O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Gabriel 28/12/2021

O amor ao conhecimento
O livro em si, para mim, é uma demonstração no formato de história do amor ao conhecimento. Beremiz Samir, protagonista no livro, não é somente um matemático, é um verdadeiro diletante, amante da ciência que estuda. São incríveis as partes do livro onde Beremiz expõe seu amor a matemática demonstrando das formas mais criativas, não somente suas aplicações, mas também sua beleza como forma de arte.

O livro também é bastante fluido e de fácil leitura, com ótimas explicações do autor sobre os problemas apresentados. Vale muito a pena ler!

Marco 23/12/2021

O homem que calculava
Se você não gosta de matemática esse livro vai fazer você gostar.
A matemática faz proezas e este livro tem belos exemplos, em especial a história da invenção do xadrez que mostra, pra quem gosta de computação como eu, a grandeza de um endereço IPv6.

Victor 06/12/2021

muito bom, o livro aborda o conhecimento matemático do ?homem que calculava?, onde há diversos problemas que ele resolve onde as pessoas da época achavam impossíveis

AkemiM 04/12/2021

Muito além de uma narrativa
Eu ganhei esse livro do meu professor de matemática do ensino fundamental, e li pela primeira vez aos 14 anos. É um livro que eu sempre revisito, não só pela história, mas pela forma que insere a matemática e a lógica na narrativa e apresenta partes de uma cultura extremamente rica.

Suéllen 02/12/2021

A matemática perfeita!
A obra é fantástica. Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan) nos apresenta a importância da matemática no dia a dia. São diversos problemas matemáticos e lógicos muito divertidos de refletir e solucionar. Uma leitura bem leve, fluída e de grandes ensinamentos. Deveria ser uma leitura ou simplesmente uma recomendação "obrigatória" nas escolas.

Liliane 30/11/2021

Comecei a leitura por indicação. Estava parado na estante há tempos, então resolvi dar uma chance a ele. Capítulos bem dispostos, onde apresentam bastante cálculos, apresentado no cotidiano árabe. Recheado de curiosidades, bom para passar o tempo.

Moreira 15/11/2021

"A escada da Sabedoria tem os degraus feitos de números."
Tudo começou porque ele não queria levar paulada do chefe.
A história é contada por um habitante de Bagdá que quando estava voltando para sua terra natal, deu-se de encontro com Beremiz Samir, o homem que calculava. Este conta sua história e demonstra suas habilidades matemáticas, impressionando o bagdáli. Assim, ambos se tornam amigos e vão para Bagdá em busca de oportunidades, aproveitando as habilidades de Samir.
É um livro muito divertido e conta com diversos problemas matemáticos espalhados pelo texto com suas demonstrações feitas pelo homem que calculava tendo também as justificativas um pouco mais rigorosas delas em um apêndice no fim do livro.
Ademais, é cheio de histórias com acontecimentos reais, por exemplo, a vida de Eratóstenes, os sistemas de numeração, a história explicando o porquê Bhaskara colocou o nome de sua filha em uma de suas obras, etc. É recheado de frases de efeito e poemas de autores famosos, inclusive brasileiros.
O livro mostra como era a cultura árabe na época em que se passa a história, quando a matematica árabe estava em ascensão, e no fim do livro é dado sobre como os árabes tiveram contribuições importantes, não só para a matematica, mas para todo o nosso desenvolvimento científico.
Enfim, além de ser uma literatura, é uma obra para aqueles que queiram aprender e conhecer a matematica de uma forma diferente.
Recomendo muito a leitura!

Brubajhas 05/11/2021

Agradável
Leitura bem interessante. Apesar de ter lido pro colégio, consegui entender toda a parte matemática e os personagens são legais, com um final fofo.

13marcioricardo 24/10/2021

A matemática assediando..
Até para mim, que acho a matemática chata e não gosto de exatas, esse livro foi interessante. É uma boa obra para adultos e adolescentes, agradável de ler. Tirei meia estrela apenas porque esta edição está um pouco mal feita, uma vez que as palavras entram pelo livro adentro.. Tirando isso é ótima, com várias ilustrações, notas e tudo o mais.

Romulo 08/10/2021

Bom!
Livro legal, linguagem tranquila e os problemas matemáticos são interessantes. Algumas passagens envelheceram não muito bem, mas nada que atrapalhe a experiência!

Duda 02/10/2021

Substancial
É um bom livro para quem se interessa por problemas matemáticos e lógicos, infelizmente eu sinto como se não tivesse conseguindo aproveitar tudo o que o livro tinha a me proporcionar, mas espero que talvez em uma releitura as coisas fiquem mais claras...

23:27

bellefantinelli 01/10/2021

3 ?
Li com os meus alunos e é uma leitura difícil, com muitas palavras e nomes difíceis de ler e pronunciar, com um português bem formal as vezes. Os problemas matemáticos são impecáveis, então no fim o livro cumpre seu propósito. Muito bom para professores de matemática para inspirar a adicionar a modelagem matemática e a experimentação nas aulas :)

Wolsey 30/09/2021

Pra quem gosta de matemática e não se importa com o enredo.
Tentei ler este livro por cerca de 20 anos e só agora consegui. Talvez tenha esperado demais.
Achei divertido e fácil de ler, porém, parece que os personagens são o que menos importa pro autor.
O desenrolar dos fatos, a origem e o destino dos personagens têm menos importância do que os desafios matemáticos. Resolvidos os desafios matemáticos, a história se encerra de repente, em menos de 3 páginas. E não nos é dada a menor noção do que aconteceu ou de como foi o fim dos protagonistas. O personagem que narra a história, por sinal, parece que só viveu pra isso. Narrar os fatos.
Mesmo assim foi divertido.

Gerson91 30/09/2021

Estimulante
É um livro que deveria ser lido por todos os alunos do ensino fundamental. Uma doce apologia aos cálculos e raciocínio lógico.