Cidades afundam em dias normais

Cidades afundam em dias normais Aline Valek

Resenhas - Cidades afundam em dias normais

@bookss505 12/11/2021

"Resistencia era um estado de defesa. Resistir era reagir ..
... Força era uma espécie diferente; exigia ação, ser adulto, deixar de reagir e começar a bancar as proprias escolhas"
Que livro. Aline Valek promete e entrega tudo sempre. Me apaixonei por sua escrita em "as aguas vivas nao sabem de si" e com esse nao foi diferente.
Cidades afundam em dias normais é sobre sobreviver, sobre os dias que parecem ser todos iguais, sobre esquecer de reparar naquilo que esta bem abaixo de nós, sobre nao perceber quando o fim começou e só se dar conta quando nada mais pode ser feito.
As histórias dos personagens sao histórias comuns, de pessoas comuns, adolescentes fazendo coisas de adolescente e adultos fazendo coisas de adultos. Pessoas errando e se descobrindo enquanto a agua vai chegando perto demais e a distância entre essas pessoas vai ficando pequena demais.
Esse livro me deu muita nostalgia, me despertou lembranças simples, vidas que parecem q foram vividas em outro tempo, distante demais para que eu me lembre nitidamente. É sempre estilhaços de memórias que juntando os pedaços gera uma completa, que as vezes é bem diferente do que realmente foi.
"Memorias pertencem ao futuro...So se conta histórias para a frente"
Otima escrita, otima narrativa, otima história.
Super recomendo.

DomDom 28/02/2021

Sabem aqueles livros que, inicialmente, te conquistam pelos título e sinopse, e, ao iniciarmos a leitura, percebemos que é melhor do que você imaginava? Pois é, estamos diante de um desses casos.
"Cidades Afundam em Dias Normais" tem como cenário a pequena cidade Alto do Oeste. E o que faz dela ser especial foi o fato dela ter sido "engolida" por um lago, e, alguns anos depois, ressugir após uma seca na região, fazendo com que os antigos moradores voltem para as ruínas em busca de retornarem suas vidas em meio a tantas histórias passadas naquele local.
A autora vai fazendo um jogo passado-presente (através de escritos da época do desaparecimento da cidade e das entrevistas com os moradores antigos e atuais), mostrando o quanto de mudanças ocorreram com esses moradores, e a infinidade de histórias que aquelas ruínas guardavam. Isso faz com que, nós, leitores, façamos um paralelo com nossa própria vida. Muitas vezes, algumas mudanças são tão sutis, que não nos damos conta do que está acontecendo, até chegar a um patamar que seja impossível nao perceber.
""Teria sido mais fácil se tivesse acontecido de uma vez", ela disse. "Como nos filmes de ação. A vida pode ser meio decepcionante. Parece que nada acontece, até você reparar que acabou. Que chegou num ponto que não tem mais volta. Foi assim que começou pra mim, acho: Quando vi que nada ia voltar a ser como antes"." Pág. 12
Outros pontos que me agradaram foram a construção das personagens e os conflitos enfrentados por elas. A Aline apresentou características muito reais nesses quesitos. Isso faz com que os leitores se conectem ainda mais em sua trama.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2021/01/cidades-afundam-em-dias-normais-aline.html