Santa Hildegarda de Bingen

Santa Hildegarda de Bingen Régine Pernoud




Resenhas - Santa Hildegarda de Bingen


27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


JAPA 13/05/2021

Livro surpreendente...certeza que terá uma releitura! ???
22º? de 36 > 2021
????????

Pax e bem!

Esse livro é uma benção! Entrou para lista de releitura!

Um pouco mais sobre essa Santa Doutora!

Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179) foi uma monja beneditina, musicista, naturalista médica, poetisa e escritora alemã.

Santa Hildegarda de Bingen nasceu em Bermersheim vor der Höhe. Foi a décima filha de Hildebert e Mechtild. Desde a infância, já tinha visões místicas que, aliadas à sua frágil saúde, é possível que tenha sido motivos para que fosse enviada ao mosteiro.

Santa Hildegarda não é conhecida do grande público, porém, possui história e feitos impressionantes para a fé cristã. Numa época em que não era comum mulheres participarem das decisões políticas e religiosas. Além de mística, foi compositora, médica, poetisa, dramaturga e mestra do mosteiro de Rupertsberg. Sempre tinha como missão combater as heresias que ameaçavam a igreja católica. Em suas pregações, também condenava com muita coragem e veemência os vícios e abusos do clero.

Hildegarda foi também teóloga e discorreu sobre assuntos complexos, como a criação do homem, a concepção, estrutura e destino do cosmos, hierarquia dos anjos, entre outros.

Embora sua contribuição como musicista, teóloga e escritora tenha sido esquecida pouco depois de sua morte, Hildegarda teve grande influência junto à ordem beneditina. Foi considerada autoridade em assuntos religiosos pela Universidade de Paris e teve suas ideias bastante divulgadas na Inglaterra até os século XIV.

Obras mais importantes de Santa Hildegarda: a trilogia ?Liber scivias Domini?, "Liber scivias Domini" e "Liber divinorum operum", sobre suas visões místicas; ?A Ordem das Virtudes" e "Sinfonia da Harmonia das Revelações Celestes?, obras musicais.
Maria 23/06/2021minha estante
Como fazer para ler esses livros aparece apenas a capa ?


JAPA 23/06/2021minha estante
Bom dia, pax e bem! ??

Você consegue comprá-lo pela editora!

https://www.bibliotecacatolica.com.br/

Grande abraço e Deus abençoe!




Bruna.Patko 13/03/2023

O livro retrata a história da vida de Santa Hildegarda, toda a sua trajetória e dificuldades.
As visões místicas da santa são ricas de conteúdos teológico, com eventos desde a criação até a salvação do homem.
Também podemos saber um pouco mais a fundo sobre as ocupações que ela teve, além de ser abadessa do mosteiro, ela se interessou por medicina, ciências naturais, música, compôs hinos e cantos.
Apesar de toda dor que ela sentia em seu corpo, nada foi capaz de impedi-la de falar de Deus e suas visões para as pessoas e suas diversas viagens.
Santa Hildegarda faz revelações das quais estamos vivendo hoje, isso faz pensar que devemos ter um sincero espírito de penitência e um caminho de conversão ativo.
Recomendo o livro, pois não amamos quem nós não conhecemos, saber um pouco mais da nossa igreja nos faz amar cada dia mais a igreja católica, com todos os seus mistérios ?????
comentários(0)comente



Marília 25/09/2020

Esse livro ajudou a mudar a minha visão da idade media. Como foi interessante a vida de Santa Hidelgádd
comentários(0)comente



carolmureb 09/10/2020

Que mulher! Em plena Idade Média: profetisa, teologa, compositora de músicas e versada na medicina da época, sem contar suas relações com papas, reis e outras autoridades e pessoas do povo. Grande mulher!
comentários(0)comente



Leonardo 24/10/2020

Livro muito bom
Ajudará muito quem busca conhecer a vida desta santa da Igreja Católica.
comentários(0)comente



Mari Takaesu 23/10/2020

Santa Hildegarda, rogai por nós!
Santa Hildegarda foi uma das maiores figuras intelectuais da Igreja Católica, proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Bento XVI. Monja da Idade Média, foi poetisa, mística, compositora de maravilhosas músicas sacras, médica e conhecedora das propriedades naturais de plantas e de pedras preciosas, a qual as utilizava para cura de doenças. Seus livros sobre essas propriedades naturais são até hoje utilizadas na medicina. Era conselheira de Papas, Bispos e autoridades da época, e quando necessário também dava uns puxões de orelha nos religiosos que se desviavam da missão de pastorear seus fiéis e se deixavam levar por paixões mundanas. Enfim, conhecer essa Santa infelizmente pouco conhecida foi uma experiência encantadora, além de mostrar um pouco sobre como era a Idade Média, revelando um lado pouco ensinado nas escolas.
comentários(0)comente



Elizangela 13/11/2021

Santa Hildegarda de Bingem Uma mulher santa e corajosa que até então era desconhecida para mim, mas lendo os seus escritos através desse livro Conheci uma importante figura feminina para sua época que se distinguiu pela sabedoria espiritual e santidade de vida.. Ela ensina que a vida espiritual deve ser cuidada com grande dedicação.
comentários(0)comente



Danilo546 13/11/2020

Uma grande Santa, uma grande mulher
Foi incrível conhecer a história dessa Santa tão pouco conhecida no Brasil e que há alguns anos foi agraciada com o título de Doutora da Igreja! Achei interessante a forma como a natureza está presente em suas visões e também como Deus suscita Santos próprios para cada tempo. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Daii 13/03/2021

Uma jóia da Idade Média
Santa Hildegarda, nascida em 1089 contribuiu de forma ímpar em diversas discussões teológicas com suas obras. Além de escritora ela era mística, médica (seus escritos foram os únicos escritos na Idade Média a respeito de medicina) e além de tudo isso compôs cantos gregorianos.
Hildegarda de Bingen, hoje Santa e Doutora da Igreja Católica inspira-nos hoje a usar nossos conhecimentos a fim de ajudarmos outros a encontrarem o caminho.
Ela mostra o quanto a feminilidade é importante e necessária.
comentários(0)comente



Saulo115 04/10/2020

Súplica...
"Porque o perfume das vossas virtudes penetrou os vastos espaços da terra, pois não somente vosso coração embelezou o mundo, agindo para o bem, mas também profetizando o futuro e permitindo, pela graça do Espírito Santo, a contemplação das coisas celestes, consideramos que é digno, embora sejamos indignos, recomendar-nos a vossa santidade, fundados na fraternidade."
comentários(0)comente



Angerson 20/10/2020

Inconcebível
Como uma Santa de tamanho conhecimento, importância e de tão grandes dons pode ser desconhecida por grande parte das pessoas?

Através deste livro é possível conhecer uma Santa incrível, que se destacou em seu tempo mesmo tendo vivido na mesma época de Santos como São Bernardo de Claraval. Santa Hildegarda se destaca em áreas de santidade, de medicina, de música, de pregação, de milagres, e ainda assim, foi "esquecida" pelo tempo.

Através do livro também é possível obter conhecimento (mesmo que raso) sobre pontos importantes da idade média que até hoje geram controvérsias, realmente é uma boa leitura.
comentários(0)comente



Vivi GRM 25/02/2021

Uma vida que contempla O Mistério Eterno...
Mística e Doutora da Igreja, e ao mesmo tempo tão humilde e cheia de virtudes. Um exemplo da mulher medieval que bem sabia o que queria e a Meta a ser alcançada: o Céu! Dotada de uma cosmovisão fantástica que abarca muitos assuntos, com dons de Medicina, Arte através da música e da poesia....além de uma visionária muito procurada inclusive por autoridades civis de sua época. Monja beneditina, ciente de sua missão e dedicada às coisas Divinas. Indico a leitura para aqueles que não desejam uma leitura superficial, mas aprofundada em temas Eternos e ao mesmo tempo, naturais...
comentários(0)comente



Ana 06/05/2021

Gostei bastante! É uma leitura bem densa, já que fala de uma mulher incrível como Hildegarda.
Vale destacar que ela viveu durante a Idade Média, e escreveu tratados de medicina avançadíssimos para sua época. Sem contar que era uma música espetacular! Sem dúvidas, a história dela deveria ser mais explorada por todos!
comentários(0)comente



Zezinho 23/05/2021

Livro que terminei com grande esforço... A linguagem é árida. Trata-se mais de um resumo de suas visões, que propriamente de sua vida. Hildegarda foi efetivamemte uma mulher avançada ate para padroes atuais, enfrentou as estruturas do seu tempo e impôs uma forma de pensar muito própria. Vi Hildegarda como uma mulher firme, mas com uma visão de mundo milenarista e apocalíptica. Causou-me aversão o trecho em que ela liga a homossexualidade à origem de todos os crimes... Visão da época que talvez ainda nao tenha sido ultrapassada. Uma pena...
comentários(0)comente



27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR