Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

Paulinha 25/06/2022

Inacreditavelmente surpreendente
Eu não conhecia essa trilogia, comprei o livro pela capa, e me surpreendi demais.
A narrativa é muito boa, os personagens são incríveis, os detalhes da vida e da nave são tão incríveis que da vontade de morar lá, e o livro é realmente lindo.
Não li os dois primeiros, mas não senti falta para entender esse, porém me deixou com vontade de conhecer os outros. Pq esse é realmente incrível.

Thay'OSF 19/06/2022

Adorei essa saga
O mais legal desses livros foi que não são continuações em si. Cada um se desenvolve ao redor de personagens distintos. E a descrição da saida da Frota do Exodo da terra, das naves onde vivem, da forma que vivem, das espécies de outros sapientes. É tudo tão detalhado que parece que tudo isso realmente existe.
Luciana 22/07/2022minha estante
Da para ler o terceiro sem ter lido o primeiro e o segundo?

Thay'OSF 22/07/2022minha estante
Dá sim.
Eles não fazem muitas associações... e as que fazem, são explicadas de forma que não se perde o sentido.

Obrigada!

Luciana 22/07/2022minha estante
Achou qual dos três melhor?

Thay'OSF 22/07/2022minha estante
Com certeza esse. Porque descreve tão bem a cultura da Frota do Êxodo, descrevendo como foi o contato e a convivência com os demais sapientes da Galáxia. Nos fazem oensar que tudo realmente aconteceu por causa da riqueza de detalhes e descrições

flowersndreams 05/06/2022

Becky Chambers não decepciona!
O terceiro livro dessa trilogia tem uma pegada totalmente diferente dos outros dois (o que eu já esperava). A Becky segue focando nas relações entre os personagens de forma genial, mas esse livro não tem tanta ação quanto os outros. Então, se você espera muita ação e aventura, diminua as expectativas.

Em Os Registros Estelares, a Becky trouxe reflexões muito profundas. Já vimos a dificuldade de relações com outras espécies, já entendemos questões super complexas de outros planetas, mas nesse a autora trouxe a complexidade do que não costumamos parar para pensar: o cotidiano.

Acho que nessa temática, um livro voltado para ação perderia sentido, estamos falando de dia a dia. Cotidiano não tem explosões e bomba toda hora, a graça é entender o que te faz completo, qual o motivo de você escolher fazer o que faz, qual o sentido da vida, qual o sentido da morte. E isso tudo está na convivência lenta com a família, com a sua cidade, com a cultura, com expectativas.

Becky Chambers se propõe a pensar relações e complexidade humana, e ela faz isso com maestria.

Os diálogos desse livro são espetaculares!! Eu me senti super próxima das reflexões dos personagens. O livro é muito gostoso de ler e com o tempo você cria um laço não apenas com os personagens, mas com aquela comunidade.

juLuiLes 03/06/2022

Representativo, bem elaborado e lindo
Simplesmente incrível. Esse terceiro livro trata de personagens "novos" no universo, o que traz muita riqueza. Amei a história e as questões que foram tratadas aqui. A busca por sentido, pertencimento, algo novo.... A necessidade de se encontrar. Li esse livro no momento certo da minha vida, já que estou rodeado de incertezas. Daria de tudo para ler mais dessa série. Enfim, super recomendo para quem adora uma boa ficção-científica com personagens profundos e bem desenvolvidos.

Aline Guedes 29/05/2022

Já estou com saudades
Os dois livros anteriores se tornaram favoritos, e esse não pôde ser diferente.

A sensibilidade e a densidade da história são maravilhosas.

Amei os personagens, e confesso que Ghuh'loloan me surpreendeu muito positivamente. Meu respeito por sua perspectiva só foi crescendo, principalmente depois de sua conversa com Tamsin.

Gostei muito da forma como a autora mostrou que os humanos aprenderam com sua história, e se esforçam para continuar aprendendo. Mas sem deixar de mostrar que ainda há humanos que agem com ganância, egoísmo, preconceito e violência.

Novamente a autora trouxe uma história que fez me fez refletir sobre o que somos, o que podemos ser, aonde podemos chegar e quais podem ser os custos para isso.

Debs @DeboraMaryn 26/05/2022

Becky Chambers não decepciona. Essa série é cada vez mais encantadora, sempre com personagens cativantes e bem desenvolvidos. Achei esse livro mais tranquilo e com o ritmo diferente dos dois primeiros.

Italo Amorim 20/05/2022

Becky Chambers e a alta personificação
Quando resenhei "É assim que se perde a guerra do tempo", comentei naquela oportunidade sobre um "fenômeno literário" que ocorrem em algumas das minhas ficções-científicas favoritas e que eu acho particularmente muito genial: a despersonificação do protagonista.

Ao invés de focar em um indivíduo ou em um grupo de indivíduo, algumas ficções-científicas - sejam essas quase seculares ou atuais - focam no ambiente. Uma sociedade, um elemento (como é o caso do tempo no livro supracitado), um evento... Algo materializado. Não é como se os personagens não fossem relevantes, em alguns casos (primeiro livro da trilogia "Fundação", na própria obra "É assim que se perde a guerra do tempo" e etc) eles são inclusive o grande destaque da obra, principalmente no que cabe o contato inicial do enredo com o leitor.

No entanto, quando olhamos para o macro, entendemos que as questões abordadas no livro trabalham muito mais para condicionar/sendo condicionadas por algo não personificado do que por um personagem. Seja uma Fundação, seja uma espaço-nave, seja o tempo... Tudo. Tudo acaba sendo pessoalmente minimizado graças à um elemento hierarquicamente maior.

Na trilogia escrita pela Becky é curiosamente ao contrário. Ao invés de despersonificar o seu protagonista, ela traz uma relação altamente personificada da ficção-científica do seu enredo com o elemento principal da sua obra: as relações humanas. Ainda não é o enfoque em um personagem ou um grupo de personagens, mas sim na relação desses. Isso é absurdamente genial.

No meu tempo como leitor de sci-fi, isso de 2015 para cá, não me recordo de ter visto algo assim sendo feito de maneira tão bem escrita. Em "Flores para Algernon", outro exemplo que pode ser empregado aqui, você tem muito dessa importância da relação humana presente, porém, não tira do personagem-principal o seu merecido protagonismo.

Desenvolver bem enredos e personagens já é uma missão bastante difícil, fazer isso engrandecendo um elemento pouquíssimo aproveitado em ficções é louvável. Becky Chambers sempre tem algo de bom para oferecer.

Tecio Ricardo 18/05/2022

Infelizmente dessa trilogia só gostei do primeiro volume, os dois últimos não me agradaram.

Ficção científica pra mim se não tiver ação, não serve, nesses dois últimos livros o que mais teve foram conversas, sou um pouco preconceituoso nessa questão.

Não recomendo, mas se você não é tão chato como eu rsrs, compra se tiver numa boa promoção.

Thayna Cursino 05/05/2022

Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial
Não tenho palavras para descrever o quanto eu amo as histórias da Becky Chambers, com certeza são meus livros favoritos. Sinto algo tão maravilhoso enquanto estou dentro dessas histórias, não quero parar de ler 1 segundo, mas quero me segurar para não ler rápido demais e ficar órfã dos livros. Sou fascinada por histórias que se passam em outros planetas ou no espaço, e a série wayfarers traz esse elemento de uma forma magnifica.

Eu amei esse terceiro livro, como já era de se esperar. Já estou morrendo de saudades da história, dos personagens e com certeza são livros que irei reler durante a vida.

chocolatedoce 23/03/2022

arquivos estelares de uma notável odisseia espacial
Em muitos momentos da leitura eu esperei me decepcionar, mas, isso não aconteceu.
Eu me apaixonei pelos personagens, por kip, por sunny, por eyas, por Isabel e Sawyer, cada um deles. A história deles é maior que o resto, esse livro trás cada pessoa como uma história a ser lida, e eu apreciei cada uma delas.

Lucas.Ocampo 07/03/2022

Os Registros Estelares de uma notável Odisseia Especial
Este livro e o terceiro de uma série de livros que monstra história dos seres humanos em um universo multicultural entre espécies alienígenas. Os Registros Estelares de uma notável Odisseia Especial, e um livro que início após os eventos do livro, a longa viagem a um pequeno planeta hostil.

Como o próprio título já mostra o livro se trata de uma Odisseia espacial, a história de um povo que vive no espaço, estes se denominam exodonianos, o livro cheios de detalhes que faz você se sentir dentro da frota exodoniana.

A história e muito interessante e envolvente, começa com um evento marcante logo no início, os personagens principais que não se conhecem, mas fazem parte da frota exodoniana, vão relatando o impacto dos últimos acontecimentos em sua cultura, a sensação de ruptura e imediata e isso vai ser importante mas a frente na construção do desfecho da história dos personagens.

Cada personagens da história tem uma relação indireta uns com os outros, visto que fazem parte da mesma cultura, isso e o que torna o livro tão envolvente, pois cada personagem tem sua própria história particular e sua própria opinião sobre o futuro e sobre a vida na frota.

Becky Chambery, neste livro revelou o lado mais humano, deste universo, onde por meio das relações entre humanos e a observação atenta de uma estrageira alienígena, traz a tona todo contexto envolvendo a saída da terra e os impactos de uma vidano espaço.

O livro termina com uma mensagem de esperança recomeços sempre fazendo menção as suas origens, com uma expressão linda permeia todo o livro.

"Do solo nós erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos."

Rodex 03/03/2022

Acho que não esperava sair esperançoso
Os livros da Becky sempre me deixam emotivo de um jeito bom, me faz relembrar que somos humanos, e nossa vida é uma história linda, por mais que tenha altos e baixos.

Eu comecei a ler o livro sem saber do que se tratava, igual eu fiz com os dois últimos livros, e acho que fiz o certo, não saber o que me esperava me fez gostar ainda mais das coisas que acontecem, de ver a vida daquelas pessoas acontecerem, de ver eles enfrentando problemas que provavelmente nós vamos enfrentar ou já enfrentamos, a morte, a mudança e a descoberta.

O Sawyer foi o personagem que eu mais me identifiquei, mas entendo o Kip, ele é uma pessoa jovem que se sente perdido e acaba fazendo besteira, a Tessa é a adulta que se encontrou e não tem mais tempo pra si, a Eyas é a pessoa que ajuda todo mundo mas se sente sozinha, e a Isabel é o final da jornada, apresentando o seu mundo pra outra pessoa e instigando a curiosidade.

Eu amo o jeito que a Becky Chambers escreve, amo o jeito que eu consigo me identificar com cada personagem, seja ele um adolescente ou um alienígena, gosto como ela mostra a vida das pessoas, esse universo que ela criou e esses personagens são lindos, e eu quero mais.

Harmônica 02/03/2022

Ficção científica lenta
Eu gosto muito desse universo que a Becky criou, mas pessoalmente eu tenho um pouco de dificuldade de ler esse tipo de escrita como o dela. As histórias acontecem de uma forma bem devagar e como são vários pontos de vistas diferentes acaba que a cada novo capítulo você precisa "pausar" a história anterior.
Mas na disso faz o livro ser ruim, na verdade eu acho que é uma das partes mais legais da história em si, é porque ela esta contando histórias cotidianas, não existe uma missão ou um herói e vilão, ou um romance que o livro gira ao redor, é apenas um livro que conta a vida dos humanos no espaço. Toda a questão com a forma da escrita dela é mais uma peculiaridade minha e que apesar de não ter funcionando para mim eu reconheço que é uma boa escrita, uma boa história e um bom livro.

Nicole 24/02/2022

Livro tranquilo e gostosinho de ler
Acho esse livro perfeito pra quem quer uma leitura fácil e tranquila. Recomendo ler ele antes de dormir, pois a toda a história e escrita da autora passa uma sensação de tranquilidade, não sei explicar...
O mais bonito desse livro, pra mim, foi o comparativo que pude fazer com a vida no futuro e a vida agora. Também a cultura dos exodianos é muito interessante, a autora fez um trabalho incrível.

mia 23/02/2022

eu sou completamente rendida por essa série
quando comecei a ler "a longa viagem a um pequeno planeta hostil" nunca imaginei que meu apego emocional iria muito além daqueles personagens. a becky fez com que eu me apegasse ao universo criado por ela. eu não imaginava chorar o tanto que eu chorei com esse livro. cada personagem é tão diferente um do outro, a construção que a becky faz de personagem é impecável, sinto que eles são pessoas reais que estão aqui comigo. ver o dia-a-dia da Frota, ver a que ponto a humanidade chegou e tudo o que eles tem feito para preservar nossa história, me deixou encantada. sério, obrigada becky.