O amanhã não está à venda

O amanhã não está à venda Ailton Krenak
Ailton Krenak

Resenhas - O amanhã não está à venda

Fabiana 12/05/2024

O texto foi escrito durante a pandemia e tive contato agora. As percepções do autor para mim foram muito acertadas e nos faz refletir, se puder leia!

Beatrizfc 11/05/2024

Eu acho a leitura dos livros do Ailton Krenak muito necessária, são livros que nos fazem refletir e conseguir entender um pouco da visão dos indígenas sobre as coisas.

Maria 09/05/2024

Caramba!
"Eu não me sinto parte dessa humanidade. Eu me sinto excluído dela"

Fui ler, como quem não quer nada e recebi diversos tapas! Tapas de conhecimento, tapas da nossa realidade nua e crua.

"Não sabemos se estaremos vivos amanhã. Temos de parar de vender o amanhã".

Com pouquíssimas páginas, esse livro me fez refletir muito e cumpriu com seu propósito.

najuliass 08/05/2024

"Eu não percebo que exista algo que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo em que eu consigo pensar é natureza."

Re Nader 08/05/2024

Bom nas ideias, mas fraco nos argumentos
Gosto muito de ouvir a voz de quem vive o que não vivo? mas nesse caso me peguei pensando ? criticamente, pois vivi a pandemia tanto quanto o autor. Concordo em muitos pontos onde ele diz que a humanidade não é mais humana e que uma pandemia desta dimensão deveria ter mudado alguns padrões existentes?
Mas ao mesmo tempo sinto que ele diz nas entrelinhas que o mal do mundo é o capitalismo. O tamanho do buraco é outro no meu ver e a má gestão para mim é o ponto mais crítico. Assim não consigo concordar com o texto no geral e nem dizer que ele está certo.
No entanto ele deixa bons pensamentos para serem analisados, e isso é uma ótima forma de apresentar sua forma de ver o mundo como uma integração total entre ser humano e natureza.

Flavio 07/05/2024

Incrível!
Texto escrito durante a pandemia que só pude ler agora.
É uma texto curto, sucinto e necessário!
Foi bom ler agora para ver que não mudamos, ainda estamos vendendo o amanhã, não acreditamos na força do nosso planeta e da natureza e não temos a igualdade entre os indivíduos
Esses são fatos tristes e que nos mostram que ainda estamos no caminho errado mesmo depois de uma pandemia mundial. Espero que possamos um dia mudar e nos tornarmos verdadeiramente irmãos uns dos outros, e principalmente irmão da terra.

Jéssica Maria 05/05/2024

Somos os filhos (malcriados) da Mãe Natureza
Ailton Krenak reflete como a pandemia da Covid-19 veio pra mostrar à humanidade que a Terra não gira ao nosso redor e ao redor do que o homem pensa que é sua prioridade.
Lendo esse livro 4 anos após o seu lançamento me pergunto se a gente "aproveitou a chance do recomeço" ou se a falta de humanidade contaminou todos nós e voltamos a fazer tudo exatamente como fazíamos antes da pandemia.

Ana Flávia 04/05/2024

Este livro é um texto feito a partir de entrevistas dados pelo autor no início da pandemia da COVID. Ele traz reflexões sobre a 'volta a normalidade' após a pandemia e a necessidade da humanidade mudar completamente a maneira com que se relaciona com a natureza.

Marcio440 03/05/2024

Reflexão
Não somos a espécie mais importante para o planeta, temos que desacelerar, apenas estamos consumindo nossa casa.
A pandemia que trouxe milhares de mortes não nos ensinou nada.

Andrea Janaina 30/04/2024

Reflexões
É realmente empolgante descobrir novos autores e explorar as diferentes perspectivas que eles oferecem. E quando um livro curto consegue despertar grandes reflexões, isso certamente o torna especial. A capacidade de um autor de criar um impacto duradouro através de suas palavras é algo verdadeiramente poderoso.

Ao refletir sobre o período pós-pandemia e o que aprendemos, é interessante considerar como essa experiência alterou nossa visão do mundo e das nossas interações com ele. A pandemia certamente nos fez repensar nossas prioridades, valorizando aspectos como a saúde, o bem-estar emocional e a conexão com os outros e com a natureza.

As histórias das minhas avós ressaltam a importância dessa conexão perdida com a natureza ao longo do tempo. Suas práticas simples, como cultivar plantas e economizar recursos (exemplo: reutilizar a água que é descartada pela máquina para lavar o quintal), são lembranças preciosas de uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente. Essas memórias também nos convidam a refletir sobre como podemos resgatar essa conexão perdida e adotar práticas mais sustentáveis em nossas próprias vidas.

À medida que avançamos para o futuro, é essencial manter viva essa consciência ambiental e buscar maneiras de viver de forma mais equilibrada e em harmonia com a natureza. Cada pequena ação conta e pode contribuir para um impacto positivo no mundo ao nosso redor.

Ohhannyie 25/04/2024

Uau
Estava agora sem ler alguma coisa e resolvi ler um livro do Ailton Krenak, com a retomada, acho importante saber muito mais sobre e sabia que não me decepcionaria.
As reflexões que ele trás em um momento de pandemia, falando que não deveríamos nos acostumar com isso e foi justamente o que aconteceu, as revoltas ocorreram, mas depois, mesmo com certas mudanças o mundo continua o mesmo e talvez indo para o pior, com o mesmo sistema.

Rafaellamfferreira 25/04/2024

?Temos que abandonar o antropocentrismo; há muita vida além da gente, não fazemos falta na biodiversidade. Pelo contrário.?

THALEX 25/04/2024

Lição
A pamdemia foi um momento muito doloroso para todos, mas nem sempre levado a sério.
Nessa leitura curta, vemos a visão de um dos maiores representantes indigena do nosso país, ressaltando qual o preço pago por não darmos valor a nossa existência e ao que nos faz permanecer vivos.