O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Gabriela2248 26/03/2023

O homem que calculava
É um livro muito bom, com vários ensinamentos. Não foi daquelas histórias que me prenderam, mas também não foi cansativo... Fala sobre um homem que mesmo não sendo matemático tinha muitos conhecimentos sobre e fazia contas impressionantes! Por conta disso muitas pessoas boas e ruins se aproximam dele e aí a história começa a desenrolar. Indico muito principalmente pra quem gosta de matemática!

Fabricio.Macedo 23/03/2023

Ler "O homem que calculava" foi mexer nas gavetas da infância; nas poucas memórias de leituras da pré-adolescência. Era tempo de descobertas. O gosto pelo pensamento matemático se desvelava ali. Pena não ter se desenvolvido! Lembro no quanto as situações que envolviam o sábio Beremiz me instigavam, me excitavam. Acho até que daqui a um tempo farei nova releitura dessa obra mágica de Malba Tahan.

Lanykun 19/03/2023

Matemática e arte
Muito deslumbrante a forma como a Matemática é exposta na obra, trazendo não só é o conceito de exatidão, praticidade e lógica desta faculdade como também a beleza desta ciência e como isso pode nos enriquecer espiritualmente, também (quando sabiamente usada). A matemática vai além dos cálculos e estruturas algébricas, ela é bela e autêntica, fascinante e misteriosa. Nem a matemática pertence ao homem, isso está presente até mesmo na natureza, a diferença é que nós reconhecemos isso, porém isso não nos faz donos de nada.

Vale realçar que não é necessário ser nenhum expert em cálculos para se divertir ou entender o livro, é tudo relatado de forma minuciosa, cômica e espontânea.
Pedro 19/03/2023minha estante
A matemática é uma parte da representação da realidade.

Lanykun 19/03/2023minha estante
Sim, nos orienta muito a entender melhor nosso mundo e tudo que nos rodeia

Débora Cona 13/03/2023

O homem que calculava
Acho que já é a terceira ou quarta vez que leio, sempre para relembrar e poder trabalhar com meus alunos. Cada vez parece uma novidade. Muito leve e divertido. Adoro os problemas resolvidos com um raciocínio lógico tão perfeito. Ainda vou ler outras vezes, com certeza!!

aninha 01/03/2023

desde o começo eu tinha uma desconfiança com esse livro, uma sensação de incômodo que eu não conseguia explicar, até chegar nos últimos capítulos e o autor começar a falar sobre deus como a explicação de uma questão e a solução da vida do protagonista. nem todos os crentes, mas sempre um crente. tinha que ser um fanático desses pra se achar no direito de escrever um livro sobre uma cultura que não é a dele, pra no final dar resolução aos problemas com o cristianismo.
Adoni 30/07/2023minha estante
Cheirinho de intolerância religiosa.

LiteraLucas 28/02/2023

Didático!
Excelente obra para ser fisgado pelos belíssimos encantos da Matemática! Além de mostrar profunda erudição sobre a cultura muçulmana, esse livro traz uma série de problemas matemáticos, cujo as resoluções são de perfeito entendimento.

nicolenovaismf 28/02/2023

Surpreendente ?
Prometeu nada, entregou TUDO. Literatura brasileira de uma forma totalmente diferente: da perspectiva árabe HAHAHAHA que loucura. Maravilhoso, tem matemática, tem princípios, tem EVANGELISMO, tem um breve ?romance? bem breve mesmo - tipo sopro. Vale muito a pena ler ???

Marina 20/02/2023

Sabedoria, beleza e números
Esta obra é de uma beleza...

Se engana quem pensa que a Matemática basta. Se engana quem pensa que aprendê-la é dispensável.

Um ponto negativo é o lugar dado às mulheres, limitado à beleza estética e a servidão.

Candido Neto 20/02/2023

Esse demorou a ser lido.
Se não desse auto spoiler nós títulos dos capítulos seria perfeito.
Demorou cair a ficha, um terço do livro foi um sacrifício... É um livro de causos (na melhor conotação), sem autos nem baixos, divertido, leve, despretensioso, ótimo.
O derradeiro capítulo é... religiosamente ambíguo. Outra época, escrito para pessoas de outro tempo, não quero julgar.

Lílian 14/02/2023

Talvez um livro de mat. se explique melhor pela matemática..
Como a criança que fazia olimpíadas na escola e arrogante que fui, não terminei esse livro antes por achar os problemas apresentados muito simples, como se o único problema de verdade das pessoas da história fossem ter 2 neurônios + papel e caneta, mas terminando uns anos depois, vi que o buraco é mais embaixo...
Só entende quem sabe- se você é apaixonado por geografia, dificilmente encontrará um livro demonstrando amor por isso. Mesma coisa com história (meu caso), mas esses detalhes estão em todos lugar em livros, certo? Mas e a matemática? Como representamos esse amor de forma natural? Em toda a minha vida só vi um documentário falando da história dela.
E, apesar da fala extensa e extenuante dos envolvidos, ainda sim as partes dos problemas de cálculo e lógica enchem meus olhos e é um boa homenagem.

Então, apesar do homem ser um ser de histórias, acho que um livro de matemática se destacar muito mais pela sua matemática não é uma grande surpresa, certo?

vhtonetti 04/02/2023

Contos
Livros repleto de histórias e contos envolto em matemática, geometria, álgebra e raciocínio lógico.
O enredo gira em torno do personagem principal o Calculista persa e suas façanhas de geometria. Personagem inteligente e cheio de histórias a narrar.

Sarah 04/02/2023

Curiosidades, reflexões, história, matemática e um ótimo enredo, que não cansa e dá vontade de ler cada vez mais.

Mesmo sendo uma pessoa mais voltada para as Humanas, me senti cativada pelo livro do início ao fim, me envolvendo com os personagens e parando a leitura a cada novo problema, na tentativa de descobrir a resposta antes que protagonista mostrasse a solução.

Helô 02/02/2023

O autor, através de histórias simples consegue demonstrar conceitos matemáticos de maneira leve e descontraída, ajudando a desmitificar a ideia de que matemática é difícil e de que não se aplica na realidade. Foi um livro fabuloso, como professora de matemática, adorei ler, super recomendo.

Marília Marques 21/01/2023

Ótima leitura
Adorei ler esse livro.
Not inicio senti um pouco de dificuldade pois os contos eram realmente contos (é uma dificuldade minha mesmo).
Depois eles passam a ser mais contínuos e isso me ajudou muito.
Fiquei muito feliz com o final da história, aconteceu o que eu imaginei.
Sou engenheira civil e adorei esse livro!

Fellipe 14/01/2023

Passeio por Bagdá
Nesse livro, acompanhamos as aventuras de Beremiz em Bagdá. É muito legal de acompanhar, porém, de tudo o que o livro tinha construído até o momento, o final se tornou um pouco decepcionante. Entretanto, ele é bem conveniente ao autor e à época em que foi escrito.