As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Ludmila 22/03/2022

Início da série
Esse mundo descrito nesses volumes marcaram uma grande parte da minha juventude.

Versão da história visto do ponto de vista das mulheres que protagonizaram a lenda do tal Arthur Pendragron, filho de Ulther Pendragon, rei bretão responsável por liderar uma das resistências aos saxões (povo bárbaro germânico do leste), com a duquesa da Cornualha.

Sao 4 volumes

Wini 15/02/2009

Meu Preferido da Coleção
O último livro é o meu preferido e me deixou muito triste no final. A Saga toda é muito empolgante, cativante e envolvente. Era como se eu conhecesse todos os personagens de perto, como amigos, e no fim deixa um pouco de vazio com a despedida. Conta o fim da Vida do Rei Arthur.

Priscila.Veloso 27/10/2021

O quarto e último livro sobre As Brumas de Avalon, confesso que esperava um final diferente, que referia que outros pessoas tivessem morrido e as que morreram tivesse vivido. No contexto geral o livro é bom.

Lu 21/10/2009

Depois de três livros, eu me cansei da narrativa repetitiva e larguei esse logo no começo. Acho que o problema é que eu nunca gostei muito da Guinevere.
Alexia 31/01/2010minha estante
Que a Guinevere é uma vaca(e não tem jeito de suavizar isso),eu concordo,mas tenta termina o livro,é o último ^^" .

Tata 06/02/2010minha estante
Acho que não tem ninguém no mundo que goste de Guinevere, dá mais uma chance pro final de Brumas de Avalon!! =)

Rafael 21/02/2010minha estante
Amo AS BRUMAS DE AVALON, mas...coincidências à parte, eu tb não terminei de ler este livro. Não sei ao certo o motivo, mas acredito que seja o mesmo que o seu.

Evy 04/07/2010minha estante
hahahaha!
Eu também não gosto da Guinevere, mas fui até o fim por lealdade a Morgana, que é minha personagem favorita :)

Renata 15/12/2010minha estante
Estou no finalzinho... quase lá...rss mas estou achando muitto chato para terminar... como vc disse é repetitivo demais, torna-se muito cansativo no final.

Deh Domingues 24/11/2009

Uma obra retratada por mulheres!
A Obra -
As Brumas de Avalon, uma seqüência de 4 livros, narra a historia do Rei Arthur e sua Távora redonda.
Contada pelas mulheres que passaram de alguma forma por sua vida mesmo que indiretamente;a obra retrata um lugar onde a religião é colocada à prova de forma forte e rudimentar.
Primórdios de uma civilização de reis, rainhas e seus seguidores, cujo alguns preconceitos são mantidos até os dias de hoje, nos mostra que somos uma civilização hoje evoluída mas com alguns vestígios de um passado bruto e distante.

A leitura -
Ler sobre a historia do Rei Arthur, algo que sempre havia ouvido falar superficialmente, narrada por mulheres, ou melhor, fortes mulheres.Me deixou extasiada!
A forma com a qual as gerações são narradas, os conflitos, batalhas, amores e amantes são inebriantes, a ponto de não conseguir parar de ler.
Mas senti que o livro é meio repetitivo em sua seqüência e as vezes um pouco cansativo. Mas isso depende muito da disposição do leitor num determinado momento.
Ótima leitura! Vou procurar ler agora a outra versão da historia!
" Conheça a verdade e ela o libertarás"

Boa leitura a todos!

Abraços

Deh Dominguez.

Rennatta 26/01/2010

Brumas de 1 a 4
Bom, a série como um todo é muito boa. No entanto, os dois últimos livros são um pouco cansativos. Porém, vale a pena.

Rusbis 24/12/2012

Confira a vídeo-resenha de "As Brumas de Avalon" no vlog literário Ler Vicia:

Vem comigo!!!

Clara 05/01/2022

"Eu chamei pela Deusa e a encontrei em mim mesma. E Morgana sabia que nunca mais teria a possibilidade de procurar além de si mesma conforto ou conselhos, ela só poderia encontrá los dentro de si."

fabianacandido 10/12/2013

Intrigas, magia e busca pelo poder.
As Brumas de Avalon, por Marion Zimmer Bradley, é uma obra onde vemos, como conflito principal, a luta entre o paganismo e uma nova crença, o cristianismo. O primeiro, representado por Morgana, e o segundo por Gwenwhyfar (ou Guinevere).
Os dois primeiros livros da série demandam um pouco de força do leitor para continuar, são eles mais monótonos e mais entediantes, que nos irritam várias vezes, mas é onde começamos a conhecer os personagens e a criar laços de amor ou desprezo por eles.
Já os dois últimos livros são bem mais emocionantes, muitas coisas acontecem, coisas que nos provocam a raiva, outras que nos provocam a compaixão. São preenchidos e recheados de vários acontecimentos, várias mudanças, várias intrigas.
Então, se a pergunta for: vale a pena esforçar-se a terminar a série? A resposta é sim.
O que mais gostei nesta série foi a maneira como Marion Z.B. criou personagens imperfeitos, assim como nós. São personagens que erram e sofrem as consequências, que têm péssimas manias e características muito próprias, nenhum é parecido com o outro.
Leiam-na, vocês não arrepender-se-ão.

llucianin 15/06/2014

Melhor série de livros que já li!
Uma surpresa atrás de outra, impossível prever, não só o final, mas impossível prever o próximo capítulo, tudo que se especula acaba não se confirmando, a história é realmente fantástica, isso sem falar nos personagens, ah! os personagens!! muito bem feitos, muito reais, a Marion Zimmer tá de parabéns!! uma excelente obra, recomendo pra todos, todos que gostam de ler livros de qualidade e não leu as brumas... tá perdendo o que considero a melhor leitura que já fiz!

rfllmrs 04/07/2015

MELHOR SAGA DE TODOS OS TEMPOS.
É linda! Simplesmente perfeita essa saga! E eu me identifiquei, principalmente, pelos conflitos cristãos x pagãos. É perfeita, perfeita, perfeita. E eu a acabei bem rápido... Comi esses livros com farinha :( eu to bem trist. E duvido achar uma saga tão perfeita quanto essa, pelo menos nessa encarnação. ;p

Aymee2 30/08/2015

Como iria das trabalho fazer quatro resenhas achei melhor escrever minha opinião aqui no ultimo livro da saga mesmo.

Eu gostei bastante da saga, apesar de ter empacado no segundo livro (como todo mundo) por causa da INSUPORTÁVEL da Gwen
Aliás, Gwenhyfar chegou no nivel Dolores Umbridge na minha escala de ódio a personagens.Desde que ela apareceu minha vontade era entrar na história e dar uns tapas nela.E não adianta tentar defender com " ai coitada mas ela era ingênua " .Sim, a gente sabe que ela é uma medrosa mas isso não a impede de ser uma birrenta invejosa que quer que todo mundo faça suas vontades.Digna de pena.

Já Morgana é uma das personagens mais sacaneadas que ja vi.Meu deus do céu.ter um filho com o proprio irmão, ser dada pra casamento com um homem bem mais velho, se apaixonar pelo mala do Lancelot.....

Inclusive, não entendi esse amor que todo mundo tem pelo Lancelot.Todo o tempo achei ele um egocentrico metido que não sabe o que quer da vida.Cada vez que aparecia alguma mulher pra comentar da beleza dele eu ja revirava os olhos de preguiça.Confesso que tive raiva da Morgana no terceiro livro por ajudar a chatinha da Elaine a casar com ele.Mas no final entendi que se Morgana não tivesse feito isso, ele continuaria a ficar ali na corte empatando a vida das moças.

Mas confesso que mesmo não gostando de Lancelot e ODIANDO Gwen torci pra que ficassem juntos.Os dois se merecem.
A atitude de Gwen no final em se afastar de Lancelot pelo bem da amizade entre ele e Arthur pode até ter soado altruísta mas se era pra arregar desse jeito podia ter feito isso antes né ?No final Gwen volta pra onde nunca deveria nem ter saido: seu amado convento.

Além de Morgana e Igraine tambem gostei muito da pequena Nimue, mas parece que a coitada só apareceu pra se ferrar mesmo.Quando ela morre, fiquei me perguntando se a deusa não tinha já cansado de sacanear suas sacerdotisas

É uma boa saga, mas pra quem for começar fica a dica de que algumas partes da historia vão mesmo ser revoltantes Achei o final com uma paz meio forçada.E me espantou DEPOIS DE TUDO Lancelot ter virado padre¬¬.Ah,e no prólogo ri bastante das moças do convento falando sobre o tumulo da Viviane: "com certeza era uma mulher muito santa" hahaha :p

Ah, e mesmo se tratando de ficção é difícil terminar a saga e não ver cristianismo e paganismo com outros olhos :)

Maju 07/03/2022

Fantástico!
Além de ser uma leitura fantástica, daquela que te tira da realidade e faz sonhar com mundos mágicos, Brumas de Avalon é uma série que faz refletor sobre valores culturais, sociais, religiosos e morais. Incrive. Recomendo demais.