O amanhã não está à venda

O amanhã não está à venda Ailton Krenak
Ailton Krenak

Resenhas - O amanhã não está à venda

Gabys17 26/02/2024

Apesar de curto o autor traz ótimas críticas e reflexões, q vai muito além do cenário pandemico

clementez 25/02/2024

Talvez eu tenho lido fora do contexto pandêmico necessário para achar esse livro incrível, fora que achei muito pequeno, poucas páginas, poucas palavras poucas ideias fora do óbvio. Confesso que esperava mais do Ailton Krenak, mas isso diz respeito à minha expectativa e não a enorme bagagem de vida desse grande homem

vitAria 25/02/2024

Um livro curtinho, com uma ótima perspectiva crítica
Como um primeiro contato com o autor, só tenho a elogiar essa leitura: lendo agora, depois de ter passado pelo período pandêmico (no qual o livro foi escrito), suas palavras não são menos necessárias ou menos impactantes. Ailton Krenak (ativista e jornalista na luta pela causa indígena) nos diz, em claras e curtas palavras, que todos nós precisamos tomar a experiência da calamidade pandêmica como uma lição de que a Terra nos avisa sobre nossos abusos. É importante reconhecer que nossa tendência de distanciamento das nossas raizes coloca em risco todo um sistema que tem a capacidade de se sustentar sozinho sem nossa intervenção. O autor nos coloca isso de forma simples, crítica e sensível aos acontecimentos do período que mal acabou e não foi suficiente para mudar o comportamento destrutivo humano.
Finalizo a resenha afirmando que tenho vontade de conhecer muitos outros textos do Ailton Krenak.

Eduardo Trotsky 24/02/2024

"O Amanhã não está à venda" é, apesar de curto, crítico e necessário. Apesar de retratar o cenário da pandemia da Covid-19, a crítica aqui presente se faz presente até hoje, com argumentos que provocam reflexão acerca de como o mundo humano funciona.

Mayne 24/02/2024

Excelente livro!
Bem curtinho mas me fez mesmo refletir sobre a nossa "suposta humanidade". Todos deveriam ler, sério.

Gabriela3837 23/02/2024

Nos convertemos ao negacionismo. que dor me encontrar com as palavras do krenak após a pandemia e ver que o mundo caminha como se nunca tivesse parado. Deveria ser maior.

niconicori 23/02/2024

Uma boa reflexão sobre a pandemia
Tenho esse livro no meu Kindle há um bom tempo e só peguei pra ler hoje. Sinto que li em uma época errada e que teria aproveitado e me impactado mais se tivesse lido mais próximo da época de lançamento. Hoje, com tantos discursos e discussões sobre a pandemia que eu já vi de diversos pontos de vista, o texto me pareceu mais batido. Mas não deixa de ser rico em seu contexto e informativo.

Duda 23/02/2024

O que é o mundo pós pandemia?
Fazem quase 4 anos do lançamento desse texto, levando em consideração a data da amazon, 18 de abril de 2020. Ter vivido a pandemia nos mostrou que muitas coisas poderiam ser mudadas. Quando Ailton Krenak questiona se o haverá mudança após esse pedido de socorro da terra, me choca que a resposta foi um grande não.

Como pode após tudo que vivemos termos voltado ao normal? Como pode a pandemia e a morte de milhões de pessoas terem sido em vão? Nós percebemos com a pandemia que a vida é muito mais do que o trabalho, do que lucro, do que o capitalismo. Como a gente aceita então tudo ter voltado ao normal? Uma parcela da sociedade continua explorando terras indígenas e ninguém faz nada.

Houve um momento que o oxigênio era a coisa mais preciosa, que pagavam muito caro por ele e agora voltamos a aceitar o desmatamento acelerado de nossas florestas. Houve um momento que a vida era o bem mais precioso e voltamos rapidamente a patrocinar e vermos genocídios acontecendo a todo vapor.

É verdadeiramente desesperador esse contraste, essa lembrança de que há pouco tempo pensávamos que essa experiência pandêmica valeria de algo e voltarmos a um status quo que não pode ser quebrado

Fabricia82 22/02/2024

Livro curto com reflexões acerca da pandemia de Covid-19. Ailton Krenak nos brinda com uma análise profunda e pertinente de nossa sociedade moderna. Recomendo.

nsimo 21/02/2024

Perfeito para reflexões sobre os tempos atuais!
Esse livro é maravilhoso! É uma leitura rápida, mas que impacta profundamente. Ele aborda sobre o quão importantes são a natureza e os povos indígenas, que sempre são ignorados e negligenciados.

Ailton Krenak destaca a importância de vermos o ser humano como parte da natureza, e não algo separado dela.

É uma ótima reflexão para os tempos que estamos vivendo, de destruição, desmatamento e descaso com a nossa terra, que nos gerou e nos dá o sustento.

Todos deveriam ler essa obra!

Katty 21/02/2024

Apaixonante..
Leitura leve.. rápida.. e ao mesmo tempo tão profunda! Apaixonante!!!
Um olhar diferente sobre "o dia em que a terra parou".

Yara 16/02/2024

O amanhã não está à venda
Quem tem dinheiro garante um amanhã um pouquinho mais duradouro que os que não possuem. Um ensinamento curtinho de um livro curtinho, mas cheio de força.

Natalia 15/02/2024

Essa é aquela leitura curta porem dura, que bate na mente como um soco, que continua doendo mesmo com o passar das horas.

Ailton Krenak traz em sua narrativa uma sabedoria de anos, décadas, gerações. Uma sabedoria que tem nome e sobrenome, que remonta a origem da humanidade e que foi descartada pela modernidade e o capitalismo.

O amanhã não está a venda é a transcrição de uma palestra realizada por krenak que discorre sobre o papel da humanidade na manutenção da vida no planeta terra, e como a mesma está deixando que essa vida se extingue em nome do capitalismo. Para reforçar seu ponto de vista, o autor dar destaque a crise sanitária do momento e seus efeitos sobre o modo de vida do homem (confinamento mundial por conta da pandemia do COVID 19). E como essa crise poderia ter sido atenuada ou até mesmo não existido se tivéssemos mais cuidado com nosso planeta, se tivéssemos entendido desde cedo que a humanidade não convive com o meio ambiente, ela é parte do meio ambiente, e Como tal precisa ter ações colaborativas com todos os seres que formam este ecossistema chamado Planeta terra.

Durante o texto, Krenak nos questiona constantemente sobre o papel que escolhemos representar nesta vida, de seres ?superiores?, que supervalorizam um sistema econômico inviável para a manutenção da vida no nosso planeta. Deixando bem claro, que todo esse caos que estamos vivendo (pandemia, queimadas, derretimento de geleiras...) é apenas uma resposta direta da natureza para as nossas ações.

Ao finalizar a leitura percebo que o que Krenak fala é nada além do óbvio. O que dói é a certeza de que o homem não percebe toda a casualidade desse discurso porque não quer.

Como falei no início, essa leitura foi rápida, porem apenas no olhar. Na verdade, ela está demorando se dissipar da minha mente.

Não conhecia o Trabalho desse autor. Mas com toda certeza, agora que conheci quero conhecer ainda mais. Quero fazer de suas palavras a minha morada. Quero beber de sua sabedoria e esbaldar-me em sua filosofia. Acredito que o mundo seria muito melhor se entendêssemos o peso de suas palavras, e por fim colocássemos em prática.

Gratidão Ailton Krenak, a humanidade tem muito a aprender com você.

#Resenha n°2

Conan0 15/02/2024

O Amanhã não está à venda
Uma leitura rápida que nos mostra uma outra vivência do período de pandemia e, em paralelo, devglobalização e superficial """avanço da humanidade""".
Simples e direto.

maria13210 15/02/2024

Acho que todo mundo que passou pela pandemia precisa ler esse livro! é um tapa na cara! concordo com tudo que o autor falou! pretendo ler mais livros dele.