O Menino no Espelho

O Menino no Espelho Fernando Sabino

Resenhas - O Menino no Espelho

giuli 23/11/2021

Sinceramente, li esse livro apenas por ser um paradidático da escola e acabei gostando bastante.

Vou colocar aqui o texto que enviei para a professora sobre o que achei do livro :)

Em minha opinião, o romance é um livro muito divertido e leve, e que tem a capacidade de te levar de volta ao mundo infantil. As aventuras de Fernando são interessantes e a forma que são narradas remete realmente os sonhos de uma criança, como por exemplo voar.
O Menino no Espelho seria um livro que recomendaria para aqueles que gostam de admirar boas obras nacionais e viajar com a história. Por ser um livro relativamente curto, creio que qualquer consiga ler, realmente é um livro admirável.

Leonardo807 18/06/2023

O Menino no Espelho
O Menino no Espelho, um romance redigido pelo aclamado Fernando (Tavares) Sabino ? conhecido pelas obras "O Grande Mentecapto", "O Homem Nu", "A Faca de dois Gumes" e entre outras da literatura brasileira.
Este romance, embora seja composto por algumas de suas crônicas, ela se destaca pela sua reminiscência de uma criança cheia de entusiasmo, imaginação e senso de aventura. Sabino, como em muitas de suas obras, coloca o humor em diversos ambientes. E o livro corrobora o leitor adentrar ao sentimento de viajar ao passado observar a infância novamente; brincar de imaginar; subir em bambuzal; brincar com o reflexo do espelho; jogar bola e muito mais e sempre me surpreendendo com histórias únicas e verde-amarelas.
Comentário: Por causa deste livro, agora eu lembro da aquela sensação de inocência aos domingo de manhã andando pelo terreiro, brincando com a terra, enfiando alguns os brinquedos na areia e brincar de pirata. As vezes nem percebemos do quão o tempo passou, do tanto que aproveitamos a felicidade e superação dos momentos difíceis e sensíveis da vida.

Diego 03/04/2012

Espelho de Tempo
Sabino faz uma homenagem nostálgica ao período da infância, baseado no pequeno Fernando que viveu no começo da década de 30, em Belo Horizonte.
Cada capítulo faz referência a uma aventura dessa época, memórias reconstruídas com onirismo e fantasia, o que torna cada episódio doce e surreal.

Merecem destaque os capítulos do futebol (engraçadíssimo), o do espelho (poético) e o da prima (lindo), que juntos acredito caregarem o livro com o apoio das histórias de maior ação (casa abandonada e o do vizinho). A maior vantagem do livro, é que ele nos proporciona associações à nossa prórpria infância, como se lêssemos e sentíssemos algo familiar.

Um livro leve, fácil e divertido.

Maria.saasa 23/03/2023

Talvez tenho lido um pouco rápido demais
Então dessa vez ouvir o audiobook não deu certo (mas também li em 4x) ??
Portanto, não tenho como escrever uma resenha digna de ler, porém a história é boa de se ler, desde que leia para entender.

Celaro 12/09/2015

Fernando Sabino: uma biografia das memórias da infância
Aparentemente o consagrado escritor narra memórias de sua infância em Minas Gerais adicionada de fantasias na forma de atos heróicos, de valentia e paixões platônicas.

May 08/06/2023

Quem te vê quando você olha pro espelho?
?? Você quer conhecer o segredo de ser um menino feliz para o resto da eua vida?
? Quero.
O segredo se resumia em três palavras, que ele pronunciou com intensidade, mais nos meus ombros e olhos nos meus olhos:
? Pense nos outros.?

Sabino nos tira do real, nos leva ao lúdico e nos traz de volta a realidade. A criança interior nos visita no presente e assim também a visitamos no passado.
O cheiro de infância decorrente da nostalgia, retoma a alegria em poder vivenciar tudo de novo. O reflexo no espelho é a junção do que se foi, do que se é e do que se será.

Lutt 25/11/2015

Uma dose de nostalgia
J? adianto: talvez seja culpa do momento que vivo e em que (re)li essa obra. Talvez seja culpa do lado permanentemente nost?lgico do meu ser. Mas as cinco estrelas praticamente se deram sozinhas.

A palavra que encontrei para descrever "O Menino no Espelho" foi: revigorante. O qu?o leve ? ser crian?a? Ora, leve como essa narrativa, como a mente do menino Fernando e como suas aventuras.

A leitura ? simples, r?pida, mas pode ser muito bem aproveitada. Recomendo que seja acompanhada de lembran?as pessoais e devaneios sobre o que o seu pr?prio "eu", na ?poca em que voc? era como o pequeno Fernando, faria ou pensaria no lugar dele. Porque ler esse livro curtinho de Sabino ? como olhar para um gordo e cheio album de fotografias suas da inf?ncia. E se ? que eu preciso descrever a sensa??o, ? uma del?cia.

Lucas Brasil 17/10/2016

Retratos
Através de uma linguagem imaginativa/realista, Fernando Sabino nos conta de sua infância ao mesmo tempo em que nos leva para um universo onde o real se confunde com o imaginário.
É o primeiro livro que li do autor, e achei sua escrita maravilhosa, além de que ele é dotado de um humor inocente e ao mesmo tempo bem "pastelão".
Recomendo, já que é uma leitura leve e que te arrancará algumas gargalhadas que eu, particularmente, não esperava.

Eli 12/12/2016

Durante a leitura, o leitor se identifica com as histórias contadas, é como se o livro também estivesse contando sobre sua infância, como quando acontece o primeiro amor. Sabino sendo adulto, soube escrever como menino, o que é incrível, a leitura é fluída e envolvente, enfatizando o que se passa na mente de uma criança, suas dúvidas e imaginações que toda criança possui.

VEJA A RESENHA COMPLETA NO BLOG.

site: http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/08/resenha-o-menino-no-espelho-fernando_26.html

Júlia Brito 07/01/2017

O MENINO NO ESPELHO-Fernando Sabino
O livro ''O menino no espelho'' do autor Fernando Sabino me deixou imaginando se era possível um garoto com pouca idade ser tão arteiro fora da realidade literária do livro!
Fernando é um garoto muito bagunceiro e gosta de uma brincadeira bem divertida,ele passa por várias aventuras no livro que me deixaram pensando se eu mesma podia fazer aquilo...
Tirar minha (quase)irmã gêmea do espelho ou entrar em uma casa assombrada no meio da noite sem sentir medo!Sabino criou um mundo completamente diferente do que conhecemos,com muita imaginação,coragem e MUITAS brincadeiras...

site: .''.

Juliana 11/02/2017

A leveza que eu estava precisando
Precisava de um livro leve, pois só vinha lendo livros bem pesados, que são ótimos aprendizados, mas causam certa exaustão mental.Eu tinha lido O menino no espelho há alguns anos, mas esqueci o livro no shopping e faltavam alguns capítulos para concluir. Já conhecia o Fernando Sabino, de fragmentos de textos nos livros da escola, e eu sempre gostei do que ele dizia. Resolvi retomar essa leitura, e foi a melhor coisa que fiz! Tive uma crise de riso na madrugada, as memórias do Fernando se cruzavam com as minhas. A galinha Fernanda é uma personagem a parte, junto com sua família, seus bichos e sua grande amiga Mariana. Me peguei pensando em como é bom ser criança, criar mundos imaginários,se divertir com qualquer coisa, valorizar os amigos, subir em árvore, tomar tombos e se recuperar rapidamente para brincar outra vez. Este livro me fez feliz, e recomendo para quem precisa de leveza,e para quem está em busca de sua identidade. Às vezes precisamos olhar para o passado, para ser uma pessoa melhor no futuro.

BeatrizViana0 10/03/2017

Perfeito!
Que delicia ler sobre a infância de Fernando Sabino. Amo livros que se passam em BH, principalmente de autores consagrados, bons e que conheço. Minha impressão é que a qualquer momento irei encontrar com o menino Fernando nas ruas do bairro Calafate, na porta do cine Brasil ou na estação de trem ferroviária (Praça da estação). Como era endiabrado este menino Fernando :) mas de uma forma normal, como todo menino deve e pode ser. Amei.

Jessiana 10/02/2021

As aventuras de Fernando
É uma boa opção para leitura, pois tem várias peripécias que o personagem principal e seus grupos apontam no decorrer do livro. É um bom livro.

thai 27/05/2021

~Memórias refrescantes~
Um ótimo livros para quem gosta de lembranças e sente certa nostalgia pela época.
Adorei todos os capitulos e me anima ao ver uma criança aproveitando de tudo de sua melhor maneira, que é a imaginação
Não mudaria nada nele, da forma que foi escrito eu deixaria.