Cidades afundam em dias normais

Cidades afundam em dias normais Aline Valek

Resenhas - Cidades afundam em dias normais

Thabata 09/11/2020

Belo e triste
Acompanho a Aline Valek há um tempi através de suas newsletters e seu jeito de escrever sempre me cativou.
Comprei este livro que veio autografado, e que no começo tive dificuldade de entender e encaixar com a leitura. Mas depois tudo fluiu e li sem parar. É uma história linda, triste que me deixou feliz de conhecê-la mas também melancólica com os acontecimentos.

Paula.Rafaela 02/01/2022

O passado acaba sempre presente
A linguagem da autora é acessível e o ritmo da narrativa faz jus ao enredo. Uma história que nos coloca de frente com a armadilha do cotidiano e da ilusão de que os dias são iguais. Lembrando que o tempo age, muitas vezes de maneira sorrateira.

brunascarpelli 24/02/2021

No começo fiquei um pouco confusa com o vai e volta do tempo, mas depois tudo se encaixou. É um livro lindo, com personagens incríveis e que é cativante do início ao fim, é uma história muito gostosa de ser lida. Recomendo a leitura.

DomDom 28/02/2021

Sabem aqueles livros que, inicialmente, te conquistam pelos título e sinopse, e, ao iniciarmos a leitura, percebemos que é melhor do que você imaginava? Pois é, estamos diante de um desses casos.
"Cidades Afundam em Dias Normais" tem como cenário a pequena cidade Alto do Oeste. E o que faz dela ser especial foi o fato dela ter sido "engolida" por um lago, e, alguns anos depois, ressugir após uma seca na região, fazendo com que os antigos moradores voltem para as ruínas em busca de retornarem suas vidas em meio a tantas histórias passadas naquele local.
A autora vai fazendo um jogo passado-presente (através de escritos da época do desaparecimento da cidade e das entrevistas com os moradores antigos e atuais), mostrando o quanto de mudanças ocorreram com esses moradores, e a infinidade de histórias que aquelas ruínas guardavam. Isso faz com que, nós, leitores, façamos um paralelo com nossa própria vida. Muitas vezes, algumas mudanças são tão sutis, que não nos damos conta do que está acontecendo, até chegar a um patamar que seja impossível nao perceber.
""Teria sido mais fácil se tivesse acontecido de uma vez", ela disse. "Como nos filmes de ação. A vida pode ser meio decepcionante. Parece que nada acontece, até você reparar que acabou. Que chegou num ponto que não tem mais volta. Foi assim que começou pra mim, acho: Quando vi que nada ia voltar a ser como antes"." Pág. 12
Outros pontos que me agradaram foram a construção das personagens e os conflitos enfrentados por elas. A Aline apresentou características muito reais nesses quesitos. Isso faz com que os leitores se conectem ainda mais em sua trama.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2021/01/cidades-afundam-em-dias-normais-aline.html

@bookss505 12/11/2021

"Resistencia era um estado de defesa. Resistir era reagir ..
... Força era uma espécie diferente; exigia ação, ser adulto, deixar de reagir e começar a bancar as proprias escolhas"
Que livro. Aline Valek promete e entrega tudo sempre. Me apaixonei por sua escrita em "as aguas vivas nao sabem de si" e com esse nao foi diferente.
Cidades afundam em dias normais é sobre sobreviver, sobre os dias que parecem ser todos iguais, sobre esquecer de reparar naquilo que esta bem abaixo de nós, sobre nao perceber quando o fim começou e só se dar conta quando nada mais pode ser feito.
As histórias dos personagens sao histórias comuns, de pessoas comuns, adolescentes fazendo coisas de adolescente e adultos fazendo coisas de adultos. Pessoas errando e se descobrindo enquanto a agua vai chegando perto demais e a distância entre essas pessoas vai ficando pequena demais.
Esse livro me deu muita nostalgia, me despertou lembranças simples, vidas que parecem q foram vividas em outro tempo, distante demais para que eu me lembre nitidamente. É sempre estilhaços de memórias que juntando os pedaços gera uma completa, que as vezes é bem diferente do que realmente foi.
"Memorias pertencem ao futuro...So se conta histórias para a frente"
Otima escrita, otima narrativa, otima história.
Super recomendo.

Marina 26/12/2021

Que livro
Aline Valek continua sendo incrível, quem diria. Cidades Afundam em Dias Normais é um livro fascinantes sobre memórias, aquilo que não volta mais e aquilo que fica conosco pelo resto de nossas vidas, seja por registros ou por se desenvolver por conta delas.

A montagem da história é intricada e dá ao leitor uma curiosidade que impede a parar de ler. A escrita é fantástica, duh, essa autora é maravilhosa. Leiam mais coisas dela, por favor.

Chorei, ri, não quis falar com ninguém até terminar. Estou toda dolorida depois de ler, mas valeu a pena.

Gio 09/03/2023

Impecável
Esse livro acaba de entrar na lista dos melhores livros que já li.
A construção da história, dos personagens e até a ausência de um desfecho em específico fazem desse um livro único.
Não consigo escrever uma resenha que faça jus então me limito a recomendar a leitura.

Midov 20/01/2022

Eu sendo cadelinho de mais um livro da Aline Valek
Sério, que livro incrível. Eu sou apaixonadíssimo pela escrita da Aline Valek, já li dois livros da autora que com certeza se tornaram meus livros favoritos da vida. Não tenho palavras pra descrever o quão incríveis são as obras dela, cada uma de forma diferente que te deixa de um jeito...
Aaaaaa não tem como explicar a sensação de ler esses livros. Te inspiram, te fazem rir e chorar horrores com cada acontecimento e com cada personagem. Cada um mais humano que o outro, você consegue se conectar tanto com eles. É incrível.
5 estrelas com certezaaa, panfletarei esse livro com todas as minhas forças!! :))

Ana 16/01/2023

É um livro verdadeiramente gostoso de ler, ele flui tão rápido que quando você percebe o livro já acabou.
Eu achei a ideia toda muito boa, a escrita da Aline me surpreende sempre, é com certeza o que torna essa experiência incrível. Eu leria muito mais sobre esse história, livros que misturam passado e presente sempre serão meus preferidos.
Não se assustem com os 67 capítulos, acho que o maior capítulo desse livro tinha 4 páginas, o que eu achei maravilhoso.

footsal 05/01/2023

bicho híbrido
desafia a nossa imaginação numa exposição sem fotos.

sobre memórias e sobre diferentes formas de lidar com elas.

Priscila 16/04/2022

?Dentro daquela moldura Kênia via os dias se passarem e as pessoas seguirem suas rotinas, como se fingissem que nada tinha mudado, como se ignorassem que a distância entre elas aumentava. Continentes também pareciam estar no mesmo lugar, quando, na verdade, afastavam-se devagar.?

Monique Rochneski 06/11/2022

A vida real não é extraordinária mas mesmo assim é incrível.
O que nos faz ser quem somos? Qual o acontecimento que decide o nosso futuro?

Ferreira 16/05/2022

O que dizer deste livro? Em pouca palavras posso dizer que é encantador, é, eu amei bastante. Esse é um livro para ler, não esperando como vai terminar, demorei pra entender isso, mas aproveitando com calma cada parte do caminho. O encanto da história está nas entrelinhas, ir entendendo o que foi para aquelas pessoas ver sua cidade e lar sendo tomadas pelas águas de um rio e depois tudo reaparecer de volta sem mais nem menos trazendo várias recordações. Assim, o que vemos durante essa jornada é o reencontro dos moradores com a antiga cidade e a história, do ponto de vista de cada um deles, de como as coisas aconteceram. Os capítulos são intercalados entre o que está acontecendo na atualidade e essas memórias do que aconteceu. A narrativa do livro está longe de ser cansativa. É, sim, densa, pois cada página carrega o peso de muitas memórias. Os capítulos muitas vezes são curtos e dão certa agilidade à leitura sem abrir mão da profundidade do que estava sendo contado ali, adorei isso. O livro é emocionante, sensível e muito bonito em sua essência, as vezes melancólico, triste. Enfim, recomendo!

Wellington Kling 05/06/2022

Um livro sobre memórias e relações humanas
Quando eu vi o nome desse livro em algum canto da internet, logo fiquei curioso pelo que teria ali. “Cidades Afundam em Dias Normais” , da Aline Valek possui um título muito forte e chamativo.

Para começar, adorei que o livro é organizado como se nos levasse para dentro de um museu em sua páginas, sendo a divisão do livro feito em duas partes, denominadas Galerias. “Galeria 1: Seca” e “Galeria 2: Água”. E essa organização faz total sentido na narrativa.

Acompanhamos Kênia, uma fótografa que cresceu em Alto do Oeste, cidade que também é em si um personagem da trama. A cidade, que sofreu um alagamento e obrigou seus habitantes a se deslocarem para outros lugares, reaparece depois de anos submersa, então Kênia retorna para tirar umas fotos e com o intuito de gravar um documentário. Ao chegar lá, se depara com alguns outros ex-moradores que retornam com o intuito de reconstruir a cidadezinha. Um padre que viveu anos sozinho na igreja ilhada antes dele próprio se mudar para depois retornar, uma professora que ao voltar planeja criar um museu na antiga escola, lugar em que ela carrega muitas memórias.

E ao meio das lembranças da cidade, vamos conhecendo o passado dos moradores, por meio de relatos e de um diário encontrado de uma menina que viveu ali e foi uma das últimas a saírem. Assim, vamos acompanhando o amadurecimento de todos, as relações humanas e sensação que aprisionamento que a cidade proporcionava aos personagens.

O livro me fez pensar sobre acontecimentos recentes, como o que aconteceu em Mariana e também aqui em Petrópolis, recentemente. Tragédias que mudaram a vida de várias pessoas e que deixaram marcas na histórias de tais cidades.