O amanhã não está à venda Ailton Krenak
Ailton Krenak

Resenhas - O amanhã não está à venda

Inaiara.LAbo 24/04/2020

Embora não seja, parece uma continuação a "Ideias para adiar o fim do mundo". Um texto com reflexões coesas sobre a pandemia por qual passamos, vale a pena a leitura. Só achei curto demais.
Está na minha lista

Inaiara.LAbo 24/04/2020minha estante
Ailton Krenak sempre tem o que ensinar

Não conhecia até então

Inaiara.LAbo 24/04/2020minha estante
tem um série de documentários curtos na Netflix chamado "Guerras do Brasil.doc", o primeiro episódio é sobre colonização e Ailton Krenak está, recomendo muito. são 20min, Krenak é sensa!

Vou procurar

Cesar 30/07/2023

O amanhã não está à venda
Essa breve obra, oferece uma profunda reflexão sobre a trágica experiência mundial da Pandemia do COVID-19, que com uma narrativa concisa, aborda o caráter destrutivo da humanidade em relação à natureza, revelando a conexão entre a civilização moderna, sua tecnologia avançada e a destruição implacável do meio ambiente. O autor argumenta contra o antropocentrismo e o pretenso dilema criado entre salvar vidas ou proteger a economia, que está bastante presente na nossa sociedade.

Desse modo, a leitura, embora curta, proporciona uma visão estimulante e crítica sobre ensinamentos que podemos extrair da pandemia, refletindo como nós humanos interagimos com a natureza, bem como as consequências das nossas escolhas compulsivas para um bem-estar humano, sem antes ponderar sobre nossos próprios valores e a preservação da nossa única Terra. Além disso, questiona a idealização de uma humanidade homogênea, alertando para a exclusão e marginalização das diversidades presentes no termo "humanidade".

Em resumo, a obra nos lembra que somos apenas parte da natureza e não seus superiores e nos convida a repensar nossas ações predatórias em relação aos recursos naturais e que a devastação provocada pela civilização tem um preço alto. Assim, com a sua brevidade, "O amanhã não está à venda" é uma leitura esclarecedora e necessária, apresentando as consequências nefastas do exacerbado antropocentrismo e nos deixa um questionamento: queremos voltar para a vida que levávamos antes?

site: https://www.somenteumfilosofo.com/post/cópia-de-ciência-no-cotidiano
122333444455555 30/07/2023minha estante
Você escreve muito bem, mas me diz, por favor, se o livro é "uma leitura esclarecedora e necessária" pq só 2 estrelas? A leitura é enfadonha ou algo assim?

Cesar 30/07/2023minha estante
Por que, apesar de ser um texto bastante reflexivo, ele é bastante curto, então não se aprofunda nos temas.

Cesar 30/07/2023minha estante
Primeiro, muito obrigado! Agora te respondendo: é por causa que, apesar de ser um texto bastante reflexivo, ele acaba sendo bastante curto, então não se aprofunda nos temas.

122333444455555 30/07/2023minha estante
Entendi agora. Obrigada (=

Dai 13/05/2021

Bons argumentos
Porém não vejo muito sentido na publicação em livro. Se fosse um livro físico, estaria mais para um folheto.
Milena300 13/05/2021minha estante
hahaha eu considerei uma redação

Milena300 13/05/2021minha estante
um desabafo

Guilherme 14/05/2021minha estante
É mais marketing mesmo, ter contato com o autor e causar interesse... A Cia. das Letras lança uns ensaios, uns textos breves assim, tem com Ailton Krenak, Hilda Hilst, Erico Veríssimo etc. Fizeram principalmente no começo da pandemia, eu acho que esse daí é um conjunto de palestras dele que foram tirando uns pedaços e construindo esse texto. E quase certeza que é só ebook, se tiver alguma versão física deve ser tipo revistinha folheto mesmo, para pegar na loja física...

Dai 15/05/2021minha estante
Aaah sim, agora faz sentido. Obrigada, Guilherme!

Vania.Cristina 04/02/2024

Somos apenas parte de um todo
Eu esperava um livro pequeno, mas a leitura foi muito mais rápida do que eu imaginava. Menos de 30 minutos. Por isso não há muito que eu possa resenhar sem invadir a experiência de leitura de cada um.

Trata-se de um texto único feito a partir de três entrevistas dadas pelo autor, em abril de 2020, no início da pandemia do covid 19.

Eu não conhecia ainda a escrita de Ailton Krenak, mas conhecia sua importância para o Brasil, como ativista do movimento socioambiental e de defesa dos povos indígenas.

Nascido na região do Vale do Rio Doce, no território do povo Krenak, o autor vem desenvolvendo, desde a década de 70, um trabalho político de articulação das comunidades ribeirinhas e indígenas. Atuando como jornalista e na militância, conquistou destaque e participou do "Capítulo dos Índios" da Constituição de 88, e, junto à Unesco, da criação da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

Esse texto, pode parecer datado por falar do início da pandemia, mas é importante destacar que sua posição, defendida no livro, é anterior ao covid: Krenak acredita que as atividades humanas no planeta devem retroceder tempo suficiente para que ele possa se recuperar.

Antes da pandemia isso parecia impossível, mas a humanidade teve que parar e parou. Retrocedeu. Então não é impossível. Foi feito minimamente, mas foi.

No texto, Krenak discute, dentre outras coisas, o que é ser de fato humano, qual é o preço da liberdade, e que podemos sim entrar na lista dos animais em extinção, porque nada nos separa do restante da natureza. Somos parte dela, estamos tudo e todos, interligados.

Acredito que não podemos esquecer a experiência da pandemia, e já estamos esquecendo. Como espécie estamos correndo riscos, e parece que não percebemos.

Fiquei com vontade de mais Krenak. Foi pouco. Quero ouvir tudo o que ele tem a dizer.
C4nteiros 05/02/2024minha estante
Procure depois "Cartas para o bem viver" por Suzane Lima e Rafael Xucuru-Kariri.

C4nteiros 05/02/2024minha estante
??????

Vania.Cristina 05/02/2024minha estante
Boa! Vou procurar, Rebeca, obrigada pela dica.

Mariana Orico 29/04/2020

É desse dispositivo que a gente precisa!
O tipo de livro que eu levaria para a sala de aula para debater com professores e meus amigos de Psicologia Que livro!!!!! Consideraria mais um manifesto, pelo tamanho, pela linguagem tranquila e pelo que ele causou em mim: uma vontade de manifestação! Esse livro é bom pra acordar nosso corpo Finalmente um texto para falar sobre o a crise do funcionamento da humanidade, do quanto precisamos mudar nesse quesito. Fala sobre a noção de unidade que perdemos em nós e no coletivo. Me reconheci neste livro e queria que todos pudessem se reconhecer nele também, para começar a gerar mudanças individuais, ocasionando mudanças coletivas! Esse é um bom livro para começar a falar sobre a humanidade, as atividades humanas, a natureza, o capitalismo, necropolitica e o coletivo. Estou muito satisfeita que o li, só queria que tivesse mais
@rosaemiliabulhoes 29/04/2020minha estante
Muito reflexivo, ne ?? Pararmos de destruir a natureza. A natureza tá pedindo: "Filho, silêncio". Ela eh tão maravilhosa que pede de uma forma educada. Mas acho que nada vai mudar sendo bem sincera.

Mariana Orico 29/04/2020minha estante
Sim!! eu amo textos com essa temática, me lembra muito a Psicologia Africana e a noção de unidade, que a natureza e nós somos um só etc me dá uma força pra continuar. Imagino que as mudanças possam ser micro, mas que possam se espalhar com o tempo, a plantinha do mal do capitalismo inevitavelmente já foi plantada kjkkkkk

@rosaemiliabulhoes 29/04/2020minha estante
Verdade. Amei seu comentário. Deus te abençoe. Boas leituras.

Deise 12/01/2021

"Essa dor talvez ajude as pessoas a responder se somos de fato uma humanidade."

"Governos burros acham que a economia não pode parar. Mas a economia é uma atividade que os humanos inventaram e que depende de nós. Se os humanos estão em risco, qualquer atividade humana deixa de ter importância."
Sathy 06/04/2021minha estante
Que medo, minha cara.
Isso pode ser chamado de escritor?

Não tem sentido algum o que ele escreveu.

Deise 06/04/2021minha estante
Não julgue o livro antes de ler. Essas citações fazem parte de um contexto.

Sathy 07/04/2021minha estante
Saudações! É bem difícil querer ler algo vendo esta citação, ainda mais porque outra leitora disse que existem mais exemplares que complementam, eu não conseguiria ler depois de um impacto tão ruim que tive dessa citação.

Não dá para julgar o livro inteiro, isso concordo contigo. Porém muitas vezes ao ler uma sinopse perdemos a vontade de ler kkk isso é normal.

Isadora1232 29/04/2020

Leitura obrigatória em tempos de pandemia
Reflexões necessárias acerca do nosso conceito de humanidade, antropocentrismo e nossa própria relação com a Terra e com nós mesmos. De fato, este é o momento pra refletir e mudar, e abandonar a ideia de "normalidade" (extremamente nociva ao planeta e a nós mesmos) a qual estamos acostumados.
Quem, após ler esse manifesto, continua pensando que este é "o mesmo bla bla bla de sempre" só comprova o quão necessária e urgente é a discussão.
Alê | @alexandrejjr 11/07/2020minha estante
Isadora, sabes que eu até não achei o "mesmo blá blá blá de sempre", no entanto achei que o Krenak não trouxe novidades ao debate. Talvez isso aconteça por estar acostumado às questões apresentadas e ter descendência indígena, então não é um demérito do livro.

Isadora1232 11/07/2020minha estante
Oi Alê! Concordo! Também não vi grandes novidades, até por se tratar de um livreto tão curto, em poucas páginas seria difícil exaurir o tema. Essa minha resenha foi porque na época, logo no início da quarentena, vi algumas pessoas criticando esse livro, inclusive li essas exatas palavras de que "Era o mesmo bla bla bla de sempre". E acho que só por se tratar de um manifesto escrito por um líder indígena já desmente esse tipo de comentário (pelo menos não é o tipo de ponto de vista que costuma fazer sucesso). Sem contar que falar de meio ambiente jamais deve ser considerado um bla bla bla né? RS na época fiquei indignada por isso kk

Alê | @alexandrejjr 11/07/2020minha estante
Ah, entendi, tu estás certíssima!

Edmar Lima (@literalgia) 23/04/2020

O amanhã não está à venda
Este é livro é muito interessante e traz uma perspectiva nova sobre a pandemia que estamos vivendo. O autor, por ser indígena, tem uma conexão muito forte com a natureza desde pequeno e por isso percebe os efeitos da doença de uma forma diferente: ela não afeta os outros animais, apenas o seres humanos e por que isso? Um texto claro, intimista e reflexivo sobre as consequências do COVID-19 em um mundo que não pode parar, mas que foi obrigado a isso. Mais atual impossível, recomendo a leitura a todos que desejam acalmar o coração durante a quarentena e tirar esse momento para refletir sobre sua vida e sobre o lugar em que vivemos.
Lincoln 23/04/2020minha estante
Que interessante! Já aproveitei a oferta gratuita da Amazon e baixei. Com certeza será uma ótima leitura. :)

Edmar Lima (@literalgia) 24/04/2020minha estante
Sim, amor, tenho certeza que irá gostar!

Lincoln 24/04/2020minha estante
Que bom saber, amor! ^_^

Elaine 10/05/2020

Vidas humanas ou economia? Escolha seu lado.

Livro curtinho, muito importante e necessário nestes tempos de pandemia, que até fala coisas que num primeiro momento parecem óbvias, mas é só você ver qualquer noticia e se dá conta que o que pode ser óbvio para mim, não é para todos, infelizmente!!
Renata1004 10/05/2020minha estante
Achei essa parte muito , muito importante. Inclusive irei compartilhar esse trecho nas minhas redes sociais.

Incrível como muita gente vai na onda desses "governos burros"

Elaine 11/05/2020minha estante
Sim, essa parte me chamou mais atenção porque tinha tido uma conversa sobre isso com minha mãe no dia que li, e é triste demais como muita gente tá mais preocupado com a economia que com as vidas perdidas :(

Renata1004 11/05/2020minha estante
Verdade!

Liliane.Alves 11/06/2020

A leitura nós leva a outras fronteiras
Primeiro contato com Ailton Krenak, um pensador indígena incrível
jsscmaria 11/06/2020minha estante
Tá na minha lista pra ler. Quero muito!

Liliane.Alves 11/06/2020minha estante
Ele está grátis na Amazon

jsscmaria 11/06/2020minha estante
Isso! Eu já baixei, hahhaha

Felipe1503 19/09/2020

O Amanhã não está à Venda
Um breve artigo de Ailton Krenak para refletirmos sobre os rumos que tomaram nossa sociedade. Refletirmos sobre coml o ser humano destruiu aquilo que ele próprio faz parte.
A leitura é bem rápida mas a reflexão é profunda. Uma pena que estou chegandl a conclusão que a humanidade não aprendeu muita coisa com essa pandemia.
Edison.Eduarddo 20/09/2020minha estante
Louco pra ler qq livro dele...

Felipe1503 20/09/2020minha estante
Edison. Esse tem disponível de graça para ler no kindle.

Edison.Eduarddo 20/09/2020minha estante
Blza, obrigado....

Marcela468 04/03/2023

Perdi 3 anos de vida lendo.

Claro foi legalzinho, pensar um pouco mas me senti no twitter com alguém JOGANDO uns fatos e citações e simplesmente tacando palavra ? ??
tpmlia 05/03/2023minha estante
isso ocorre porque o ailton não escreve os livros, os livros são falas das entrevistas dele mas escritas

Marcela468 05/03/2023minha estante
Responder comentario aqui é pessimo, mas simmm, to ligada.. so parece que tiram muito do contexto sabe

tpmlia 06/03/2023minha estante
pior que sim, mas acho que é por ser uma série. Tem algumas frases que ate mesmo se repetem nos livros pq utilizam a mesma entrevista

Chico Jr 03/02/2021

Não recomendo...
Mais do mesmo; só terminei de ler porque são poucas páginas e não pretendo abandonar leituras iniciadas. Algumas reflexões são válidas para a situação da pandemia que assola o Brasil e o Mundo, mas a pequena obra não convence quando estabelece críticas ao governo ou qualquer outra liderança; não basta criticar, tem que apresentar saídas para o problema. Ruim... não recomendo!
jeransan 08/02/2021minha estante
Concordo, totalmente. Nem consegui concluir a leitura, pois achei fortemente polarizado

Chico Jr 08/02/2021minha estante
Fico feliz em saber que minha percepção encontrou uma aliada...?

Eliza.Beth 15/03/2021

Texto interessante
Trata-se de um texto curto mas muito válido de ser lido.
É bom ler com um pouco de empatia com o mundo e com a humanidade.
Cauane.Oliveira 25/04/2021minha estante
Li esse livro poucas semanas depois do início da quarentena e recordo que fiquei muito impactada com a mensagem dele. Em determinados momentos, eu achei o autor um tanto radical, mas aí lembrei que, apesar de dividirmos a mesma nacionalidade, somos de culturas um tanto diferentes. É muito mais fácil ele enxergar todos essas desastres socioambientais com um sentimento mais forte de raiva e repulsa do que nós, os "civilizados".

Eliza.Beth 26/04/2021minha estante
Pois é Cau. Por isso que é muito importante ler o texto com essa empatia para entender os problemas que nem sempre conhecemos ou pior, escolhemos não conhecer.

Kawan.Felipp 16/02/2021

frases muito impactantes
muito bom para o tamanho dele, Fernando reizinho no audiobook, amei o surto coletivo.
frndjr 16/02/2021minha estante
muito obrigado pelas palavras!

Manrique 17/02/2021minha estante
kkkkkkkkkkkk