As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Prisioneiro Da Árvore

Gaal 29/12/2020

Terminei pra ter certeza.
Terminei a série pra ter certeza: são 4 livros, mas dava tranquilamente para serem 2.
O segundo livro enrola em vários aspectos, mas ainda traz desenvolvimentos importantes. O terceiro é mais essencial, mas também nas partes de enrolação o negócio fica tão profundo que chega a cansar e parece que a própria autora se perdeu na escrita.
E esse quarta se resumo nisso aqui: enrolou, enrolou, enrolou mais um pouco e finalizou toda a história com um final que aparece que foi escrito às pressas. Cheguei no último capítulo pensando que ainda faltava tanto pra explicar e desenvolver nas desavenças de certos personagens, porém não, foi tudo resumindo em 10 páginas de forma desorganizada.
Por isso digo, terminei pra ter certeza, a série toda é muito recheada de enrolações enquanto algumas tramas importantes faltaram muito.

BlueandCherry8 16/11/2020

O prisioneiro da árvore
Aqui o desfecho dessa MARAVILHOSA historia. Vemos aqui os destinos de nossos queridos (e tb dos nao queridos) personagens, além da própria Avalon.
Essa série com certeza entra pras minhas favoritas! Curiosa sobre os livros lançados dps, mas que complementam os tempos anteriores a Morgana. O protagonismo feminino e o sincretismo de crenças trabalhado é fantástico.

V Madero 08/12/2012

Livro IV - O prisioneiro da Árvore
Conclusão épica!
No quarto e ultimo livro temos sentimentos e pensamentos muito intensos, na maior parte do livro. Morgana finalmente é grã- sacerdotisa...ela e Arthur são o tempo todo misto de, irmãos, amantes, inimigos, mãe e filho... ambos nutrem muito carinho um pelo outro e Morgana se culpa de não ter sido capaz de encher as coisas como deviam ter sido. Não tenho como fazer uma resenha que expresse meu sentimento pelo livro sem soltar spoilers. Então apenas digo que a conclusão foi digna, teve um sabor levemente amargo e triste, porém digno.

As brumas de Avalon REALMENTE merece ser chamado de clássico.

João Paulo 23/01/2013

De volta a Avalon
As Brumas de Avalon não é só uma história mística, mágica, mas bem humana e heroica, que procura levar o leitor a todos os cantos da Bretanha de Artur, de suas crenças, seu povo, seus heróis, nos prendendo em sua terra, desejando sempre à volta a Avalon.
É, sem dúvida, uma obra completa.

Jess 04/04/2021

incrível.
há muito, muito tempo não lia uma série de fantasia tão sensível, bem escrita e maravilhosa. tenho tanto pra internalizar ainda sobre essa série... por enquanto só posso dizer que amei com todo o meu coração, e fui inspirada como por poucas vezes antes fui em uma leitura.

Liparini 15/07/2023

Quarto e último livro da série. Aqui parece que tudo deu errado e aconteceu só desgraça, mas foi uma ótima jornada. Daria uma boa série também que o fim iria dividir as opiniões, mas eu com certeza assistiria

Carol 29/10/2013

Mais alguém coloca este livro em um pedestal?
Acho esse livro o melhor da série.
Ás vezes acho que sou a única...

Algo neste livro cativou-me MUITO.
Fui com muita sede ao pote e fui recompensa de um modo INENARRÁVEL.
Eu não entendo como tantas pessoas podem acha-lo arrastado...sério
Questão de gosto...

Bem...não vim aqui apenas para derramar elogios e dizer o quanto AMO ESTE LIVRO- um dos melhores que já li na minha vida(esta numa posição altíssima)...

Neste livro,tudo que já estava ruim fica pior.
Resumi o livro!!!

Muitas coisas nele deixaram-me chocada!!!

Esse livro é muito especial para mim...na época em que li fiz até uma trilha sonora para alguns personagens!!!

E este é o fim da pior resenha que vocês já viram na vida.
Gracy.Rodrigues 23/10/2017minha estante
Eu gostei. Jura que tudo o que estava ruim fica ainda pior?! Chesuis :v

Caroline 26/09/2023

A conclusão da história do Rei Arthur, nesse reconto através de outras perspectivas, foi interessante, mas achei que foi o livro menos instigante da série. As personagens iniciais estavam envelhecendo e não aconteceram mais tão grandes eventos nesse livro, além de mortes, e as personagens mais novas não me agradaram tanto.
Quanto ao final do livro, minha opinião se divide em duas, o final de Camelot pra mim foi decepcionante, e o final de Morgana foi muito bom, como a Morgana é minha personagem preferida, o sentimento que o livro deixou foi bom, apesar das decepções quanto a outras coisas que aconteceram na história, mas que também foram decepções devido a expectativas pessoais, mas foram acontecimentos plausíveis... acredito que vale a pena a leitura dessa série, eu achava que seria um livro mais pesado e difícil antes de começar a ler, mas acabou sendo bem tranquilo e instigante.

Kamilla 30/09/2021

Conclusão
Resenha de releitura – 30/09/2021

C’est fini! Chegou a hora em que todos precisaram colher as consequências de suas ações e tentativas de moldar a mundo a sua vontade. Afinal, ao longo da saga, cada um dos personagens principais tentou ao menos uma vez criar o mundo que ele julgava ideal, alguns com mais força que os outros, - não é Morgana e Gwenhwyar?! - , mas no final todos terminaram como peões no tabuleiro dos deuses.

Fiquei triste pela conclusão do Kevin, mas entendi que as decisões que ele tomou sozinho e os votos que ele quebrou foram uma forma de traição e arrogância que cobrariam o seu preço.

Achei irônico que o que deveria ser o grande Pentecostes de Camelot foi no fim o que causou a sua destruição, mas como a narrativa veio do relato das mulheres apenas, não vemos muito das ações dos cavaleiros de Camelot na busca pelo Graal.

Concluindo essa saga, e numa releitura percebo que a autora caiu em uma tendência que eu vejo até hoje, tornou todos os homens da saga fracos para deixar as personagens femininas mais fortes em comparação, algumas das ações dos personagens masculinos beiram a imbecilidade - menos Acolon, Acolon nunca errou rs - gostaria de ter conseguido ver um lado mais épico dos heróis masculinos das crônicas Arturianas, mas vou ter que procurar outras sagas para isso.

Também achei o final um tanto agridoce, sabemos que na história o Cristianismo vence as chamadas religiões pagãs, mas a consolação de Morgana não serviu para mim, não acho que a Virgem Maria possa ser comparada as deusas das religiões antigas, as deusas eram uma representação mais completa e multifacetada do que é o feminino, enquanto a Madonna cristã é mais um ideal pouco atingível de feminilidade, mas isso obviamente é muito pessoal e cada um se sente de uma forma diferente a esse respeito.

Reler a saga com olhos mais maduros foi interessante, provavelmente vou reler de novo em outra ocasião, mas daqui há muitos anos. É uma história que de certa forma me provoca um sentimento de nostalgia e tristeza por um tempo que eu nunca vivi.
Carol Amaro 01/10/2021minha estante
Adorei os comentários, Kamilla! Li há muitos anos, ainda adolescente.

Kamilla 02/10/2021minha estante
Também li há anos, na epoca do filme, foi bom reler.

Chelsea.Archer 20/02/2024

Maravilhosooooo
Oieeee
Hoje concluí a leitura de O Prisioneiro da Árvore, fechando o quarto livro de As Brumas de Avalon.

Esse livro além de trazer um fechamento à todas as aventuras dos personagens, trás lições valiosíssimas de vida.

Personagens com qualidades e defeitos, uma ambientação sensacional que te transporta direto à Camelot medieval.

Eu nesse momento me pergunto: você tinha esses livros a mais de dez anos. Porque não leu antes, menina?

E eu mesma me respondo: tudo acontece de acordo com a vontade da Deusa.

Raul TP 25/02/2024

Que encerramento bem feito!
Quarto livro da saga das Brumas de Avalon encerrando a história da forma que se esperava: sangrenta, triste, mas reconfortante ao final.

Neste último livro é abordado as grandes tramas de Avalon para substituir Artur como Rei e como a busca do Graal trouxe o fim à távola redonda.

A autora trabalha de forma precisa detalhando o importante e passando os anos para evitar a monotonia, Morgause, Guinevere e Morgana comandam o livro com capítulos que te prendem e te deixam com o coração na boca para esclarecimentos.

No final, um fechamento de obra incrível, e escrito de forma magistral.

Juliana 10/04/2022

Perfeito
Nooooossa que história linda!!!
Cheia de amor, intrigas, ódio e desavenças.
É uma leitura simplesmente incrível, complexa e forte.

Livia790 20/01/2022

Ufa! Cheguei ao fim da tetralogia.
Continuei gostando da história.
Muitas críticas e aprendizados.
Na minha cabeça, eu lembrava de gostar da Guinevere e mais ainda da Morgana mas, na verdade, nenhuma das mulheres do livro é 100% interessante. Todas tem suas falhas.
A relação paganismo x cristianismo é curiosa ao vermos como se assemelha com a realidade dos tempos atuais.

Marci 29/10/2019minha estante
Jully, eu não sabia das acusações antes de ler e nem enquanto lia o livro, felizmente. Li a saga bastante rápida, em 1 mês mais ou menos... Foi indicação de uma amiga, comprei num sebo e ficou parado aqui por mais de 1 ano, esse ano eu peguei pra ler.

Ao terminar de ler, fui pesquisar mais livros sobre Avalon e sobre a autora, realmente, foi um choque e eu fiquei bem pasma. Vi hoje uma live feita pelo Christian Assunção (youtuber) recente, pois todos os outras resenhas que vi eram de anos... e então o vídeo dele é o mais recente sobre a saga. As pessoas comentaram sobre as acusações na live, e comentaram também alguns fatos estranhos, e eu comecei a ligar os pontos...

A estória tem acontecimentos estranhos e que se passam por "normais", como por exemplo, depois de abusada, Gwen teve relações com Lance, que mulher, em plena consciência, faria isso? Na hora em que eu lia, eu achei isso um absurdo!! Outra coisa, a relação homossexual entre Artur e Lancelote, Morgana e Raven (que fica nas entrelinhas), a relação de Nimue e Kevin? O incesto (que pareceu causar algo à Artur, pois Morgana parecia arrependida/frustada porém Artur não conseguia esquecer o rosto da Deusa, a passagem no mundo das fadas, em que ele pensa estar com Morgana(?).. O menage? São passagens estranhas e sem muitas explicações que a autora simplesmente colocou lá e que, depois de ler as acusações, faz total sentido com o que podemos dizer... reflexo da própria vida?
Enfim, precisava desabafar tudo isso!

Mady 02/12/2019minha estante
Fiquei curiosa, o que a escritora fez?

Andrea 12/01/2020minha estante
Eu tb...