O Menino no Espelho

O Menino no Espelho Fernando Sabino

Resenhas - O Menino no Espelho

palloma_vasconcelos_ 17/11/2022

Esse é meu livro cura ressaca, não importa quantas vezes eu releia, ele sempre me dá a mesma sensação gostosa conforme a leitura avança.

Uma leitura leve e muito prazerosa, que nos deixa com saudade da nossa imaginação de criança.

Tine 09/07/2023

Li pra prova mas julgo que valeu a pena
É um livro que conta histórias da infância de Fernando Sabino. É um livro simples mas nos faz pensar em como coisas tão comuns se tornam incríveis aventuras nas cabeças das crianças e como perdemos isso com o tempo.

Wanderreis 27/04/2022

Infância
Um livro tal qual a infância. Um adulto que eventualmente não gostar deste livro certamente não teve uma boa infância.

notmanu 10/04/2023

? o menino no espelho ?
Eu gostei. Achei o livro interessante com a escrita boa, contando sobre a infância do autor com imaginação e criatividade. Recomendo mais para crianças que estão começando a ler agora e gostam de fantasia.

thom10 20/02/2023

O menino no espelho
O livro é de memórias, a leitura é muito fluída e divertida. Faz você lembrar também do seu tempo de criança, pura nostalgia :)

LuDosLivros12 13/06/2023

"Pense nos outros"
Uma leitura bem tranquila, contando as aventuras, mémorias e fantasias de infância do autor. Não é algo uau, o melhor livro do mundo, mas ainda assim tem histórias legais que misturam a vida real com a imaginação de criança. Até que gostei do livro.
saaaaaaanjad 13/06/2023minha estante
EU LI ESSE LIVRO PRA ESCOLA!!!

saaaaaaanjad 13/06/2023minha estante
eu gostei do livro ??

LuDosLivros12 14/06/2023minha estante
Que legalll

Raissa Barros 24/01/2023

A literatura nacional, péssimo começo. Desabafo.
Hoje acordei e lembrei que em 2017, quando fazia ainda meu fundamental escolar, li esse livro.

Meu professor, do qual não lembro o nome, chegou a todos da sala e disse: ?Hoje vocês lerão um livro e farão um debate? eu pensei na hora ?Meu deus! Que... Chato!? Sim, naquele tempo eu não lia. Não entendia o prazer disso.

E naquele momento, naquele exato momento, ele poderia ter sido a abertura para aqueles 30 ou mais alunos irem para a porta de entrada da leitura, se tivesse acertado. Mas não acertou.

Em sumo, a leitura desse livro pra mim foi uma tortura, li ele em 30 dias, por causa do prazo, me forçando nas páginas, com ódio do professor, com sono a cada capítulo, com ódio dos livros, com ódio das palavras, com ódio do autor.

Eu era uma criança, eu não sabia aproveitar uma Literatura nacional, e todos da minha sala tiveram a mesma experiência.

Não me lembro mais com tantos detalhes o que ocorreu nesse livro, mas essa foi minha experiência com ele: angustiante. Sei que foi porque eu era jovem no tempo, hoje talvez eu aproveitaria mais e com certeza amaria. Mas essa é minha resenha.

Se você é um profissional da educação, saiba guiar seus alunos, tal seja aquele professor que perdeu a oportunidade de fazer seus alunos leitores. Assim como eu poderia ter sido no tempo.

Addilað» 14/11/2021

Leitura leve e nostálgica
O escritor conta sobre sua infância em Minas Gerais. Impossível não se divertir com alguns exageros e brincadeiras típicos de crianças.
É uma ótima indicação para quem gosta de leituras leves e cativantes.
Fernando Sabino me conquistou ainda na adolescência quando lia inicialmente por obrigação suas crônicas. Mas com o tempo passei a ler tudo que continha o dedo desse escritor.
MARAVILHOSO!

Thalia58 28/01/2023

Voltando a ser criança - recomendo fortemente
O livro é uma coletâneas de memórias do autor, a linguagem é poética, leve e muito divertida. Em vários momentos me fez recordar da minha própria infância.

Este é um livro que nos faz voltar a ser criança trazendo várias características da infância e que muitas vezes são perdidas a medida que crescemos como a simplicidade, inocência, admiração e curiosidade. Durante a leitura, com Fernando (o personagem principal), dei muitas risadas, me assustei, me emocionei e vivi muitas aventuras.

Me chama a atenção o autor ter conseguido descrever a forma como uma criança geralmente vê o mundo (apesar de saber que não dá pra generalizar). Passei a minha infância praticamente no quintal da casa do meu avô que para mim naquela época parecia um mundo inteiro, uma floresta. Quando já estava mais velha e retornei, tudo era tão diferente, não só pela passagem do tempo, mas pela forma como eu enxergava o mundo, já não via mais como aquela grande floresta encantada que costumava ser. Geralmente as crianças tem uma forma diferente de ver as coisas, talvez por não ter vivido tanto, a admiração e curiosidade vem com mais facilidade do que para um adulto.

Gostei como o prólogo e o epílogo estão conectados. É um livro que recomendo fortemente, principalmente se você quer ter um gostinho de infância e nostalgia, se você quer rir e se divertir. Ou se você estiver numa ressaca literária, é bem fluido e nada cansativo.

Carlos 15/06/2022

Ótimo pra crianças leitoras
Li esse livro quando estava no 5° ano por obrigação da escola, mas acabei me apegando e lia sempre, foi incrível ler esse livro com 10 anos, experiência de querer viver uma aventura com meus melhores amigos, tenho um carinho enorme por esse livro.
Acho as histórias incríveis mas, o que mais me chamava atenção era o prólogo e o Epílogo, o paralelo incrível de passado e futuro, foi como se fechasse real a história, como se tudo se encaixasse, tudo que estava fora do lugar foi voltando, amo esse livro.

mari laranja 19/01/2022

diversão, hahaha
nunca viajei tanto no tempo para ler algo. Ao mesmo tempo que é diferente, é perfeitamente comum e você se imagina vivendo ou ao menos querendo viver o que o Fernando vive.
que imaginação abençoada e humor inocente que Sabino teve ao escrever isto!

Valen54 23/03/2023

Adorei!!
Um livro rápido de ler, engraço e divertido mas ao mesmo tempo nos faz pensar e refletir. Uma vergonha que tenha demorado tanto para eu ler um livro do Fernando Sabino mas adorei a escrita possivelmente eu vou ler mais livros dele .

????????

llaarriinnhhaa 12/11/2021

Sigam ai pfv
É um livro muito bom que acredito ser +9/+10/L pq é muito leve e incrível !! Leiam pq é maravilhoso

Isadora.Oliveira 14/03/2022

O menino no espelho
Um dos meus livros de infância favoritos, e vai continuar sendo.
É um livro pra se ler de mente aberta, tal qual um livro de fantasia, que para compreender precisa se inserir na história e tratar cada letra escrita como realidade absoluta.
É um livro sobre as aventuras de um menino, que está descobrindo o mundo, que vive a infância ao máximo.
Quando eu li pela primeira vez tinha 7 anos, um ano mais nova que o Fernando durante a história, e foi um marco em mim, sendo eu tão criativa e cheia de aventuras quanto, esse livro sempre me traz algo novo, cada capítulo me traz uma sensação de conforto e de volta a tempos mais simples, um desejo de voltar a ser criança e aproveitar cada segundo ao máximo.
O tipo de livro que eu recomendo para crianças curiosas e imaginativas, mas também para adolescentes solitários a procura de algo inocente e simples.

Um livro que eu amo, e sempre vou amar.

booktrouxa 25/06/2023

O menino no espelho
Muito bom, ainda quero ler outros livros do Fernando Sabino pois esse livro me encantou de uma forma avassaladora. Me fez gargalhar varias vezes e relembrar o gostinho de infância, o tipo de livro que vale a pena a leitura em qualquer idade.