O Menino no Espelho

O Menino no Espelho Fernando Sabino




Resenhas - O Menino no Espelho


298 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


_bymalu 22/11/2022

Minha professora de português passou na aula
Bom, foi um livro da escola, ent meio q fui obrigada a ler KKKKKKK mas é um bom livro pra um clássico (pode se dizer é um clássico? nn sei). Nn é tão grande e a escrita não é entediante como os outros livros q costumam passar pra gnt
comentários(0)comente



Talita.Lobo 09/05/2021

Leveza
O livro trás de maneira leve a energia e os pensamentos da infância. Por trás da fantasia, existe muita razão e coragem. Por trás de um adulto, ainda existe aquela criança em todos nós.
comentários(0)comente



Livros17 06/08/2020

Li esse livro ainda muuitoo nova e resolvi reler agora adulta.

O livro trás o como é a vida de um menino. No seu mundinho de faz de conta onde não existem tantas preocupações e tudo era uma alegria.

Não sou fã de livros infanto juvenis e confesso que foi um pouco enfadonho algumas partes. Maas, valeu a releitura para saber como me sentiria.
comentários(0)comente



spoiler visualizar


Gigikas2love 24/06/2022

O primeiro livro que li.
Um menino com uma imaginação e uma infância lúdico e linda. Confesso que não lembro de mta coisa, pois li em mil novecentos e bolinha kkk porém lembro da sensação gostosa e o encanto que foi sobre minha vida. Foi com ele q iniciei minha aventura literária. Simplesmente amo ??
comentários(0)comente



Heidi Gisele Borges 22/03/2021

becodonunca.com.br
Meu primeiro contato com o autor foi através do livro O outro gume da faca, um policial de leitura muito rápida e intensa. Depois passei para O menino no espelho, onde descobri que minha infância tem muito da infância do autor.

Em casa havia goteiras no teto de casa, corríamos para colocar baldes, às vezes era triste, mas nem sempre. Brincar na água é muito divertido - até hoje.

Também praticamente cresci num terreiro gigante - moro na mesma casa, ou melhor, a casa já não é mais a mesma, mas o terreno sim -, com galinhas, gatos, pássaros, terra e muita, muita criatividade. E na casa dos meus avós, na área rural, que saudade daquele tempo! Sabino menino fazia caminhos na terra para que a água escorresse, salvou a galinha Fernanda de ir para a panela, e virou seu bichinho de estimação. Depois chegou o coelho e havia também um cachorro e a melhor amiga, Mariana, juntos formaram um grupo secreto, chamado Departamento de Investigações e Espionagem Olho de Gato.

Sabino conta diversas aventuras de sua rica infância, infelizmente essa magia está se perdendo. Crianças não brincam, não querem ser crianças e alguns adultos as fazem pular essa parte tão importante. Como certa vez, quando trabalhava em uma livraria de shopping e descia a escada rolante, um pai à minha frente dizia para seu filho, que deveria ter uns dez anos, que ele não era mais criança para acreditar em Papai Noel. Ou quando, na loja dos meus pais, uma menina pegou uma mola-maluca, o pai a olhou e disse "você tem onze anos, não é mais criança", ela largou o brinquedo, triste. Eu também fico assim com essa reação dos pais, que cortam os sonhos e as brincadeiras, quem sabe esses pequenos não crescerão cinza e sem alegria?

Há a necessidade de se crescer - claro, qual criança não brincou de ser adulto? Mas não era real! -, alguns pais estragam seus filhos. Hoje não se brinca mais em montes de terras e areias, tudo é perigoso, tudo contamina, andar descalço é absurdo. Meninas precisam de salto e maquiagem. Tudo é perigoso. Até mesmo ser criança.

Ver que ser menino e menina que brinca na terra ou areia, faz clubinho secreto, se esconde para jogar água em quem passa na rua - ué, vocês nunca fizeram isso? Eu também não, imagina! -, ver que essa magia está se perdendo, é muito, muito triste.

E, dessa forma, tudo se acaba, daqui a pouco aquelas lojas especializadas em brinquedos - sempre sonhei em ter uma assim - não existirão, ou melhor, mudarão o foco do "brinquedo". E a vida segue cinza.

O que você quer ser quando crescer?, há a pergunta na capa, logo abaixo do título em laranja, que está abaixo do nome do autor em preto, que é grande na capa, para que os leitores saibam que não importa o título, é Fernando Sabino e é bom.

Fernando dizia que "Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam:
- O que você quer ser quando crescer?
Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino".

O menino no espelho (Editora Record, 1989, 208 páginas) é comparado com Tom Sawyer, Mogli, Alice, Gulliver, Pinóquio e o Pequeno Príncipe, e realmente Fernando menino teve uma vida cheia de aventuras, como os personagens clássicos. O livro tem histórias fantásticas, com um final que me fez chorar. Ele fala da infância mágica do autor, que nos deixou em 11 de outubro de 2004. Ele nasceu em Belo Horizonte, no dia das crianças. Faleceu em sua casa em Ipanema, RJ, um dia antes do seu aniversário de 81 anos. Pediu que seu epitáfio fosse: "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino!"

E o que eu queria ser quando crescesse? Isso foi o que eu sempre disse: nunca quero crescer, quero ser criança para sempre.

Lido e resenhado em novembro/2013.

Beco do Nunca
becodonunca.com.br

site: http://www.becodonunca.com.br/
comentários(0)comente



iwhendria 05/03/2024

Ser criança.
Esse livro me levou de volta ao doce da infância, a inocência e a imaginação. Primeira obra que leio do Fernando e eu adorei. A escrita é fascinante, a história é incrível e me identifiquei um tico pois era bem custosa e imaginava muitas coisas quando era criança. Eu amei, 5 estrelas e quando me falam sobre infância logo me lembro dessa obra.
comentários(0)comente



Aline 15/12/2020

Primeiro livro do Sabino, espero ler mais livros dele.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Edu 03/11/2021minha estante
me dedpertou interesse




Bia 19/08/2020

O menino no espelho
Comecei a ler por já ter ouvido falar muito desse livro ao longo da infância e nunca ter dado uma oportunidade. É um livro bem leve e bem humorado que te mostra o quão grande e rica é a imaginação de uma criança, chegando ao ponto de ser engraçado a grandiloquência com que as histórias são contadas pelo personagem e certos detalhes que ele afirma com todas as forças que aconteceram de verdade. Além de ser repleta de reflexões que te fazem refletir sobre as diferenças entre as fases da vida
comentários(0)comente



Dan 26/07/2020

Memórias
Já perdi as contas de quantas vezes li O menino do espelho, provavelmente ainda leia mais vezes ao longo da vida.
Enquanto lia, eu me sentia o próprio Fernando, consegui mentalizar todas as suas aventuras associando com memórias de minha infância, como se eu realmente tivesse realizado todos aqueles feitos.

Pra sempre vou me recordar das histórias no pé de manga, a galinha na bacia, a fileira de formigas, o bambuzal, o dia em que "voei", nossas idas ao cinema, e claro, o dia em que meu reflexo, ODNANREF, saiu do espelho, e nos tornamos melhores amigos.
comentários(0)comente



Elisa Cristina 30/08/2023

O homem e o menino
?Me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, hoje não me perguntam mais isso, mas se perguntassem eu diria que queria voltar a ser menino?
Que livro meus amigos, que livro.
Pra começar, o livro conta uma autobiografia da infância de Fernando Sabino, narrada por ele mesmo. É muito legal ver essa passagem de tempo através da narrativa, ele começa com aquelas preocupações da infância, parece mesmo que foi uma criança de 8 anos que estava me contando, até falava sobre sua galinha Fernanda, o papagaio do seu irmão, seu cachorro e seu coelho. Ele narra também as histórias que ele imagina na infância.
Depois, ele passa a contar suas preocupações da adolescência, namoradas e baixa autoestima. É muito bom ver o amadurecimento dele e suas mudanças de pensamento, mesmo que o escritor tenha escrito depois de senhor, ele conseguiu escrever como um menino de oito anos novamente.
Indico muito este livro, é uma viagem pela mente de um menino e suas ideias sobre o mundo
comentários(0)comente



Bebella 23/12/2020

Para se encantar
Por ser um livro no qual o autor narra suas aventuras de infância, se torna divertido e muito encantador. A história é contada como se o autor fosse ainda uma criança e, por conta disso, você se impressiona, principalmente com a forte imaginação que ele possuía, a qual faz mudar sua visão de mundo. Fiquei apaixonada no livro e a palavra certa para ele é realmente ?encantador?. Super recomendo, ainda mais para crianças/adolescentes.
Thayssa 24/12/2020minha estante
AAAAAAA já quero ler


Bebella 24/12/2020minha estante
AAAAA LEIAAAA




Leya 02/07/2023

Lido enfim?
Como desejei ler esse livro, desde o dia que ganhei e foi lindo mergulhar pela primeira vez na escrita desse autor que a muito quis conhecer, em O menino no espelho o autor faz um passei por sua infância e trás vários momentos em que aprendeu algo que levou pra mim e que vontade fiquei de fazer essa viagem no tempo também e revisitar a Leia pequena e esquecida.
comentários(0)comente



298 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR