O amanhã não está à venda

O amanhã não está à venda Ailton Krenak
Ailton Krenak

Resenhas - O amanhã não está à venda

isaaoki 08/03/2024

?Fomos, durante muito tempo, embalados com a história de que somos a humanidade e nos alienamos desse organismo de que somos parte, a Terra, passando a pensar que ele é uma coisa e nós, outra: a Terra e a humanidade. Eu não percebo que exista algo que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo em que eu consigo pensar é natureza?

Um texto curtinho do Ailton Krenak, mas, que tem muita relevância para o cenário pós-pandêmico e capitalista. Animada para ler mais textos dele.

Quantas Terras os humanos terão que destruir para reparar que não é possível continuar assim?

Carolina1093 06/03/2024

Um livro que trás ótimas reflexões sobre como temos lidado com nossa existência, uma pena que seja tão curto. Quando estamos pegando o gosto, o livro é concluído. Apesar disso, vale a pena a leitura.

johnnys 02/03/2024

Breve e profundo
Leitura rápida e reflexiva sobre o contexto da pandemia do covid-19 sob o ponto de vista de uma pessoa indígena. Quase que uma profecia, tendo em vista que muitas coisas ainda permanecem do mesmo jeito, por mais absurdo que pareça.

mac 01/03/2024

Gostei muito de ler esse livro. Ele é bem curto, porém traz bastante reflexões sobre a pandemia para diferentes camadas e pessoas na sociedade. Uma visão que, até então, eu não havia pesquisado sobre.

Gitinti 01/03/2024

Reflexão
Venho do futuro pra dizer que não valeu de nada esse período, pelo menos não para as grandes empresas, governos, sociedade no geral.
Mas é sim uma reflexão a se fazer sobre?tudo! E como nos comportamos de maneira distinta de muitos povos.

7Jade 29/02/2024

O amanhã não está à venda
"O Amanhã Não Está à Venda" é um livro de Ailton Krenak, um líder indígena e ativista ambiental brasileiro. Neste livro, Krenak discute a importância da preservação do meio ambiente e dos povos indígenas, além de levantar questões sobre o impacto do capitalismo e da exploração desenfreada dos recursos naturais. Ele propõe uma reflexão sobre a maneira como a sociedade contemporânea trata a natureza e como isso afeta a vida das gerações futuras. O livro é uma chamada à ação para repensarmos nossas práticas e valores em relação ao meio ambiente e à convivência comunitária. Talvez se eu tivesse lido no tempo da pandemia teria tido um maior impacto por estar vivendo naquele contexto ao mesmo tempo, é inegável as marcas que ainda levamos dela, o livro também aborda isso.

Mony 29/02/2024

Muito bom, me fez refletir muito e percebi que nada mudou, ele está certo a pandemia foi um aviso da terra para nós e a maioria ignorou

wendymarques 28/02/2024

Livro lindo e reflexivo
Livro muito bom, escrito por um dos maiores nomes indígenas do país, uma crítica social que foi escrita durante a pandemia, deixa muitas reflexões, dá muito tapa na cara, e nos ensina muita coisa.
È um texto recente, a gente entende o local e as preocupações porque vivemos a pandemia, percebemos tudo que estamos não tornando e onde podemos acabar parando.
O texto é atemporal embora atual.
Bem curtinho e fácil de ler (só não é nota 5 por isso, acaba e deixa gosto de quero mais).

Mi_lendo23 28/02/2024

Li em 30 minutos
Nem sei ao certo como começar essa resenha...

Não é um livro propriamente dito, mas um compilado de reflexões sobre a pandemia. Cabe ressaltar que foi escrito durante esse período; lê-lo agora me trouxe um outro olhar da situação.

O autor vive em uma tribo indígena, em contato direto com a natureza. Achei seu texto romantizado demais (sem julgamentos).
Nessa obra ele coloca seus pensamentos acerca da vida em sociedade no papel.

Não vi muita novidade (ainda que eu o tivesse lido durante a pandemia). Nenhuma reflexão que não tenha feito à época ou que não fizesse hoje.

Esperava mais.

Maria Emília 28/02/2024

Incrivelmente necessário
Eu poderia ler muuuito mais desse livro, ele é incrível.

Foi meu primeiro contato com uma leitura do Krenak, mas acompanho ele e estou simplesmente apaixonada.

O texto é curtinho, mas trás muita reflexão, dá muito tapa na cara, e nos ensina muita coisa.
Ele trás ensinamentos e pensamentos sobre a pandemia e enquanto lia eu via o quão perdida está a humanidade. Onde foi que o ser humano se perdeu? ( A leitura te responde).
O texto fala da época da pandemia, porém sinto que ele é atemporal por que pode se encaixar em diversos outros momentos e situações.
Nem preciso dizer que recomendo demais a leitura, ela é realmente necessária e que nos possamos melhorar mais como seres humanos

Fica essas duas citações para refletirmos:

"O vírus não mata pássaros, ursos, nenhum outro ser, apenas humanos."
“Se voltarmos à normalidade é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas”

amareladiz 27/02/2024

Um grito necessário
Mesmo depois do arrefecimento da pandemia, vi que este é um grito necessário por registrar a lucidez vital para atravessar o que foram esses anos.

Muito não mudou realmente, e a necessidade de perceber e viver a natureza ainda é um desafio cotidiano.

Joao366 27/02/2024

O mundo continua a girar
Um livro bem curto sobre o momento em que vivenciamos na pandemia, não me senti conectado com o livro, apesar de concordar com algumas coisas que ele traz a debate.

O mundo continuará sua vivência com ou sem nós, ele depende do que criamos como nós dependemos do que o Terra produz. E a humanidade não mudará suas atitudes até um problema que não poder ser resolvido de surgir, veja continuamos agindo igual mesmo após uma pandemia global nós atingir.

Gabys17 26/02/2024

Apesar de curto o autor traz ótimas críticas e reflexões, q vai muito além do cenário pandemico

clementez 25/02/2024

Talvez eu tenho lido fora do contexto pandêmico necessário para achar esse livro incrível, fora que achei muito pequeno, poucas páginas, poucas palavras poucas ideias fora do óbvio. Confesso que esperava mais do Ailton Krenak, mas isso diz respeito à minha expectativa e não a enorme bagagem de vida desse grande homem