Santa Hildegarda de Bingen

Santa Hildegarda de Bingen Régine Pernoud

Resenhas - Santa Hildegarda de Bingen

Kelvin.Araujo 09/12/2023

Belo testemunho
A fé é o trabalho de Santa Hildegarda foi primoroso, o que mostra que a fé pode se expressar de diversas formas. Recomento a leitura.

Bruna.Patko 13/03/2023

O livro retrata a história da vida de Santa Hildegarda, toda a sua trajetória e dificuldades.
As visões místicas da santa são ricas de conteúdos teológico, com eventos desde a criação até a salvação do homem.
Também podemos saber um pouco mais a fundo sobre as ocupações que ela teve, além de ser abadessa do mosteiro, ela se interessou por medicina, ciências naturais, música, compôs hinos e cantos.
Apesar de toda dor que ela sentia em seu corpo, nada foi capaz de impedi-la de falar de Deus e suas visões para as pessoas e suas diversas viagens.
Santa Hildegarda faz revelações das quais estamos vivendo hoje, isso faz pensar que devemos ter um sincero espírito de penitência e um caminho de conversão ativo.
Recomendo o livro, pois não amamos quem nós não conhecemos, saber um pouco mais da nossa igreja nos faz amar cada dia mais a igreja católica, com todos os seus mistérios ?????

Suelen 29/12/2022

Poetisa, escritora, compositora, teóloga, mística e Santa! Santa Hildegarda conversava por cartas com um outro grande santo São Bernardo de Claraval. Muitos foram curados pela medicina de Santa Hildegarda, ancorada no amor de Deus. Foi proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Bento XVI.

bella 16/11/2022

livro bom apesar de não abordar o tema que pensei que abordaria, ainda assim vale a pena a leitura.

Sabrina 12/10/2022

Quantos feitos no Senhor!
Nossa, que mulher foi Santa Hildegarda em! Ainda ousam dizem que as mulheres não tem lugar na Igreja, coitados...
Mulher extremamente inteligente e belo instrumento de Deus. As visões dela são incríveis e cheias de mensagens profundas. Imaginar que desde pequena Deus a presentou com as visões e ela tinha o zelo de não contar para qualquer um, com medo de ser mal interpretada ou contradizerem suas palavras...

O livro em si tenta trazer um resumão da vida de Hildegarda e de suas visões e escritos, achei que poderia ter sido mais aprofundado as questões da história e ensinamentos dela; acredito que o intuito era uma introdução sobre a santa, para instigar o leitor a querer conhecer mais a santa, pois foi isso que essa leitura me trouxe.

samucacn 15/05/2022

Mística agraciada com majestosas visões desde a infância, fundadora de uma comunidade religiosa, talentosa pregadora, escritora, poetisa e compositora, cientista natural, conselheira do Papa, bispos e abades, e médica do corpo e da alma. Quem foi essa abadessa beneditina que mudou a face da Europa no século XII e que nossa época só aos poucos redescobre?
A aclamada historiadora medieval Régine Pernoud lança mão das obras e correspondências de Hildegarda de Bingen com papas, imperadores e fiéis para criar o retrato de uma santa e Doutora da Igreja que foi, ao mesmo tempo, uma das maiores artistas e intelectuais que o mundo já viu.

givemeaminute 10/05/2022

Imagino que não era meu momento de ler. Não costumo ter muitos problemas com livros de narrativa complexa, ainda mais se tratando de biografia, mas com este... Não dei conta.
Santa Hildegarda, por favor, me avise e ajude quando for meu tempo de ler.

Andre.S 21/02/2022

Bom livro biográfico de Santa Hildegarda de Bingen, Santa que viveu na idade média na Alemanha. Bem escrito, mas um pouco lento , com razão, nas partes das visões místicas da Santa, o livro tem nas passagens sobre os livros de
Medicina escritos por ela e sobre suas viagens , as melhores partes. A edição da MBC é de alto nível, como de costume!

Elizangela 13/11/2021

Santa Hildegarda de Bingem Uma mulher santa e corajosa que até então era desconhecida para mim, mas lendo os seus escritos através desse livro Conheci uma importante figura feminina para sua época que se distinguiu pela sabedoria espiritual e santidade de vida.. Ela ensina que a vida espiritual deve ser cuidada com grande dedicação.

Larissa 20/06/2021

Esperava um pouco mais
Interessante que até receber meu box, nunca havia escutado falar de Santa Hildegarda. Mas, talvez até como um fruto do apostolado da MBC, o nome dela e sua contribuição na medicina ficaram bem recorrentes para mim.
Lamentei então que o livro é pouco cativante. A leitura só foi rápida devido o auxílio do peregrino app que me ajudou com o ritmo.

Para quem vai até o final, super recomendo a leitura do apêndice II e III que fazem um belo apanhado geral sobre a Santa!

Zezinho 23/05/2021

Livro que terminei com grande esforço... A linguagem é árida. Trata-se mais de um resumo de suas visões, que propriamente de sua vida. Hildegarda foi efetivamemte uma mulher avançada ate para padroes atuais, enfrentou as estruturas do seu tempo e impôs uma forma de pensar muito própria. Vi Hildegarda como uma mulher firme, mas com uma visão de mundo milenarista e apocalíptica. Causou-me aversão o trecho em que ela liga a homossexualidade à origem de todos os crimes... Visão da época que talvez ainda nao tenha sido ultrapassada. Uma pena...

JAPA 13/05/2021

Livro surpreendente...certeza que terá uma releitura! ???
22º? de 36 > 2021
????????

Pax e bem!

Esse livro é uma benção! Entrou para lista de releitura!

Um pouco mais sobre essa Santa Doutora!

Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179) foi uma monja beneditina, musicista, naturalista médica, poetisa e escritora alemã.

Santa Hildegarda de Bingen nasceu em Bermersheim vor der Höhe. Foi a décima filha de Hildebert e Mechtild. Desde a infância, já tinha visões místicas que, aliadas à sua frágil saúde, é possível que tenha sido motivos para que fosse enviada ao mosteiro.

Santa Hildegarda não é conhecida do grande público, porém, possui história e feitos impressionantes para a fé cristã. Numa época em que não era comum mulheres participarem das decisões políticas e religiosas. Além de mística, foi compositora, médica, poetisa, dramaturga e mestra do mosteiro de Rupertsberg. Sempre tinha como missão combater as heresias que ameaçavam a igreja católica. Em suas pregações, também condenava com muita coragem e veemência os vícios e abusos do clero.

Hildegarda foi também teóloga e discorreu sobre assuntos complexos, como a criação do homem, a concepção, estrutura e destino do cosmos, hierarquia dos anjos, entre outros.

Embora sua contribuição como musicista, teóloga e escritora tenha sido esquecida pouco depois de sua morte, Hildegarda teve grande influência junto à ordem beneditina. Foi considerada autoridade em assuntos religiosos pela Universidade de Paris e teve suas ideias bastante divulgadas na Inglaterra até os século XIV.

Obras mais importantes de Santa Hildegarda: a trilogia ?Liber scivias Domini?, "Liber scivias Domini" e "Liber divinorum operum", sobre suas visões místicas; ?A Ordem das Virtudes" e "Sinfonia da Harmonia das Revelações Celestes?, obras musicais.
Maria 23/06/2021minha estante
Como fazer para ler esses livros aparece apenas a capa ?

JAPA 23/06/2021minha estante
Bom dia, pax e bem! ??

Você consegue comprá-lo pela editora!

Grande abraço e Deus abençoe!

Ana 06/05/2021

Gostei bastante! É uma leitura bem densa, já que fala de uma mulher incrível como Hildegarda.
Vale destacar que ela viveu durante a Idade Média, e escreveu tratados de medicina avançadíssimos para sua época. Sem contar que era uma música espetacular! Sem dúvidas, a história dela deveria ser mais explorada por todos!