A Lei

A Lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

Jolly 05/03/2023

Eu lendo isso e me questionando o tempo inteiro, será que esse cara leu o que ele tá criticando ou é só um canalha desesperado perante uma revolução?

A lei por ele deveria proteger a liberdade a propriedade e a vida do indivíduo

Segue aí minha pergunta, no mesmo estilo dele...!

De quem?

Pq quem tava revolucionando naquela época acho que não estava muito contente com a própria liberdade de passar fome ou se submeter a trabalho escravo...

É bom ler essas coisa, pq você afina o instrumento quando alguém falar absurdos sem ter noção das coisas!
Matheus_Lago 18/03/2023minha estante
De quem? De qualquer um que viesse a violá-los. Daí a lei ser passiva e a justiça precisar ser provocada. Há um pressuposto de ordem e não de caos. A lei não provoca a ordem, ela mantém a ordem evitando o caos.

Jolly 18/03/2023minha estante
Entendi seu argumento, mas...
Quem legisla, legisla para
Ela não provoca a ordem, ela mantém a ordem evitando o caos,

Novamente: evitar o caos para quem?

Matheus_Lago 19/03/2023minha estante
Não entendi direito o que foi escrito. Mas a lei evita o caos social, oras. A sociedade tende a desordem e ao desequilíbrio, as leis naturais interrompem essa tendência. Como dito pelo autor, a Lei é a Justiça organizada. Para Platão, Justiça é dar a alguém aquilo que ele merece. A pessoa merece aquilo que foi apresentado pela Ética.

Jolly 19/03/2023minha estante
Acredito que estamos partindo de 2 pressupostos aqui, eu tô partindo de uma visão materialista.

Quando você fala que a lei evita o caos, eu me questiono, ele ( o Matheus) já viveu numa sociedade sem leis onde de fato exista o caos?

As leis naturais individuais dependem de vários fatores. nutrições emocionais, convívios, experiências e acúmulo sensoriais!

Sim a sociedade tende ao caos. Mas na física isso é chamade de entropia , todo sistema tende a ir do estado normal para o caos

Agora refazendo a resposta que dei ali em cima de outra forma

Quem cria lei cria pra alguma coisa, certo?

Se a lei é passiva e não provoca a ordem, ela mantem a ordem evitando o caos, foi o que você disse na primeira resposta certo?

Eu torno a repetir: evitar o caos pra quem, quem é o merecedor, quem define isso?

Pelo que entendo, e posso estar muito errado aqui, a ética é a ciência que estuda a moral humana, e ela pode varia de acordo com a roda da histórica

A lei que beneficia alguns prejudica outros, para respaldo jurídico ok. Quem comete um crime, vai preso, tudo certo até aqui! A lei define isso, mas ao mesmo tempo coloco outra situação, um pessoa que nasce com transtorno de personalidade antissocial (psicopata) ela nasce com um padrão generalizado com o descasos com as consequências e direito dos outros! A lei vai ser aplicada nos dois caso!

Mas a condição do segundo foi um fator biológico do acaso!

A lei em algum momento vai se restringir a apena um pequeno grupo...

Blonde Venus 04/04/2023minha estante
Nossa, senhora. Tem um parágrafo todo contra trabalho escravo nesse livro e tu mete essa. Trabalho escravo já é a própria violação de liberdade e individualidade. E ele deixa isso o tempo td claro.

Blonde Venus 04/04/2023minha estante
Volta pro seu Marx que é melhor

Jolly 05/04/2023minha estante
Vou fazer isso, o iluminada, minha guia, vou colocar 5 estrelas, pq a mestre comentou, não pode conviver com uma nota baixa e uma análise péssima de um simples camponês Marciano!

Idealismo, praxis e realidade, vou me atentar aos parágrafos da próxima vez, deve ter passado despercebido, e também perguntar pra você se posso fazer uma análise ou não sobre o que eu acho, líder espiritual!

brenovisk7 16/01/2024

Esse livro é extremamente raso e simplesmente falso. Se você se interessa pelo pensamento libertário, recomendo que pegue um livro de verdade e não uma coleção quase que satírica de frases de efeito escritas com a finalidade de chocar pessoas sem conhecimento político. É um livro bastante burro.
Miguel.Sardenberg 16/01/2024minha estante
Caramba, você comprou esse livro?? Que loucura!!

brenovisk7 17/01/2024minha estante
??

Eduard.Santana 19/02/2024minha estante
O que você está lendo agora???

Rafael1905 21/01/2022

O direito visto por uma ótica liberal
O que falar de "A Lei"? Sou leigo em direito, mas com certeza é um livro que traz ideias interessantes do que é e do que deveria ser a lei, creio que esse livro seja extremamente importante para qualquer sociedade que queira ter liberdade. Só não é nota 5 pois o livro é muito pequeno, o autor poderia ter dissertado mais, mas é um livro essencial com toda certeza!
Keu 21/01/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso!

Rafael1905 21/01/2022minha estante
Também acho! Bastiat é muito lúcido!!!

Maria16970 23/11/2023

Eu li esse livro apenas para uma prova. Esse livro apresenta uma visão unilateral dos problemas políticos, focando na esquerda como causadora de todos os problemas sem levar em consideração outros aspectos sociais, históricos e políticos. Não recomendo a leitura.
Luís Br 23/11/2023minha estante
Ué, mas o título do livro tá "pq a esquerda não funciona?" Talvez seja por isso que focou nela... Kkk

Maria16970 20/12/2023minha estante
Pra mostrar que que as ideias dele sobre a esquerda estão erradas

camilossantos 11/08/2021

A lei deveria apenas evitar injustiça
Leitura importante para cada cidadão valorizar mais a sua liberdade e desejar cada vez menos intromissão do Estado na sua vida.
Segundo Bastiat, a lei deve apenas evitar injustiça, deve servir apenas como proteção da vida, liberdade e a propriedade privada, qualquer coisa além disso seria um excesso. Diferente do que muitos dizem hoje em dia, a lei deve valorizar as forças individuais e não as coletivas.
O livro também deixa explicitado vários equívocos do socialismo principalmente pelo fato deles desejarem sempre usar a lei como um instrumento de imposição do desejo de certas elites sobre a liberdade individual.
Apesar de pequeno esse livro me abriu os olhos para entender muitas frustrações que todo brasileiro vive em relação a vida político e econômica e perceber também o quão absurdas são muitas das falácias que sempre vivenciamos num país extremamente burocrático e com um Estado gigante.
Gabi° 11/08/2021minha estante
O Estado brasileiro não é gigante se comparado ao tamanho do país e da população - é mal administrado em várias esferas, o que é diferente. (PS. Não estou querendo causar conflito, só uma ponderação mesmo). :)

camilossantos 12/08/2021minha estante
São mais de 100 estatais no país e muitas atuando em áreas que poderiam ser geridas pela iniciativa privada. Fora o excesso de estrutura do sistema judiciário e político. Por isso acho que é um Estado grande. E sim, também acho que é muito mal administrado, e uma dessas razões é o seu tamanho, no máximo o estado deveria estar presente na saúde, educação e segurança. Obrigado pelo comentário ?

Vinícius 13/06/2021

Intervenção Cruel
Quanto mais intervenção o Estado implementa na sociedade, menos ela se desenvolve e progride moralmente, economicamente e gera uma população cada vez mais dependente. Essa liberdade vem de longe, desde a criação divina. Quem abre mão dela, abre mão de sua vida. É a Lei Divina.
Roberta 13/06/2021minha estante
??????

VictAria109 13/06/2021minha estante
???

Ofelia 05/12/2022

Marquei o livro quase todo ?
Não achei utópico como alguns disseram! Realmente é um ótimo livro, poucas páginas, mas com muito conteúdo bom, mesmo sendo um pouco prolixo.
Já compartilhava de ideia e ideais semelhantes. Então o livro foi um reminder e também foi bom ter um ponto de vista a mais sobre.

A liberdade sempre será um dos nossos bens mais preciosos. Não vejo a hora das pessoas abrirem os olhos pra isso.

A moral e bom senso, sempre nos seguirão e serão necessários pra vivermos bem em sociedade. Mesmo não sendo a realidade de muitos, que são totalmente imorais e sem senso algum, ainda sim, a liberdade deve prevalecer. E a justiça correta, se encarrega de ir desestimulando qualquer perversão.

"Um cidadão não pode, ao mesmo tempo, ser e não ser livre."

No final, cabe a cada um lidar com suas escolhas e consequências, para mau ou para bem. Tomar responsabilidade da nossa própria vida.

"... a solidariedade artificial, que não consegue outra coisa senão impedir as pessoas de assumirem suas responsabilidades individualmente. Não repudiamos a solidariedade natural, que existe nos homens graças à Providência."

Ótima leitura!
Mauricio Skoober 18/02/2023minha estante
marquei alguns partes do livro, é libertador. A forma de ver o mundo. Acredito que só vamos mudar quando tivermos consciência de nossos atos. Parabéns pelo comentário, me incentivou!

Ofelia 21/02/2023minha estante
Muito obrigada! É exatamente isso, precisamos ter consciência e atitude, pra não aceitarmos as coisas que tentam nos impor pra que aceitemos cegamente

Linara.Chaves 28/11/2022

Fora dos meus padrões
Então... Essa foi uma leitura um pouco complicada e também difícil, no sentido de que o pensamento defendido pelo autor, se difere daquilo que acredito e vejo. A forma como ele trata algumas questões é muito extrema e acredito que para tudo existem dois lados. Mas, alguém que se interessa por essa discussão talvez tenha uma opinião diferente da minha.
Mauricio Skoober 18/02/2023minha estante
Interessante, é a espoliação faz parte. Não é possível viver sem ela. Ela é necessário até certo ponto. Não pode ser a única forma de bem estar social, pois ela não funciona na sua totalidade.

Matheus_Lago 18/03/2023minha estante
Pois é, vivemos com os pensamentos extremados da atualidade.

Bastiat ao perceber essa alavancada extremista, escreveu o livro para lembrar às pessoas de sua época da centralidade e daquilo que fez a civilização florescer com ordem e justiça.

oAnder 02/08/2020

Resenha da obra A Lei, de Frédéric Bastiat
Frédéric Bastiat foi um grande economista e jornalista francês nascido em 1801, Considerado um importante autor de sua época. Suas duas principais obras são: A Lei e A Petição dos Fabricantes de Velas. Especificamente nessa resenha falaremos aqui de sua obra ?A Lei?, que foi publicada no ano de 1850 , mesmo ano da sua morte.

O Ponto chave do livro preza os conceitos dos direitos naturais ( Jusnaturalismo), vida, liberdade e propriedade, que devem ser assegurados pela Lei (Justiça). O livro ressalta bem a importância moral e material da liberdade, onde o autor ( Frédéric Bastiat) cita e debate diversos trechos de obras de autores progressistas, socialistas, intervencionistas e coletivistas em si .

Mostrando o quão vagos são os pensamentos desses autores, é a tirania dos mesmos de perverter a lei em benefício próprio.
No livro é sintetizado de forma clara, como o estado faz para subverter a Lei, e a privação de liberdades com base em ?leis? positivistas (juspositivismo).

Bastiat fala bastante também da espoliação presente na Sociedade, e das vítimas dessa espoliação legalizada. E como os governantes buscavam um caminho ?mais fácil? utilizando de falsa caridade ( falsa filantropia) almejando sucesso e riqueza.

Deixando claro que o sistema utiliza do ?Roubo disfarçado? como meio de ?caridade?.

Os Pensamentos de Bastiat não ficaram só no passado, pois Friedrich Hayek e Murray Rothbard (Fundador do Anarcocapitalismo) foram bastantes importantes para divulgação de suas ideias.

Vele muito a pena a leitura dessa obra, principalmente no âmbito Econômico e jurídico. Recomendo também a todos que amam a sua liberdade!
Jamile.Almeida 02/08/2020minha estante
Esse livro virou um marco e me fez ter certeza de como aprecio a liberdade

oAnder 07/08/2020minha estante
Verdade! Essa obra foi um 'divisor de aguas' para mim!

thainá 02/02/2023

Linguagem clara, fácil, leitura que flui e nos envolve. Nos faz refletir sobre o papel da justiça, da lei! Ela deveria proteger nossa vida, nossa liberdade e propriedade. Mas sob a tutela de alguns, virou mecanismo de espoliação, através da ambição e falsa filantropia.
Mauricio Skoober 18/02/2023minha estante
E vejo aqui um frase que retirei do livro : Como aceitamos que a lei seja tirada de sua função própria, que ela viole o direito de propriedade ao invés de protegê-la. Todo querem fazer parte da criação de leis; seja para proteger da espoliação ou para praticá-la.

Weslley 13/02/2022

Quem são os legisladores?
Essa obra nos faz refletir sobre o que é a Lei? Quem são os legisladores que escrevem as leis? Eles são superiores aos homens comuns? A lei realmente é justa? Confesso que ainda tenho muito o que refletir sobre essa obra e claro, fazer uma releitura em breve.

Claro que indico a leitura dessa obra.
Mauricio Skoober 18/02/2023minha estante
Quem são os legisladores que escrevem as leis? A constituição brasileira 1988 foi feita por assessores do governo. Logo, fizeram algo para tirar-lhes poder? Não foi uma constituição realizada por grupos independentes. Uma questão célebre: Se o legislador erra, quem paga o preço do seu erro?

Jú Urach 15/02/2023

Leitura obrigatória
Essa leitura é realmente fantástica. O livro que fora escrito em 1850 traz excelentes reflexões acerca da propriedade, liberdade e espoliação das leis. Apesar de ser um livro antigo, a linguagem é relativamente simples e muito atual! Totalmente ao encontro com aquilo que vivemos nos dias de hoje no Brasil. Frédéric Bastiat foi certeiro quando disse ?todos quererem viver às custas do Estado e se esquecem que o Estado vive às custas de todos?.
Mauricio Skoober 18/02/2023minha estante
- Ju Urach: Todos quererem viver às custas do Estado e se esquecem que o Estado vive às custas de todos?. Verdade, gosto daquela frase: Dar a alguns significa, necessariamente, tirar de outro. Há outra também que não poderia deixar de comentar: Toda a ação econômica tem consequência visíveis e consequências invisíveis.

Lulu 15/09/2022

Concordei com nada, mas gostei.
Os argumentos são totalmente contrários ao que eu acredito mas foi divertido ler e escrever sobre, entender e surtar kkkkk
Mauricio Skoober 18/02/2023minha estante
Importante ver essa visão de mundo. É melhor nós tomarmos a decisão ou deixarmos que o governo tome por nós? E quando o governo dá prejuízo com os monopólios, incentivos errados. Quem paga o preço da incompetência? Vejo que não é possível sem espoliação. Ela é necessariamente para suprir deslizes do sistema, mas não é isso que ocorre na prática. Quero ver suas críticas para eu aprender mais com você! É muito fácil nós nos alimentarmos com pensamentos afins, mas para mim o aprendizado está em ver a outra face da moeda. Não existe certo ou errado, existe debate de ideias.

Ananda 26/04/2022

A Lei é a Justiça
O autor firma sua base de pensamento em que recebemos de Deus o dom da vida e que Ele nos deixou no encargo de aperfeiçoá-la, caso você seja ateu pode adotar uma visão que se encontra dentro do jusnaturalismo.

Pois bem, Bastiat afirma que “a finalidade da Lei é impedir a Injustiça de reinar”, mas a Lei pode ser pervertida. E uma das formas de detectar essa perversão é através da “espoliação legalizada” em que é a forma legal do Estado roubar uma classe em benefício de outra.

O livro nos mostra muito bem que a humanidade não é passiva e que não se deve viver sempre a vontade do Príncipe. Bastiat coloca à prova a falsa filantropia, denuncia os abusos do Estado, e mostra provas históricas que o homem nasceu para ser livre e que o direito a Personalidade, Liberdade e Propriedade são inalienáveis.

P.S.:Li pela LVM Editora e achei que o prefácio à edição brasileira e o prefácio à edição norte- americana enriqueceram ainda mais a obra.
Tiago.Boaventura 12/04/2023minha estante
Eu deveria ter conhecido esse livro antes. Pra ser mais preciso na época da minha faculdade. Teria evitado que eu enveredasse por vertentes de pensamento que hoje não me fazem nenhum sentido.

Rodrigo Frotaa 14/03/2019

Requer Atenção
Até onde se consegue perceber o autor constrói o seu castelo em bases bastante superficiais e passiveis de inúmeras contra argumentações e refutações. Uma que posso cita é que a sua inicial de defesa argumentação sobre a Vida, Liberdade e Propriedade, entende-se validade em relação a vida, mas questionável em relação ao termo liberdade, visto que toda liberdade dependerá dos meios e capacidade que o indivíduo possui para usufruí-la (físicas e intelectuais). Agora não entendi de onde o autor tirou a Propriedade como base da estrutura social. Forçando divagações retóricas é possível defender qualquer coisa e entendo que o autor se entrega a esses exercício ao longo do livro. Visto que o sr humano é um ser bio-psico social, ou seja não reduzindo o comportamento humano apenas a relações sociais, mas entendo que a psique e a biologia influencia o comportamento atual da sociedade, caber trazer conhecimento e informações sobre a antropologia entre outras ciências, como também de como as organizações sociais biológicas dos demais animais e tentar encontrar as raízes da justificativa da Propriedade. Dessa, forma é possível perceber que não existe o senso de propriedade durante o processo de desenvolvimento das sociedades humanas primitivas muito menos no mundo animal. Ou seja é apenas um exercícios para defender um determinado sistema que trás benefícios próprios, sem uma leitura mais ampla de outras áreas do conhecimento. Como também defender seus argumentos em primeira pessoa como se fossem verdades dadas. Enfim, é um livro de cunho ideológico que requer bastante atenção, para não se seduzir pelas aparentes coerências e cair no conto do vigário.
Ivanice Santana 16/02/2020minha estante
Que engraçado, eu fui mexer no casa de marimbondos e os mesmos vieram pra cima de mim. E quanto aos lobos que delimitam seus territórios urinando pra outros identificar que ali tem dono? Propriedade é uma das bases de qualquer organização social, sem ela só há caos. Acho que incoerente mesmo está seu comentário.