Os Sucessores Douglas Ribeiro

Resenhas - Os Sucessores

1 | 2 | 3 | 4 | 5

AndrAa58 20/08/2023

Somos nossas mentes?
Foi uma ótima descoberta.

É um livro sci-fi que se passa em Brasília no séc 22. Foi uma boa surpresa de um autor novo, brasileiro até então desconhecido para mim.

É uma leitura fluida e rápida, uma história de ação despretensiosa que dá para ler rapidinho, numa sentada mas, ainda vai ficar na minha cabeça por um tempinho... ?

Se fosse possível fazer um download da sua mente, e posteriormente um upload em um cérebro artificial, seria você ali?
Não tem como não pensar em uma divisão filosófica, somos só matéria ou mais que isso? existe alma/espírito ou somos apenas o resultado de estímulos químicos neuronais? O que é consciência.

Tô viajando aqui. Voltando para o livro... é bom, tem uma leitura fácil, rápida e fluida. Super recomendo. É um sci-fi de ação que retrata um Brasil tecnologicamente avançado, onde um um braço do governo em parceria com uma empresa privada consegue transformar o cérebro de criminosos psicopatas, transferir para uma mente artificial e transplantar no corpo biológico dos mesmos.

Tecnologia é ótimo, mas a linha ética pode ser tão tênue... Até onde podemos ir, do que somos capazes, como utilizamos e temos algum controle ou barreira para o avanço? é possível ter?
Fernanda.Rettore 21/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Andrea! Adicionei na minha lista :D

AndrAa58 21/08/2023minha estante
Obrigada. Acho que vai gostar. Depois me conta ?

Fabio Pedreira 11/02/2021

Os Sucessores
No século 22 uma Força Tarefa do Governo faz um trabalho secreto: clonar a mente de detentos com o Q.I. acima da média. Analistas identificam o que torna esses indivíduos em psicopatas, psicopatas e etc e corrigem, criando assim Os Sucessores.⁣

Isaque é um desses analistas e certo dia ele acorda sua esposa, alegando que os dois precisam fugir urgente. Em sua cola está Jeferson Witz, um dos líderes da Força Tarefa.⁣

Os Sucessores é uma ficção científica com doses de thriller muito bom. Ao fazer a leitura, eu não pude deixar de associar com livros como Carbono Alterado e também Encarcerados. Sem contar o primeiro capítulo que é muito idêntico ao início de A Dança da Morte do King (A diferença é que em vez de um vírus, temos uma tecnologia de clonagem).⁣

O ritmo do livro é frenético, toda a investigação e ação são bem descritas e junto com os capítulos pequenos, fazem a leitura voar (fazendo jus ao nome do selo da editora). ⁣

Outro ponto forte são os debates envolvidos. O livro trás muito da questão da modificação de corpos, algo muito recorrente no gênero. Então ele debate até que ponto isso é ético ou não, além das consequências que isso pode causar se cair nas mãos erradas.⁣

Mas, por falar em algo recorrente, um dos pontos fracos do livro na minha opinião é justamente os clichês. A história é inegavelmente muito boa, mas ao mesmo tempo, tem muito clichê tanto da ficção científica como dos thrillers. Mas, como foi trabalhado, da pra relevar.⁣

Então, no fim das contas, Os Sucessores é mais um excelente livro nacional, que merece ser lido e que não é atoa que vejo sempre nas listas do Skoob. Leiam, porque vale a pena.⁣

Ps: Duas coisas que achei engraçadas no livro. 1 - Todo mundo parece ser mais velho (em aparência) do que realmente é. 2 - Todo homem é no mínimo meio careca kkkk
Pinto 02/06/2021minha estante
Como que eu leio

Fabio Pedreira 04/06/2021minha estante
Tem no site da Flyve e da Amazon

Vanea 30/12/2021

Num Brasil de 2120, o casal Isaque e Lúcia já começam fugindo.
Por que?
Ele é o maior suspeito do assassinato de seu colega de trabalho Fábio Bragança.
Eles precisam trocar de carro, telefone e todos os objetos eletrônicos para não serem rastreados.
Os Sucessores fala da integração de homem-máquina, ou seja, dos humanos com a IA (Inteligência Artificial).
Fala sobre implantação de mentes em outras pessoas, com a reconfiguração desses cérebros.
Eles reprogramam o cérebro, mudando comportamentos e assim criando Os Sucessores.
E questionamentos éticos sobre essas ações são levantadas.
No decorrer do livro Lúcia vai conhecendo melhor seu marido e descobrindo no que realmente ele trabalha.

Os Sucessores é uma ficção científica, mas daquelas que a gente imagina se isso não poderia acontecer realmente
Lisandra Sousa 30/12/2021minha estante
Nossa, parece ser muito bom!

edisik 19/02/2023

O que posso dizer de Sucessores é que é um bom livro de ficção, ambientado de maneira ok. Estou dando sorte de ler ótimos livros brasileiros.

Fafhy 01/02/2022

Os Sucessores
O livro é uma ficção científica e por esse motivo eu já não gosto tanto.
Porém o autor prende o leitor desde o início do livro com um envolvente suspense.
Sinceramente o livro me assustou um pouco porque os avanços tecnológicos vão sim chegar a esse ponto. E eu me questiono acerca do aspecto ético de uma pesquisa desse nível.
Efetuando a leitura também me dei conta que muito da tecnologia atual já me surpreende pelo avanço.
Quanto ao PLOT sou sincera: Douglas Ribeiro sempre me surpreende e positivamente.
Também gostei muito da protagonista Lúcia, uma mulher determinada, que buscou forças em uma tragédia pessoa e não desistiu da verdade.

? Foi naquele momento, olhando no fundo de seus olhos que eu soube?.

PS: escolhi essa frase porque para mim ela sintetiza que a ciência e a tecnologia podem avança muito, mas serão incapazes de substituir a alma humana. E os olhos são o espelho da alma.
vic 01/02/2022minha estante
gostei da resenha!!

Manu5 28/09/2021

Li em um dia!!!
Eu comecei esse livro e não consegui parar, li em menos de 24 horas, a escrita é muito boa, envolvente e fluida, nunca li nada parecido me surpreendeu muito!!!! E o final foi tudooo!!, Confesso que queria outro livro dele com essa temática.

Flavia1332 04/03/2022

Mundo tecnológico
Meu Deus!!! Terceiro livro que leio do autor e fui surpreendida por uma narrativa diferente dos outros livros.Foi minha primeira experiência de "Inteligência Artificial"lendo para mim.E acredito que este detalhe fez toda diferença, cada capítulo eu conseguia imaginar que tudo narrado poderia por mais surreal que fosse acontecer um dia.Ambição, dinheiro e poder.Pessoas que fazem tudo para conseguir o que querem.Porém nos relatos o livro deixa claro que existem pessoas boas e por mais difícil que seja de acreditar no momento em que estamos vivendo o Bem supera o mal.Amei o livro e digo como leitora voraz "LEIAM AUTORES BRASILEIROS" .

Gabriel 08/08/2021

Uau!
Rapaz, que livro bom! Editora Flyve mandando bem demais nos autores nacionais!

Os Sucessores é uma investigação policial, algo que eu nunca tinha lido, e confesso que me prendeu do início ao fim.

A ideia ética e moral dos sucessores é um questionamento incrível e que o autor faz de uma forma maestral. O final é instigante e me deixou sem palavras!

@leiturasdabreh 22/05/2021

Livro cheio de reviravoltas de explodir a cabeça!
Meu primeiro contato com o autor e já fiquei encantada desde a primeira página.

A escrita é super envolvente e muito clara, de fácil entendimento. Fazendo você sentir empatia por todos os personagens.

A cada capítulo tinha um acontecimento que fazia você não querer largar.

Os plots desse livro é coisa de outro mundo, não estava preparada para a maioria deles. Eu surtei demais lendo esse livro.

Super indico para os amantes da ficção científica e para as pessoas que querem conhecer esse gênero ou iniciar sua experiência com o Sci-fi. Pois ele tem fácil compreensão.

Livro favoritado com toda certeza ??

Manu 04/04/2021

Super recomendo! O livro te prende do início ao fim, os plots são impressionantes, a escrita é muito boa e tranquila de ler.
Única coisa que senti falta foi de um acontecimento "uau", mas nada que prejudique o livro ou a leitura. :)
Douglas Ribeiro 06/04/2021minha estante
Que legal saber que você curtiu, Manu! Obrigado pela nota generosa. Te convido a acompanhar meu Instagram @douglasribeiroautor, pois em breve terei um novo lançamento bem bacana! Abraço e boas leituras.

Rafa 18/11/2020

Brasil, século 22. Uma força tarefa do governo faz um trabalho secreto: clones de mentes de detentos que possuem QI acima da média. Analistas transformam o cérebro em algoritmo e reprogramam o comportamento criminoso das cobaias, criando os chamados Sucessores. Lúcia é acordada de madrugada por seu marido Isaque, um dos analistas envolvidos, dizendo que eles precisam fugir. Tudo o que ela quer é recuperar sua vida, mas Jeferson Witg não pretende deixar que isso aconteça. Enquanto isso, o investigador Ferreira Junior tenta juntar as peças desse quebra-cabeças em que grandes segredos ainda existem!

Os Sucessores tem uma história muito bem desenvolvida! O autor Douglas Ribeiro consegue tratar de um assunto que não é de linguagem comum de uma maneira muito didática e leve, tornando tudo muito interessante. Tudo é muito bem explicado e faz muito sentido. E o final tem um plot twist sensacional!!

Os personagens também são bem construídos, passíveis de amor e ódio pelo leitor. Meu destaque fica para o investigador Ferreirinha, que tem um difícil dilema nas mãos: acreditar ou não numa história "absurda"?

Hobbits Leitores 29/12/2020

"Os Sucessores", de Douglas Ribeiro
Thriller/ suspense de ficção científica brasileiro? Temos! E que obra maravilhosa de Douglas Ribeiro. Com descrições precisas e acuradas, é um livro de uma pegada só, 180 páginas que passam voando entre perseguições, debates éticos e morais e a boa e velha questão: Há limites para a capacidade do ser humano de fazer merda?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabemos que não, mas me vi preso logo no início com Lúcia, acordando em meio ao devaneio para uma fuga que tem em sua explicação o início de uma corrida contra a maior força de vigilância e segurança do país, o Departamento de Ações Integradas de Segurança.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acompanhando Isaque e Lúcia em sua luta pelas próprias vidas somos apresentados aos sucessores, substitutos com as mesmas memórias e respostas que seus equivalentes reais. Uma questão debatida é que a pessoa deve morrer para que possa ser 100% copiada e transformada em algorítimos. Religiosos, cientistas e civis argumentam contra ou a favor do processo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Note que a parte física está resolvida. Copiar uma mente e recolocá-la num novo corpo totalmente criado em laboratório com aprimoramentos é possível. O que sempre será debatido – e aqui é feito em várias ocasiões – é a alma ou self, nesse livro insight, se nossa individualidade pode ser “transferida” através dessa cópia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ótima leitura. Melhor ainda por ser nacional. 4,5 no Skoob. Douglas Ribeiro foi uma boa descoberta do ano.
Por Thiago Natus.

site: https://hobbitsleitores.blogspot.com/2020/12/os-sucessores-de-douglas-ribeiro.html

Elisangela Muniz 20/01/2021

Uau!
Eu amei! Nossa... Essa mistura do suspense com ficção científica e todas as reviravoltas foram sensacionais. Me fez lembrar um pouco Westworld em relação a manipulação de consciência e também a série Upload que tenta transferir a consciência humana para um novo corpo, mais sadio e invulnerável. Muito bom! Super recomendo!

Bru 08/02/2021

Maravilhoso
O Douglas conseguiu criar um trhiller de ficção científica tão, mas tão envolvente que eu tô abobada. Tô até agora digerindo os plots que aconteceram no final

Laíss 10/02/2021

RESENHA - ?Os sucessores? / Douglas Rodrigues
? Ja? imaginou ter a sua mente clonada?
Brasil, se?culo XXII. O governo comec?a a trabalhar com upload de mentes. Pegam detentos com Q.I. elevado, retiram o indeseja?vel e enta?o, Os Sucessores sa?o criados.

? ?O que mante?m uma sociedade forte e? a sua capacidade de guardar alguns segredos.?

Isaque, um dos funciona?rios do local, junto com a sua esposa fogem, pois aconteceu um assassinato. A Forc?a Tarefa logo retira o caso dos policiais locais, o que e? muito suspeito.

Eles partem para a investigac?a?o, junto com aliados, e va?o descobrindo mais e mais podres do governo. E? necessa?rio parar com isso, antes que mais desastres ocorram.

?? Esse e? um suspense + ficc?a?o cienti?fica maravilhoso! Tem plots durante o livro todo. Voce? na?o consegue largar ate? terminar, e o livro e? super curtinho ??
?? O universo e? incri?vel, parece mesmo que eu estava nesse lugar! Os personagens sa?o tudo tambe?m. Cuidado para na?o se apegar, hein ?

Se eu contar mais, vai estragar ?. Enta?o corre ler esse livro e me conta depois o que voce? achou! Disponível no KU

? ?Quando sabe que esta? fazendo a coisa certa, o homem e? capaz de encarar as mais difi?ceis adversidades.?

1 | 2 | 3 | 4 | 5