Garota, mulher, outras

Garota, mulher, outras Bernardine Evaristo

Resenhas - Garota, mulher e outras

Raquel Marina 21/12/2022

Adorei a experiência de leitura desse livro. Cada capítulo nos deparamos com uma personagem diferente e seus modos de estar no mundo. Conseguimos perceber o entrelaçamento de cada personagem apresentada para no final a autora amarrar bem essa relação. São muitas histórias, em determinado momento comecei a anotar cada uma e suas conexões. Recomendo muito esse livro!

hanny.saraiva 09/03/2023

Para ser degustado aos poucos.
O afeto e desafeto das histórias contadas. O entrelaçamento de vidas. Relacionamentos, preconceitos, angústias e vivências. Parece um emaranhado de contos entrecortados pelos seis graus de separação num volume único que interliga os personagens e nos dá a sensação de que a vida vai além, porém também machuca e pode se sair dela sobrevivendo ou renascendo. O domínio de trabalhar com vários personagens é edificante. Bernardine não apenas evoca personagens potentes, como nos direciona técnicas na narrativa muito pontuais e que produzem um efeito cativante.

Citações preferidas:
"Infelizmente, lembrar do passado também significa lembrar dos mortos".
"Dominique pensou que era prematuro, uma vida inteira estava a uma distância imensa no futuro desconhecido".

Marcus 27/05/2024

Magistral
Uma coletânea de histórias que se misturam, se esbarram, assim como a vida real onde estamos a cinco graus de separação de alguém. É a vida daquela pessoa com quem vc esbarra na fila do supermercado que pode ser neta de uma pessoa que foi importante na vida do seu bisavô. Tudo isso contado com maestria. Daqueles livros que te faz vontade de voltar pra casa pra continuar a leitura.

Helena 31/01/2022

Necessário
Garota, mulher, outras se baseia na história de diversas mulheres que estão interligadas de alguma forma.
O texto é fluido, com versos livres, sem pontuação e com gírias de fala.
Assim como o modo "não convencional" em que é escrito, o tema também se mostra "não convencional", ao mesmo tempo em que é extremamente necessário.
A autora fala sobre feminismo, raça, sexualidade e identidade de uma forma maravilhosa e envolvente, em que é impossível não se deixar levar pela história.

(Obs:. Parabéns também à tradutora que fez um excelente trabalho).

Alícia 17/12/2021

um livro incrivelmente perfeito
Garota, Mulher, Outras é um livro sobre gerações de mulheres pretas. Cada capítulo nós temos a história de uma mãe, depois uma filha, uma avó ou uma amiga. Fala sobre relacionamento abusivo sáfico (entre duas mulheres. Algo super importante de ser debatido e compreendido), sobre como uma filha pode não ter os mesmos ideais do que a mãe que a criou, retrata amor, sacrifício, sofrimento, feminismo, não-binariedade e muitos outros assuntos.
Possui uma representatividade absurda e é um dos melhores livros que já li na minha vida. Entrou para os favoritos!

Joana Thompson 08/08/2023

Sensacional
Ual! Quantas histórias? quantas mulheres incríveis? me emocionei muito e terminei o livro chorando! Com certeza um dos melhores livros do ano!!

Fer 14/05/2021

Leitura rápida e linda!
Apesar de grande, a leitura (que é sem pontuação) flui suuper rápido, como se estivesse assistindo a um filme. Livro atual, conta, em cada capítulo, a história de uma Mulher e outras (: te faz rir, ficar chocada, a gente se identifica com as personagens, e aconselho ir anotando os nomes delas! Ao ler o livro, vc vai entender porque.

Elizabeth 26/09/2022

Garota, mulher, outras de Bernardine Evaristo
Que leitura! O livro conta a história de mulheres comuns e quanta força, luta e beleza existe na vida comum. A autora é impecável na escrita. Consegue nos inserir na realidade das personagens, cada uma com sua particularidade, seja pela idade ou forma de pensar. É uma história que nos arrebata de certa forma e resgata esse orgulho da força feminina, em suma a força da mulher preta, tão retratada no livro. Um clássico do nosso tempo. Esse livro precisa ser lido por cada vez mais pessoas. Eu amei.
Ps: O epílogo é fantástico!

Ane 07/08/2022

Juntas
A escrita de Bernardine é livre. As vírgulas, os pontos e os parágrafos são conectados de forma nada ortodoxa. Assim, nós também deveríamos ser: livres, conectados e heterodoxos. Um livro realmente penetrante.

Dora 08/05/2023

Bernardine Evaristo costura histórias de modo belíssimo e provoca um sem número de sensações: riso, encanto, indignação, surpresa, animação,... Essa foi a minha primeira leitura iniciada em 2023, leitura que me acompanhou na mochila e na cabeceira da cama e agora retorna à prateleira com aquela saudade que bons livros encerrados deixam.

Elisana 19/07/2021

Uma grata surpresa
Esse livro é minha primeira leitura de Bernardine Evaristo, a forma que ele tem sido muito falado me chamou atenção e uma recomendação especialmente me fez parar tudo e passar essa narrativa na frente.
A autora escolhe narrar de uma maneira muito peculiar, perceber que todas tem alguma relação entre si me deixou bem intrigada e querendo saber quais os laços uniam essas histórias tão diversas.
Esse livro é uma obra feminista, uma obra feminista que respeita as diferentes histórias de diferentes personagens, apontando para a multiplicidade de possibilidades e escolhas e até para quem nem sequer teve escolha.
Muito obrigada por dividir conosco suas personagens, Bernardine. Eu já me sinto íntima dessas pessoas e de suas histórias.

Ritinha 25/01/2021

Histórias de mulheres
Impactante. Gerações de mulheres e suas experiências de vida. Um livro para ser lido e refletido.

amanda 04/12/2021

Garota, mulher, outras é uma leitura muito gostosa de se fazer. Bernardine é genial criando personagens tão profundas, complexas e diferentes, mesmo quando elas são indefensíveis você fica meio ?se põe no lugar dela cinco minutinhos que você vai ver a verdadeira história de vida dela?.
Enfim, necessário, divertido, doloroso, maravilho e quem fala mal é homem ou ******

Karen Garbo 08/01/2024

Uma pintura do Monet
Graciosa, debochada, sensível e necessária. Eu comecei a leitura de Garota, mulher, outras como quem não quer nada, sem saber sobre a trama. No começo achei a ausência de pontuação um recurso meio vazio, mas conforme a leitura foi avançando entendi o propósito da autora: Garota, mulher, outras é um livro sem começo nem fim, uma mulher está sempre ligada a outra que está ligada a outra e assim por todas as eras e para sempre. Sabe aquela sensação que dá quando estamos num ambiente lotado de pessoas desconhecidas e nos perguntamos quais são as histórias daquelas pessoas, e logo nos entristecemos pois nunca saberemos de todo quem elas são? Pois Evaristo nos pega pela mão e nos mostra a vida íntima de cada uma, num átimo, como numa revelação. Ao ler as histórias de Amma, Yazz, Penelope, Shirley, Dominique, Carole, Grace, Hattie, nos sentimos empáticas a todas elas, entendemos suas motivações e medos, e mesmo que discordemos, nós entendemos. Pelo menos eu me senti assim. É uma leitura que vale muito a pena, mesmo com alguns deslizes da autora, como algumas focalizações narrativas falhas, por exemplo uma menina superprotegida que entende a relação simbólica entre bonecas e filmes de terror. O final chegou perigosamente próximo do piegas, mas acho que fez sentido no panorama geral da trama. Não sei se chegará a cânone da literatura como muitos estão alardeando, mas certamente Evaristo já se estabeleceu como uma voz única, fresca e potente, e é disso que a literatura (sempre) precisa.

Nataly Rocha 22/12/2020

Realmente tudo que falam
O livro realmente é tudo que falam dele mesmo... envolvente, inventivo. O livro conta a história de diferentes mulheres, todas negras, e relata a diversidade de experiências e resoluções da vida de cada uma. Em alguns momentos as histórias se misturam e você precisa estar atento a cada personagem, porque as vezes eu precisei retomar. Mas a leitura é envolvente, as personagens são complexas e é impossível não terminar adorando cada uma delas!