Brincar é Fundamental

Brincar é Fundamental Luciana Brites

Resenhas - Brincar é Fundamental

Annanda 24/03/2021

Leitura magnífica!
Não esperava menos da Luciana! Sou muito fã do trabalho que ela desenvolve no NeuroSaber, mas, até então, não tinha tido nenhum contato com os livros escritos por ela.

?Brincar é fundamental?, sim, o brincar é a prática mais importante da primeira infância (0 a 6 anos)! Para aquelas pessoas que sempre dizem ?criança vai para a escola só para brincar? (essa frase me abala no âmago da minha alma), sim, a criança vai para a escola brincar, porém, BRINCAR É APRENDER, e isso é o que muitas pessoas não entendem, infelizmente.

Através do brincar, do lúdico, a criança desenvolve a sociabilidade, emoções, autonomia, criatividade, psicomotricidade, linguagem, dentre outras diversas habilidades. A primeira infância é a fase da aprendizagem, a criança tem sede de aprender, e o brincar é o principal estímulo para a inserção da criança no mundo do aprender/saber.

Luciana mostra tudo isso neste livro, usando uma linguagem simples, de fácil compreensão, mas, com um poder incrível de absorção. Cada palavra escrita por ela tem uma importância gigantesca na vida de mães, pais, educadores e profissionais que lidam com crianças. A autora aborda etapas do neurodesenvolvimento, estímulos adequados para cada fase da primeira infância, destaca a importância do desenvolvimento adequado na primeira infância para a construção do eu, mostra aspectos que ajudam na estimulação das crianças, como otimizar o desenvolvimento do seu aluno, filho ou criança com a qual você convive.
Leitura com uma bagagem enriquecedora!

?Além de ser uma atividade própria da infância, ou o trabalho das crianças, como costumam dizer alguns educadores, o brincar é essencial ao seu desenvolvimento?.

Natália Simião 21/03/2021

Meu primeiro contato com a escrita da autora, e agora quero ler até a lista de supermercado dela! A autora escreve maravilhosamente bem, de fácil compreensão, bastante útil o tema abordado nesse livro tanto para pais como para profissionais da área da educação e psicologia. Com certeza irei adquirir todos os livros dela.

Kaiane 24/04/2024

Pais deveriam ler
Muito bem escrito! Apesar de se tratar de assuntos mais técnicos, a autora conseguiu trazer os conceitos de forma muito acessível. Então para quem quer saber mais sobre a primeira infância (0 a 6 anos de idade), é um livro que vale muito a pena.

E ainda no fim a autora traz atividades para as crianças bem como tabelas para observar seu desenvolvimento! Adorei!

Wesley - @quemleganhamais 26/03/2021

Brincar e Aprender
Que criança gosta de brincar, ninguém duvida. Mas será que atualmente as crianças estão brincando?

A autora apresenta a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança e como isso é fundamental na primeira infância (0 a 6 anos). Muitos pais erram quando transformam os seus filhos em mini CEOs, com atividades por toda a semana, ou entregam uma tela para a criança se entreter. Essas coisas tem a sua época e não são na primeira infância.

Os pilares da educação propostos pela autora formam o acrônimo ABCD:
A - Aprender - Os pais, educadores e tutores precisam entender que a criança já nasce pronta para aprender, tudo é aprendizado e com Amor fica tudo melhor.
B - Brincar - É brincando que a criança aprende habilidades que servirão para toda a vida.
C - Cognição - processo mentais que regulam e controlam os pensamentos
D - Desenvolvimento - Que pode ser dividido em motor, verbal, adaptativo e pessoal-social.

Um livro completo, cheio de informações científicas e com muitas orientações para pais, professores e todos aqueles que tem crianças por perto.

millebns 17/02/2024

Vale super a pena
Livro de fácil entendimento, perfeito pra quem tem contato com crianças, seja um professor, responsável ou pesquisador.
Apresenta atividades para cada idade, mapeamento de habilidades cognitivas e dá excelentes dicas para pais de primeira viagem.

Bruna 16/01/2022

Necessário
Adorei a leitura, realmente parecia uma conversa com a autora e fluiu super bem. Recomendo para professores e para pais/responsáveis, ainda mais para aqueles que cobram tanto dos pequenos.
Foi uma ótima leitura, cheia de aprendizados!

Jeni @eledoficial 16/03/2021

[OPINIÃO DO ELeD]
LIVRO: Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância.
AUTOR: Luciana Brites
EDITORA: @editoragente
PÁGINAS: 176
SEGMENTO/GÊNERO: #crianças #desenvolvimento # psicologia infantil #brincadeiras #brincar
1° edição: 2020 (no Brasil)
Ano da leitura: 2021

"Para cada dólar investido na primeira infância, o retorno seria de 7 dólares no futuro".

Neste livro você vai entender como a primeira infância (0 aos 6 anos) a criança se desenvolve e como os estímulos certos são necessários para ajudar o seu progresso. Vai entender como funciona o cérebro e como intervir ou não com os problemas que o ato de existir gera.

O assunto deste livro, vem de encontro com os problemas dos dias que estamos vivendo, o isolamento social. Com muitas escolas fechadas, e a educação não sendo tradicional, os pais tiraram seus filhos da pré escola, pois não acham tão importante assim, ainda mais por ter que ajudá-los em tudo nesta fase.

"As famílias acreditam que as crianças pequenas vão à escola apenas para "brincar"... Você deve lembrar que os primeiros anos de vida são marcados por um enorme desenvolvimento neural. Como o potencial para  a conquista de inúmeras habilidades se destaca nessa fase, sem os estímulos adequados, as janelas de oportunidades podem ser desperdiçadas".

Para entender melhor, pense na construção de uma casa. Primeiro fazemos o alicerce para depois levantar as paredes. Se você levantar as paredes sem um bom alicerce, sua casa não vai ficar em pé por muito tempo; no caso  aqui o alicerce é a primeira infância, ela que vai dar a base cognitiva para ser aperfeiçoada depois. Entendeu!?

Eu nem preciso falar que eu amei esse livro e recomendado para pais e educadores. E aí já leu sobre o assunto? Ficou interessado (a) neste livro? Me conta ??

Gabsam 17/08/2023

Top
Muito bom , a autora tem uma linguagem clara e objetiva.
Explica como o brincar na infância é importante para o desenvolvimento cognitivo das pessoas.

Lud 19/06/2023

Achei o livro bem interessante, gostei da leitura, só não gostei do final. O livro termina, mas ainda tem algumas informações extras que não me agradaram muito (e que tomam uma quantidade grande de páginas). Então acabei finalizando o livro com uma sensação de tédio. No entanto, tirando o final, o livro é bem legal pra quem é educador, pais ou que tem contato com crianças.

Amanda.Contiero 18/03/2021

Brincar é fundamental!
"Sem saber de que modo, quanto ou quando estimular, todos estão meio perdidos"
A autora discorre sobre a importância do brincar como instrumento fundamental na apropriação de novas habilidades e experimentação, com impactos diretos sobre a aprendizagem e comportamentos da criança. Linguagem simples, acessível e objetiva. Alia teoria com prática fornecendo exemplos de estimulação para a criança de 0 a 6 anos. Super recomendo a mães, pais e educadores este importante e rico material!!!

Karen.L.P 17/11/2023

Gostei muito do livro. Esclarecedor e de forma simples conseguimos entender a importância do brincar durante a infância. Lerei outros da autora.

Luara 13/01/2022

Livro aborda a importância do brincar na infância, e auxilia pais, professores e cuidadores a ajudar de forma mais objetiva no desenvolvimento de cada criança a partir da sua faixa etária.

Biblioteca da Fono 31/01/2021

Brincar é fundamental pela Bibliotecadafono
Brincar é fundamental ajuda o profissional a repensar a forma como orienta as famílias que acompanha, ajuda os pais e professores a entenderem seu papel (importantíssimo!) de agentes transformadores e ajuda as crianças, que podem se desenvolver em todas as suas potencialidades! Teoria, reflexão e prática reunidos em um conteúdo informativo e acessível!

Alice - Avesso do Caos 14/04/2021

Como ajudar nossos filhos
Mais um livro interessante da Luciana Brites sobre o desenvolvimento infantil e como a brincadeira pode auxiliar nesse processo. Queria ter lido esse livro antes, identifiquei várias coisas que poderia ter feito diferente com a minha filha. Mas respirei fundo e entendi que fiz o melhor que eu podia e que não faltou amor. Se seus filhos têm menos de 6 anos, vale a pena a leitura, vai te ajudar a ajudá-los.

professormarco 18/07/2022

Brincar é fundamental
O que dizer de um livro que traz uma reflexão inspiração a arte de educar.
O livro sem dúvida abre horizontes para os amantes de educação, especialmente para estudantes e formados em Pedagogia.