A Lei

A Lei Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei

TheBoy 10/03/2021

Amantes das palavras, para amantes da ordem
No Brasil o movimento de iniciação a filosofia é fraco, se comparado com outros lugares. Mesmo com a literatura de nãoficção etendo maior espaço aqui, do que a de literatura de ficção, a filosofia tem poucas bases teóricas vindo do nosso país. Por isso é importante olharmos para falas que vem de outras culturas. O estudo das leis era diferente para Bastiat, ainda assim... Eu acredito que as pessoas deveriam ler este pequeno livro. As discussões sobre governos autoritários e não, sobre a forma de aplicar a lei, o que é a lei em si, tudo é muito didático e irá fazer você abrir a mente para coisas fora do seu alcançe caso não estude isso numa graduação. Claro, ele foi escrito em 1850 por um mano da França, ainda aplica para o mundo todo e é bem atual, sucinto, descreve bem. Uma das coisas mais interessante foi da "Pilhagem-Legal" e em como se aplicaria na sociedade daquela época. Falo isso de época por ser impossível entregar os direitos tão abertamente no hoje, no atual. Pra quem defende bastante o socialismo e qualquer forma que vá contra o mínimo do invididualismo, pode descordar desse livro a beça, ele vai em prol dos Estados Unidos e contra métodos de governo que invadam a propriedade privada em qualquer meio. Já deixo isso claro pois vi uma pessoa não gostando por conta de seus ideais irem do contra.

Jamile.Almeida 15/06/2020

A lei deveria nos proteger da injustiça
Linguagem clara, fácil, leitura que flui e nos envolve. Nos faz refletir sobre o papel da justiça, da lei! Ela deveria proteger nossa vida, nossa liberdade e propriedade. Mas sob a tutela de alguns, virou mecanismo de espoliação, através da ambição e falsa filantropia!

Ananda 26/04/2022

A Lei é a Justiça
O autor firma sua base de pensamento em que recebemos de Deus o dom da vida e que Ele nos deixou no encargo de aperfeiçoá-la, caso você seja ateu pode adotar uma visão que se encontra dentro do jusnaturalismo.

Pois bem, Bastiat afirma que “a finalidade da Lei é impedir a Injustiça de reinar”, mas a Lei pode ser pervertida. E uma das formas de detectar essa perversão é através da “espoliação legalizada” em que é a forma legal do Estado roubar uma classe em benefício de outra.

O livro nos mostra muito bem que a humanidade não é passiva e que não se deve viver sempre a vontade do Príncipe. Bastiat coloca à prova a falsa filantropia, denuncia os abusos do Estado, e mostra provas históricas que o homem nasceu para ser livre e que o direito a Personalidade, Liberdade e Propriedade são inalienáveis.

P.S.:Li pela LVM Editora e achei que o prefácio à edição brasileira e o prefácio à edição norte- americana enriqueceram ainda mais a obra.
Tiago.Boaventura 12/04/2023minha estante
Eu deveria ter conhecido esse livro antes. Pra ser mais preciso na época da minha faculdade. Teria evitado que eu enveredasse por vertentes de pensamento que hoje não me fazem nenhum sentido.

Tiago Fachiano 25/01/2021

A lei
"É sob a lei de justiça, sob o regime do direito, sob a influência da liberdade, da segurança, da estabilidade, da responsabilidade, que cada homem chegará a seu pleno valor, à plena dignidade do seu ser, e que a humanidade realizará com ordem, com calma, lentamente, sem dúvida, mas com certeza, o progresso é seu destino"

"Ah miseráveis! Vocês se acham tão grandes, e julgam a humanidade tão pequena, que querem reformar tudo. Refomem-se a si mesmo, essa tarefa lhes basta"

Jolly 05/03/2023

Eu lendo isso e me questionando o tempo inteiro, será que esse cara leu o que ele tá criticando ou é só um canalha desesperado perante uma revolução?

A lei por ele deveria proteger a liberdade a propriedade e a vida do indivíduo

Segue aí minha pergunta, no mesmo estilo dele...!

De quem?

Pq quem tava revolucionando naquela época acho que não estava muito contente com a própria liberdade de passar fome ou se submeter a trabalho escravo...

É bom ler essas coisa, pq você afina o instrumento quando alguém falar absurdos sem ter noção das coisas!
Matheus_Lago 18/03/2023minha estante
De quem? De qualquer um que viesse a violá-los. Daí a lei ser passiva e a justiça precisar ser provocada. Há um pressuposto de ordem e não de caos. A lei não provoca a ordem, ela mantém a ordem evitando o caos.

Jolly 18/03/2023minha estante
Entendi seu argumento, mas...
Quem legisla, legisla para
Ela não provoca a ordem, ela mantém a ordem evitando o caos,

Novamente: evitar o caos para quem?

Matheus_Lago 19/03/2023minha estante
Não entendi direito o que foi escrito. Mas a lei evita o caos social, oras. A sociedade tende a desordem e ao desequilíbrio, as leis naturais interrompem essa tendência. Como dito pelo autor, a Lei é a Justiça organizada. Para Platão, Justiça é dar a alguém aquilo que ele merece. A pessoa merece aquilo que foi apresentado pela Ética.

Jolly 19/03/2023minha estante
Acredito que estamos partindo de 2 pressupostos aqui, eu tô partindo de uma visão materialista.

Quando você fala que a lei evita o caos, eu me questiono, ele ( o Matheus) já viveu numa sociedade sem leis onde de fato exista o caos?

As leis naturais individuais dependem de vários fatores. nutrições emocionais, convívios, experiências e acúmulo sensoriais!

Sim a sociedade tende ao caos. Mas na física isso é chamade de entropia , todo sistema tende a ir do estado normal para o caos

Agora refazendo a resposta que dei ali em cima de outra forma

Quem cria lei cria pra alguma coisa, certo?

Se a lei é passiva e não provoca a ordem, ela mantem a ordem evitando o caos, foi o que você disse na primeira resposta certo?

Eu torno a repetir: evitar o caos pra quem, quem é o merecedor, quem define isso?

Pelo que entendo, e posso estar muito errado aqui, a ética é a ciência que estuda a moral humana, e ela pode varia de acordo com a roda da histórica

A lei que beneficia alguns prejudica outros, para respaldo jurídico ok. Quem comete um crime, vai preso, tudo certo até aqui! A lei define isso, mas ao mesmo tempo coloco outra situação, um pessoa que nasce com transtorno de personalidade antissocial (psicopata) ela nasce com um padrão generalizado com o descasos com as consequências e direito dos outros! A lei vai ser aplicada nos dois caso!

Mas a condição do segundo foi um fator biológico do acaso!

A lei em algum momento vai se restringir a apena um pequeno grupo...

Blonde Venus 04/04/2023minha estante
Nossa, senhora. Tem um parágrafo todo contra trabalho escravo nesse livro e tu mete essa. Trabalho escravo já é a própria violação de liberdade e individualidade. E ele deixa isso o tempo td claro.

Blonde Venus 04/04/2023minha estante
Volta pro seu Marx que é melhor

Jolly 05/04/2023minha estante
Vou fazer isso, o iluminada, minha guia, vou colocar 5 estrelas, pq a mestre comentou, não pode conviver com uma nota baixa e uma análise péssima de um simples camponês Marciano!

Idealismo, praxis e realidade, vou me atentar aos parágrafos da próxima vez, deve ter passado despercebido, e também perguntar pra você se posso fazer uma análise ou não sobre o que eu acho, líder espiritual!

Thati 14/02/2013

Ótima introdução ao pensamento liberal.

Gabriel.Costa 16/08/2020

"Não é verdade que a função da lei seja reger nossas consciências, nossas ideias, nossas vontades, nossa educação, nossos sentimentos, nossos trabalhos, nosso comércio, nossos taletos ou nossos prazeres. A função da lei é proteger o livre exercício destes direitos e impedir que qualquer pessoa possa impedir qualquer cidadão de usufruir desses direitos."

brendaflleal 09/10/2022

Muito bom!
?A Lei? é um livro de 1850 de Frédéric Bastiat, li a versão que inclui comentários relacionados às leis brasileiras. O livro é incrível, traz à luz diversas falácias da esquerda e explica que a liberdade é verdadeiramente essencial.
Hoje já é possível provar que as ideias de Bastiat eram realmente muito boas, tendo em vista os índices de liberdade econômica dos países e os desastres nos países onde a Lei visa regular absolutamente tudo.

Vinícius 13/06/2021

Intervenção Cruel
Quanto mais intervenção o Estado implementa na sociedade, menos ela se desenvolve e progride moralmente, economicamente e gera uma população cada vez mais dependente. Essa liberdade vem de longe, desde a criação divina. Quem abre mão dela, abre mão de sua vida. É a Lei Divina.
Roberta 13/06/2021minha estante
??????

VictAria109 13/06/2021minha estante
???

Priscila Cysneiros 24/02/2021

Mudou a minha forma de ver a lei completamente!
Se eu pudesse indicar só um livro, seria este.

Foi o primeiro que li sobre liberalismo e, apesar de ter sido escrito em 1850, é incrivelmente atual.

Bastiat explica as coisas de uma maneira simples, acessível, de forma que não é preciso ter nenhum conhecimento técnico para entender o que ele diz.

A sensação que dá é que é tudo muito óbvio, muito lógico. "Como nunca observei isso antes?"

A leitura é fluida e leve, vamos seguindo pelas poucas páginas (são só pouco mais de 100) sem sentir.

Por tudo isso, este livro entrou na minha lista de favoritos. ??

Lari 12/10/2022

A lei é a justiça
Um livro para quem deseja começar a entender o liberalismo.

Após ler O manifesto comunista, ver o ponto de vista de um liberal é um bálsamo hahah

Nesse livro, Bastiat explica a verdadeira função da lei, que consiste em impedir a injustiça. O homem possui direitos naturais dados por Deus, os quais precedem a lei, sendo eles a vida, a liberdade e a propriedade. Assim, a lei deve apenas garantir que esses direitos não sejam violados.

Dessa forma, não cabe à Lei organizar outros aspectos da sociedade (como a educação, a religião, a moral, a igualdade, etc), pois isso faz com ela se torne um instrumento de espoliação. A espoliação, nesse contexto, seria qualquer violação da propriedade. Quando a lei se torna um instrumento de abuso, cada grupo social passa a usá-la para promover benefícios próprios, o que acaba gerando corrupção, desigualdade, pobreza e injustiças. Assim, usar a lei para tentar corrigir os problemas sociais é ineficaz e os aprofunda cada vez mais, além de destruir a liberdade.

Em seguida, Bastiat se aprofunda no socialismo e descreve a forma como esse sistema utiliza a lei para legitimar a espoliação. Para ele, os teóricos socialistas se consideram "super-homens", acima da humanidade, e desejam usar a lei para conduzir a sociedade, como se as pessoas fossem incapazes de determinar o melhor caminho para suas próprias vidas.

Nesse ínterim, o autor critica a revolução francesa e mostra como os agentes da revolução, como Robespierre, almejavam destruir o absolutismo para implantar, por meio da lei, suas próprias ditaduras. Ele crítica a falsa fraternidade por trás do discurso socialista.

Para Bastiat, a solução dos problemas sociais é, simplesmente, a liberdade. Vários países nos provam isso: onde há maior liberdade econômica e individual, há mais prosperidade e riqueza. Onde há intervencionismo exagerado, há pobreza e desigualdade. Em 1850, ele previu o futuro dos EUA.

Um gênio, sem dúvidas, e uma obra que vale a pena ler.

Obs. Uma coisa MUITO interessante que ele aborda é a questão de como a lei pode legitimar injustiças. Diante dessa situação, o indivíduo tem duas opções: perder seu respeito pela lei (o que leva ao caos social) ou abandonar seus valores morais. Quando a lei estabelece algo, presumimos que isso é justo, mas - como essa lei é feita por homens e geralmente não se limita à sua função - nem sempre isso é verdade. Para mim, o exemplo mais claro é o aborto em algumas situações. Quando falamos contra o aborto em casos de estupro, muitos gritam "mas está na lei!". Contudo, isso faz do aborto moral?????? Não, mas a pessoa não percebe, ela já perdeu seu senso de justiça e de moral.

Jessicalpfzn 13/07/2020

NECESSÁRIO!
Muito bem escrito, Bastiat usa uma linguagem clara sobre lei e liberdade.

Erick Simões 09/04/2021

Da defesa das liberdades
Se algum dia alguém quiser saber a respeito do que eu entendo das funções e da organização que deveria haver em um estado, eu certamente recomendarei esse livro incrível ??

Analuz 25/04/2020

Um livro curto e com uma linguagem simples e objetiva. É fácil entender porque a obra arrebata seguidores até hoje, já que é possível traçar um paralelo com a nossa realidade.

Me encontrei dividida em vários argumentos. Concordei com uns (ex: motivos que levam a uma sociedade corrupta), discordei de outros (ex: meritocracia como solução).

Inclusive, em relação às soluções das quais discordei, acredito que tenham sido tratadas de forma superficial pelo autor.

No todo, uma leitura relevante, sendo você a favor ou contra o pensamento liberal.
É bom expandir nossos horizontes e tentar entender outras inclinações políticas. :)

Bill 25/09/2021

Direira raiz
Quer ser de direita? Eis o manual. Não diria que seguindo seus conceitos teríamos a sociedade perfeita (essa só no céu) mas muito melhor do que a atual.