O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

GabrielBarboza 22/05/2022

Simples e complexo!
O Homem Que Calculava trouxe uma história muito bem "arquitetada", que me fez acompanhar duas personagens que se tornaram grandes amigos e que se desenvolveram através da matemática. Em muitos momentos tive dificuldade de ler por achar um pouco entediante, entretanto já penso em realizar a leitura desse livro novamente, porque os últimos capítulos eu não conseguia nem piscar de tanta ansiedade para saber o que iria acontecer (e, também, as piadas dentre cada desafio foram bastante cativantes).
Enfim, uma leitura prazeroso em 80% do tempo e muito diferente de tudo que havia lido, adorei o fato de ter problemas de lógica o tempo todo no livro e por tudo, por mais complexo que fosse, foi apresentado de forma simples e divertida.
Ah, foi também interessante acompanhar a religiosidade das personagens, fiquei bastante encantado pela forma respeitosa, até em excesso, como eles falavam.

Mauricio Rocha 08/05/2022

Calcula muito
- Alerta de revelações sobre a trama -

Calcula muito o rapaz, tá de parabéns.

- Fim das revelações sobre a trama

Jag Luz 21/04/2022

Você é levado ao mundo do oriente
Nessa obra, Malba conseguiu realizar quase um milagre, uma mágica: unir ciência e ficção, e acertar! Seu talento e sua prodigiosa imaginação foram capazes de criar personagens e situações originalíssimos. O homem que calculava é uma oportunidade para os amantes dos algarismos e jogos matemáticos se deliciarem.

bel_anjos_ 14/04/2022

Muito bom!
Que livro bacana, o meu prof de matemática recomendou ele para a turma em 2020, eu comecei a ler mas acabei largando pq não gosto de ler quando me sinto forçada, gosto de ler porque quero ler aquilo. E foi o que aconteceu, li esse livro por vontade e que incrível! As contas, as resoluções, são todas simples, mas eficazes e completamente lógicas. Amei!

Sobrancelha do dragão 31/03/2022

Melhor abordagem da matemática que eu já vi.
Esse livro tirou meu estigma que a matemática não tem um uso prático na vida. Todos os problemas matemáticos do livro são simples e contextualizados e apresentados em uma narrativa que se passa na cultura árabe. E mostrou que a matemática vai muito além de número é cálculos.

Ciriaco 30/03/2022

Você gosta de matemática?
Essa pergunta é literária, no livro você verá modos jamais dimensionados para o uso da matemática que você nunca viu, seu professor se o indicou, está de parabéns, se não que pena! Leia, ?mas eu não gosto de matemática? leia mesmo assim! É surreal o que Malba transpassa ao leitor, li este livro em uma biblioteca, o livro quase se desfazia em minha mão, porém como amante da matemática fiz o esforço! Fiquei impressionado!

?Não me faça sua inimiga, você me vê em lugares inusitados para depois perceber que estou em todo lugar? - Matemática

Faça bom uso dela e terá resultados impressionantes!

Usagi a coelha 19/03/2022

Pra quem quer aprender matemática lógica é um bom começo.
O livro trás, em uma pegada que lembra um pouco até mil e uma noites, formas de aprender aquelas contas de matemática lógica em forma de contos. É bem interessante e bastante útil para quem quer fazer provas ou apenas aprender mesmo.

Vanessa 03/03/2022

Frases: O homem que calculava
"A inveja quando se apodera de um homem abre em sua alma caminho a todos os sentimentos desprezíveis e torpes."
" - Quando o matemático efetua seus cálculos, ou procura nas relações entre os números, não busca a verdade para fins utilitários. Cultivar a ciência pada utilidade prática, imediata, é desvirtuar a alma da própria ciência."
" [...] Aquele que olha por um vidro de cor vê todos os objetos da cor desse vidro: se o vidro é vermelho, tudo lhe parece rubro; se é amarelo, tudo se lhe apresenta completamente amarelado. A paixão está para nós como a cor do vidro para os olhos. Se alguém nos agrada, tudo lhe louvamos e desculpamos; se, ao contrário, nos aborrece, tudo lhe condenamos ou interpretamos de modo desfavorável."

Hélen 10/02/2022

Como estudante de matemática não poderia deixar de amar esse livro. O homem que calculava apresenta problemas matemáticos e os resolve com uma simplicidade e lógica invejável. Conta com uma parte completamente dedicada a resolução dos problemas apresentados para quem tiver dificuldade de entender durante a breve explicação do desenrolar da história.

Guia 25/01/2022

O livro e o autor Malba Tahan
A história é contada partindo da perspectiva de um viajante, que no caminho de volta a Bagdá encontrou um homem que calculava chamado Beremiz Samir.
Juntos eles partem em uma jornada de aventuras pelo deserto e pela cidade resolvendo problemas de cálculo e contando histórias/lendas de diversos matemáticos da época em que se situa o livro.

O livro tem uma formatação bíblica e carrega muitos termos, conceitos, cultura árabe. Isso pode causar um certo estranhamento e uma fluidez diferente do que de costume, mas depois de alguns capítulos você se adapta.

Para quem ama matemática, vai se deliciar a cada problema e para quem não é muito chegado nas ciências exatas vai se divertir com as soluções bem explicadas e divertidas.

Vale a pena também conferir os outros livros e principalmente a história do autor:

Júlio César de Mello e Souza foi um matemático criativo e preocupado em ensinar e repassar as delícias da matemática. Ele criou 2 pseudônimo, um sendo o "escritor" matemático árabe Malba Tahan e o outro sendo o professor Breno Alencar Bianco, "tradutor" dos livros de Malba Tahan.
Júlio, além de criar romances, também foi autor de diversos livros didáticos.

No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática no Brasil em homenagem ao Júlio César, nascido em 6 de maio de 1895.

Lucas Felix 17/01/2022

Excelente!
Leitura fácil e fluída. Obrigatória a todos os professores de matemática, em especial aos professores de 6° ao 9° ano. Indico também a pais e crianças a partir de 12 anos, será de grande proveito! Com certeza levarei muitos dos problemas matemáticos abordados no livro para a sala de aula.

Bruno.Villas 11/01/2022

Matemática em parábolas
É um dos melhores livros infanto juvenis brasileiros. Com uma narrativa cheia de parabolas, um estilo unico (acredito que inspirado na literatura árabe), o autor nos transmite ensinamentos matemáticos de forma interessante, instigante. Muito bom. Quem não leu na escola, como eu, vale resgatar

Thay 01/01/2022

mediano
o homem que calculava conta a história de um homem genial, cujo ajudava por onde passava com a lógica e a matemática.

em resumo, o livro é um romance ate que interessante, mas por ser um livro extremamente ligado a matemática, não me prendeu, e nem me agradou tanto.

o livro é bom, mas para quem gosta de misturar historia e matemática, eu não gosto e muito menos recomendaria