Garota, mulher, outras

Garota, mulher, outras Bernardine Evaristo

Resenhas - Garota, mulher e outras

Gabi 13/04/2024

Mulheres e as mães dessas mulheres e suas avós
Uma história linda e bem construída de mulheres, mães, filhas, netas e bisnetas. Várias histórias de várias mulheres de diferentes origens, objetivos, vivências, cores, sexualidade e identificação de gênero. Mulheres que revolucionaram suas vidas a seu modo, do jeito que puderam, por suas filhas, por suas netas e por elas mesmas. Mulheres que se conectam por seu passado ou por seu presente, mulheres que lutaram pelo seu espaço na sociedade e reconheceram a necessidade de apoiarem-se mutuamente, narrativas de mulheres que apresentam que outras mulheres não eram a ameaça e que elas podiam sim encontrar seu próprio caminho e serem felizes, do jeito que elas escolherem; apesar de todo o preconceito, discriminação. Mulheres que aprenderam a reconhecer que juntas podem ser mais forte, e que elas não precisam sacrificar toda a sua vida por pressão da sociedade ou pelo machismo ou por um relacionamento tóxico.
E o final: um plottwist lindo e emocionantes, que mostra que os laços de amor sobrevivem o tempo, a distância e até o desconhecido.
É uma história de mães, filhas, avós, netas e bisnetas, é uma história de mulheres que vieram de outras mulheres, e caminharam em prol de uma vida melhor para todas elas.

Raquel Marina 21/12/2022

Adorei a experiência de leitura desse livro. Cada capítulo nos deparamos com uma personagem diferente e seus modos de estar no mundo. Conseguimos perceber o entrelaçamento de cada personagem apresentada para no final a autora amarrar bem essa relação. São muitas histórias, em determinado momento comecei a anotar cada uma e suas conexões. Recomendo muito esse livro!

llammer 26/03/2024

Que livro mais perfeito! Um desses que a gente termina de ler e quer dar de presente para todo mundo. Me tocou tão profundamente e suscitou tantas, mas tantas emoções, que sigo em um estado de encantamento até agora.
O livro é um entrelaçado de contos que conectam histórias através do olhar de mulheres nos mais complexos aspectos que a diversidade oferece. A própria forma da escrita, sem pontuação final, fluindo por formatos de parágrafos que transmitem o ritmo perfeito de cada cena, traz uma sensação de familiaridade e de oralidade que enriquece muito a experiência imersiva.
Os contrastes, os estilos, as bagagens - todas pensadas de forma tão dedicada para cada uma das personagens. Também os diálogos, os desabafos, a construção tão humana e tão sincera dos detalhes e das interações entre as pessoas e delas com o mundo, com a história, com os seus e com os outros. É tudo muito bem pensado e muito profundo.
É uma obra-prima do feminismo interseccional e possivelmente o melhor livro que eu já li na vida.

Karen Garbo 08/01/2024

Uma pintura do Monet
Graciosa, debochada, sensível e necessária. Eu comecei a leitura de Garota, mulher, outras como quem não quer nada, sem saber sobre a trama. No começo achei a ausência de pontuação um recurso meio vazio, mas conforme a leitura foi avançando entendi o propósito da autora: Garota, mulher, outras é um livro sem começo nem fim, uma mulher está sempre ligada a outra que está ligada a outra e assim por todas as eras e para sempre. Sabe aquela sensação que dá quando estamos num ambiente lotado de pessoas desconhecidas e nos perguntamos quais são as histórias daquelas pessoas, e logo nos entristecemos pois nunca saberemos de todo quem elas são? Pois Evaristo nos pega pela mão e nos mostra a vida íntima de cada uma, num átimo, como numa revelação. Ao ler as histórias de Amma, Yazz, Penelope, Shirley, Dominique, Carole, Grace, Hattie, nos sentimos empáticas a todas elas, entendemos suas motivações e medos, e mesmo que discordemos, nós entendemos. Pelo menos eu me senti assim. É uma leitura que vale muito a pena, mesmo com alguns deslizes da autora, como algumas focalizações narrativas falhas, por exemplo uma menina superprotegida que entende a relação simbólica entre bonecas e filmes de terror. O final chegou perigosamente próximo do piegas, mas acho que fez sentido no panorama geral da trama. Não sei se chegará a cânone da literatura como muitos estão alardeando, mas certamente Evaristo já se estabeleceu como uma voz única, fresca e potente, e é disso que a literatura (sempre) precisa.

LuAsa.vidor 09/01/2023

Brilhante
A escrita poética e envolvente de Evaristo nos mergulha nas histórias de mulheres, filhas, mães, avós, ?, permeando diferentes localidades e gerações, com uma ambientação assustadora de boa.

Parece um conjunto de diversos contos, mas com uma conexão entre as personagens, majoritariamente mulheres negras que de alguma forma chegam no Reino Unido.

Por meio dessas histórias, podemos refletir sobre negritude, imigração, preconceitos, sexualidade, relacionamentos, abusos, entre outros temas complexos, de uma forma totalmente não óbvia, sensível e ampla.

Fiquei com lágrimas nos olhos em diversos momentos, devorei o livro em poucos dias mas querendo que ele perdurasse uma eternidade. Esse é um daqueles livros que você termina e quer saber mais sobre quem o escreveu e ao mesmo tempo sente que tudo que há para ser dito está impregnado em cada página, cada palavra lida.

Recomendo demais! Quem já leu e ama (assim como eu) Aline Bei, Carla Madeira e Elena Ferrante não pode perder.

hanny.saraiva 09/03/2023

Para ser degustado aos poucos.
O afeto e desafeto das histórias contadas. O entrelaçamento de vidas. Relacionamentos, preconceitos, angústias e vivências. Parece um emaranhado de contos entrecortados pelos seis graus de separação num volume único que interliga os personagens e nos dá a sensação de que a vida vai além, porém também machuca e pode se sair dela sobrevivendo ou renascendo. O domínio de trabalhar com vários personagens é edificante. Bernardine não apenas evoca personagens potentes, como nos direciona técnicas na narrativa muito pontuais e que produzem um efeito cativante.

Citações preferidas:
"Infelizmente, lembrar do passado também significa lembrar dos mortos".
"Dominique pensou que era prematuro, uma vida inteira estava a uma distância imensa no futuro desconhecido".

Fernanda 31/03/2023

Impecável!
Caros que leitura brilhante! Tudo sobre a escrita de Bernadine me agradou, o formato mais livre que mistura prosa e poesia traz uma dinamicidade necessária que estabelece o ritmo do livro. As digressões temporais, mesmo nesse estilo de escrita "solta", me pareceram muito claras e orgânicas e portanto o leitor não fica confuso com a cronologia da história. Cada capítulo tem sua individualidade combinando com o temperamento e vivência de cada personagem. Com momentos de apertar o coração, o capítulo de Dominique foi o meu favorito. Que lindo é a gente ler essas histórias de mulheres (de maioria negras e sáficas, com ume personagem de gênero não-binário) contadas com tremenda maestria. Minha quarta leitura do ano, vai ficar comigo para sempre.

Marcus 27/05/2024

Magistral
Uma coletânea de histórias que se misturam, se esbarram, assim como a vida real onde estamos a cinco graus de separação de alguém. É a vida daquela pessoa com quem vc esbarra na fila do supermercado que pode ser neta de uma pessoa que foi importante na vida do seu bisavô. Tudo isso contado com maestria. Daqueles livros que te faz vontade de voltar pra casa pra continuar a leitura.

Dora 08/05/2023

Bernardine Evaristo costura histórias de modo belíssimo e provoca um sem número de sensações: riso, encanto, indignação, surpresa, animação,... Essa foi a minha primeira leitura iniciada em 2023, leitura que me acompanhou na mochila e na cabeceira da cama e agora retorna à prateleira com aquela saudade que bons livros encerrados deixam.

Joana Thompson 08/08/2023

Sensacional
Ual! Quantas histórias? quantas mulheres incríveis? me emocionei muito e terminei o livro chorando! Com certeza um dos melhores livros do ano!!

Marisadioniisio 07/10/2023

Não me ganhou no começo mas depois devorei o livro. Um entrelaçar de histórias de mulheres incríveis.

Aninha 09/03/2021

O livro, Garota, mulher, outras, narrada por Evaristo, é uma mistura de poesia e prosa e narra a vida de 12 mulheres africanas, começando com Amma e a estréia de sua peça sobre guerreiras africanas lésbicas.
A obra traz a complexidade da identidade da mulher negra e feminista. Além do feminismo, o livro aborda assuntos importantes como raça e gênero.

Vi 14/01/2023

Encontrar as outras
Essa leitura fechou meu 2022 e abriu 2023.
São muitas leituras em uma só e Evaristo tem uma dedicação que há tempos eu não tinha contato. com cada história e com cada personagem, ela está realmente contanto uma história, com cada página, cada costura e cada encontro entre histórias. Como a vida é, a arte do encontro.

Cleide 09/03/2023

Um enlace perfeito onde tudo se encaixa. Bernardine arrebata com um enredo magnífico e entrelaçado com todas as personagens, mulheres fortes e marcantes, que mostram a vivência de ser o que cada uma escolheu para si. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é

vivi.martins 09/04/2023

Queria muito ter amado esse livro, mas não rolou :/
Recomendo ler esse livro aos poucos para você conseguir se conectar com os personagens. No meu caso, tive que ler esse livro rapidamente, o que fez com que eu não me interessasse muito pelas histórias.
Ainda assim, achei a escrita legal e a escolha de personagens foi bem diversificada.