As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

William LGZ 26/08/2022

Uma magnífica conclusão para a série
Quem diria que, mesmo com uma opinião agridoce sobre os primeiros livros e admitindo que só continuava acompanhando por causa de minha meta apenas, eu fosse recompensado no final com um excelente encerramento e um ótimo livro no geral.

Posso dizer que já estava sentindo uma melhora na narrativa desde o terceiro livro, mas este aqui acabou o desbancando como o melhor da coleção devido aos seus inúmeros acontecimentos e menor preciosismo em relação aos personagens, gerando consequências bem mais graves e também trazendo novas facetas e ponderações bastante interessantes.

A forma como as religiões são tratadas aqui e até mesmo durante toda a história foi o que mais me encantou e atraiu, considerei perfeita a maneira como as dúvidas foram colocadas sobre os personagens e as respostas encontradas por cada um ao longo do enredo. Sua conclusão, inclusive, foi capaz de tirar lágrimas de meus olhos de tão tocante que foi!

Definitivamente o recomendo para quem leu todas as partes antecedentes porque, mesmo com algumas reviravoltas que se saíram meio abruptas e perderam um pouquinho do impacto, fez valer a pena por cada momento entediante ou sofrível que passei enquanto acompanhava a saga.
Adriana 26/08/2022minha estante
Com essa resenha Will, mais uma trilogia para minha lista ??? wleu

Geovana 26/08/2022minha estante
Concordo com o que você disse. Apesar das partes tediosas, essa história tem mesmo um final interessante ?

-Koraline 06/01/2024

Achei esse último volume um tanto bagunçado em relação aos outros, e o final apressado, mas foi um bom desfecho.

JoAo 15/11/2023

O PRISIONEIRO DA ÁRVORE
Vou por partes assim fica mais fácil.

Primeiro vou falar minhas críticas que como os outros livros da saga possui algumas inconsistências como a falta de detalhamento em certo momentos,excesso de informações não tão relevantes e a demora da história se desenvolver e a forma como muitos personagens foram de Vasco da gama em poucas páginas no final eu acredito que nem todos ali precisam morrer, devo ressaltar as partes em que esse acúmulo de fatores acaba por tornar a leitura cansativa em alguns momentos.

Porém, o final me surpreendeu muito pois não esperava certos acontecimentos e toda a construção desse final foi muito bem feito.
A construção desse final se inicia com Kevin que na minha opinião foi um personagem que gostei muito mais que me deu muita raiva pois eu não compreendia tudo ainda, todo o diálogo que ele tem com Morgana sobre a deusa e como o mundo está se transformando foi uma conversa muito importante e como essa conversa refletiu no epílogo que para mim foi até melhor que momento final do livro pois mostra que tudo realmente aconteceu por um motivo para que tudo resultasse naquele momento em que Morgana entende tudo e no final fica "feliz" pois a Deusa não será esquecida a questão é que ela tera agora um outro nome e um novo manto em sua cabeça mais ela sempre será a Deusa em todo o seu esplendor e que tudo terminou ali como tudo deve ser.

Obs:perdoem a pontuação tô morrendo de sono ?
Francys.Emellin 18/11/2023minha estante
O epílogo me surpreendeu mais que o livro inteiro. Houve muitas mortes desnecessárias e isso realmente tornou a leitura arrastada, mas, para mim, foi o melhor livro da saga.

JoAo 19/11/2023minha estante
Justo, não precisava ter tanta mortes daquela para ter peso da história sabe eu não gosto muito quando autores abusam de matar personagens para ter peso na história eles podem ter outros artifícios para usar, e super concordo esse foi o melhor livro da saga e ele encerra muito bem a história.

Francys.Emellin 19/11/2023minha estante
É aquele fato "não sei que final vou dar a tal personagem, então vou mata-lo". Kkkkk

JoAo 19/11/2023minha estante
É lasca isso pow, por que muitas vezes isso faz como se o personagem não tivesse muita relevância, uma personagem que morreu de maneira "besta" e que sua morte não significou quase nada pra história foi a guria que tinha sigo senhora do lago e largou pra ficar com o filho da Morgana ( esqueci completamente o nome dela), não teve peso quase nenhum sendo que anteriormente a própria Morgana havia se perguntado como essa guria tinha passado pelas provas que uma senhora do lago passa e qual seria seu destino, deixou aquele clima no de que ela teria uma importância significativa na história sendo que acabou que não teve muita coisa.

Francys.Emellin 19/11/2023minha estante
Ela é tão importante que até esqueci dela ??? é a Niniane, tanto que achei que a após a morte dela teria uma reação por parte do Rei Artur e nem isso mostrou. A morte da Nimueh também foi bem estranha, tipo ela se mata afogada, porém foi tão implícito que demorou para que conseguisse entender esse fato.

Francys.Emellin 19/11/2023minha estante
Só que olhando atentamente como autora, sei que as vezes é melhor matar um personagem de uma forma marcante ao invés de continuar usando ele no enredo quando este não faz mais parte de nada. Nem sempre é fácil arrumar um fim feliz ou digno para um personagem, ou, essa se torna a opção mais lógica para não estender ainda mais o enredo.

Evy 04/11/2010

Maravilhoso!
O último livro da Saga, O Prisioneiro da Árvore, traz novamente o fascínio de toda essa história encantadora contada de forma maravilhosa, embora muitas vezes romantica demais, por Bradley.

Nesse último livro, o que se mostra é a decadência tanto de Avalon como de Camelot. As constantes mudanças dos acontecimentos tendem a fazer com que ambas caiam no esquecimento. É um traço bastante triste da história, pois até o último momento eu me vi torcendo para que Avalon de repente se erguesse triunfante diante de todos. Não foi nem de longe o que realmente aconteceu.

Mais uma vez é Morgana e sua narrativa fascinante que nos prende a história. Sua paixão pela Deusa e seus ensinamentos continuam tão fortes como nunca e ela tenta o tempo todo concretizar os desejos de sua tia Viviane demonstrando arrependimento por não ter feito o que lhe era predestinado: governar com Arthur, por trás do trono, antes que o Cristianismo o dominasse. Sendo assim, Morgana tenta de tudo para impedir que o meio-irmão continue traindo Avalon, atraindo para si muito mais sofrimento.

Eu realmente amei essa história. Me vi envolvida do início ao fim com os acontecimentos da época. A busca desenfreada pelo poder e pela riqueza capaz de realizar os mais impensáveis atos, o desespero pelo herdeiro do Grande Rei, os amores impossíveis, os amores possíveis e mal entendidos, a busca incanssável da fé, a guerra entre duas crenças, os atos incalculáveis e cruéis na terrível tentativa de não deixar nenhuma das crenças ser esquecida, abandonada. Todos os personagens são apaixonantes, me vi por diversas vezes sentindo o que eles sentiam. É realmente um livro que não se pode deixar de ler. Uma história, vivida e sentida pelas mulheres, que não se pode deixar de conhecer.
Andressa 21/12/2012minha estante
Eu gostei muito de toda a saga também. Só fiquei um pouco decepcionada com a Morgana, minha personagem favorita, que no último livro teve apenas atitudes que a trouxeram infelicidade. Até meu desgosto pela Gwen diminuiu. Fiquei com uma dúvida, porque o livro foi muito mal traduzido, parece que falta pedaços: a Morgause enfeitiçava a Gwen para que ela não pudesse engravidar? E não entendi como a Nimue morreu, depois procurei na internet e li que ela se matara afogada.

Malu 02/09/2013minha estante
[SPOILER] [SPOILER]

Só respondendo a dúvida de Andressa: eu também não tinha entendido muito bem aquela referência no fim do livro de que Morgause enfeitiçava Gwen, mas quando assisti o filme entendi que é isso mesmo. Morgause amaldiçoou Gwen. E quanto à morte de Nimue, ela se matou afogada mesmo, pela culpa que sentiu por causa de Kevin.

Julia Manjko 23/12/2023

Uma saga que eu amei ler
Amei o desfecho da saga.

Como um todo essa história me agradou demais, valeu muito a pena ter chegado até o último livro.

Gostei muito dos desfechos dos personagens, assim como quase todos os aspectos dessa história o final não foi nada previsível e fluiu de forma bem orgânica.

Realmente uma história muito bem escrita.
Batista 01/02/2024minha estante
Eu menosprezava porque na faculdade me diziam que era apenas uma ?versão simplificada? da Demanda do Santo Graal, mas não. É a versão mais linda que eu já conheci, através da perspectiva de mulheres e não de homens. Amei também

Julia Manjko 02/02/2024minha estante
O livro não foca muito nessa questão do santo graal mesmo , mas de resto : nada simplificado, achei super complexo. Vc fez faculdade de que ???

Batista 08/03/2024minha estante
De letras na FFLCH-USP

Francys.Emellin 03/11/2023

Mediano
E lá vou eu novamente com minhas críticas?

O quarto livro é interessante pelo ponto de perspectiva da Rainha Morgana, pela maneira que ela age e a paciência que consegue sempre ter com sua cunhada, pois Gwenhwyfar é irritante e todas as parte que ela aparece me deixa tão entediada que acabo procrastinando para ler o capítulo.

Sobre o prisioneiro, tenho pena dele e, ao mesmo tempo, o entendo. Acredito que o problema nunca foi dele e de sua influência sobre o rei e sim o quanto Artur é um homem tolo e desesperado para agradar sua mulher, e em meio a isso traiu a deusa e seus seguidores. Não julgo o Pendragon, essa é a linha de raciocínio do enredo, tanto Artur como Uther tiveram suas paixões e foram capazes de fazer loucuras por elas.

De toda a desgraça desse livro a melhor parte posso afirmar que é o Epílogo, a maneira como a autora entrelaçou todos os acontecimentos, explicou tudo em poucas páginas, e isso foi emocionante, o que entristece é que para tal fim houve tantas mortes, tanto sofrimento, tanta manipulação e no final ficou apenas a solidão, e uma história sobre um rei que trouxe paz aquelas terras.

Fabi 01/05/2021

E chega ao fim a saga q tanto amei ler. Nesse último volume, as coisas ficaram bem feias. A vingança e as atitudes impensadas fizeram surgir consequências terríveis a todos em Camelot. Nesse último volume, senti falta de maiores detalhes por parte da autora na hora de narrar certos acontecimentos. Tanto q voltei algumas vezes na leitura pra ver se eu tinha perdido algo. Mas não. Foi a escrita dela mesmo. De qualquer forma, amei. Sinto que vou sentir falta de Morgana, Arthur, Lancelote e até da chatinha da Guinevere.

Vitor Dilly 19/04/2022

A Deusa arde mas não queima...
...como uma Sarça Sagrada!

Varias deusas da aurora humana transformaram-se um uma só, a Deusa, e neste contexto do livro Brumas de Avalon, o mesmo está ocorrendo com os vários deuses masculinos, do norte, do sul e do além-mar, aglutinando-se em um único Deus na figura de um homem crucificado.

Com o avanço da emergente religião, o sagrado feminino recua até seus últimos redutos, com a Morgana de Avalon, querendo atingir a Camelot do Rei Arthur e seus cavaleiros, perante juramento.

O juramento a Avalon é traído com a influência de Guinevere, logicamente, do contrário não haveria trama!

Mas sabemos que a Deusa jamais desaparecerá perante este mundo cristão, enquanto circularem entre o culto seus novos símbolos retransformados, como o Santo Graal e a Virgem Mãe, retransmitidos por novas feiticeiras, agora chamadas freiras.

A Deusa arde mas não queima.

Diego Piu 27/01/2022

Novela gostosa de acompanhar!
O que mais gostei nos 4 volumes era o que eu já sabia desde sempre: o protagonismo feminino!

Torci muito por algumas personagens, tive raiva de outras, fiquei chocado com algumas soluções.

A leitura é bem fluida.

Vick 29/04/2021

TW: estupro e pedofilia
A autora era pedófila, ela abusou dos próprios filhos e apoiou o marido fazer o mesmo. Mesmo morta, nos livros ainda estão essas merdas que ela """acreditava""" e praticava. Se você quiser ler mesmo assim, aí vai da sua escolha, mas lembre que você está apoiando mesmo que indiretamente.
lio 29/04/2021minha estante
gente, que horrível!!

Natalia Alencar 11/12/2009

Marion Zimmer Bradley reconta a história do Rei Arthur e sua importância para a Grã-Bretanha, bem como a oposição entre a religião antiga, representada pelos druidas e sacerdotisas de Avalon, e o Cristianismo, bandeira da obstinada Guinevere, esposa de Arthur. Minha série de livros favorita, prontofalei. =DDD

Sobre "O Prisioneiro da Árvore": O desfecho dos personagens é triste, mas vêm aos olhos totalmente verdadeiro e infelizmente, esperado. Não é spoiler dizer que a Igreja vence né, hehe? Eu fico deprimida quadno termino de ler um livro que gosto muito, e lembro que tinha maior saudades dos personagens, da aura mágica de Avalon. Só não senti falta da Gwen: incrível, ela conseguiu f**** com a vida de TODO mundo e o final dela ainda foi bem suave. No mais, é uma bela obra que faz refletir sobre lealdade, compreensão, tolerância e os valores que realmente importam - coisas que, séééculos depois dos fatos narrados, ainda não aprendemos.
Evy 30/07/2010minha estante
Será que alguém gosta da Gwen? rsrsrsr Pq eu detestei ela o tempo todo e adorei sua frase "incrível, ela conseguiu f***** com a vida de TODO MUDNO". Realmente, poderosa mesmo sendo a sonsa que foi! Aff!

paloma 09/12/2011minha estante
KKKKKK acho que não existe alguém que goste da Gwen

Bruh 03/07/2013minha estante
Se eu achar alguém que goste da Gwen eu vou querer que a pessoa detalhe os motivos, porque o mulher para destruir tudo, julgar as pessoas e ter as mesmas atitudes, que não tem como nem sentir pena. Concordo que o final dela foi suave demais, se fosse eu o final ia ser bem diferente.

Lara 26/02/2017minha estante
Também não gosto da Gwen, mas confesso que me tornei compreensiva no final da saga. Acho ela muito do tipo "fraquinha", "dama indefesa" que só atrapalha, mas , por outro ângulo, vejo que ela sofreu muito durante sua vida, sobretudo com relação ao seu amor por Lancelote e por não conseguir ter filhos. Só não me conformo como o Lancelote pôde gostar dela! Tanta mulher interessante e ele foi gostar justamente da mais sonsa!
Ainda acho que a pior de todas foi a Morgause. A Gwen eu até perdoo, mas a Morgause, jamais.

palomavisconti 15/01/2022

O desfecho
Enfim cheguei ao último livro desta história incrível! Realmente sem palavras para a intensidade das emoções e das relações que a autora cria nessa saga.

Sempre me falaram para ler As Brumas de Avalon que eu ia amar. E realmente todas as pessoas que me indicaram me conhecem bem, porque eu amei demais!

Esse último livro é devastador, triste e emocionante! A forma com que a autora nos faz acompanhar a passagem do tempo! Você realmente cria a imagem de todos os personagens envelhecendo! Fora as questões centrais de cada um, como são bem elaboradas, as dúvidas, reflexões, mudanças.

É realmente fascinante, vale muito à pena a leitura!!

Vitoria Caroline 11/05/2021

Finalmente pude encerrar essa série, confesso que gostei mais do que imaginava. Se encerra um ciclo, claro que eu queria que tudo tivesse tomado um fim diferente, mas foi um bom encerramento..