 21/02/2021

Avassalador!!
Dentro do seu carro, num estacionamento, Mathilda retira com cuidado a maquiagem do rosto, o vestido apertado, o sapato de salto altíssimo. Veste uma roupa de ginástica e então já não é Mathilda, mas Laurent, marido de Solange e pai de dois filhos. Quando percebe que incorporar uma persona feminina uma vez por semana já não é mais o suficiente, decide completar a transição. E abrir o jogo para a esposa e os filhos é só o começo dessa busca por sua verdade interior.

Alice Batista 19/02/2021

(...) durante muito tempo acreditou que compartilhar era a única maneira de existir. Eu sou o que eu digo. O que eu não te digo não existe.
É um livro extremamente necessário para gerar empatia e sensibilidade. Como eu ouvi no podcast da TAG, o livro não é só importante para a comunidade trans, mas principalmente para a comunidade cis. A história é muito bem escrita, com passagens incríveis que te faz refletir, sentir, levar para a vida grandes ensinamentos.
É um livro curto, mas para quem quer começar a ler sobre e entender um pouquinho, é um mergulho certo. Vou indicar sempre. Tu sai dessa leitura querendo ser melhor.

Carol 12/02/2021

“Lendo a terminação de ‘sozinha’, Laurent chorara. Cynthia o tinha colocado em palavras.”

E eu também chorei. Ponto Cardeal é um daqueles livros que atinge em cheio o objetivo de gerar a empatia nas pessoas. Contando a trajetória de uma mulher trans, desde o momento de suas primeiras percepções até o enfrentamento das opiniões e atitudes alheias sobre sua identidade, podemos sentir a angústia, a felicidade, o medo, a inconformação em cada página.

A transexualidade ainda é assunto pouco compreendido e pouco debatido, mas muito odiado por aqueles que não conseguem ou preferem não enxergar o outro. É claro que é necessário debater o assunto de forma teórica, com as ciências sociais e humanas, mas a humanidade da literatura em contar uma história, por vezes, abre a porta e convida a pessoa a conhecer, a tentar entender aquele outro ser humano.

É exatamente onde Ponto Cardeal se encontra. O livro não busca esgotar o assunto, nem representar todas as mulheres ou pessoas trans. É um recorte, uma personagem, uma vivência que encerra em si muitas outras. Como toda ficção.

A resenha completa, você encontra no blog!

site: https://papoliterario.com.br/2021/02/12/resenha-ponto-cardeal/

Maria 04/02/2021

O norte de cada um
É muito difícil alguém cisgênero compreender a luta interna de uma pessoa transgênero. Construir uma narrativa leve, mas que direcione o leitor a uma reflexão acerca desta batalha, é inúmeras vezes mais difícil. E é assim que a autora de Ponto Cardeal, Leonor de Récondo, trata lindamente sobre o assunto.

Em uma mistura de narradores ao longo dos parágrafos, nos damos conta da verdadeira essência das pessoas ao nosso redor. Ponto Cardeal é uma história sobre libertação do eu verdadeiro, sobre identidade de gênero e sexualidade, sobre superação e coragem.

Para ler a resenha completa, acesse:

Pamela 29/01/2021

Extremamente necessário
Não é um livro q eu leria, por q prefiro fantasia e investigação, mas ganhei de presente e fiquei curiosa.
O livro é excelente, no início é bem triste, mas a forma como o autor desenvolve todo o processo de transição de Lauren e de como isso afeta a vida dos q estão a volta dela é sensacional.
Esperava um pouco mais do final, parece q termina sem acabar... dá pra saber pra onde a história vai, porém ureia mais informações

Cristiéle Martins 24/01/2021

Lígia 14/01/2021

Novos assuntos
Foi o primeiro livro que eu li sobre o assunto, achei muito interessante.
A história conta sobre a transição de Laurent para Lauren e tudo o que muda em relação a familia e a ele mesmo. Achei que o livro podia ter aprofundado mais em alguns momentos, mas fora isso foi um bom começo!

Celia.Mattos 09/01/2021

O que define quem nós somos? O sexo registrado em nossos documentos, desde que nascemos? Os gostos, ideias e atitudes que desenvolvemos ao longo de uma vida? A aparência do corpo no qual nascemos? Nossos desejos e necessidades? Somos o aglomerado de tantas particularidades, que acredito não haver resposta única, nem certa a essa questão.
Em Ponto Cardeal, Léonor de Récondo, narra a história de Lauren, mulher trans que durante a maior parte de sua vida escondeu dentro de si quem realmente era, como verdadeiramente se sentiu. Durante um bom tempo ela foi Laurent Duthillac, bom filho, marido de Solange, e pai de Thomas e Claire, homem calmo e tranquilo, mas que guardava escondido dentro de si, quem na verdade ele sempre sentiu que era, uma mulher. Mas em determinado momento a vida “perfeita” que construiu já não bastava, era necessário se libertar da prisão a que se impunha, então, Laurent diz à mesa do jantar: “... eu sou uma mulher.”
Deste ponto em diante a autora nos mostra, através do ponto de vista de cada personagem, como a revelação de Lauren, e sua decisão de assumir sua verdadeira identidade, por meio da mudança de sexo, reflete em seus relacionamentos, com a família, com os colegas de trabalho, vizinhos e consigo mesma.
A escrita é leve, ágil e fácil de acompanhar, mas me pareceu superficial, deixou em mim tantas perguntas, e a impressão de que diversos pontos mereciam ser mais bem desenvolvidos. Pode ser um bom ponto de partida para se começar a refletir sobre questões de gênero, mas é somente uma pontinha, de uma imensa montanha.

emforest 03/01/2021

O que achei?
Resumindo bastante a história do livro, lemos sobre a autodescoberta de uma mulher trans como pessoa trans. Seus desejos, desafios e vitórias.

A escrita da autora é muito gostosa. Ela descreve muito bem tudo o que a personagem sente ao realizar determinadas ações. Mas achei que faltou desenvolver melhor a relação da personagem com sua família e colegas de trabalho. É que acontecem coisas, mas o contexto não fica muito claro. Também achei muito caricato a ideia do que é ser mulher. Talvez faltou pesquisa por parte da autora, uma melhor vivência com mulheres trans reais.

Mesmo com esses defeitos você apega-se com a personagem e acaba querendo saber um pouco mais sobre ela, e a leitura flui bastante bem.