A Coragem de Ser Feliz

A Coragem de Ser Feliz Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A coragem de ser feliz

Gleiceq 17/05/2024

Uma conversa entre o jovem e seu mestre, sobre questionamentos que todos nós temos e buscamos respostas.

Jandielson Neves 26/04/2024

Ser feliz
?Em vez de procurar aprovação, é preciso aprovar a si mesmo, internamente.?

Para ser feliz é preciso ter coragem, respeito e amor.

doncarloj 05/04/2024

Ótimo livro
Vai muito na linha do primeiro, mostrando o pensamento de Adler de uma forma muito acessivel. Ao mesmo tempo que é uma leitura fácil pra quem está tentando incluir a leitura na sua rotina, por ser dividido em pequenas partes, o formato de dialogo entre o jovem e o filósofo acaba despertando a vontade de continuar lendo mais e mais. Assim como o título anterior, "A coragem de não agradar", esse livro acaba sendo bastante enriquecedor a medida que nos apresenta um olhar diferente sobre algumas questões humanas.

Carla.Parreira 12/03/2024

A coragem de ser feliz (Ichiro Kishimi e Fumitake Koga). Melhores trechos: "...Você ainda não aprendeu a ser feliz. Não teve coragem de ser feliz. Não escolheu o caminho da educação porque queria salvar as crianças. Você queria ser salvo por meio do ato de salvá-las.
Jovem: O que está querendo dizer?
Filósofo: Ao salvar outra pessoa, tentamos salvar a nós mesmos. Quem encarna uma espécie de salvador está em busca de compreender o próprio valor. É o tipo de complexo de superioridade a que sucumbem aqueles incapazes de se livrar do sentimento de inferioridade, o conhecido complexo de messias. É uma perversão mental querer ser um messias, salvar os outros.
Jovem: Não fale besteira. O que está sugerindo agora?
Filósofo: Contestar com irritação também demonstra um sentimento de inferioridade. Quando a pessoa se sente inferiorizada, ela tenta resolver recorrendo à raiva. Quando a pessoa está infeliz, salvar alguém não traz autossatisfação nem felicidade. Enquanto salva crianças, você ainda está imerso em infelicidade. Continua desejando compreender o próprio valor. Se esse for o caso, não vale a pena mudar de teoria educacional. Encontre a felicidade por conta própria...
Filósofo: Esta é a definição de respeito que surgiu aqui: Ter consideração pela pessoa tal como ela é. O que está na origem do respeito: acreditar ou confiar?
Jovem: Como?
Filósofo: Temos consideração pelo outro tal como ele é, sem impor nosso próprio sistema de valores. Ao agir assim, aceitamos o outro e acreditamos nele incondicionalmente. Em outras palavras, confiamos nele.
Jovem: Respeito e confiança são sinônimos? Filósofo: Pode-se dizer que sim. Dito de outra forma, não posso confiar em alguém que não respeito...
Jovem: Posso tirar a máscara e o relacionamento se mantém. Mesmo que meu amigo cometa erros de vez em quando, não seria razão suficiente para nossa amizade acabar, porque ela se baseia na aceitação dos pontos fortes e fracos de cada um...
Filósofo: É preciso acreditar nos outros. Não estou falando da conduta passiva de engolir qualquer coisa. A verdadeira confiança é, sob todos os aspectos, uma abordagem ativa. A Bíblia diz não apenas para amarmos o próximo, mas para amá-lo tanto quanto amamos a nós mesmos. Se não conseguirmos nos amar, não seremos capazes de amar o próximo. Se não conseguirmos acreditar em nós mesmos, não seremos capazes de acreditar nas outras pessoas. Por favor, pense na frase com essa conotação. Você afirma que não consegue acreditar nas outras pessoas, mas isso é porque não consegue realmente acreditar em si mesmo.
Jovem: Está fazendo muitas suposições. Filósofo: Ser autocentrado não significa olhar apenas para o próprio umbigo porque gostamos de nós mesmos. Na realidade, é o oposto: como não conseguimos nos aceitar como somos, nos preocupamos apenas com nós mesmos e estamos sempre ansiosos.
Jovem: Então você está dizendo que me preocupo apenas comigo mesmo porque tenho ódio de mim?
Filósofo: Exatamente... Muitos acham que foi o destino que colocou aquela pessoa no seu caminho e decidem se casar por conta dessa intuição. Mas ninguém define previamente o destino. O que acontece é que a pessoa decidiu acreditar que foi o destino. Como observou Fromm: 'Amar alguém não é apenas uma emoção intensa, é também uma decisão, um julgamento, uma promessa.' Não importa como o encontro acontece. Se a pessoa decide construir o amor real a partir desse encontro e abraça a tarefa a ser cumprida por duas pessoas, o amor é possível com qualquer parceiro.
Jovem: Você não percebe que está fazendo pouco-caso do seu próprio casamento? Está dizendo que sua esposa não estava destinada a você e que poderia ter se casado com qualquer outra mulher! Afirmaria isso diante da sua família? Se a resposta for sim, então você é um niilista radical.
Filósofo: Não é niilismo, é realismo. A psicologia adleriana nega todo tipo de determinismo e rejeita o fatalismo. Não há ninguém enviado pelo destino. Não devemos esperar que essa pessoa idealizada apareça, e nada mudará pelo fato de termos esperado. Não pretendo ceder nesse ponto. No entanto, ao analisar os anos que passamos ao lado de nossas parceiras, é possível sentir que havia alguma coisa destinada. O destino, nesse caso, não é algo predeterminado nem que desaba sobre nós por acaso. Foi construído pelo esforço de duas pessoas.
Jovem: O que quer dizer com isso?
Filósofo: Tenho certeza de que você já entendeu. O destino é algo que você mesmo cria.
Jovem: Não é possível!
Filósofo: Não devemos nos tornar escravos do destino. Ao contrário, devemos ser os donos de nossos destinos. Em vez de procurar alguém enviado pelo acaso, construímos relacionamentos que podem ser encarados como destinados a acontecer.
Jovem: Amor e casamento são duas pessoas dançando juntas.
Filósofo: Imagine uma pessoa que diz 'Eu gosto de flores' mas deixa que elas murchem por esquecer de regá-las, por não pensar em colocá-las em um vaso maior ou por não ajustar a quantidade de luz que incide sobre elas. Essa pessoa apenas dispõe o vaso como um enfeite da decoração. Pode até ser verdade que ela gosta de olhar para as flores, mas não se pode dizer que ame as flores. O amor exige mais dedicação. Isso vale para você, que evitou assumir a responsabilidade de quem ama. Você devorou o fruto de sua paixão sem regar as flores ou plantar as sementes. Esse é o amor hedonista e efêmero. Como diz Fromm: 'O amor é um ato de fé e todo aquele que tem pouca fé também tem pouco amor.' O amor é tudo. A pessoa que almeja uma vida fácil ou que procura o caminho mais simples pode encontrar prazeres fugazes, mas não conseguirá ser feliz de verdade. Somente quando amamos outra pessoa é que nos libertamos do comportamento autocentrado. Somente quando amamos outra pessoa é que nos tornamos autossuficientes..."

Jenni 29/12/2023

Esperava muito mais
Li ?A coragem de não agradar? e me apaixonei. O livro me fez refletir muito sobre a minha vida. No entanto, não gostei dessa continuação. Estava muito animada em ler, mas achei muito sem graça.
Foi uma leitura que pareceu anos para acabar. ?

Milena1067 18/12/2023

Me apaixonei por Adler
Esse livro nos faz refletir sobre as grandes questões da vida, conhecer Adler foi um presente! Ele fala abertamente sobre o valor das relações, mas principalmente sobre amor e o respeito! Vale muito a pena!

Livinha 03/11/2023

Muito interessante.
Assim como no primeiro volume, o livro nos ensina bastante sobre a psicologia Adleriana e possui insights muito bons.
O fato da história ser contada em diálogos, torna a leitura bastante fluída.
Meu livro está todo grifado e marcado, algumas falas me marcaram bastante, principalmente na parte sobre o amor.

carolinalmeida 21/07/2023

Não julgue o livro pelo título
Ganhei esse livro há quase 2 anos e desde então tinha preconceito por causa do título. Eu esperava um livro de autoajuda e recebi um livro de filosofia, psicologia e pedagogia. É um bom livro para refletir sobre as ideias e criar suas próprias, desenvolver senso crítico. Não concordo com várias coisas que estão escritas, mas isso foi bom pois me deu a oportunidade de pensar a respeito dessas coisas e começar a formar minhas próprias opiniões. Apesar de eu não concordar com tudo, o livro tem ideias interessantes, principalmente no final quando fala sobre o amor.

Beta Oliveira 19/06/2023

“Não competimos com ninguém; não se ganha nem se perde. Não importa se há diferenças de conhecimento, experiência ou habilidade entre você e os outros. Todas as pessoas são iguais, independentemente do desempenho escolar ou profissional, e é no próprio ato de cooperar que a construção da comunidade faz sentido”.

Três anos após o primeiro encontro, o jovem está de volta. Inspirado pelas ideias de Alfred Adler, deixou de ser bibliotecário e se tornou professor, disposto a colocar o que aprendeu em prática. No entanto, a realidade bateu à porta e as dificuldades colocaram tudo que ele aprendeu em xeque. Por isso, estava de voltam disposto a mostrar ao filósofo que Adler não era viável na vida real.

E aí os dois dialogam, argumentam seus pontos de vista e o filósofo apresenta os pontos necessários em abrir mão para ser capaz de desenvolver o respeito e, por tabela, desenvolver os sentimentos, as habilidades que pavimentam o caminho para a liberdade e a coragem de amar e ser feliz.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/06/10/a-coragem-de-ser-feliz-ichiro-kishimi-e-fumitake-koga-cap-1901/

Patricia.Gonzalez 08/06/2023

Sequência maravilhosa
Sendo a sequência do livro ?a coragem de não agradar?, o diálogo entre o filósofo e o jovem traz uma perspectiva diferente sobre as cobranças que temos na vida e nos mostra que apesar de desafiador, ser feliz é mto mais simples do que pensamos.
Eu amo essa sequência!

cicireadss 13/04/2023

3.7/3.8
Gostei MUITO do primeiro, já esse não me impressionou tanto assim. Eu também acho que o título não se encaixou com o livro, não fez sentido para ser sincera. Achei que foi meio repetitivo e tornou a leitura mais empacada.
Teve alguns trechos legais sim, que faz você refletir sobre e pensar se concorda ou não.
Recomendo ler o primeiro?. esse?.. olha acho q existem outros livros melhores

tita 28/02/2023

A coragem de ser feliz
Não é meu tipo de livro que tenho adoração, mas a escrita dele é de uma forma leve. Tentei em vários momentos encaixar o nome dele com seu conteúdo dentro, porém percebi que ele traz muita coisa além do ser Feliz e que juntas, talvez seria O Ser Feliz. Me coloquei no lugar do jovem, principalmente no início, pois como educadora sempre achei importante o elogio, mas entendi o ponto de vista de Adler.

Lucielmo.Gomes 31/01/2023

Então...
Esse livro mim impactou desde as primeiras páginas. O autor trás algumas idéias que são intrigantes e desconfortáveis. Talvez pela perspectiva tão empregnada e fundamentada na sociedade vigente. Foi uma leitura demorada, 30 dias, contudo rendeu bastante reflexão nesse período. Discordo do título, acredito que deveria ser outro; partindo do presuposto de toda abrodagem argumentada no decorrer dos capítulos.

Marcela Prado 28/01/2023

Rápido e fluído
Li a Coragem de não agradar e me surpreendi muito, o que fez com que eu quisesse ler A coragem de ser feliz, criei uma certa expectativa quanto a leitura deste, no entanto não se compara ao primeiro, ainda sim é interessante ler pois é uma "continuação" do anterior. Não me impressionou tanto quanto o outro, mas valeu a leitura.

Ezequiel 28/12/2022

Psicologia de Adler
Tem muitos livros que falam sobres independencia financiera, até mesmo independência emocional, mas poucos realmente ensina como ser autosuficiente. A psicóloga Adleriana traz um ponto de vista único de como se liberar de traumas, opiniões alheias e se tornar você mesmo.